• Nenhum resultado encontrado

5. Actividades na sala de aula

5.1. Leitura e exploração das histórias

O projecto que levamos para as salas de aula realizou-se por dois blocos diferenciados de trabalho, com a sequência das obras A Galinha Ruiva – A Galinha

Xadrez. Das actividades seleccionadas, a turma da escola EB1 de Aldeia do Monte, não

realizou as actividades:49 reconto das histórias, círculo de relações entre as personagens, paralelo entre as personagens das histórias, confecção do bolo de milho e dramatização da história. No entanto, o modo de explorar as histórias, com os momentos de pré- leitura, leitura e pós-leitura, foram mantidos em ambas as turmas.

5.1.1. A Galinha Ruiva

Foram privilegiadas actividades de pré-leitura, leitura e interpretação do texto e pós-leitura. Iniciamos o trabalho expondo bonecos/fantoches de acordo com as personagens da história (uma galinha, um cão, um gato, um pato), uma pena vermelha e uma espiga de trigo. Alertei os alunos que os objectos expostos estavam relacionados

com a história que iria contar. Pretendia que os alunos relacionassem os objectos com o desenvolvimento da narrativa, para isso procurei aguçar a curiosidade dos alunos dialogando acerca dos objectos apresentados, tentando, assim, inferir sobre o espaço e acontecimentos da narrativa.

Os alunos foram construindo histórias orais relacionadas com actividades agrícolas e com os animais domésticos. Foram capazes de accionar os seus conhecimentos pessoais acerca da realidade empírica e relacioná-los com os objectos apresentados, construindo as suas próprias histórias.

A aula prosseguiu com a exploração do nome do autor e ilustrador da obra e do respectivo título. Quando confrontados com o título «A Galinha Ruiva» os alunos associaram o nome ruiva à cor vermelha e à pena mostrada no início da aula. Este jogo

inicial de descoberta aguçou a curiosidade e motivou os alunos para a leitura e

interpretação da obra que só iria ser realizada no dia seguinte.

Na aula seguinte, logo no início da aula, os alunos pediram entusiasmados que lesse a história. Procedeu-se então à leitura da obra. A cada virar de página os alunos pediam para ver a ilustração. No final da sessão, os alunos dialogaram e confrontaram sobre as inferências realizadas no dia anterior e a história ouvida.

Na terceira aula, foi pedido aos alunos que falassem/escrevessem sobre as atitudes das personagens. Por fim, foi pedido aos alunos que recontassem, por escrito, e ilustrassem a história. Os materiais utilizados pelos alunos nas actividades de expressão plástica foram essencialmente lápis de cor, marcadores e lápis de cera.

Findo o trabalho da obra A Galinha Ruiva passou-se às actividades da obra A

Galinha Xadrez.

5.1.2. A Galinha Xadrez

No início da primeira sessão foi mostrado aos alunos a capa da história e o respectivo título. Após um breve diálogo sobre o título, autor/ilustrador e imagem da capa, foi pedido aos alunos que fizessem uma antevisão da história. Este facto, fez crescer a curiosidade que procuravam satisfazer com a tentativa de abrir o livro.

Na aula seguinte, procedeu-se à leitura da obra. O jogo lúdico de tapa e destapa que a cada virar de página o livro proporciona, foi entusiasmando os alunos que sorriam

perante o desenvolvimento da narrativa, ao mesmo tempo que pediam o livro isoladamente. Queriam devorá-lo!...

Após a leitura os alunos confrontaram as expectativas do dia anterior com a história acabada de ler, dialogando, inclusive, sobre a obra anteriormente explorada A

Galinha Ruiva. Solicitou-se, então, aos alunos que reflectissem sobre as atitudes das

personagens e emitissem as opiniões por escrito. Após a reflexão individual realizou-se um debate em que cada aluno falou criticamente sobre as personagens.

Na terceira aula, realizou-se uma releitura do texto com o objectivo de construir um círculo de relações entre as personagens50. Esta actividade foi trabalhada em grupo. Após este trabalho foi pedido que os alunos recontassem, por escrito, e ilustrassem a história.

Na quarta aula, os alunos foram convidados a fazerem um bolo de milho. Para esta actividade pesquisou-se sobre receitas de bolo de milho e, após a selecção de uma entre várias receitas, cada aluno ficou responsável por trazer um ingrediente e utensílio necessário à realização do bolo.

No dia seguinte, os alunos estavam muito entusiasmados para realizar a actividade. A intenção foi enaltecer o trabalho de entreajuda e o saber partilhar. Os alunos corresponderam ao objectivo, pois as tarefas (fazer o bolo, arrumar e lavar os utensílios utilizados) e o bolo foram partilhados entre todos51. Durante a actividade os alunos fizeram comentários à história, principalmente ao esforço da Galinha Xadrez.

Na aula seguinte, os alunos, em grupo, dialogaram sobre as diferenças e semelhanças existentes entre as personagens principais das duas obras, procedendo ao seu registo52. Após esta actividade foi pedido aos alunos que imaginassem uma história entre a Galinha Ruiva e a Galinha Xadrez.

Por fim, os alunos preparam e dramatizaram a história, A Galinha Xadrez, para os colegas da escola. Para esta actividade foram seleccionados actores53 para representarem as personagens. No entanto, como todos os alunos da turma queriam, de algum modo, participar na actividade, a apresentação da peça é feita pelos restantes alunos da turma, que iniciam a apresentação aludindo ao mundo das histórias, o mundo do «Era uma vez»...

50Documento cedido, numa aula de Pragmática da Comunicação Literária para a Infância, pela professora Renata Junqueira de

Souza. O guião deste documento encontra-se em anexo.

51

As fotos relativas a este trabalho encontram-se em suporte digital.

52Documento cedido, numa aula de Pragmática da Comunicação Literária para a Infância, pela professora Renata Junqueira de

A peça54 foi representada, em 21 de Junho de 2007, numa sala de aula, por três sessões, com a duração de 10 minutos. Cada sessão teve entre 20 a 25 crianças, professores e alguns encarregados de educação.

Referimos que para esta actividade foram elaborados, convites, desdobráveis55e alguns trabalhos de expressão plástica tais como bicos de galinha e pequenas galinhas.