• Nenhum resultado encontrado

Leituras complementares:

No documento formação Caderno de (páginas 160-164)

• Uma exposição virtual que mostra a arte contemporânea para o público infantil. Dis-ponível em: http://www.culturainfancia.com.br/portal – exposições - artes plásticas. Cli-quem em exposição: arte pra crianças.

• O jogo “Academismo: Missão Imperdível”. Acessem: http://www.itaucultural.org.

br. Cliquem em enciclopédias e, depois, em percursos educativos, e joguem.

Ajudem a agente Lud K. a resgatar quadros e conheçam a pintura acadêmica do Brasil.

ED U C A Ç Ã O I N FA N T IL

161

Atividade 06 – Leitura do texto 02 – “Linguagem e mundo: atividades linguísticas como construção de sentidos”.

Leiam o texto 02 - “Linguagem e mundo: atividades linguísticas como construção de sentidos”, da professora Maria Angélica Freire de Carvalho, e façam anotações dos pontos que desejarem colocar em discussão em classe. Destaquem também as ideias centrais do texto organizando suas anotações por escrito.

Texto disponibilizado na Ferramenta Leituras ou diretamente em seu caderno de formação.

2ª Aula Presencial – 28/04/2011

Atividade 07 – Síntese das ideias-chave da primeira aula e discussão com a classe com base no texto 02.

Seu Orientador de Disciplina fará uma síntese das ideias-chave da primeira aula e promo-verá uma discussão com o grupo, tomando como referência o texto 02 - “Linguagem e mun-do: atividades linguísticas como construção de sentidos”. A discussão deverá resultar no registro das ideias centrais destacadas pelos alunos na lousa, bem como as questões propostas pelo grupo. O Orientador de Disciplina proporá que, ao discutirem, tenham como objetivo refletir sobre a linguagem como interação do homem com seu contexto, com o outro e com a cultura.

Atividade 08 – Assistir ao vídeo 01 - “Linguagem e mundo” e sistematizar as discussões.

Assistam ao vídeo 01 – “Linguagem e mundo”, veiculado pela UNIVESP TV, que trata das atividades linguísticas como construção de sentidos. No vídeo, profissionais entrevistados abordam as três funções das diferentes formas de linguagem na infância: a lúdico-criativa, a comunicativa e a representativa. Faz-se necessário observar que esta discussão estará sempre articulada a um entendimento de infância/criança e a uma função da educação infan-til neste momento histórico que vivemos. Sendo assim, procurem fazer anotações com base nestes aspectos, além daqueles que mais lhes interessarem.

Vídeo disponibilizado na Ferramenta Material de Apoio – Pasta Vídeos ou pelo Portal Acadêmico, link Vídeos.

Assim, para organizarem melhor seu trabalho, será fundamental elaborarem a ori-gem da linguaori-gem enquanto interação e entendê-la, na educação infantil, como forma de expressão, comunicação, representação e interação social.

A partir das discussões anteriores e de suas anotações sobre o vídeo 01 – “Linguagem e mundo”, trabalhem em grupos de quatro alunos, façam uma breve síntese das ideias princi-pais sem perder de vista as observações que fizemos anteriormente. Socializem o trabalho e discutam com a classe. Façam correções quando necessário e encerrem com uma síntese coletiva.

Saiba Mais Saiba Mais

162

Postem a produção do grupo já corrigida, em seus Portfólios de Grupo com o título, D14_atividade08.

Observação: A atividade pode ser postada até domingo, dia 01 de maio de 2011. Quere-mos enfatizar que a discussão com a classe deve prevalecer sobre a inserção das respostas nos Portfólios de Grupo. Mas fiquem atentos ao prazo de entrega.

Atividade avaliativa – Associar à avaliação – Compartilhar com formadores – Formar grupos na plataforma.

Valor da nota: 10,00 Peso: 3 Tipo da atividade: Em grupo.

Objetivos:

• Elaborar a origem da linguagem como interação, além de entendê-la, na educação infantil, como forma de expressão, comunicação, representação e interação social.

Critérios de avaliação:

• Critérios gerais de produção textual (Manual do Aluno).

• Demonstrar a compreensão da linguagem como forma de interação social.

• Demonstrar a compreensão da linguagem na educação infantil como forma de expres-são, comunicação, representação.

• Ser capaz de articular os conteúdos à futura atuação profissional.

• Entrega dentro do prazo estabelecido.

2° Período Virtual – 29 e 30/04/2011 e 01/05/2011

Atividade 09 – Leitura e síntese de textos complementares.

Vamos refletir sobre a importância da compreensão do sentido das produções simbólicas infantis, principalmente para a elaboração de propostas pedagógicas, lendo o texto - “As produções simbólicas das crianças e a formação das professoras: indicativos a partir de uma investigação”, escrito por Ângela Maria Scalabrin Coutinho, Andréa Simões Rivero e Rosa Batista, publicado na revista Zero-a-seis, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Acessem http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis - número 21 - janeiro/julho 2010, e abram o arquivo que contém o texto indicado acima.

