• Nenhum resultado encontrado

Lançamento do Stralis NR Eletronic

No documento Ana claudia bellintane (páginas 57-67)

4. Estudo de caso: montadora de caminhões Iveco

4.3 Comunicação 360 graus: Aceleração da Marca Iveco

4.3.2 Lançamento do Stralis NR Eletronic

O lançamento do Stralis NR Eletronic, em abril de 2011, a Iveco realizou uma das principais ações integradas de comunicação da marca, orientada pelo processo de planejamento e gestão com que desenvolve todo o processo comunicacional da corporação. A novidade nessa iniciativa foi a integração off e online, privilegiando a disseminação de conteúdo, ao mesmo tempo que reforça a necessidade de um planejamento de comunicação integrado, onde a comunicação digital esteja alinhada ao objetivo estratégico da área, para que não se perca em um emaranhado de ações soltas.

O foco da mensagem eram o produto e o cliente. A mensagem a ser comunicada era “O melhor câmbio automatizado do mercado” e o benefício ao cliente era “Profissionalização do motorista e da frota de caminhões”. Em uma alusão à alta de tecnologia, as keywords remetiam à aviação.

Com esse briefing, chegou-se ao texto final: “Novo Iveco Stralis NR Eletronics – Tecnologia e força para sua empresa decolar”.

A história foi contada em diversas plataformas, explorando aspectos que construíram em conjunto a imagem do produto:

A - Marketing direto: e-mail marketing para jornalistas especializados, clientes e prospects.

B – Intervenções: simulador de caminhões proporcionando a experiência real de pilotar um Iveco no universo digital e físico. Para isso foram utilizadas as plataformas off line (ações em aeroportos) e online (games).

C – Evento realizado na Ilha de Comandatuba (BA) para jornalistas especializados, clientes, concessionários e público interno. A ação utilizou como ferramentas:

- convite para o evento em formato de placas de aeroporto

Ilustração 7: Convite

Disponível em: <http://www.slideshare.net/aberje/iveco-a-integracao-do-on-e-off

- cenografia com elementos da aviação

Ilustração 8: Cenografia

Foto da autora

- convenção de produto que proporcionou a vivência de um vôo, tendo como chefe de cabine Daniela Cicarelli

- press kit para a imprensa em formato de lanche de bordo

Ilustração 9: Press Kit

Disponível em: <http://www.slideshare.net/aberje/iveco-a-integracao-do-on-e-off

- Cobertura colaborativa via Twitter

Ilustração 10: Página colaborativa Twitter para produção de conteúdo

Ilustração 11: Resultado da ação colaborativa Twitter: Revista

Disponível em: <http://www.slideshare.net/aberje/iveco-a-integracao-do-on-e-off

D – Internet

1 - Hot site: conteúdo complementar à publicidade, com link para intenção de compra. Foram registradas 231 intenções, 44 processos em negociação e 2 vendas efetivadas.

Ilustração 12: Hot site

2 – Redes Sociais:

- avatar Twitter, Facebook e Orkut

- imagem de fundo no You tube e blog Iveco E – Mídia

1 - Mídias aeroportuárias em Recife, Cuiabá, Brasília, Salvador, Goiania, Curitiba, Porto Alegre, Confins (BH), Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). Foram utilizados:

- Painéis em aeroportos, customizado por companhia aérea através das cores

Ilustração 13: Painel customizado em aeroportos

Disponível em: <http://www.slideshare.net/aberje/iveco-a-integracao-do-on-e-off

- Mídias externas nas proximidades - Carrinhos de bagagem temáticos

2 – Speech nos aviões em parceria com companhia aérea 3 – Anúncios customizados nas principais revistas de bordo

Ilustração 14: Anúncio customizado em revista

Disponível em: <http://www.slideshare.net/aberje/iveco-a-integracao-do-on-e-off

F – Comunicação de Suporte: folhetos de apoio G – Sorteio de bandejas de laptop

O diretor de comunicação da Iveco, Marcos Piquini, considera que o maior desafio para o processo de comunicação 360 graus é a mudança de pensamento das pessoas. Segundo ele, as empresas estão acostumadas a trabalhar por departamentos, de forma isolada. O propósito da comunicação integrada é tornar o processo horizontal, permitir que as ideias fluam e que todos entendam a complexidade das interpelações e de trabalhar em conjunto. Para Piquini, a iniciativa precisa contar com o apoio da direção e transmitir uma mensagem clara e positiva.

