• Nenhum resultado encontrado

Nota Fiscal Entrada

No documento MANUAL MÓDULO SUPRIMENTOS (páginas 54-63)

4. Desconhecimento da Operação: ​ o destinatário declara o desconhecimento da operação.

1.3.6 Nota Fiscal Entrada

Nota Fiscal de Entrada é um documento fiscal que representa uma obrigação fiscal entre um emitente fornecedor e um destinatário adquirente de algum tipo de produto ou serviço que circule no mercado. Notas fiscais de entrada podem ser de diversas naturezas e modelos fiscais. Podem ser notas impressas em papel com formulário de impressão autorizado pelo fisco e também podem ser eletrônicas. Embora grande parte das empresas fornecedoras já estejam obrigadas a emitir nota fiscal em meio eletrônico e digital, o Petros admite várias formas de notas de entrada, desde que corretamente parametrizadas. Toda nota fiscal que dê entrada no posto, independente da finalidade a que se destina, deverá ser incluída no sistema, senão prejudicará a escrituração fiscal digital (SPED). Em uma análise mais superficial, o que diferencia a finalidade de uma nota fiscal são os itens, o CFOP, o CST e a natureza da operação, existindo, entretanto, outras diferenças. As notas fiscais de entrada podem ser incluídas manualmente ou automaticamente, conforme seja o caso e os parâmetros pré programados. Para dar entrada em uma nota fiscal acesse ​Suprimentos > Movimentação > Nota Fiscal de Entrada.

Figura 36: Suprimentos-Movimentação-Nota Fiscal de Entrada

1.3.6.1 Nota Fiscal de Entrada [Inclusão] 1.3.6.1.1 Aba Capa

Figura 37: Suprimentos-Movimentação-Nota Fiscal de Entrada- [Inclusão] Aba Capa

Grid: Dados da Nota Fiscal

● Modelo​:​ é a identificação do modelo da nota fiscal de entrada.

● Natureza Operação​:​ identifica a natureza da operação da nota fiscal de entrada. ● Situação​:​ identifica a situação da nota fiscal de entrada, que pode ser:

- 0 - Pendente; - 1 - Confirmado; - 2 - Cancelado; - 4 - Denegado.

● Número​:​ é o número da nota fiscal de entrada.

● Emissão​:​ é a data de emissão da nota fiscal de entrada.

● Entrada​:​ é a data em que a nota fiscal deu entrada no estoque.

● Fornecedor​: é o nome da pessoa emitente da nota fiscal e que tenha sido indicada como “Fornecedor” na aba “Classificação” no cadastro de pessoa.

● Observação​:​ são observações acerca da nota fiscal de entrada. É um campo informado manualmente. ● Chave Acesso NF-e​:​ é o identificador único precedido do literal ''NFe'' para cada Nota Fiscal Eletrônica.

Grid: Totais

● Base ICMS​:​ é a soma das bases de cálculo de ICMS dos itens. ● ICMS​:​ é a soma dos ICMS dos itens.

● Base ICMS Subst.​:​ é a soma das bases de cálculo de ICMS pagos por substituição tributária dos itens. ● ICMS Subst.​:​ é a soma dos ICMS pagos por substituição tributária dos itens.

● Frete​:​ é o valor do frete a ser rateado aos itens. ● Seguro​:​ é o valor do seguro a ser rateado aos itens.

● Desp. Acessória​:​ é o valor da despesa acessória a ser rateada aos itens. ● IPI​:​ é a soma do valor de IPI dos itens.

● Total do Produto​:​ é a soma do valor total dos itens.

● Total da Nota​: é o total da nota obtido do seguinte cálculo: total do produto + frete + seguro + despesa acessória + IPI + ICMS substituição.