Leiam, também, o texto escrito pela Drª Susana Rangel Vieira da Cunha, intitulado “As ima-gens na Educação Infantil: Uma abordagem a partir da Cultura Visual”. Acessem http://

www.culturainfancia.com.br, cliquem em “arte-educação” e, em seguida, no título acima para acessar o texto.

Finalizada a leitura, levando em conta também o conteúdo do texto 02- “Linguagem e do: atividades linguísticas como construção de sentidos” e do vídeo 01 – “Linguagem e mun-do”, trabalhados na segunda aula presencial, destaquem as ideias e princípios que julga-rem fundamentais ao trabalho do professor da Educação Infantil referente às várias formas de linguagem.

Saiba Mais Saiba Mais

ED U C A Ç Ã O I N FA N T IL

163

Postem suas sínteses no Portfólio Individual, com o título D14_Atividade09.

Atividade avaliativa – Associar à avaliação – Compartilhar com formadores

Valor: 10,00 Peso: 1 Tipo de atividade: Individual Objetivo:

• Estabelecer os princípios fundamentais ao trabalho do professor/gestor da Educação Infantil referente à forma de linguagem estudada.

Critérios de avaliação:

• Critérios gerais de produção textual (manual do aluno).

• Capacidade de sintetizar ideias-chave do conteúdo estudado.

• Capacidade de relacionar o conteúdo com a futura atuação profissional, apontando princípios fundamentais ao trabalho dos profissionais.

• Participação dentro do prazo estipulado.

Leituras complementares:

• Episódio da série de animação “A Galeria de Arte de Massinha”, que apresenta as obras de grandes pintores às crianças, introduzindo-as no universo artístico. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br. Acessem e cliquem em videoteca, procurem o título: Al-berto Giacometti. Cliquem sobre este título. Há outros vídeos desta mesma série para os pequenos.

• O vídeo: Cultura Infantil a luz de Loris Malaguzzi. Disponível em: http://www.youtube.

com.br.

• O texto: O jogo, a construção e o erro: considerações sobre o desenvolvimento da linguagem na criança pré-escolar, de Ester Miriam Scarpa. Série Ideias, n. 10. São Paulo: FDE, 1992, p. 54-64. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br (clique em temas pedagógicos – educação infantil - no título do texto).

Observação: O texto “As imagens na Educação Infantil: Uma abordagem a partir da Cultu-ra Visual” pode ser acessado também, por meio do link http://www.periodicos.ufsc.br/index.

php/zeroseis/article/view/10896/10377.

Atividade 10 – Leitura do texto 03 – “A linguagem oral e as crianças – possibilidades de trabalho na educação infantil”.

Leiam o texto 03 - “A linguagem oral e as crianças – possibilidades de trabalho na educação infantil”, da professora Silvana de Oliveira Augusto, e façam anotações dos pon-tos que desejarem discutir em classe. Destaquem, também, as ideias centrais do texto.

Texto disponibilizado na Ferramenta Leituras ou diretamente em seu caderno de formação.

164

Educação Infantil: Princípios e Fundamentos

Disciplina 14

Educação Infantil: Diferentes Formas de Linguagem Expressivas e Comunicativas Formação Geral

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”. (Paulo Freire, em “A educação na cidade”).

Caros alunos!

Na semana passada, refletimos sobre o papel da educação infantil e dos profissionais que atuam com as crianças pequenas e dimensionamos o sentido da linguagem como forma de expressão, comunicação, representação e de interação social no cotidiano das crianças. Va-mos manter aquelas ideias como cenário para nos dedicarVa-mos nesta semana ao estudo do processo da aquisição e desenvolvimento da linguagem oral pela criança de zero a cinco anos. Também estudaremos outra forma de linguagem importante no currículo da educação infantil - a expressão corporal, enfocando especialmente o movimento. Discutiremos as experiências corporais que dialogam com as diversas formas de linguagem infantis (brinca-deiras, lúdico, culturas infantis, entre outras), observando as especificidades das diferentes idades das crianças que frequentam as creches e pré-escolas brasileiras.

Para tanto, as atividades desenvolvidas serão distribuídas ao longo de encontros presen-ciais e períodos virtuais. Durante esta segunda semana, vocês poderão entregar suas ativi-dades, sem descontos em nota, até domingo, dia 08 de maio de 2011, às 23h55. As ativida-des entregues fora do prazo estabelecido entrarão no período de recuperação de prazos que termina no dia 01 de junho de 2011, às 23h55, e terão suas notas avaliadas com descontos (consultem o Manual do Aluno). Atividades entregues após esse prazo não serão avaliadas.

Por isto, aconselhamos que não deixem para postar suas atividades de última hora.

Vejam abaixo as atividades programadas para a semana:

3ª Aula Presencial – 02/05/2011 – 2ª feira

Atividade 11 – Estudo da linguagem oral como interação verbal, produtora de sentido e constituinte do sujeito.

Atividade 12 – Apresentação do vídeo 02 – “A linguagem oral e as crianças” e estudo do texto 03.

3º Período Virtual – 03 e 04/05/2011 – 3ª e 4ª feira

Atividade 13 – Atividades complementares – sobre múltiplas linguagens.

Saiba Mais

Saiba MaisSaiba Mais Saiba Mais

No documento formação Caderno de (páginas 160-164)