• Nenhum resultado encontrado

Leitura complementar:

No documento formação Caderno de (páginas 184-187)

• O texto: A expressão musical para crianças da pré-escola, de Leda Maria Giuffrida Silva. Série Idéias, n. 10. São Paulo: FDE, 1992. p. 88-96. Disponível em: http://www.

crmariocovas.sp.gov.br.

• O texto: Culturas infantis e produção de música para crianças, escrito por Viviane Beineke. Disponível em: http://www.culturainfancia.com.br. Acessem a página e cli-quem em: “Artes” – “Música”- “Artigos e Teses” e no título do texto.

• Acessem: http://iguinho.ig.com.br: jogos, animações, arte e música etc.

Atividade 37 – Leitura do texto 09 - “A linguagem escrita e as crianças - superando mitos na educação infantil”.

Leiam agora o texto da Professora Dra. Silvana de Oliveira Augusto, “A linguagem escrita e as crianças - superando mitos na educação infantil,”. e destaquem suas ideias centrais.

Elaborem perguntas que pretendem colocar em discussão na próxima aula presencial. A aula terá início com base nesta tarefa.

Texto disponibilizado na Ferramenta Leituras ou diretamente em seu caderno de formação.

8ª Aula Presencial – 19/05/2011

Atividade 38 – Reflexão sobre formas de trabalho com a linguagem escrita presentes nas creches e pré-escolas brasileiras.

Tragam para sala de aula, pelo menos, um exemplo de atividade que seja proposta às crianças de creches e pré-escolas com a intenção de promover o seu encontro com a lingua-gem escrita. Apresentem a atividade aos colegas e discutam as seguintes questões:

O que as crianças aprendem/desenvolvem com essa proposta?

A função social da escrita está contemplada? Há algo para escrever com uma função ou finalidade real?

As crianças expressam algo, comunicam algo, representam algo ao execu-tarem tal tarefa?

Atividade 39 - Trabalho em dupla sobre o texto 09 - “A linguagem escrita e as crianças - superando mitos na educação infantil”.

Em duplas, compartilhem os pontos que destacaram ao lerem o texto 09 - “A linguagem escrita e as crianças - superando mitos na educação infantil”.

ED U C A Ç Ã O I N FA N T IL

185

Em seguida, as duplas receberão do Orientador de Disciplina uma filipeta de papel, de mais ou menos 30 cm de comprimento por 10 cm de largura, na qual anotarão, com pincel atômico, o aspecto do texto que considerarem fundamental para ser tratado/aprofundado. Essas fili-petas deverão ser afixadas em local visível para ser possível recorrer a elas durante a etapa posterior. Os pontos elencados deverão orientar a observação do próximo vídeo.

Atividade 40 – Apresentação do vídeo 07 – “A linguagem escrita e as crianças” e discussão do tema “A linguagem escrita”.

Assistam ao vídeo 07 – “A linguagem escrita e as crianças”, veiculado pela UNIVESP TV, tendo presente os pontos destacados na atividade anterior.

Em seguida, discutam os pontos destacados pelas duplas, na atividade anterior, e as ques-tões sugeridas pelo conteúdo do vídeo, traçando paralelos com o texto 09 - “A linguagem escrita e as crianças - superando mitos na educação infantil”.

Seu Orientador de Disciplina concluirá a aula fazendo uma síntese das principais reflexões propostas no texto e no vídeo. Anotem, se acharem pertinente.

Vídeo disponibilizado na Ferramenta Material de Apoio – Pasta Vídeos, ou pelo Portal Acadêmico, link Vídeos.

8ª Período Virtual – 20, 21 e 22/05/2011.

Atividade 41- Sistematização das atividades 38, 39 e 40.

Retomem o texto 09 – “A linguagem escrita e as crianças - superando mitos na edu-cação infantil”, e o vídeo 07 – “A linguagem escrita e as crianças”, trabalhados na aula presencial passada, para aprofundarmos a compreensão sobre seus temas. Lancem mão da síntese realizada por seu Orientador de Disciplina e elaborem a sua síntese individual, atentos aos aspectos que ainda possam estar confusos para vocês. Destaquem-nos a fim de se prepararem para as outras atividades.

