• Nenhum resultado encontrado

5.2 Desenvolvimento e vivência de atividades educativas com um grupo

5.2.2 Jogo contra o câncer de mama e a favor da vida

No sexto encontro do grupo de mulheres, o tema eleito pelas participantes para discussão foi câncer de mama, pois elas reconhecem esse problema em saúde da mulher na sua comunidade. Para discussão, as mulheres sugeriram que fosse utilizado um jogo. Assim, a equipe de saúde desenvolveu um jogo sobre câncer de mama, contendo perguntas sobre o tema, de modo a formular novos conhecimentos e valorizar o saber e a experiência de cada mulher e esclarecer possíveis dúvidas sobre o assunto.

O jogo é uma adaptação do conhecido jogo de tabuleiro, que se desenvolve à medida que a participante responde a uma pergunta sobre o tema e assim ela avança uma casa

do tabuleiro. Vence a participante que conseguir chegar primeiro à última casa da tábua e responder à última pergunta. Foi adaptado pela equipe facilitadora da atividade educativa, a enfermeira e as ACSs e recebeu o nome de jogando contra o câncer de mama e a favor da vida. Tudo transcorreu de maneira divertida, agradável e interessante, à medida que as mulheres iam respondendo as perguntas ou pagando prendas, favorecendo a participação das mulheres.

O grupo elegeu duas participantes (Topázio e Safira) para disputar o jogo, que continha oito perguntas e/ ou comentários sobre câncer de mama, elaboradas por nós e pelas ACSs, sobre a detecção precoce de câncer de mama, importância do exame das mamas, entre outras. Previa, também, a utilização, pelas participantes, de uma prótese de silicone, um seio de pano e seio na prancha, disponibilizado pela SER VI, para ensinar a realização do exame das mamas. As demais mulheres, nós e as ACSs participavam apoiando as duas competidoras nas respostas das perguntas previstas no jogo e complementando esse conhecimento.

Durante o jogo, as participantes relataram suas experiências sobre o tema, citando casos de mulheres que tiveram câncer de mama e a quem conheciam no bairro, compartilharam saberes, tiraram dúvidas sobre o autoexame das mamas e a cerca da mamografia, sempre em clima de brincadeira, descontração e muita animação no grupo, para facilitar a aprendizagem.

No jogo, Topázio, ensinou a fazer o autoexame das mamas - AEM, utilizando o seio na prancha, auxiliada por nós; todas as participantes palparam o seio de silicone para identificar nódulos presentes nessa prótese. Foi distribuído entre as mulheres um informativo sobre como realizar corretamente o AEM. Safira e Topázio demonstraram motivação para participar do jogo, cuja ganhadora foi Topázio. A fotografia 6 mostra o transcorrer desse jogo.

Fotografia 6 – mulheres jogando contra o câncer de mama

Fonte: Foto pela autora.

Ao final do jogo, buscamos identificar o aprendizado das mulheres, constituído no encontro. Para isso, utilizamos o “caderninho do saber” (APÊNDICE B) e o quadro 1 apresenta essa elaboração compartilhada de conhecimentos sobre câncer de mama.

Quadro 1 – Elaboração compartilhada de conhecimento sobre câncer de mama e adoção de

novos comportamentos das participantes. Fortaleza – CE, 2009.

Mulheres O que eu já sabia O que eu aprendi O que eu adoto como

comportamento

Topázio Que a mulher que

amamenta tem menos riscos de ter câncer de mama, sobre o AEM, mas pouco fazia.

Sobre os fatores de riscos para câncer de mama, os sintomas do câncer de mama e a maneira correta de fazer o AEM.

Mudança de hábitos alimentares e diminuição do uso de bebidas alcoólicas.

Safira Sobre o AEM, mas não

fazia certo, tinha dúvidas.

Como fazer corretamente o AEM e como identificar os nódulos.

Ter uma alimentação saudável, fazer exercício físico e me cuidar mais e me prevenir.

Rubi Que amamentar

diminuía o risco de ter câncer de mama.

Sobre a importância de hábitos e alimentação saudáveis.

Diminuir o uso de bebidas alcoólicas e fazer o AEM mensalmente.

Ágata Um pouco sobre o AEM. A freqüência certa da

realização do AEM e a identificar os nódulos com a ajuda da prótese de silicone.

Fazer frequentemente o AEM, ter uma alimentação saudável e fazer caminhada.

Pérola Um pouco sobre o AEM. Sobre o AEM, a importância de alimentação e hábitos saudáveis. Fazer o AEM frequentemente e melhorar os hábitos alimentares.

Citrino Que era o câncer que

que tinha que fazer o

AEM, mas nunca fazia. anos, mudança de hábitos alimentares. mudar os hábitos alimentares. É difícil, mas eu vou tentar.

Esmeralda Que era um câncer que

matava muitas mulheres. Sobre os fatores de risco para câncer de mama e a importância do exercício físico e da alimentação saudável. Mudança de hábitos alimentares, valorizando a alimentação rica em frutas e verduras, praticar exercícios físicos.

Fonte: Falas das participantes do estudo.

Percebemos que as mulheres tinham pouco conhecimento sobre câncer de mama. Elas sabiam que se tratava de uma enfermidade que causava a morte de muitas mulheres, conheciam um pouco sobre o AEM e sabiam que a amamentação auxiliava na redução dos riscos de ter câncer de mama. Compreendemos ser importante valorizar o conhecimento prévio dos sujeitos, identificando seus saberes e, então, oferecer subsídios para a complementação desses saberes e/ou transformar saberes preexistentes. O jogo permitiu a ampliação desses conhecimentos, especialmente sobre a importância do AEM, da mamografia e dos fatores de risco.

As mulheres relataram suas intenções para mudanças de comportamentos que favoreçam a prevenção do câncer de mama, embasadas no conhecimento constituído no encontro após o jogo, como podemos observar pelo quadro 1.

Ao final do jogo, indagamos às duas participantes competidoras como foi para elas participar daquela atividade e elas responderam o seguinte:

Jogo é legal, é aprender brincando (TOPÁZIO).

A gente aprende e se diverte ao mesmo tempo (SAFIRA).

As participantes nos informavam sobre a importância de proporcionar um aprendizado alegre, prazeroso e constituído com o grupo. As tecnologias educativas foram imprescindíveis para o alcance desse ideal, pois além de proporcionar diversão, favorecia a participação e integração das mulheres, fortalecendo o espírito de equipe.