CONCLUSÃO

O mundo corporativo passa hoje por um inédito processo de abertura. Os relacionamentos se ampliam e transcendem os muros das organizações, de todas as formas. O público interno troca impressões, transmite seus sentimentos e opiniões para familiares, amigos e vizinhos. Os clientes e fornecedores, da mesma forma, absorvem as impressões no trato com a empresa e as dissemina. A comunidade, a imprensa, o governo, enfim, uma roda permanente de diferentes públicos necessitam ser informados, ouvidos, atendidos.

É esse processo comunicacional, contínuo, orquestrado, que determinará como esses públicos veem a organização, compreendem suas mensagens, confiam nela e consomem seus produtos e serviços. Imagem e reputação são ativos intangíveis, mas que ganham valor a cada dia.

O correto gerenciamento desses ativos intangíveis, portanto, se configuram um dos mais importantes processos organizacionais. Compreender isso é um dos grandes desafios do mundo corporativo moderno.

Este trabalho tem por objetivo estudar o planejamento e a gestão da comunicação estratégica na construção da imagem e reputação da organização como forma de apoiar o desenvolvimento de uma marca e garantir sua manutenção ao longo do tempo. Toda a abordagem teórica desta pesquisa demonstrou a importância do planejamento e da gestão estratégica da comunicação nesse processo, que deve ser estruturado através de um planejamento que alinhe às políticas e os objetivos de negócio da organização, respeitando sua identidade e cultura, e que conte com o apoio da alta direção da empresa, que detém o poder de decisão.

Um departamento de comunicação, para que tenha condições de conduzir um trabalho planejado, precisa de profissionais com formação adequada e visão estratégica.

A partir do planejamento bem elaborado, sustentado pela bases que elencamos acima, é que se estabelece um plano de comunicação completo, capaz de manter, com eficiência, o equilíbrio do relacionamento da empresa com todos os seus públicos, alcançando as expectativas e necessidades de cada um.

O estudo de caso da estrutura de comunicação da montadora de caminhões Iveco nos permitiu observar e identificar as práticas de comunicação excelente, assim como de planejamento e gestão estratégica do processo comunicacional da companhia.

Sabendo-se de forma clara quais são os objetivos da organização, o plano de comunicação e sua correta gestão estabelecem, de forma segura, as etapas do processo, levando a informação a todos, assegurando sua implementação, o controle das ações e a mensuração dos resultados.

Conclui-se que o processo de construção de imagem, reputação e marca, são fundamentais para que qualquer organização conquiste credibilidade e, consequentemente, participação no mercado. E isto só pode ser assegurado pelo planejamento e gestão integrada da comunicação organizacional. Este tem que ser um processo administrativo da organização, conduzido por profissionais com boa formação acadêmica e capacidade de gestão, tão fundamental quanto os demais ligados ao core business.

A pesquisa realizada contribui para o enriquecimento do campo acadêmico da área de comunicação organizacional, que ainda se socorre em grande parte de trabalhos realizados em outras áreas do conhecimento, como a administração. Procura situar a comunicação como um processo, que precisa ser planejado, implementado e executado dentro de um escopo de procedimentos que garantam sua efetiva aplicação e a mensuração de seus resultados, de forma a tornar-se perene dentro da organização.

O tema desenvolvido não tem a pretensão de esgotar as discussões em relação ao desenvolvimento do planejamento e gestão estratégica da comunicação organizacional nas corporações. Ao contrário, busca abrir espaço para novas discussões que estão em ebulição neste ambiente. Entre eles, podemos citar, em especial, as inter-relações da comunicação com outros departamentos, em especial o marketing e o RH.

Em diversos momentos, as áreas necessariamente precisam se integrar. A questão que se coloca é como delinear os limites de atuação de uma e outra, sem que o processo de comunicação da organização fique comprometido, ou ainda, que se perca de vista o planejamento comunicacional elaborado para nortear os trabalhos.