Atividade 42 - Trabalho sobre práticas de letramento na Educação Infantil.

Leiam o texto - “Práticas de letramento na educação infantil: o trabalho pedagógico no contexto da cultura letrada”, escrito pela professora Cecília M. Goulart, que se encon-tra disponível em: www.periodicos.proped.pro.br (revista Teias) vol. 7, n. 13-12. A proposta é que vocês o leiam, tenham presentes as anotações realizadas nas atividades anteriores e continuem a buscar respostas para:

O que as crianças aprendem/desenvolvem com essas propostas?

A função social da escrita está contemplada nas propostas da autora?

O que as crianças expressam, comunicam, representam ao executarem as propostas veiculadas pelo texto?

Saiba Mais Saiba Mais

186

E completem a síntese anteriormente esboçada, na atividade 41, com as ideias encontra-das no texto de Goulart.

Em seguida, entrem no site www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/livros.asp e acessem o texto produzido pelas professoras Maria Angélica F. Carvalho e Rosa Helena Mendonça, inti-tulado “Práticas de Leitura e Escrita”. Explorem-no com o objetivo de conhecer as possibili-dades de trabalho encontradas nessa produção. Observem que são muitas. O objetivo é que vocês tomem conhecimento das perspectivas possíveis e resgatem, em suas lembranças, as tarefas trazidas para a aula presencial passada, referentes à Atividade 38. Reflitam sobre a concepção e as práticas pedagógicas presentes em ambos.

Agora, retomem e concluam sua síntese pessoal. Ela deve conter reflexões e ideias que superem as práticas pedagógicas inadequadas e dimensionem o trabalho com o letramento e a escrita na creche e na pré-escola como linguagem que tem uma função social. Para ajudar, sugerimos que executem a tarefa inspirados pela afirmativa:

“O papel da educação infantil e dos seus profissionais em relação ao letra-mento e à interaçao da criança pequena com a linguagem escrita”.

Postem suas sínteses finalizadas no Portfólio Individual, como título D14_Atividade42.

Referências:

CARVALHO, Maria Angélica F.; MENDONÇA, Rosa Helena (Org.). Práticas de Leitu-ra e Escrita. BLeitu-rasília: Ministério da Educação, 2006.

• GOULART, Cecília M. Práticas de letramento na educação infantil: o trabalho pe-dagógico no contexto da cultura letrada. Disponível em: www.periodicos.proped.pro.br (revista Teias) vol. 7, n. 13-12.

Atividade avaliativa – Associar à avaliação – Compartilhar com formadores Valor: 10,00 Peso: 1

Tipo de atividade: Individual.

Objetivo:

• Relacionar o conteúdo tratado com o trabalho com a criança pequena. Dimensionar o papel da educação infantil e dos seus profissionais em relação à linguagem escrita e ao letramento infantil. Elaborar a compreensão da escrita como uma das formas de linguagem humana.

Critérios de avaliação:

• Critérios gerais de produção textual (Manual do Aluno).

• Retirar do conteúdo estudado reflexões críticas e fundamentadas.

• Propor princípios educativos sobre o assunto a partir do conteúdo estudado que se relacionem à futura atuação profissional.

ED U C A Ç Ã O I N FA N T IL

187

• Dimensionar o papel do professor/gestor em relação à linguagem estudada.

• Explicitar uma concepção de criança e de infância compatíveis com as reflexões pro-postas no decorrer do estudo realizado.

• Criação própria.

• Entrega no prazo determinado.

Atividade 43 – Leitura do texto 10 – “Literatura Infantil e Educação Infantil: um grande encontro”.

Leiam o texto 10, “Literatura Infantil e Educação Infantil: um grande encontro”, da professora Drª Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher, e destaquem as ideias centrais. Façam anotações dos pontos que desejarem colocar em discussão na classe.

Texto disponibilizado na Ferramenta Leituras ou diretamente em seu caderno de formação.

No documento formação Caderno de (páginas 184-187)