• Nenhum resultado encontrado

EU PENSO, TU PENSAS, ELES PENSAM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EU PENSO, TU PENSAS, ELES PENSAM"

Copied!
102
0
0

Texto

(1)
(2)

EU PENSO, TU PENSAS, ELES PENSAM

COLETÂNEA DE TEXTOS REFLEXIVOS

ROZILDA EUZEBIO COSTA

(3)

EU PENSO, TU PENSAS, ELES PENSAM.

Esta é uma obra que traz uma coletânea de textos reflexivos com temas diversos da cotidianidade social.

Quando se tenta compreender as temáticas sociais, acaba-se por descobrir uma área que jamais será compreendida em sua totalidade, tendo em vista a magnitude das ocorrências no campo dos sentimentos e dos pensamentos humanos.

Cada pessoa desenvolve uma aleatoriedade de ocorrências que demandam uma compreensão específica para cada caso, que vai muito mais além de um estudo complexo de seus sentimentos. Às vezes, nem mesmo o próprio indivíduo tem um entendimento claro de seus sentimentos e de tudo que experiência em seu meio social. Os seus pensamentos se transformam numa tempestade de ideias confusas e desconexas diante de fatos vivenciados e incompreendidos.

Os textos desta coletânea traz apenas uma exposição de temas com ideias sugestivas e questionamentos abertos, levando o leitor a vivenciar livremente as suas próprias conclusões.

Rozilda Euzebio Costa

(4)

O homem no mundo

Outro dia eu estive observando um homem andarilho, acampado em uma barraca de lona que ele montou em um terreno baldio e cheio de lixo.

Observei que, dentro de sua pobreza extrema, ele tinha criatividade, havia montado alguns apetrechos que lhe eram úteis. Ele havia colocado em um apoio com tijolo e um pedaço de tábua, várias garrafas plásticas com água. Das poucas coisas que parecia ter, notei alguns copos plásticos e uma escova de lavar roupas.

Aquele homem havia colocado também algumas peças de roupa que ele lavou (não sei como, talvez nem sabão tivesse), para secar ao sol, penduradas em vários gravetos secos de árvore, que ele fincou no chão para estender as roupas que havia lavado.

Mas o que mais me chamou a atenção em toda a estrutura montada por ele naquele lugar sujo, foi um vaso de planta que ele tinha. Era uma muda de cajueiro, estava bem verde, e bem cuidada, e estava também em um lugar de destaque, mostrando a sua importância para ele. Uma cena que daria para escrever um livro, cujo título poderia ser “O homem e sua pequenina árvore”.

Havia naquele senário um homem e uma árvore lutando pela vida.

Não sei o que se passava pela cabeça daquele homem, que história pudesse existir por traz de suas escolhas de vida, mas sei que existe uma razão somente sua, para ele estar vivendo daquela maneira.

Não me pareceu que ele tivesse problemas mentais, mas com certeza, talvez carregasse consigo muitas mágoas, decepções, erros e outros acontecimentos amargos, registrados em sua memória de experiências vividas.

O homem batalha pela sua sobrevivência no mundo, e é uma batalha que não pode parar, porque se ele para de lutar, tudo se acaba. O lema do homem no mundo se chama progresso. Ele precisa se construir positivamente, buscando sempre aperfeiçoar-se.

Quando o homem se cansa de lutar e se entrega à derrota, ele cai nas vias escuras de sua existência no mundo, sua alma perde a conexão com o caminho da eternidade universal, sua mente perde o interesse pela luta no

(5)

mundo, e seu corpo, numa expressão de sua natureza humana de sobrevivência, passa a mendigar o alimento para se manter vivo.

Todos os dias milhares de homens perambulam pelas estradas do mundo, e de tantos sofrimentos, eles adormecem fragilizados pelas calçadas da vida.

Todos os dias um exército de homens vive no mundo sem saber por que ainda está vivendo. Seus passos vão de encontro a lugar nenhum, enquanto caminham pelas ruas sem nenhuma esperança no coração. É como se, anestesiados pelas consequências de seus grandes sofrimentos, seguissem nada mais que o ritmo de suas vidas vazias, nulas de sonhos, destroçadas pelas decepções e desilusões experimentadas nos dias passados.

Precisamos estar sempre buscando uma maneira de ver o mundo em que vivemos com um olhar de esperança, com uma visão mais otimista. Temos que acreditar em um futuro melhor e mais tranquilo, sem violência e sem fome.

Sabemos que está se tornando cada vez mais difícil de essa visão se tornar uma realidade, porque o mundo está em estado constante de alarme, está no vermelho, mas não podemos desistir, nós somos uma civilização inteligente, capaz de reverter as situações atuais, mas para isso, se faz necessário cada um fazer a sua parte na construção do bem e na proteção à vida.

Fim.

(6)

A solidão

Fazer o bem para alguém não é somente prover bens materiais, nos dias atuais as pessoas precisam muito mais do que bens materiais para tornarem seu viver um pouco melhor.

Nestes tempos modernos e frios, as pessoas sentem muita fome de atenção e de diálogo, elas querem alguém em quem possa confiar para falarem de suas queixas e problemas, de seus conflitos existenciais.

Existem muitas pessoas morrendo de solidão, camufladas em diversos cenários do viver. Há aqueles que estão caminhando pelos bosques e parques da vida solitários e silenciosos, tendo consigo apenas os próprios pensamentos como companheiros.

Existem também os que passam boa parte de seu tempo em lares frios e vazios, estes vão perdendo a conexão com o mundo lá fora. E esta ausência de contato com outros indivíduos faz com que estas pessoas vão perdendo a vontade de viver.

Você sabe a importância de um diálogo? Talvez você esteja precisando conversar mais, falar das coisas que o aflige, falar da solidão interior que você sente, porque a solidão não é a ausência de pessoas a sua volta, mas sim, a ausência de pessoas importantes do seu convívio social e familiar que te possa compreender e não te julgar. A solidão é causada pela ausência de compreensão e aceitação do que você é, do que você gosta e do que te faz feliz.

O isolamento e a solidão pode acontecer com qualquer um de nós, quando não encontramos alguém que nos compreenda e que nos escute, quando precisarmos falar dos nossos pensamentos, dos nossos sonhos e também de nossas preferências.

Quando alguém não encontra aceitação no meio em que vive, a tendência é realmente o isolamento e afastamento do mundo social.

Então, se você não concorda com os pensamentos e gostos de algum membro de sua família, procure não criticar, não julgar, porque isso é o princípio de uma cadeia de acontecimentos que o levarão a viver isolado e solitário.

(7)

Desejei escrever sobre isso, porque é algo que acontece com uma grande multidão de pessoas. A solidão é um mal que destrói os sonhos das pessoas, levando-as a não desejar mais nada da vida.

