• Nenhum resultado encontrado

Ler, para abrir as portas e janelas do

No documento EU PENSO, TU PENSAS, ELES PENSAM (páginas 73-78)

mundo

O hábito da leitura ainda é algo que está longe de alcançar o seu ápice como importante aliado no caminho da evolução humana. Isso, porque a maioria das pessoas ainda não se deu conta de que somente através da leitura se adquire o conhecimento necessário para compreender a própria existência em todo o seu contexto. Falta-lhes o interesse pela leitura e pelo conhecimento.

Se não lemos como podemos questionar algum efeito, causa, ou ideia?

Se não tomamos conhecimento dos processos e das causas de todas as coisas, como poderemos compreender a nossa própria razão de existir? Quais os fundamentos de se ter tantas coisas à disposição do ser humano, se não existe o interesse de saber para que servem?

Eis que o homem nasce vazio de conteúdo, e não por sua escolha, ou por um lapso da natureza! Ele vem ao mundo para angariar conhecimentos e experiências. Ele chega ao mundo com sua mente preparada para que possa guardar em si o maior número possível de conhecimentos adquiridos durante a sua vida na Terra, e assim, construir coisas que venham a beneficiar a si mesmo e aos seus semelhantes. Daí a importância do ser humano ler e captar o máximo possível de conteúdos que venham lhe angariar conhecimento. Não lhes faltam boas fontes de leitura, o que lhes falta é o interesse em ler!

Existem livros que foram inspirados por grandes mentes para vencer a escuridão da ignorância no saber, e para iluminar toda a arquitetura do cérebro.

E como já se sabe, o cérebro humano é uma grande estrutura cuja magnitude vai muito além dos domínios da ciência.

Quem lê bons textos abre caminhos para uma mudança positiva, e para a elaboração de novas ideias, construindo assim, pontes alternativas para se chegar mais depressa a um futuro evolutivo e próspero.

As pessoas que não leem ficam com a mente estacionada no tempo, não evoluem, não produzem nada, e ainda prejudicam o seu próprio progresso, porque perdem a capacidade de crescer e construir coisas úteis e legais para o benefício de si mesmas e das pessoas que fazem parte de seu convívio.

Não existe desculpa para aquele que não lê, que não se interessa pela leitura, porque nos dias de hoje, ela está sendo bastante incentivada por todos os meios literários e de comunicação. Temos artigos literários muito interessantes à nossa disposição na internet, inclusive nas redes sociais, uma ferramenta que tem aderido bem à comunicação literária. Já podemos encontrar coisas legais para lermos, textos e artigos que nos possibilitam abrir a mente para o aprendizado em muitas páginas sociais, desenvolvidas exclusivamente para a disseminação de conhecimento.

Com toda esta tecnologia evoluindo cada vez mais depressa, se torna muito mais fácil o nosso aprendizado. Ser adepto à leitura é somente uma questão de prioridade, a prática da leitura vem com o tempo. O amor pela leitura vem com o tempo que se dedica a ela.

Qualquer pessoa pode ter acesso às fontes de conhecimento, seja ela através de livros, de artigos virtuais, visuais, ou através de outros meios tecnológicos. Qualquer um pode acessar bons conhecimentos gratuitos. Hoje temos a nossa disposição, bibliotecas públicas e virtuais, com um grande acervo de material disponibilizado ao serviço do conhecimento da população. Está ao alcance de todos, tanto para os que enxergam com os olhos físicos, quanto para os que enxergam com o auxílio da tecnologia.

A leitura possui um papel fundamental na sociedade; o de promover o desenvolvimento e o crescimento humano.

O incentivo à leitura além de ser uma importante ação cultural, promove também a inclusão social e o desenvolvimento de novas ideias.

Deixar de ler e de incentivar a leitura faz com que a humanidade fique estagnada no tempo, sem evoluir e sem adquirir o conhecimento das causas e efeitos de todas as coisas.

Torna-se um crime contra a evolução humana, ocultar as causas que movem a vida e o mundo, a vida precisa ser um livro aberto, onde todos possam absorver o conhecimento.

Uma sociedade que valoriza a leitura e o conhecimento, cria gerações mais conscientes da verdade humana e de seu progresso profissional e moral.

A humanidade precisa alcançar a luz do conhecimento e do saber, para então, tomar um direcionamento mais amplo e construir novos caminhos, que venham proporcionar a todos, um viver mais digno, mais justo, e mais feliz.

O mundo tem urgência de conhecimento.

Fim.

O que é o ciúme?

O ciúme é uma praga. É um mal. É um vulcão que entra em erupção de surpresa. É descontrolado e insensível. É uma doença degenerativa que destrói qualquer bom sentimento. Ele é uma chaga infernal que tem voz insistente em nossos ouvidos, e que provoca até miragens diante dos nossos olhos. Quando esse vulcão entra em atividade, ele destrói a nossa estabilidade emocional. Ele nos faz ver coisas que não existem. Ele nos sugestiona acontecimentos falsos e fantasiosos, e elabora até estratégias para nos fazer acreditar que estamos sendo traídos.

A desestruturação no equilíbrio dos nossos sentimentos é a primeira coisa que o ciúme provoca em nós. Ele vai agindo lenta ou rapidamente, até nos levar a um inferno de atitudes insensatas e fora da nossa razão.

O ciúme cerra as portas do nosso coração e nos cega completamente os olhos. Ele nos mergulha em um pântano de pensamentos negativos, e enche os nossos ouvidos de sugestões destrutivas.

Não é preciso muito combustível para acordar o vulcão do ciúme em nós, basta apenas uma pequena faísca para que ele nos deixe completamente incendiados de uma ira fumegante.

O ciúme não é um mal que acomete apenas os casais, ele também prejudica outros tipos de relacionamentos como; a amizade, os irmãos, os colegas no trabalho... Há quem sinta ciúmes até de um elogio que seu chefe faz para um colega de trabalho. Essa praga infernal do ciúme está presente na vida de todo ser humano.

Não existe remédio que evite a doença do ciúme. Também não há previsão de quando ele vai chegar com sua força maligna destruindo a nossa estabilidade emocional. Por mais que sejamos vigilantes, em alguns momentos ele nos pega pelos nossos pontos mais fracos.

O que podemos fazer para evitar que o ciúme incendei a nossa vida? Com toda a certeza, fugir do ambiente visual infectado e provocativo é uma atitude muito sábia. Praticar a meditação antes de tomar qualquer atitude é fundamental para o vulcão do ciúme não acordar. Na maioria das vezes o ciúme invade todas

as vias do nosso cérebro e não conseguimos pensar em mais nada que não seja o ataque, o revide. Hora ou outra pode acontecer de não conseguirmos controlar as nossas ações por causa do ciúme, e assim, podemos estourar de repente, fumegar como vulcão em chamas, sair por aí machucando as pessoas, aquelas que são as vítimas do nosso ciúme. Fora do nosso controle, fazemos coisas insensatas, insanas e sem sentido, coisas que, muitas vezes, são totalmente fora da verdade e da realidade, porque são coisas que fazemos para ferir o outro, e assim, nos sentirmos vingados pelas ofensas que o ciúme nos fez acreditar que o outro teria feito para nós.

Desde que o mundo é mundo, a praga do ciúme afeta as nossas vidas, e por mais que sejamos pessoas controladas, às vezes nós fraquejamos e sofremos com o resultado de seus males.

Fim.

Bens materiais e

No documento EU PENSO, TU PENSAS, ELES PENSAM (páginas 73-78)

Documentos relacionados