• Nenhum resultado encontrado

Mostrar imagem: “Uma família na cozinha” e

No documento Agentes educacionais : família e escola (páginas 87-90)

CAPÍTULO III: A ABORDAGEM DA FAMÍLIA NA UNIDADE LETIVA TRÊS DO SEXTO ANO DE ESCOLARIDADE DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA

Atividade/Estratégias

3. Mostrar imagem: “Uma família na cozinha” e

enumerar algumas das tarefas familiares (lavar a louça, ajudar na preparação da alimentação, cuidar da roupa, limpar a casa, tratar do jardim, …) onde podemos colaborar e ajudar. Os alunos vão dizendo e vamos escrevendo no quadro

. Diapositivo com a frase: “A família é a nossa primeira escola onde aprendemos o essencial para a vida.” Pedir a um aluno que explique o sentido da frase.

. Ficha de trabalho nº29 do Caderno do aluno, páginas 86-87. Questões 1 e 2. Caderno do aluno e fotocópias para a realização da ficha. 10 5 10 Atenção na observação da imagem e da sua mensagem. Adesão dos alunos aos valores propostos. Comportame nto e interesse manifestado na realização da ficha de trabalho.

Interdisciplinaridade: Formação Cívica: Os valores

Começamos por escrever o sumário e relembrar aos alunos que, quando falamos da família, não estamos a fazer referência à nossa família. É importante dizê-lo com já aconteceu na primeira e segunda aula. Não aconteceu na terceira aula dado que nos referimos a uma família muito concreta: a Família de Nazaré. Prosseguimos recordando a “chuva de ideias da primeira aula acerca do título da unidade letiva: “a família, comunidade de amor”. Com a participação dos alunos iremos ao encontro dos valores familiares, tais como: amizade, carinho, amor, afeto, proteção, confiança, respeito, responsabilidade, solidariedade, entre outros. À medida que os alunos vão participando iremos escrevendo no quadro.

Depois diremos: tudo isto é muito importante e devemos aprendê-lo na família. Não é na escola que o vamos aprender. Na escola encontramos a proteção, a confiança, o respeito, a solidariedade, …; fazemos amizades, criamos afetos e carinho por outras pessoas. Mas tudo isto tem os seus inícios na família. Isto é a função humanizante da família: transmitir os valores essências para a vida.

89

Recordando a aula anterior, respondíamos a quatro questões: 1ª Quem foi a Família de Nazaré? – Maria, José e Jesus. 2ª Onde viviam? – Na Palestina: Galileia, Samaria e Judeia. Na Galileia situa-se Nazaré a terra onde Jesus viveu; na Judeia encontramos Belém, onde Jesus nasceu, e Jerusalém, onde morreu. 3ª Como era a vida naquele tempo? O homem era o chefe e responsável pela segurança da família; a mulher ocupava-se da vida doméstica e os filhos, os mais novos, ficavam ao cuidado da mãe e, os mais velhos aprendiam a profissão do pai. Desde muito cedo conheciam os deveres para com os pais, a saber: a honra, respeito, obediência e humildade. Iam à sinagoga com os pais e aprendiam a catequese. 4ª De que viviam? Da agricultura e da pesca. Terminávamos dizendo que a Família de Nazaré foi uma comunidade de amor, pois nela se viveu as virtudes humanas: respeito, obediência, partilha, humildade, compreensão, diálogo, escuta, silêncio, entrega à vontade de Deus, colaboração e solidariedade.

Além desta família, o nosso Manual apresenta-nos outra família que viveu em pleno esta função humanizante. Vamos ler o texto da página 122 do Manual do aluno. Um aluno fará a leitura do texto. Segue-se o comentário. O texto fala-nos de uma família fundada no amor; que educou as filhas com os princípios do Evangelho e, por isso, nelas encontramos as virtudes humanas e cristãs. A mais famosa das cinco irmãs chama-se Teresa do Menino Jesus. Seguiu a vida religiosa e era uma adolescente simples, obediente e humilde. Quando era repreendida, como também acontece connosco, em vez de se zangar, sorria; dizia que a verdadeira experiência que fazemos é aquela que nos ajuda a corrigir os nossos defeitos e imperfeições; só somos capazes de mudar o que está menos bem na nossa vida, quando tomarmos consciência das nossas fraquezas. Disse tudo isto e muito mais porque recebeu valores humanos importantes da família. Portanto, pela vida de Santa Teresa do Menino Jesus ficamos a saber, também, que a função humana da família é a de transmitir e educar nos valores.

Função Social: Manual do aluno, página 123. Dada a extensão deste texto, vamos lê-lo em três partes, intercaladas com diapositivos que reforçam as ideias nele contido e tornam a aula mais suave.

Primeira parte: um aluno lê o primeiro e segundo parágrafos (Cf,. Manual do aluno, 123). No final da leitura desta primeira parte será apresentado um diapositivo (cfr, anexo 14) ao qual se segue o comentário seguinte: A família é: origem e transmissora de vida; dela recebemos os primeiros afetos e despertamos para o amor; nela aprendemos a relação com os outros.

Segunda parte: Ler o terceiro e quarto parágrafo (Cfr, Manual do aluno, 123). Outro aluno lê. No final é apresentado o diapositivo (cfr, Anexo 14) ao qual se faz o seguinte comentário:

90

Assim se cresce num ambiente de confiança, respeito, responsabilidade e liberdade, reconhecendo sempre a autoridade moderada do modelo masculino e/ou feminino.

Terceira e última parte: Um outro aluno lê o último parágrafo do texto (Cfr, Manual do

aluno, 123). Segue-se a apresentação de mais um diapositivo (cfr, anexo 14) com o comentário:

O amor vivido na família vai criando laços de comunhão. Deve ser desinteressado, pois procura sempre o bem do outro (cfr, anexo 15). Para os casais cristãos, esse amor realiza-se pelo sacramento do matrimónio. Tendo por base este amor, é na família que se faz a experiência de:

(cfr, anexo 15) acolhimento, aceitação da diferença, tolerância, reconciliação e é nela também que se cresce na responsabilidade. Assim se criam condições de bem estar para todos os membros da família. Por isso colaboramos, na forma do possível, nas tarefas familiares (cfr, anexo 15). Quais são essas tarefas? Os alunos vão dizendo: lavar a louça, ajudar na cozinha, cuidar da roupa, limpar a casa, tratar do jardim, etc. Assim a família cumpre a sua função socializadora.

Conclusão: diapositivo (cfr. anexo 15) com a frase: “a família é a nossa primeira escola onde aprendemos o essencial para a vida”

Realização e correção da ficha de trabalho nº 29 do caderno do aluno, páginas 86-87. Questões 1 e 2 (cfr, anexo 20).

91 3.5. O lugar dos mais velhos e o respeito pelos direitos da família

Quinta aula

Sumário: Os idosos e a família. Papel do Estado e direitos da família Competências específicas:

1ª. Reconhecer os valores da pessoa humana, tendo por base a mensagem cristã; 6ª. Identificar factos sociais que impedem uma saudável convivência familiar;

7ª. Relacionar-se com os idosos com base nos princípios de cooperação e solidariedade, reconhecendo a sua

dignidade e assumindo a alteridade e diversidade com factos de enriquecimento mútuos;

9ª. Descobrir os direitos da família em ordem ao reconhecimento da dignidade humana;

Operacionalização das competências Conteúdos Atividade/Estratégias Material T/Min Avaliação Formativa 1. Reconhecer a

importância dos idosos na transmissão de valores, sabedoria e cultura.

No documento Agentes educacionais : família e escola (páginas 87-90)