Fim.

(8)

Regra de Três

Três princípios básicos regem a vida:

1 - Amor, 2 - Cuidado, 3 - Respeito.

Três segmentos direcionam bem o ser humano:

1 - Obediência a Deus, 2 - Ternura,

3 - Fraternidade.

Três coisas fazem de um homem um sábio:

1 - Respeitar a todos indistintamente, 2 - Observar as leis que regem a natureza, 3 - Não interferir na vida do próximo.

Três palavras vindas do coração definem os sentimentos de uma pessoa:

1 - Eu 2 - Te 3 - Amo.

Porque dizer "Eu" em primeiro lugar?

- É simples, se uma pessoa não ama a si mesma, como poderá amar o outro?!

Três são as afirmativas básicas do bom viver:

1 - Se desocupou um trono, não interfira nas decisões do rei sucessor.

2 - O teu pensamento é somente teu, se alguém compartilhar de tuas ideias é porque houve uma identificação de valores.

3 - O teu limite termina aonde começa o limite do teu próximo.

Três são as regras de um comportamento decente:

(9)

1 - Não critique alguém quando este não estiver presente para se defender, se você tiver alguma insatisfação, converse diretamente com quem o deixou insatisfeito e resolva o teu problema de forma equilibrada e adulta.

2 - Ninguém é insubstituível, portanto, aceite as mudanças com resignação e maturidade emocional quando for substituído por um sucessor. Ser substituído não significa que você falhou, mas sim, que o momento pede novas ações e novos pontos de vista.

3 - Acredite que você pode ajudar muito mais sendo colaborativo e não um crítico ferrenho, pois a crítica é mais um sinal de maledicência e de más intenções do que exatamente uma colaboração. Você pode ser muito mais colaborativo quando sugestiona de forma amável, uma possível solução para algum problema que venha a surgir por causa de uma ação impensada.

Falar mal dos outros é muito fácil, difícil é ajudar o outro somando com ações honestas e assertivas, porque na maioria das vezes ninguém faz o que é certo, embora todos possam fazer, preferem o uso da palavra em forma de críticas maliciosas e mal intencionadas do que dar uma mão para o outro e somar com o sentimento de colaboração e fraternidade.

Três são os enganos do homem na Terra:

1 - Achar que ser amigo do rei o salvará da forca.

2 - Meter-se em confusões desnecessárias em busca de autoridade.

3 - Medir uma amizade pelos ouvidos que ela o empresta.

Três conhecimentos básicos levam o homem a alcançar a sua glória humana:

1 - Reconhecer que todos estão no mesmo caminho da vida, neste caso, dar as mãos e unir-se é sinal de segurança e sabedoria.

2 - Promover a paz ao invés de provocar uma guerra, pois a paz constrói caminhos e a guerra os destrói, deixando o homem à beira de abismos e sofrimentos infindáveis.

3 - Compreender que se está sempre a seguir alguém e sendo seguido no caminho da evolução moral e espiritual, portanto, não é melhor quem está caminhando à frente, ou quem está caminhando mais atrás, tudo é um caminho

(10)

só, vê-se melhor através do ângulo da compaixão e do amor. No final das contas, chegam primeiro à reta final do caminho da vida os grupos de pessoas que souberam segurar na mão do seu próximo com amor e sentimento de colaboração.

Fim.

(11)

Transformações

Onde você parou? Em que ponto da sua vida você se desanimou de continuar lutando? Você é daqueles(as) que contam as suas derrotas? Ou você é daqueles(as) que aprendem e se fortalecem com elas?

Não importa onde paramos, não importa se caímos, o que importa realmente é que é possível levantarmos novamente para recomeçar. Podemos recomeçar a sonhar, e com isso trocar o nosso cenário velho por um cenário novo.

Podemos transformar o nosso velho ser em um novo ser neste mesmo mundo que, mesmo cheio de desafios, nos dá a oportunidade de vivermos novos dias e de compormos novas histórias.

Podemos pegar o nosso “velho violão”, que é a nossa velha vida, e fazer dela

“nova canção”, uma nova vida. Reformulada, redirecionada e reconstruída.

Podemos seguir por novos caminhos e tomar novas decisões para que as coisas melhorem e possamos nos sentir mais valorizados e produtivos.

Podemos fazer novas escolhas e dar novos rumos para as coisas velhas que estão em nossa vida nos impedindo de sermos felizes.

Se não for possível reformular nossas velhas ideias dentro de um contexto que nos deixará mais felizes, então busquemos forças nos novos projetos, nas novas ideias que poderão nos redirecionar a realizações mais satisfatórias.

Temos que levar no coração a sede de mudança, sem perder a essência da própria origem.

Na simplicidade dos momentos que eu vivo, eu sempre encontro razão suficiente para não desanimar diante das dificuldades da vida.

Fim.

(12)

Construir para o benefício de outros

Tudo que construirmos enquanto estamos na vida, é construído com o objetivo de servir para o benefício de outras pessoas, porque ao final das contas, esse é o destino do homem na Terra -construir para deixar para alguém. Não há dúvida quanto a isso, basta ver que, quando alguém se apega demais a algo que construiu, acaba perdendo-o depressa.

As grandes riquezas naturais da Terra, tais como o oxigênio, as florestas, a água, o sol, o mar, as montanhas etc.., não nasceram do acaso, alguém construiu tudo isso! Alguém preparou todo esse império! E esse alguém, nós o chamamos de DEUS. Ele construiu tudo isso e deixou para que o homem pudesse se beneficiar desse império! O que infelizmente, o homem não sabe usufruir sem destruí-lo.

Da mesma forma são as coisas que construímos, nós as fazemos para que outros sejam beneficiários de nossas obras. É por isso que não podemos nos apegar em demasia aos bens materiais, e nem brigarmos com o mundo inteiro por causa deles, pois todos os bens terrenos apenas passam pelas nossas mãos, eles não permanecerão para sempre sob o nosso domínio. Sabe aquela brincadeira de criança em que a gente recebe um anel em nossas mãos, e quem nos entrega diz assim, "guarde o meu anel bem guardadinho", e você não pode permanecer com o anel? Você não pode segura-lo com você! Precisa passar o anel para outra pessoa que está do seu lado, porque isso faz parte da brincadeira. E aquele que recebe o anel de suas mãos, terá também que passar o anel adiante...

Na vida também é assim, chega um momento em que você não poderá mais ficar com as joias valiosas de sua vida, com as obras que você construiu, com os sonhos que você os fez realidade, com as suas conquistas suadas, com os filhos que você educou com muito amor e dedicação, com as suas empresas, etc...

