• Nenhum resultado encontrado

2 GESTÃO DE RESULTADOS DO SIMAVE/PROEB: DESCRIÇÃO DO CASO

2.2 POLÍTICAS PARA USO DE DADOS DA SEE/MG

2.2.2 Itinerários Avaliativos e Sistema de Monitoramento da Aprendizagem

Dando sequência aos programas de intervenção pedagógica com vistas a melhoria dos resultados dos estudantes e consequentemente à melhoria da educação, em 2017, surgem os Itinerários Avaliativos de Minas Gerais, uma iniciativa da Secretaria de Educação em parceria com o CAEd/UFJF, propondo traçar um percurso formativo com orientações para a construção colaborativa do diagnóstico da escola. O foco das orientações é a consolidação de uma gestão escolar mais participativa e democrática.

Lançado como uma tecnologia de gestão e monitoramento, os Itinerários Avaliativos valorizam a tomada de decisões coletiva com base em evidências provenientes tanto das avaliações externas quanto das avaliações internas. Tem como principal objetivo promover a formação em serviço dos participantes ao mesmo tempo provocar mudanças substantivas no cotidiano escolar, em prol da qualidade e da equidade da educação ofertada.

Uma das principais ferramentas dos Itinerários é o Sistema de Monitoramento da Aprendizagem7. Esse sistema reúne informações e indicadores educacionais de toda a rede estadual de ensino, possibilitando o acesso a dados básicos sobre o perfil da unidade escolar e o aprimoramento da gestão sobre os processos pedagógicos desenvolvidos pela escola.

Sua principal função é apresentar, de forma consolidada, dados provenientes de sistemas de gestão e avaliação – como o Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) e o SIMAVE – reunindo informações administrativas e medidas educacionais, permitindo análise comparativa de um amplo conjunto de indicadores, por períodos prolongados (MINAS GERAIS, 2016).

O Sistema de Monitoramento apresenta vários recursos como páginas e indicadores diversos. Dentre as páginas que estruturam o Sistema, temos as páginas: da escola, que permite a visualização das principais informações sobre a escola; perfil da escola, com o quantitativo de estudantes, docentes e turmas por modalidade de ensino, etapa e turno ao longo do tempo; dos programas e projetos, que publica informações sobre os principais programas e projetos da rede; das condições de oferta, que fornece dados sobre a infraestrutura física e o corpo docente; dos indicadores educacionais, que trazem os principais indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e Índice Socioeconômico Médio da Escola

7 O Sistema de Monitoramento pode ser acessado através do link:

(ISE); do desempenho escolar, que apresenta os dados referentes às avaliações externas dos programas PROEB e PROALFA.

Em 2019, foi retomado em toda a rede estadual o programa dos Itinerários Avaliativos, com a proposta de que cada escola tivesse uma ferramenta para a (re)elaboração do seu Projeto Político Pedagógico (PPP). Todas as escolas da rede sensibilizaram suas comunidades para a construção de seu marco referencial, ou seja, um norte para a caminhada. Em seguida deveriam realizar um diagnóstico com objetivo de conhecer a realidade da escola por meio de evidências, conhecendo os sujeitos de aprendizagem, seus sonhos, suas fragilidades e o contexto social em que estão inseridos.

Após essa etapa, a escola deveria se debruçar numa análise crítica e minuciosa do rendimento dos estudantes, levantando hipóteses para justificar a trajetória identificada. Ao final desse processo cada escola vai elaborar seu plano de ação que deverá ser colocado em prática e terá um sistema de monitoramento realizado pela Secretaria Estadual de Educação a fim de subsidiar o trabalho efetivo que cada instituição executará a partir da correção de rumos implantados por meio dos itinerários, efetivamente homologados, na Proposta Política Pedagógica da escola.

Quando a proposta dos Itinerários chegou à escola todos ficaram descrentes e disseram ser apenas mais um programa imposto pela Secretaria Estadual de Educação.

No decorrer das ações e etapas já descritas acima os professores foram se envolvendo e se sentindo motivados, pois tiveram a oportunidade de contribuir com suas reflexões e propor ações práticas e possíveis de serem realizadas na realidade em que atuam.

A equipe gestora dividiu os professores em pequenos grupos e propôs as tarefas que cada eixo ou etapa do itinerário exigia. As equipes se encontravam, discutiam e devolviam o material à especialista que fazia os compilados e inseria o material na plataforma dos itinerários.

À medida que as discussões foram crescendo e envolvendo outros atores da comunidade escolar como outros servidores, pais e alunos, toda a equipe de professores se sentiu valorizada e na expectativa de concluir o plano de ação com propostas de sensibilização, motivação e importância da escola na vida do estudante, principalmente, no que tange ao desempenho escolar.

As equipes agora envolvendo pais, alunos, servidores e professores apontaram, cada um sob seu ponto de vista, quais eram as fragilidades e potencialidades da escola naquele momento. Em seguida, em um grande encontro envolvendo todos, foi realizada uma plenária para definir, coletivamente, quais seriam as fragilidades que deveriam ser atacadas a fim de provocar

mudanças e melhorias. Os pontos prioritários iriam compor o plano de ação que integraria a Proposta Pedagógica da Escola.

Ao final de todo o processo a maioria da equipe se envolveu e participou. Sendo assim os itinerários avaliativos deram voz aos sujeitos que atuam na escola, pais, estudantes, funcionários, professores e equipe gestora. Todos em questão tiveram a oportunidade de realizar um diagnóstico da realidade escolar e propor ações específicas, que, quando colocadas em prática, através do PPP, trarão benefícios e melhoria dos pontos críticos elencados e potencialização dos pontos fortes da instituição.

Figura 4 - Itinerários Avaliativos 2019

Fonte: Minas Gerais (2019j).

Para a realização dos Itinerários avaliativos foram propostas quatro etapas a saber: Etapa 1 chamada de Preparação, cuja finalidade foi repassar às escolas as orientações e o passo a

passo de todo o processo. Etapa 2, chamada Marco Referencial o objetivo era que toda a escola fizesse a revisão do PPP e desenhasse um marco referencial. Etapa 3, chamada de Diagnóstico. Nesta etapa, dividida em quatro eixos a escola deveria discutir e refletir sobre temas Escola e Comunidade, Direito à Aprendizagem, Gestão Democrática e Participativa e Fortalecimento do Trabalho Coletivo. Por fim a Etapa 4 propunha a elaboração e execução de um Plano de Ação que viria a compor o Projeto Político Pedagógico da escola.