• Nenhum resultado encontrado

8. ESTRUTURA DO CURSO

8.4. Infraestrutura

8.4.1. Espaço físico

8.4.1.2. Laboratórios específicos

Os Laboratórios de ensino visam auxiliar o processo ensino-aprendizado, integrando as dimensões teoria e prática, permitindo ao aluno executar procedimentos e técnicas, que auxiliem no desenvolvimento das habilidades e competências inerentes à sua formação profissional.

Tratam-se de laboratórios acadêmicos e setores/benfeitorias distribuídos nos 303 ha da área do IFMG-SJE, que proporcionam experiências práticas de aprendizagem, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão.

Recentemente no IFMG/SJE foram construídos diversos laboratórios no Prédio escolar IV que oferecem infraestrutura para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os laboratórios integrados aos prédios acadêmicos possuem acesso à rede wireless, pontos para projetores multimídia, e quadro branco. Seus equipamentos, insumos e materiais são planejados levando-se em consideração os espaços físicos, o número de alunos usuários, e aspectos de segurança e conforto. Os equipamentos presentes nestes laboratórios constam no Apêndice 1 deste documento.

Dentre eles, destacaremos àqueles utilizados no ensino da Engenharia Florestal.

Abaixo estão relacionados os laboratórios acadêmicos localizados no Prédio Escolar IV:

Laboratório de Anatomia e Química da Madeira: com capacidade para 20 alunos e área de 44 m², possui bancadas e equipamentos necessários para o desenvolvimento de aulas práticas e pesquisas nesta área. O laboratório agregou ainda os equipamentos e utensílios do antigo

“Laboratório de Energia”.

Laboratório de Botânica e Ecologia: possui 61,7 m² e tem capacidade para 24 alunos, destinado a estudos relacionados à morfologia, histologia, anatomia e sistemática vegetal, além de estudos que envolvem relações ecológicas.

Laboratório de Entomologia: com área de 49,7 m² e capacidade para 25 alunos, possui

estrutura física e equipamentos necessários para a condução de práticas didáticas de manipulação

de espécimes de invertebrados para análise taxonômica e tombamento em coleção, práticas de anatomia e fisiologia de animais invertebrados e também para a condução de pesquisas na área de entomologia.

Laboratório de Física e Mecânica da Madeira: com capacidade para 20 alunos em uma área de 44 m², possui bancadas e equipamentos visando a realização de pesquisas relacionadas às propriedades físicas e mecânicas da madeira.

Laboratório de Fisiologia Vegetal: com 47,8 m², têm bancadas disponíveis para 24 alunos e possui equipamentos necessários para condução de práticas didáticas de fisiologia vegetal, bem como a condução de pesquisa nesta área.

Laboratório de Fitopatologia: com 49,7 m², tem bancadas disponíveis para 24 alunos e possui equipamentos necessários para condução de práticas didáticas de fitopatologia, bem como a condução de pesquisas nesta área.

Laboratório de Microbiologia: com 49,7 m² e bancadas para 25 alunos, por meio de sua estrutura física e equipamentos oferece a oportunidade de condução de aulas práticas que envolvam a manipulação estéril de microrganismos, coloração de microrganismos para visualização, análises qualitativas e quantitativas de crescimento de microrganismos.

Laboratório de Microscopia: tem capacidade para 40 alunos em uma área de 55,5 m², com bancadas e microscópios. Por meio de sua estrutura física e equipamentos oferece a oportunidade de condução de aulas práticas que envolvem microscopia.

Laboratório de Nutrição Animal e Zoologia: com área de 71,4 m², possui bancadas e capacidade para 24 alunos, equipamentos e espécimes necessários para a condução de aulas teóricas e práticas didáticas de zoologia.

Laboratório de Química: com área de 62 m² e capacidade para 40 alunos, está equipado

com os materiais e equipamentos necessários para a condução de experimentos didáticos na área

de química. Este laboratório por meio de sua estrutura física e equipamentos oferece a

oportunidade de condução de aulas práticas que envolvam a manipulação segura de reagentes

químicos, incluindo procedimentos de aquecimento e resfriamento controlados, aferições precisas

de massa, volume, pH, consumo de energia, reações de equilíbrio e outros.

Laboratório de Sementes: com área de 55 m² e capacidade para 25 alunos, possui estrutura física e equipamentos necessários para a realização de aulas práticas sobre análises relacionadas à Tecnologia de Sementes.

A seguir estão relacionados os laboratórios acadêmicos e setores/benfeitorias localizados em outras áreas do campus São João Evangelista:

Laboratório de Cultura de Tecidos: localizado em frente ao antigo prédio de Silvicultura, ao lado das salas de aulas de culturas perenes e topografia. O Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais constitui-se por espaço físico de aproximadamente 153 m², composto por uma sala de preparo de meio, uma sala de cultivo, uma sala de limpeza, uma sala de crescimento, um escritório, um banheiro masculino e um banheiro feminino.

Laboratório de Topografia: localizado adjacente ao antigo prédio de Silvicultura, ao lado da sala de aula de culturas perenes. O Laboratório de Topografia constitui-se por espaço físico de aproximadamente 50 m². O laboratório permite o desenvolvimento de práticas topográficas, geodésicas, aerofotogramétricas e sensoriamento remoto.

Laboratório de Solos: localizado próximo ao prédio da Administração, conta com aproximadamente 167 m². O laboratório realiza as seguintes análises de rotina de amostras de solos para atendimento à demandas internas e externas: determinação de pH, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, alumínio, H+Al, matéria orgânica, fósforo remanescente e micronutrientes: ferro, molibdênio, manganês, zinco e cobre.

Laboratório de Águas: está localizado no antigo prédio de Silvicultura. O Laboratório de água constitui-se por espaço físico de aproximadamente 47 m², composto por uma sala de análise e um escritório.

Herbário: com área de 77 m², tem a finalidade de preservar o acervo de exsicatas de vegetais coletados em projetos diversos no IFMG, além de ser espaço para aulas práticas que envolvam técnicas de tombamento de coleções biológicas vegetais bem como técnicas de análise taxonômica de caraterísticas anatômicas vegetais.

Viveiro Florestal: trata-se de uma área de 5.000 m

2

construída e inaugurada em 2009 a

partir de uma parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Este local com capacidade de

produção anual de 100.000 mudas é usado para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de atender demandas locais por mudas florestais.

Área de Mata Nativa: o campus conta com uma área de 147,0 ha representativa da Floresta Estacional Semidecidual, pertencente ao Bioma Mata Atlântica. Trata-se de fragmentos de vegetação secundária em diferentes estágios de regeneração, utilizados por servidores e discentes do IFMG-SJE para realização de aulas práticas, pesquisas científicas e ações de educação ambiental.

Plantios de eucalipto: em diferentes pontos do campus estão localizadas áreas de

plantios de eucalipto, realizados por meio de recursos próprios e/ou por meio de parcerias com

empresas florestais. São plantios de espécies como Eucalyptus cloeziana, Corymbia torelliana e

híbridos de E. urophylla x E. grandis, que ocupam uma área total de aproximadamente de

24 hectares, utilizada para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e para a realização de aulas

práticas.