(13)

Com o passar do tempo, outros levarão tudo de você. Outros farão uso do que você construiu por uma vida inteira. E você terá que 'passar o anel adiante', e seguir o seu destino humano, sendo levado por uma força extraordinária que você desconhece a origem, mas que no fundo você sabe que, o espírito do homem é eterno e imortal. Ele é um construtor de obras na imensidão do cosmos.

O espírito do homem não estaciona nas moradas provisórias que ele ocupa para o seu progresso, porque ele tem pleno conhecimento e convicção de que elas são apenas escolas que lhe serve para torna-lo mais sábio e mais equilibrado enquanto participante de um projeto universal grandioso.

Fim.

(14)

Maturidade

Amadurecer dói, e assumir as próprias escolhas também dói, porque é mesmo difícil enfrentar as barreiras do mundo sozinho.

Os seres humanos não são diferentes das aves. As aves nascem frágeis, passam boa parte de sua vida na dependência da ave mãe, e quando estão prontos para alçar voo, eles tremulam de medo, seus coraçõezinhos estremecem pelo fato de ter que seguir sem a proteção da ave mãe.

A ave mãe prepara seus filhotes para voar e ir viver a sua própria história, eles não devem ficar velhos no ninho, é preciso que aprendam a conquistar o seu lugar, o seu alimento, e o seu horizonte. E quando chega o tempo oportuno, a ave mãe abandona o ninho, para que seus filhotes alcem o voo da liberdade e da maioridade, para assim, construírem a sua história. Da mesma maneira são os "filhos", que a vida entrega a uma "mãe" provisória, para que ela lhes ensine a caminhar, e lhes ensine os valores da vida. Assim também os "pupilos", os

"discípulos", que a vida entrega a um "mestre", para que ele lhes ensine a ter maturidade, e a valorizar os seus sonhos, para que ele lhes induza a buscar o seu espaço na vida, sem medo, com a coragem de um lutador(a).

Existem filhos que envelhecem e não vivem a própria vida e, nem mesmo conseguem sonhar os próprios sonhos, porque as mães não lhes ensinou a caminhar sozinhos.

Existem pupilos e discípulos que se tornam dependentes demais de seu mestre, e quando encerra-se o tempo do treinamento, não aceitam se desgarrar, porque a separação dói, deixar de depender de quem esteve sempre à frente das decisões dói, por isso muitos pupilos querem viver para sempre ao lado do mestre, mas o mestre precisa que o pupilo siga seu caminho, porque existem outros pupilos em iniciação na escola da sabedoria.

Chega um momento em que, querendo ou não, é preciso se desgarrar e caminhar com as próprias pernas, assumir suas decisões com segurança e fé em suas escolhas, sem medo, sabendo que todos, tanto mestres quantos discípulos, tanto os pais quanto seus filhos, estão sob o mesmo jugo da vida.

Fim.

(15)

O Amor (Love)

Ainda que o tempo leve a nossa juventude, o amor jamais envelhecerá.

Ele será para nós um reforço, um esteio seguro diante das tempestades do mundo. Ele será a ponte que nos conduzirá rumo a eternidade.

Nenhuma alma pode sobreviver sem o amor, nenhum sonho pode ser construído sem ele, e é através dele, que todas as coisas se realizam.

O amor faz germinar e faz crescer, e este mesmo amor, faz com que o mundo sobreviva às intempéries do existir. É ele, a energia que guia cada indivíduo e os faz evoluir.

O amor é o guidão do barco que nos levará pelo mar das adversidades.

O amor é a corda que temos para nos agarrar em meio ao vento forte das dificuldades.

O amor é tudo de que precisamos para atravessar os desertos da existência. É a brisa suave nos dias afetados com o calor da indiferença.

O amor é o que tornará, eu e você, participantes da eternidade. Será ele, junto a nós, a abrir os portões do céu, quando chegar o momento de adentrarmos a morada eterna.

O amor é o que faz você e eu, desejar o melhor da vida, desejar o sol mais brilhante, o mar mais calmo, e o céu mais azul. E é ele, quem provoca em nossos lábios, uma vontade imensa de sorrir, e um louco desejo de sobrevoar as montanhas.

O amor é esta companhia adorável, que às vezes se faz de cego, para não me deixar ver os teus defeitos, e nem te deixar ver os meus.

O amor é este laço colorido que nos enfeita e nos deixa belos para sermos abraçados pela vida.

Fim.

(16)

Daqui a pouco...

O tempo não espera pela mudança ou transformação de ninguém. O tempo vai, desgovernado, sem esperar pelas decisões humanas.

Daqui a pouco não se terá mais tempo de ser abraçado e beijado por aquela pessoa a quem se amou a vida inteira, porque a própria vida se finda em algum momento, e a morte é o único destino que não se pode mudar, porque ela é um fato na vida de todo ser que vive neste mundo.

Daqui a pouco já não existirão as possibilidades de se perceber que poderia ter dado um pouco mais de atenção para aquelas mensagens carinhosas recebidas, por aquele olhar mendigando um pouco de amor.

Daqui a pouco tudo se acaba, se finda, e não haverá mais tempo de ouvir aquela voz que tanto se desprezou, aquela face que tanto se evitou olhar, por falta de sensibilidade e amor.

Daqui a pouco já não se encontrará mais aqueles olhos pedintes que mendigavam o seu amor, aquela pessoa que tanto se deu indiferença, sem saber que ela só queria um pouco de carinho e afeto.

Daqui a pouco será tarde demais para tentar enxergar o melhor que havia naqueles que durante a vida toda nos admiraram e nos amaram com toda a força que tinham em seu coração.

Daqui a pouco será o fim de tudo... dos sonhos de uma vida inteira. E para muitas pessoas, daqui a pouco já não haverá mais primavera, nem verão, nem inverno, nem outono, porque o tempo levará delas, todas estas coisas.

Sim. É verdade. O tempo nos leva embora para algum lugar na invisibilidade de uma existência misteriosa, da qual nada sabemos ou conhecemos.

Daqui a pouco, todo o orgulho e toda vaidade, não terá sentido algum, porque se dissolverá, e restará apenas uma inquietude na alma.

Daqui a pouco, talvez ainda haja segundos de tempo para uma meditação e uma compreensão de que os valores deste mundo não são os mesmos valores da alma.

(17)

E talvez, ainda se encontre uma maneira de abrir os olhos, e de ser realmente alguém que encontre a capacidade de ver o outro, e de ouvir o aceno do outro que pede amor.

Fim.

(18)

Pessoas

Neste mundo encontramos todos os tipos de pessoas pelos caminhos da nossa vida.

Existem pessoas que estão sempre floridas, e até parece que a estação da primavera nunca se acaba para elas, você olha nelas e parece ver flores em seus olhos. Quem tem pessoas floridas perto de si está sempre respirando o perfume da primavera. A alegria é constante.