Esses são temas que as organizações ainda estão buscando aprimorar. A pesquisa acadêmica e as análises que produz são um norteador para este mercado ainda em formação no Brasil.

Referências

ALMEIDA, Ana Luiza de Castro. Identidade, imagem reputação organizacional: conceitos e dimensões da práxis. In: KUNSCH, Margarida M. K (org.). Comunicação organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2009. v.2.p. 215-242.

Anuário da Indústria Automotiva Brasileira 2012 – Anfavea. Disponível em:< http://www.anfavea.com.br/anuario.html>. Acesso em: 08 jul. 2012 às 17h42

http://www.autodata.com.br/modules/videodata.php?recid=241. Acesso em: 08 jul.2012 às 16h43

http://www.autodata.tv.br/index.php?programa=marketingenegocios&edicao=004_vel ho. Acesso em: 08 jul. 2012 às 17h02

http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/12758/paccardaf-lanca-pedra- fundamental-no-brasil. Acesso em: 14 jul. 2012 às 18h51

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro, Zahar, 2003, p. 12

FARIAS, Luiz Alberto de (org.). Relações Públicas estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. Guia do trabalho científico: do projeto à redação final, monografia, dissertação e tese. São Paulo: Contexto, 2011

FERRARI, M. Aparecida. Conceitos e aplicações das relações públicas nas organizações contemporâneas. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Relações públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo,: Saraiva, 2009, p.255.

FERRARI, Maria Aparecida. Teorias e estratégias de relações públicas. In: KUNSCH, Margarida M. K (org.). Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2009. p.77-90.

FRANÇA, Fábio. Relacionamentos corporativos. In: GRUNIG, E. James, FERRARI, Maria Aparecida, FRANÇA, Fábio. Relações públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora , 2009. p.213-234.

GRUNIG, E. James, FERRARI, Maria Aparecida, FRANÇA, Fábio. Relações públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2009.

GRUNIG, E. James. Teoria geral de excelência em relações públicas. In: GRUNIG, E. James, FERRARI, Maria Aparecida, FRANÇA, Fábio. Relações públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2009. p.35-70.

http://www.iveco.com.br. Acesso em 01 jul. 2012 às 22h55

KUNSCH, Margarida M. K (org.). Comunicação organizacional: Linguagem, gestão e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2009.

KUNSCH, Margarida M. K (org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2009.

KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento estratégico da comunicação. In: KUNSCH, Margarida M. K (org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2009. p.107-123.

KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento estratégico de relações públicas na comunicação integrada. 3ª Ed. ...São Paulo: Summus, 2003.

NASSAR, Paulo; Ribeiro, Renato Janine; Guttilla, Rodolfo Witzig. A Comunicação organizacional Frente ao seu tempo: missão, visão e valores Aberje. São Paulo: Aberje, 2007, p.12.

http://www.premiodestaquenomarketing.com.br/revista08/pagina.asp?page=38. Acesso em: 08 jul. 2012 às 10h18

http://www.revistatransportemoderno.com.br/destaque_princ/index.php?cod=115&ed icao=6&revista=9. Acesso em 08 jul.2012 às 11h54

SCHMIDT, Flávio. Identidade, imagem e reputação: empresas sem pertencimento no mundo da interdependência. In: FARIAS, Luiz Alberto de (org.). Relações públicas estratégicas: Técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011. p.89- 105.

http://www.slideshare.net/aberje/iveco-a-integrao-do-on-e-off. Acesso em 09 jul. 2012 às 17h22

http://usinagem-tech.com.br/index.php/category/edicoes-anteriores/. Acesso em 09 jul.2012 às 14h50

YANAZE, Mitsuru Y., FREIRE, Otávio, SENISE, Diego. Retorno de investimentos em comunicação: avaliação e mensuração. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2010.

ZANINI, Marco Tulio; MIGUELES, Carmen. Gestão Integrada de Ativos Intangíveis –

GIAI, 2010. Disponível em: < http://www.symballein.com.br/images/stories/pdfs/Gestao_Integ_Ativos_Intangiveis.p

No documento Ana claudia bellintane (páginas 57-67)

Documentos relacionados