Grid: Registro

● Data do Lançamento​:​ é a data e a hora em que foi lançada a nota fiscal de entrada. ● Usuário Lançamento​:​ é a identificação do usuário que lançou a nota fiscal de entrada. ● Data do Cancelamento​:​ é a data e a hora em que foi cancelada a nota fiscal de entrada. ● Usuário Cancelamento​:​ é a identificação do usuário que cancelou a nota fiscal de entrada. ● Motivo Cancelamento​:​ são as notas obrigatórias para o fisco acerca do cancelamento. 1.3.6.1.2 Aba Itens

Figura 38: Suprimentos-Movimentação-Nota Fiscal de Entrada- [Inclusão] Aba Itens

Grid: Dados do Produto

● CFOP​: é a identificação do código fiscal de operação e prestação do item. O CFOP de entrada será inverso ao da operação indicada na nota fiscal emitida pelo fornecedor. Exemplo: se a nota fiscal emitida pelo fornecedor foi utilizado o CFOP 5102 ou 6102, então o CFOP utilizado pelo adquirente na entrada da nota fiscal para o item será 1102 ou 2102, conforme a unidade federada do emitente em relação ao destinatário e conforme o tipo de tributação incidente no item.

● Item​:​ é a identificação do item na nota fiscal de entrada.

● Local de Estoque​:​ é a identificação do local de estoque onde irá ser depositado o item. ● Quantidade​:​ é a quantidade do item descrita na nota fiscal de entrada.

● Unidade​:​ é a unidade de medida do item.

● Quanti. Convertida​:​ é a quantidade do produto convertida para a unidade de estocagem, caso a unidade de compra seja diferente. ● Vr. Unitário​:​ é o preço unitário do item.

● Desconto​:​ é o desconto dado no item, caso exista. ● IPI​:​ é o valor do IPI.

● Total Produto​: é o total do produto calculado da seguinte forma: quantidade + valor unitário. Do resultado da soma subtrai-se eventual desconto.

Grid: Cálculo do ICMS

● CST​:​ é identificação do Código de Situação Tributária válido para o ICMS da nota fiscal de entrada.

● Tributação ICMS​: é a identificação do tipo de tributação (carga tributária) de entrada válida e que combine com o CST ICMS de Entrada. A tributação pode sofrer variação conforme a unidade federada, devendo ser incluída conforme consta nota fiscal de entrada.

● B.C. ICMS​: é a base de cálculo do ICMS bruto. Neste campo fica a base do produto cheia, sem a redução. Se o produto for isento ou não tiver incidência o valor é zero.

● Red. B.C. ICMS​:​ é o percentual de redução da base de cálculo do ICMS.

● Base ICMS Reduzida​:​ é a base de cálculo sobre a qual incidirá a alíquota de ICMS. ● Alíquota do ICMS​:​ é a alíquota do ICMS.

● Valor do ICMS​:​ é o valor do ICMS calculado, arredondado com 2 casas decimais.

● B.C. ICMS Subst.​: é a base de cálculo do ICMS pago por substituição tributária. Esse valor é informado manualmente e só serve para efeito de informação.

● Vr. ICMS Subst.​:​ é o valor do ICMS pago por substituição tributária. Esse valor é informado manualmente e é somado no total da nota. ● Custo​: é o custo de aquisição do produto, utilizado para dar entrada no estoque. É calculado da seguinte forma: total do produto + IPI +

ICMS substituição + rateio do frete + rateio do seguro + rateio da despesa acessória. Caso a empresa esteja enquadrada no regime de débito e crédito do ICMS o valor do ICMS deve ser diminuído do custo.

● Preço de Venda Atual​:​ é o preço de venda atual do item.

Grid: Cálculo do PIS

● CST PIS​:​ é identificação do Código de Situação Tributária válido para o PIS da nota fiscal de entrada.

● Tipo de Tributação PIS​: é a identificação do tipo de tributação (carga tributária) de entrada válida e que combine com o CST PIS de Entrada. A tributação do PIS/PASEP pode sofrer variação conforme o Regime de Incidência Tributária do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (Regime de Incidência Cumulativa, Regime de Incidência Não Cumulativa e Regimes Diferenciados), devendo ser incluída conforme consta nota fiscal de entrada.