Existem pessoas que estão sempre nubladas, e mesmo estando debaixo do sol, parece que nunca faz sol dentro delas, tudo é escuro e triste, são pessoas fúnebres, que estão sempre anunciando mortes, reclamando da sorte, e cobrando afetos. Ter pessoas nubladas perto de si, é viver o tempo todo numa estação fúnebre, pois não se consegue ver luz nestas pessoas, só se vê nuvens escuras e baixo astral nelas.

Existem pessoas tão ensolaradas, que, até seus sorrisos são raios se projetando para todo o lado, e estar perto destas pessoas faz um bem enorme, pois tudo é mais claro e positivo. Estar perto de pessoas portadoras de luz, é ter a oportunidade de enxergar os caminhos por onde se anda, é ter companhias que agregam positividade e bem estar.

Existem pessoas que são sempre geladas e sem nenhuma expressão, são pessoas que vivem por viver, e estão sempre procurando razões para culpar os outros pela infelicidade delas. Estas pessoas vivem o tempo todo no inverno de sua existência, e não vale a pena tentar levar um pouco de sol para elas, pois corre-se o risco de afetar-se também com sua frieza de espírito.

Existem pessoas que são um paradoxo da existencialidade humana, você diz uma coisa para elas, e elas entendem o contrário, são pessoas que estão sempre do lado oposto das situações e opiniões.

Existem pessoas que quer e não quer, dão um passo adiante, e logo em seguida dão dois passos para traz, são os indecisos por natureza, são pessoas que não vale a pena investimento, pois não haverá nenhuma garantia de progresso.

(19)

Existem pessoas que, para ferirem outros, são capazes das piores atitudes, e passam por cima até do bom senso, chegando mesmo ao cume do ridículo. Não vale a pena ter convivência com este tipo de pessoa, pois corre-se o risco de também cair-se em situações feias e escandalosas.

Existem pessoas que vale a pena investir tempo e sentimento, porque são pessoas com capacidade de evolução e progresso, são pessoas que refletem luz através de seus olhos, e sabedoria através de suas ações. E se algum dia ficarem nubladas, logo o sol voltará a brilhar dentro delas, e a primavera novamente as cobrirá de flores. São pessoas que possuem almas perfumadas.

Fim.

(20)

Quando a esperança é apenas um risco no horizonte

Há aqueles que creem apenas no visível, e há os que creem no impossível. Estes últimos ouvem a voz do coração.

Existem ainda aqueles que veem um risco no horizonte, e através dele constroem um caminho para alcançar seus sonhos. O risco lhes serve como uma indicação, uma possibilidade.

Nenhuma pessoa é privada de esperança. Nenhuma vida é privada de sonhos. A esperança é para todos, os sonhos também. Mas algumas pessoas sonham muito tímidas, não veem seus sonhos como uma possibilidade, mas apenas como um rascunho quase apagado, desenhado na folha do pensamento.

O que define o tamanho da esperança de uma pessoa é o grau de fé e motivação que ela porta em seu coração.

Quando a esperança é apenas um risco no horizonte, e, no entanto, o olhar de quem o está vendo está cheio de fé e de motivação, logo esse risco se transformará num caminho e numa direção.

Um risco no horizonte é fonte de inspiração para alguns, mas também é de nenhuma significância para outros.

Um homem constrói castelos através dos sinais que a vida lhe dá, por ser um atento observador, cheio de esperança no coração e muita fé, ele acredita no que vê.

Já outros, lamentam seus sonhos frágeis, culpa o destino, o tempo, as pedras, e não conseguem compreender, que eles carregam em seus olhos uma venda que poderia ser removida com apenas um pouco de esperança.

Fim.

(21)

Que bom estarmos juntos!

Que bom estarmos juntos nesta peça extraordinária chamada vida!

Estamos, sem dúvida, fazendo uma grande e real atuação. Sem medo, buscando fazer a melhor apresentação de um trabalho que nos levará a um aperfeiçoamento, ao melhoramento de nossa estrutura na esfera da existência.

A cada ruga na face uma vitória que merece um brinde de comemoração!

E cada erro, a força de recomeçar e fazer tudo outra vez, sem deixar intimidar- se pelo medo, ou qualquer outra barreira.

Uma luta depois da outra, e um dia depois do outro, mas sempre no caminho, construindo nossas obras, elaborando nossas novas ações para a nossa melhor obra.

Desistir? Jamais! O nosso nome é persistência! E o nosso sobrenome é recomeço! Se é preciso recomeçar do zero, porque não recomeçar? Se estamos ainda no palco da existência, então ainda dá tempo de fazer o melhor que podemos, para que nos registros da nossa vida, conste que nunca desistimos, que fomos até o final com nossas missões.

Existir é se construir sempre, se reconstruir quando necessário, mudar as peças de lugar, vestir outros personagens se preciso for, e só deixar o palco depois da certeza do dever cumprido. Se as forças diminuírem, façamos peças mais suaves no palco da vida, ela permite isso, que troquemos nossos papéis quando for necessário uma adaptação. Não existe papel de menor relevância, todos são importantes na constituição do mundo, mas a própria vida vai nos inserindo em papéis que se adaptam à nossa realidade, e que se encaixe com nossas possibilidades de desempenhá-los bem. Assim, todos, estamos juntos e somos mais, bem mais, que uma simples história de ficção, somos seres reais, vivendo nossas realidades, sendo heróis de nós mesmos, vencendo nossas próprias batalhas e medos, vencendo nossas fraquezas, sendo gigantes montanhas na construção de mundo melhor.

Fim.

(22)

Quem é seu amigo?

O seu amigo é aquela pessoa sempre presente nos momentos difíceis que você atravessa. Nos caminhos áridos da vida ele te oferece uma mão, uma ajuda, um pão, para alimentar você caso sinta fome.

O seu amigo de verdade não é aquele que curte esporadicamente uma postagem sua em suas redes sociais, ao contrário, ele pega o telefone e liga para saber como andam as coisas da sua parte, como está a sua saúde, se está indo bem no trabalho, se está construindo algo de bom.

O seu amigo é aquele que te faz uma crítica construtiva, quando você precisa se dar conta de que está fazendo alguma coisa de forma errada. E quando você está tomando decisões equivocadas, ele te aponta os contras, e isso não quer dizer que ele está metendo o nariz onde não é chamado, o que ele está fazendo, é jogando luz nas trevas dos seus pensamentos prejudiciais à sua vida.

O seu amigo é aquele que você vê o rosto dele, ouve a sua voz, e muitas vezes, caminha junto com ele, confraternizando e compartilhando vivências e experiências.

O seu amigo é aquela pessoa em quem você pode confiar e contar com ela nas fases difíceis da sua vida.

Ouvir uma voz sábia e sentir o apoio de um amigo, é receber a força necessária para ir à luta e não se deixar derrotar nos momentos mais árduos do viver.

