• Nenhum resultado encontrado

Leitura do texto da pág.

No documento Agentes educacionais : família e escola (páginas 73-77)

CAPÍTULO III: A ABORDAGEM DA FAMÍLIA NA UNIDADE LETIVA TRÊS DO SEXTO ANO DE ESCOLARIDADE DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA

Atividade/Estratégias

3. Leitura do texto da pág.

106 do Manual do aluno. Um aluno lê em voz alta. Os outros acompanham a leitura.

Depois da leitura faremos a interpretação do texto e através dela encontraremos uma definição de família. As ideias novas que forem surgindo, serão Quadro, Marcador ou giz. Computador e .Vídeo projetor. Manual do aluno e fotocópias para os alunos que não têm livros. 10 15 5 15 Motivação para o tema da UL. Participação e empenho na “chuva de ideias” Capacidade de atenção e interpretação das imagens. Participação na leitura e compreensão do texto.

75

estáveis. acrescentadas à “Chuva de ideias”. Vamos depois dar um título ao texto.

Diapositivo que apresenta uma definição de família para alunos do sexto ano. Passar a definição de família para o caderno diário.

Caderno diário para passar a definição de família. Observação direta da atenção e participação organizada dos alunos.

Interdisciplinaridade: Português: Etimologia da palavra família – Ciências da Natureza: Transmissão da vida e Francês: A família.

Depois do acolhimento, da explicação de mudança de professor e do registo do sumário, procedemos à apresentação da unidade letiva três: “a família, comunidade de amor” que se desenrolará ao longo de cinco aulas. Apresentaremos também, sumariamente, o tema de cada aula. Nesta primeira aula vamos definir o que podemos entender por família e qual a importância que ela tem para nós. É que, às vezes, nem sempre damos à família aquela devida importância que tem e nos merece.

Depois desta aula de introdução, a segunda aula será dedicada a conhecer e aprofundar as estruturas e tipologias de família. Com esta aula chegaremos à conclusão que, dos diversos tipos de família apresentados, haverá um que irá corresponder à tipologia familiar em que vivemos e com a qual nos identificamos.

Na terceira aula, que consideramos a aula nuclear da unidade letiva, vamos conhecer o modo de viver das famílias no tempo de Jesus, situando geograficamente algumas cidades e, fundamentalmente, conhecer e apreciar a maneira como viveu a família de Jesus de Nazaré.

Porque a família é o lugar adequado à transmissão da vida e ao desenvolvimento harmonioso da criança bem como o local onde se criam os primeiros afetos que promovem a confiança, o respeito, a responsabilidade e liberdade, ela tem por base a vivência do amor e o estabelecer laços de comunhão. A família é a “primeira escola” da vida, de palavras, gestos concretos e valores. Nela vive-se a experiência do acolhimento, aprende-se a amar, respeitando a diferença, aprende-se a perdoar, a responsabilidade, as tarefas domésticas, a cooperação e a participação na vida familiar. Assim a quarta aula é dedicada às funções humanizadora e socializadora da família.

76

Por fim, a quinta e última aula vai ser dedicada ao lugar que ocupam os idosos na família, bem como ao seu papel. Iremos refletir sobre os idosos como transmissores de sabedoria e os seus contributos para a vida em família, apesar de às vezes não lhe ser reconhecido esse papel.

Como nem sempre a família cumpre o seu papel então temos a intervenção do Estado, que deve garantir o bem estar, a proteção e promoção da vida familiar.

Dizer aos alunos que ao longo destas cinco sessões iremos falar muito sobre a família, mas não estamos a falar da família deles, da nossa ou de outra família em particular. Falamos, isso sim, da família no geral.

Acabamos de apresentar as cinco aulas e agora vamos passar e refletir, individualmente, sobre cada uma.

Desde os tempos mais remotos que as pessoas, para sobreviverem, tiveram de se agrupar. Isto porque cedo perceberam a força da união e que a conjugação de esforços em grupo torna a vida mais fácil. Assim se foi formando aquilo a que chamamos família. Estes grupos foram-se aperfeiçoando e desenvolvendo ao longo dos tempos, dando origem a povos, culturas e civilizações.

O que é uma família? A olharmos para este diapositivo (cfr, anexo 1) vemos que nele está escrito o título da unidade letiva: “a família, comunidade de amor”. O que é que este tema nos diz, já que todos nós temos uma família? Quem é a família? Vamos procurar responder a estas questões. Vamos fazer uma “chuva de ideias” acerca do tema da unidade letiva. Alguns alunos virão ao quadro colocar palavras relacionadas com a família. Tais palavras poderão ser: amor, carinho, irmãos, amizade, laços de sangues, conjunto de pessoas, união, comunhão, solidariedade, fraternidade, ajuda, colaboração, diálogo, respeito, estima, consideração, pais, avós, tios, primos, …. De seguida apresentar-se-ão imagens sobre a família (cfr, anexos 2 e 3). Uma família sorridente e feliz, uma família a brincar no jardim, uma família no campo e uma família feliz na praia. Vamos explorar as imagens com aquilo que os alunos escreveram na “chuva de ideias” e forem dizendo espontaneamente.

Segue-se o texto da página 106 do Manuel do aluno. Um aluno irá ler o seguinte texto: “A família, sobretudo os pais e os irmãos, desempenha um papel fundamental na vida quotidiana das crianças. Poucas vezes refletimos seriamente acerca do valor que a família tem para cada um de nós. Com ela nos identificamos e nela encontramos as condições propícias para a nossa realização. Por isso, partilhamos com os outros elementos da família os nossos sucessos e procuramos junto deles o conforto nos momentos menos felizes. A família que cumpre a sua

77

missão é um espaço de reencontro, no qual nos fortalecemos para enfrentar diariamente as surpresas da vida”. Após a leitura, vamos procurar dar um título ao texto e explorar a sua mensagem. O título poderá ser: “A importância da família na nossa vida”. Este texto fala-nos da importância da família e, ao mesmo tempo, diz-nos o que é a família. As ideias novas que forem surgindo serão acrescentadas na “chuva de ideias”. Podemos então definir a família como (cfr,

anexo 4): “Grupo de pessoas que vivem num determinado lugar, durante um período de tempo mais ou menos longo, e que estão unidas ou não por laços consanguíneos. Este grupo cresce no amor através dos afetos, da confiança e do respeito mútuo, criando relações estáveis. Está ligado a uma sociedade à qual pertence e da qual recebe uma cultura”. Os alunos passarão esta

definição de família para o caderno diário.

A aula terminará com palavras e ideias como as que se seguem: Se a família for cristã é comunidade de vida e de amor e sacramento que tem por objetivo a criação e educação dos filhos. Nela crescemos e encontramos as condições propícias à nossa realização. Com a família partilhamos os nossos sucessos e nela procuramos conforto nos momentos mais difíceis. É o lugar de onde partimos e onde nos encontramos.

78 3.2. Evolução do conceito de família e tipologias familiares

Aula nº 2

Sumário: História, Estruturas e Tipos de organização familiar: família

nuclear, alargada ou extensa, monoparental e numerosa. Consanguinidade e adoção

Competências específicas:

– Interpretar produções culturais pictóricas e históricas que aludem a modelos familiares distintos;

6ª e 9ª – Organizar um universo de valores a partir de factos históricos e sociais; Competências específicas: 1

.

Operacionalização das

competências Conteúdos Atividade/Estratégias

Material T/Mi n Avaliação Formativa 1. Conhecer a constituição familiar no tempo dos romanos.

No documento Agentes educacionais : família e escola (páginas 73-77)