● Base PIS​:​ é a base de cálculo do PIS.

● Alíquota do PIS​:​ é o valor da alíquota do PIS. ● PIS​:​ é o valor do PIS.

Grid: Cálculo do COFINS

● CST COFINS​:​ é identificação do Código de Situação Tributária válido para a COFINS da nota fiscal de entrada.

● Tipo de Tributação COFINS​: é a identificação do tipo de tributação (carga tributária) de entrada válida e que combine com o CST COFINS de Entrada. A tributação da COFINS pode sofrer variação conforme o Regime de Incidência Tributária do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (Regime de Incidência Cumulativa, Regime de Incidência Não Cumulativa e Regimes Diferenciados), devendo ser incluída conforme consta nota fiscal de entrada.

● Base COFINS​:​ é a base de cálculo da COFINS.

● Alíquota do COFINS​:​ é o valor da alíquota da COFINS. ● COFINS​:​ é o valor da COFINS.

● Botão “Incluir”​:​ selecionado esse botão, será feita a inclusão o item informado no ​grid Dados do Produto. ● Botão “Limpar”​:​ selecionado esse botão, os campos do ​grid Dados do Produto serão limpados.

● Botão “Itens Pedido de Compra”​: selecionado esse botão, aparecerá uma tela de nome “Inclusão de Itens do Pedido de Compras”, desde que haja um pedido de compra registrado e confirmado no acesso ​Suprimentos > Movimentação > Pedido de Compra. Ao ser

incluído será listado no ​grid ​Itens da Nota da aba Itens.

● Botão “Dividir Item”​: selecionado esse botão, a quantidade dos itens poderá ser particionada em mais de um local de estoque. Isso vale para itens combustíveis e não combustíveis

Figura 39: Suprimentos-Movimentação-Nota Fiscal de Entrada- [Inclusão] Aba Parcelas

● Tipo de Cobrança​: identifica o tipo de cobrança da nota de entrada. É o tipo de cobrança que tenha sido criada no acesso Financeiros > Tabelas > Tipo de Cobrança.

● Número​:​ identifica o número da parcela.

● Vencimento​:​ identifica o vencimento da parcela. ● Valor​:​ é o valor da parcela.

● Acréscimo Financeiro​:​ indica se haverá juros de acréscimo sobre o valor da parcela para o título financeiro gerado. 1.3.6.1.4 Aba Mensagens Fiscais

Figura 40: Suprimentos-Movimentação-Nota Fiscal de Entrada- [Inclusão] Aba Mensagens Fiscais

● Mensagem Fiscal​:​ identifica a mensagem fiscal. 1.3.6.1.5 Aba NF-e

Figura 41: Suprimentos-Movimentação-Nota Fiscal de Entrada- [Inclusão] Aba NFe

● Código Numérico da NF-e​: é o código gerado automaticamente pelo sistema para identificar como única NF-e. Usado apenas nos casos de nota fiscal eletrônica de saída.

● Processo de Emissão da NF-e​: identifica o processo de emissão da NF-e. Usado apenas nos casos de nota fiscal eletrônica de saída. Os processos de emissão podem ser:

- 0 - Emissão de NF-e com aplicativo do contribuinte;

- 3 - Emissão de NF-e pelo contribuinte com aplicativo fornecido pelo Fisco; - 9 - Não informado.

● Informação Adicional Fiscal​:​ são informações adicionais de interesse do fisco.

● Informação Complementar do Contribuinte​:​ são informações complementares de interesse do contribuinte. ● Mensagem SEFAZ​:​ é a mensagem de retorno da SEFAZ. Usado apenas nos casos de nota fiscal eletrônica de saída.

No documento MANUAL MÓDULO SUPRIMENTOS (páginas 54-63)

Documentos relacionados