Fim.

(23)

Temos pressa

Todos os dias temos pressa! Corremos tanto, e por tudo! É uma verdadeira maratona o cotidiano humano.

Sobreviver nestes tempos modernos e atuais é quase que estar constantemente disputando uma olimpíada. Estes são os tempos de quem tem mais ousadia para lutar pelo que quer, e de quem chega primeiro aos objetos de conquistas.

Aquela história linda que diz que os últimos serão os primeiros, parece não se aplicar a esta humanidade atleta. Porque toda esta geração segue o ritmo frenético das disputas. São disputas que se aplicam a tudo; é um leito no hospital, seja para trazer mais um membro humano ao mundo, ou mesmo, tratar da própria saúde; é uma sofrida disputa por uma vaga na Universidade para ter a chance de se tornar mais um profissional, a disputar ainda um posto no mercado de trabalho; é a espera em uma fila enorme no Banco, para se conseguir financiar uma casa pra morar e construir uma família; e ainda, é uma incansável busca pela alma gêmea em meio a uma multidão de outros perdidos, que também estão buscando a chance de construir a sonhada família.

Às vezes paramos um pouco e estacionamos nossas pressas debaixo de uma árvore, e nos permitimos meditar um pouco sobre toda esta freneticidade...

Para quê tanta pressa afinal? Qual é a verdadeira necessidade de tanta correria na vida, se nem mesmo temos a consciência do porquê de tudo isso? Sabe aquela historinha “de onde vim e para onde vou? Ninguém sabe não é mesmo?

Se olharmos atentamente para a correria das formigas, vamos perceber que não somos tão diferentes delas. Elas correm obstinadas pelas trilhas que elas mesmas constroem. Vão e voltam sem parar, uma hora carregando alguma coisa, outra hora de mãos vazias. E não sabem também porque fazem isso! É apenas o seu instinto de sobrevivência! Assim também nós, não sabemos a real razão de fazermos tantas coisas! Mesmo sem parar pra tentar entender o mecanismo da nossa existência, nós vamos seguindo as nossas trilhas, assim como as formigas, seguindo um instinto.

Fim.

(24)

Um dia a gente se depara com o amor

Um dia a gente se depara com o amor, um amor que chega para nunca mais partir, um amor que entra no coração da gente e faz dele sua a morada para sempre. E não importam os protocolos ou os julgamentos sociais, porque o amor verdadeiro não se deixa intimidar com estas coisas. O amor verdadeiro tem a sua origem no plano celeste, onde todos os anjos se tornam seus guardiães e protetores.

Quando encontramos aquela pessoa que nos completa, parece que todas as experiências do passado vividas com outras pessoas não eram o amor de verdade, e sentimos como se nunca tivéssemos amado de verdade na vida.

Quando encontramos a nossa alma gêmea, percebemos que ela nos completa em tudo. Os dias até parecem mais belos, o sol mais brilhante, a natureza parece refletir mais beleza e encanto, e até o voo de uma borboleta se mostra tão encantador diante do nosso olhar!

O amor é o que nos move e nos faz sonhar e desejar um futuro melhor. É o que nos dá força e coragem para empreendermos novas coisas, e construirmos novas histórias.

Sem amor a vida não tem nenhum sentido, por mais que tenhamos riquezas e muitas amizades, se não temos ao nosso lado aquela pessoa que o nosso coração escolheu para amar, então nada que esteja fora, por mais valioso que seja, não terá nenhuma importância.

O amor une duas pessoas mesmo que seus corpos estejam a milhas de distância um do outro, pois o amor verdadeiro vem da alma para o coração, e não do corpo para o coração.

Fim.

(25)

As transformações que a vida nos leva a viver

Estamos sempre nos transformando, a própria vida nos leva a essa transformação, nos força a essa transformação. Os cenários mudam. Às vezes a música é a mesma, mas os cenários não. Os cenários são outros. E estando em outros cenários, os pensamentos também se transformam. Então, ouvindo uma música que antes te causava tristeza, no novo cenário ela te promove uma alegria, e uma diversidade de sentimentos e novos pensamentos brotam dentro da mente.

Não se perturbe com as dificuldades do caminho, não se deixe amedrontar pelos novos caminhos que a vida lhe apresenta. Siga em frente!

Você não sabe quais são os desígnios de Deus para a sua vida, e Ele é um Pai muito amoroso e todas as transformações que Ele nos faz viver são para o nosso melhoramento humano.

Muitas pessoas costumam dizer: Somos nós que fazemos o nosso destino! - mas esta afirmação não se aplica a todas as nossas experiências!

Sabem porquê? Porque há experiências que a vida nos obriga a viver, e mesmo que tentemos fugir delas buscando outros caminhos, em algum momento a própria vida nos confrontará com elas, e eu chamo esse agir da vida de, destino!

Estamos todos atravessando os desertos áridos da vida. E nesta caminhada deserto afora, encontramos pequenos oásis de alegria. Nem tudo é sofrer, nem tudo é festa, mas ambos, deserto e oásis, nos ajudam a nos tornarmos mais fortes e mais corajosos. A vitória final se alcança com o equilíbrio entre as duas experiências.

Viver é estar constantemente desafiado pelo instinto de sobrevivência. Ou você se prepara para enfrentar os desafios da sua vida com sabedoria, ou eles irão pegar você despreparado. Não há como fugir deles. Preparar-se para encará-los de frente é a melhor alternativa, e também a mais sábia de todas.

(26)

Somos todos movidos por uma energia extraordinária que nos induz a caminhar, a seguir em frente, vivendo nossas realidades, árduas em alguns momentos, cheias de desafios sempre, mas com uma grande possibilidade de fazermos obras incríveis, de deixarmos nossa marca neste magnífico acontecimento, que é a vida.

Somos todos constituídos de uma matéria que o próprio mundo a reconhece e a estimula a se desenvolver e a aperfeiçoar-se.

Fim.

(27)

Um tempo para o silêncio

É no silêncio que ouvimos a voz da nossa intuição e mergulhamos na essência do nosso eu interno e ouvimos as nossas reais necessidades.

É no silêncio que descobrimos a importância de estarmos conectados com os reais valores da vida.

É no silêncio que ouvimos o som real da natureza de todas as coisas. O silêncio é um meio de encontrar um caminho de volta para as próprias raízes.

O silêncio é fundamental para um encontro de si mesmo e para o fortalecimento das nossas estruturas físicas.

Quando buscamos lugares silenciosos, a nossa audição se torna mais afinada, e ouve o que normalmente não ouviríamos se estivéssemos em meio ao barulho cotidiano da sonoridade do mundo, provocado por pessoas conversando, automóveis e seus motores, música, etc.

Tudo precisa ter uma medida justa para não perturbar e danificar as nossas estruturas físicas e emocionais.

O silêncio e o barulho precisam estar em conformidade com a nossa capacidade de gerir e suportar sem que percamos o nosso equilíbrio vital.

É no silêncio que temos as melhores ideias e tomamos as decisões mais acertadas, porque é mergulhado no silêncio que meditamos melhor a razão e a necessidade das coisas.

"A palavra é prata, mas o silêncio é de ouro."

Fim.

(28)

Coragem, uma mão amiga que te guia

O que faz um ser humano crescer e construir os seus sonhos é exatamente a sua determinação positiva e corajosa diante da vida. É preciso gostar de viver para se tornar o autor de muitas obras de valor.

A vida também requer de nós, paixão, determinação, e uma porção enorme de fantasia. São das fantasias que já nasceram obras importantes para a humanidade. Alguém um dia fantasiou um objeto voador, e não é que ele saiu da fantasia e se tornou realidade! Fantasiar os sonhos é o começo de tudo.

A coragem é aquela mão amiga que segura a tua e caminha com você pelas linhas da tua história, pelos escritos do livro dos teus dias. Acredite! A coragem sempre andou de mãos dadas com você, em todos os momentos da tua vida.

Sabe porque alguns rios alcançam o mar? Porque são imensamente corajosos! Eles são capazes de enfrentar as pedras e desafiar as montanhas!

Eles são tão destemidos que constroem canais até debaixo da terra, para alcançarem o mar grandioso.

Ser corajoso é o primeiro mandamento da vida, acredito eu, porque para viver é preciso ter a coragem junto a si, caminhando lado a lado.

O mundo se apresenta muitas vezes cheio de desafios, e somente quem está de mãos dadas com a coragem conseguirá sobressair-se e seguir firme na construção de suas obras.

O caminho à frente é desconhecido, mas para um homem que gosta de viver e conhecer o novo, este caminho será realmente um novo desafio na sua vida. E se alguém disser a um homem corajoso que ele não deve seguir um determinado caminho que ele acredita ser valioso e importante na construção de seus sonhos, isto se tornará mais um incentivo do que um amedrontamento, porque o homem que caminha de mãos dadas com a coragem não espera que outros façam as coisas por ele, mas será ele mesmo a desbravar o desconhecido, injetando a luz em sua determinação, para escrever no livro da

(29)

sua vida a sua história de obras construídas durante a sua viagem pela esferas da vida.

Fim.

(30)

É preciso conhecer

Cada pessoa olha para o seu próximo através de seu próprio ângulo, e nesta visão cada um vê a seu próprio modo.

Ninguém pode julgar alguém sem nunca tê-lo visto de perto com os próprios olhos, sem nunca ter escutado suas palavras com os próprios ouvidos, e sem jamais ter conhecido a sua história de vida.

Antes de julgar alguém impróprio para o seu convívio social, conheça, converse, ouça a sua história de vida, ouça a voz desta pessoa, olhe em seus olhos, e dê a ela a oportunidade de se apresentar e mostrar quem ela é de verdade.

Todos os dias desprezamos pessoas de grande valor por não darmos a elas a chance de se apresentarem e de mostrarem quem realmente são.

E todos os dias, levando em consideração a indicação de terceiros mal intencionados, trazemos para o nosso meio social pessoas mascaradas de boas, pessoas que agem com grande má fé, e são realmente más.

Há um critério muito errado nas avaliações das pessoas - as aparências!

- e como todos também sabem muito bem - as aparências enganam.

As pessoas não trazem uma etiqueta na testa dizendo que são boas ou más, é preciso observá-las e conhecê-las, é preciso estar atento às suas amizades, ao seu comportamento diante de situações que lhes exijam solidariedade e fraternidade. Porque uma pessoa que não se move para levantar uma criança que cai e se machuca, ou, que não estende o seu braço para ajudar um idoso a atravessar uma rua movimentada, esta é realmente uma pessoa que não vale a pena ter por perto, pessoas assim não nos fazem bem.

As pessoas são como as árvores, é necessário conhecer suas raízes.

Algumas possuem raízes muito rasas e frágeis, outras, possuem raízes envenenadas, enquanto uma boa parcela delas possuem um raiz saudável e forte. É preciso fazer um bom reconhecimento das qualidades do ser humano assim como se faz ao reconhecer uma árvore de bons frutos e raiz forte.

Fim.

(31)

Escola da Vida

Na passagem pelo tempo, na Escola da Vida, vão restando apenas algumas memórias. Umas quase apagadas, outras, silenciadas.

Há aquelas memórias de grande importância, e há também as que, simplesmente foram instantes que se quer esquecer para sempre. Mas não existe memória pior do que as memórias das indiferenças recebidas de quem amamos na vida. Os anos vão passando por nós, mas estas memórias nunca se apagam completamente, principalmente quando você não compreendeu os motivos e as razões das indiferenças que recebeu.

Mas em todos os sentidos, as memórias possuem um significado - elas são as lições que um dia fizemos nesta enorme Escola da Vida.

Na Escola da Vida se você não for um bom aluno, aplicado, atencioso, sensível e obediente às suas Leis e às Leis da Natureza, você irá sofrer muito!

Porque, toda ação traz uma reação, é a Lei da Vida! Aqui no planeta Terra, as Leis da Vida não deixam passar nenhuma ação sem reação, o que vai retorna.

Por isso, seja bom, pratique o bem, faça boas ações, porque na Terra o que você lança para fora de si mesmo, retorna também a ti.

Às vezes eu choro quando as pessoas me magoam, mas depois eu penso, se elas estão me magoando, eu devo ter machucado alguém em algum momento da minha vida, porque estou recebendo do mesmo sentimento que doei pra alguém.

De um tempo para cá, eu estou prestando mais atenção em como me relaciono com as pessoas, tentando não machucá-las, porque já tenho chorado demais nessa vida, agora estou plantando sorrisos para colher sorrisos.

Quando nos damos conta de que o nosso sofrimento é resultado do que plantamos lá atrás, começamos a prestar mais atenção em nosso comportamento diante das pessoas e das coisas da vida.

Tudo precisa ser observado em nosso comportamento diante de outras vidas humanas - não adianta tratar a "pão de ló", com muito amor e carinho a uma pessoa exclusivamente e desprezar outras, ser indiferente a outras pessoas que nos dão sempre o melhor de si.

(32)

A gente costuma a canalizar nossos sentimentos em determinadas pessoas, e nos tornamos indiferentes às manifestações de amor e carinho de outras, deixamos de responder os afetos de tantas pessoas que nos querem bem e estão sempre nos ajudando de alguma forma, a atravessar os desertos da vida.

Quando estamos sofrendo por alguma pessoa ter nos maltratado, costumamos dizer – ah, o que eu fiz de errado? Dei o melhor de mim para esta criatura e fui tratado desta maneira por ela! – e esquecemos que tratamos bem tal pessoa, mas fizemos muito mal a outras pessoas! E a vida cobra até os últimos centavos dos nossos erros.

É preciso saber plantar bons sentimentos na Seara da Vida, e não plantar a indiferença e o silêncio, porque são sentimentos que ferem a alma das pessoas.

Imagine você falar com uma pessoa, perguntar a ela alguma coisa importante e ela não te responder, não olhar para você, e se comportar como se você não existisse no mundo! Se alguém fizesse isso com você, certamente você sofreria por ter sido ignorado, não é verdade? Quando damos um "Bom dia" para alguém e a pessoa não responde, dói muito! A gente se sente um ser humano sem nenhuma importância! É isso que a indiferença faz com as pessoas - sentir- se sem nenhuma importância.

Importante lembrar que a vida é regida por Leis Naturais e que precisamos observar essas leis para não sermos apanhados pela Lei do Retorno, que nada perdoa.

Todos nós estamos respirando da mesma atmosfera terrestre, e estudando na mesma escola - a Escola da Vida. É de suma importância nos comportarmos com as pessoas que passam pelo nosso caminho, de uma maneira que possamos evitar fazer com elas o que não gostaríamos que fizessem com nós mesmos.

Fim.

(33)

Narcisismo, o mal do século

Nos tempos arcaicos Narciso se admirava nas águas de um lago, ficava horas e horas na admiração de seu próprio semblante. Enquanto que, nos tempos atuais, as pessoas se admiram diante de um celular, de uma câmera digital, por horas e horas, selfie após selfie, num enamoramento de si mesmas.

As pessoas se admiram num lago de imagens refletidas através dos olhos de uma lente digital, que não reflete senão, a imagem faminta por atenção que está a admirar seus próprios reflexos.

Numa expectativa narcisista, todos esperam que tais reflexos próprios, atraiam do outro lado das redes virtuais que, outros olhos famintos lhes anunciem em alto e bom tom: você está lindo(a)! É a carência tão latente dos dias atuais, expondo a mísera solidão humana que corrói até as veias da alma que vive em constante busca de afirmação.

Talvez eu, você, e toda o resto da humanidade, sejamos mesmo feitos de uma constituição global de sentimentos, somos as tais poeiras estelares citadas pelos cientistas do espaço, compostas de uma mistura de quês e porquês, num fluido de matéria magnética, já que dentro de toda pessoa há uma estrela encarcerada pedindo para brilhar.

Ansiando por brilho, o ser humano confunde a liberdade com a necessidade. E falando uma língua considerada narcisista, porque fala por si mesmo com a intenção de ser ouvido e preenchido pela compreensão, o ser humano rasga o véu da razão, causando em si mesmo uma explosão de comportamentos na maioria das vezes pueris e desfocados.

Há uma falência de ponderação e firmeza nos pensamentos dos humanos dos tempos modernos, porque são na maioria passíveis de imediata mudança de decisão, são influenciáveis demais no que tange seus desejos e sonhos.

Há ainda uma facilidade em se transportar de um pensamento ao outro com a velocidade da luz. A firmeza e a constância de pensamentos não é um atributo próprio das últimas gerações. Todos estão sempre em busca de si

(34)

mesmas, mas ao mesmo tempo, seguindo a direção dos reflexos de uma sociedade confusa e narcisista.

Há uma esperança para a auto ponderação e a autoafirmação humana dentro dos contextos sociais que são comprovadamente narcisistas? É um questionamento intrigante e descomunal, já que o ser humano está cada vez mais inserido na liberdade de se expressar sem nenhum pudor ou auto avaliação prévia, não existe um direcionamento que lhe impulsione a ir a busca do autoconhecimento e da compreensão de sua própria completude existencial.

Fim.

(35)

O amadurecimento da personalidade humana

Um dia todos amadurecerão e conquistarão mais um degrau na escala evolutiva da vida humana. Esta é uma lei que se atribui a todos os homens da Terra. Amadureceremos na árvore da nossa vida, igual fruta em sua árvore mãe.

Com esse amadurecimento compreenderemos que o tempo relativo à nossa infância e juventude verdosa, terá sido um tempo que haverá passado sem que o tenhamos percebido, porque é tão bom viver que não nos damos conta do tic-tac do relógio do tempo.

O projeto humano existencial está contido no tempo ligado aos mistérios da alma, concebido como, o tempo da intenção da semente que se está a plantar. Depois vem a nossa infância humana, a outra parte de um tempo regado de sonhos, um tempo em que esperamos ansiosamente pela primavera da vida.

Passado este tempo, vem a juventude plena de flores, um tempo em que vivemos as expectativas dos frutos saudáveis.

Como todos os frutos que, ao amadurecerem apresentam as suas reais essências e sabores, nós também quando nos encontrarmos maduros, adquiriremos uma personalidade própria da nossa essência, enriquecida com todas as experiências que provamos ao longo das nossas primaveras vividas.

Nós apresentaremos as nossas reais bagagens de qualidades morais e intelectuais.

A partir deste amadurecimento vamos encontrando o sentido de todas as coisas em nossa vida, o sentido de todos os acontecimentos que nos envolveram ao longo da vida. Nos depararemos com uma personalidade já caracterizada com todos os atributos adquiridos durante o tempo das provações e das experiências próprias da existencialidade humana.

Ao longo de uma trajetória de vivências experimentadas, adquiriremos um pensamento consciente do real sentido da vida, e nos identificaremos como raça humana que segue uma escala evolutiva, e que vai se transformando, abrindo a mente, expandindo-a, levando-a a uma capacidade de enxergar a vida como um

(36)

todo, numa ampla visão universal, vendo como um cidadão do Universo, participante da vida terrena e da experiência humana.

Na Terra, o homem é um aprendiz que, desde o seu nascimento, começa a sua iniciação na escola da vida, para aprender os verdadeiros valores da alma, enriquecendo de sabedoria o espírito, essa chama que nunca morre, mas que permanece viva para sempre fazendo parte da materialidade do Universo.

Um homem ao adquirir sabedoria e pureza em sua alma, torna-se uma chama posta em ponto alto para iluminar outras multidões de homens que caminham às cegas pelas estradas da vida.

Fazendo a sua parte como cidadão portador da capacidade de amar e de praticar a generosidade, um homem que tenha adquirido o esclarecimento do sentido real da vida, torna-se o farol que dirige multidões de pessoas perdida pelos campos da existencialidade.

Ao alcançar a capacidade de se reconhecer farol no mundo, o homem compreende que na esfera da vida ele também é responsável pelo progresso dos que estão à sua volta, porque quem tem a luz não a tem somente para si, a luz de um homem ilumina também quem dele se aproxima.

Fim.

(37)

Hábitos saudáveis e vícios prejudiciais

Muitos afirmam que os olhos são a porta de entrada da alma, e por isso, é sábio não olhar para coisas que sujam a alma e a levam a um vício cada vez mais prejudicial, porque existem coisas no mundo que prendem e acorrentam maliciosamente.

No mundo existe um leque de diversidades de coisas que levam o homem a todo o tipo de vício maléfico. Cabe ao homem com o seu livre arbítrio, a escolha de fugir desses males, dessas coisas que farão a sua alma desmaiar e enfraquecer, acorrentada pelas coisas mundanas como; a nudez, o sexo depravado expostos tanto explicitamente quanto camuflado nas redes sociais e páginas diversas da internet, a droga com todo o seu leque expansivo de maleficências, estas coisas que são usadas exclusivamente para fins de satisfação do próprio corpo e da própria carne.

O mundo virtual está cheio de ofertas pornográficas e de todo o tipo de coisas prejudiciais para a alma humana. Existem aquelas pessoas que fazem um misto de postagens de nudez em meio a palavras bonitas que atraem, fazendo com que, aquele que irá debruçar os seus olhos sobre tais coisas, sejam confundidos quanto ao bem e ao mal, são as astúcias do demônio, que apresenta para a sua vítima a isca para pescá-lo, para depois mergulhá-lo em um mundo de escuridão e sofrimentos sem volta, sem retorno à luz da sabedoria divina que eleva a alma e o espírito.

Ao adentrar este mundo tão sombrio de satisfação da carne, dos desejos imorais e isentos de santidade, o homem vai perdendo a sua essência divina, ele vai destruindo o seu caminho para a libertação e salvação de sua alma.

Quando olhamos a beleza das montanhas inúmeras vezes, vamos adquirindo cada vez mais a necessidade de olhá-la e de senti-la de perto, e isso torna-se um hábito - ver as montanhas e ir até as montanhas, estar no meio delas, passa a ser algo saudável, para o corpo e para a mente.

(38)

Olhar o pôr do sol uma vez, duas vezes, três vezes... Torna-se também um hábito que faz bem para a alma - porque existem hábitos que não prejudicam a alma, mas a eleva para Deus, e você se sente mais perto Dele e sente a Sua presença em Suas criações - enquanto você aprende o hábito de apreciar as coisas de Deus você estará se aproximando cada dia mais da luz e da sabedoria divina, da elevação da tua alma, do crescimento e da evolução do teu espírito.

Não estamos no mundo para nos dedicarmos ao mal e da perdição do espírito, nós estamos no planeta Terra, exclusivamente em estado de aprendizado para a elevação do nosso espírito e aproximação de Deus. É esta aproximação do Criador que nos devolverá a paz de espírito e nos encherá da sabedoria divina.

Adquirir o hábito da leitura de bons conteúdos, do banho de mar, das caminhadas em meio a natureza, do cantar incessante das músicas saudáveis, da solidariedade para com os mais necessitados, e, principalmente, o hábito da oração, faz com que a nossa alma seja elevada para as grandes coisas de Deus.

É preciso compreender que o conhecimento adquirido no mundo deve ser sóbrio no que diz respeito ao que o ser humano irá comungar em sua mente, lembrando que a mente irá sempre se alimentar do que os olhos consumirem.

Se os olhos consomem a pornografia e a depravação moral, a mente(alma) irá aderir a tais malefícios, se tornando cada vez mais um escrava do mal que consome e destrói.

Evitar os vícios que dominam a mente é uma atitude em prol de uma vida mais saudável e centrada nas coisas importantes para o espírito.

Olhar a pornografia depravada uma vez, é o princípio da perdição da alma e de seu acorrentamento, porque a curiosidade se agarra aos olhos que viram a primeira vez, e os atormentará a verem duas vezes, três vezes, e logo virá a quinta, e, quando o indivíduo se der conta, já está envenenado por este vício malicioso que afetará sem piedade o seu equilíbrio moral e espiritual, fazendo com que tal vício atinja diretamente as estruturas de sua vida física no mundo.

Compreende-se por vício o "defeito ou imperfeição grave" da pessoa por determinado comportamento maléfico e prejudicial.

Compreende-se por hábito a "maneira permanente ou frequente de comportar-se; mania".

(39)

É sábio e inteligente que o homem em toda a sua natureza humana, afaste os seus olhos das coisas que não o ajudarão a crescer e a evoluir espiritualmente. Um homem de espírito fraco torna-se brinquedo nas sendas do mal, onde espíritos imundos de todo o tipo o atraem para a perdição.

A alma do homem é muito preciosa para Deus, no entanto, o Senhor não interfere nas decisões humanas, Ele deu a todos os homens o direito do livre arbítrio, da livre escolha, cabe ao próprio ser humano o comedimento e o cuidado na hora de fazer as suas escolhas na vida.

Fim.

(40)

Parentes pelo sangue e parentes pelo coração

Eu amo as pessoas que são puramente amor e puramente flor na vida daqueles que fazem parte de seu convívio.

Como é bom ter amigos de verdade, amigos que se tornam familiares, e familiares que se tornam amigos, ou que se tornam amores e até companheiros de uma vida inteira! Porque é bom estar do lado de quem tem uma boa energia, de quem procura sempre um motivo para sorrir e encantar-se.

Como é gratificante conviver com pessoas de alma boa, que traz serenidade para nossa vida! A gente acaba fazendo de alguns amigos, eternos familiares!

Há parentes pelo sangue que corre nas veias, que se comportam de forma estranha e malvada, a gente tem até medo de imaginar o que se passa pela cabeça deles, porque suas atitudes refletem profundos ataques gratuitos de maldade!

Eu cheguei a uma fase em que só quero perto de mim pessoas que tem a alma perfumada com aroma de carinho, de amor e de bondade.

Tenho elegido pessoas que não possuem o mesmo sangue que o meu para serem minha família, porque são pessoas que tenho amado e desejado a aproximação pelo bem que me fazem.

Tenho escutado tantas histórias sobre a proximidade entre as pessoas e sobre o afastamento. Às vezes nós nos afastamos de algumas pessoas ou de alguns parentes porque eles nos fazem muito mal, e nem tentamos explicar o nosso afastamento para estas pessoas porque certamente não nos compreenderiam, não entenderiam que elas foram prejudiciais para a nossa estabilidade emocional e psicológica.

Existem familiares tóxicos, assim como existem amigos tóxicos que nos fazem muito mal, são pessoas que prejudicam a nossa saúde emocional e nos deixam para baixo, de ânimo abatido.

(41)

Quando se fala em entendimento de linguagem, refere-se a uma linha de pensamento que se difere de uma mentalidade à outra. As pessoas falam e comungam do que experimentam, se elas não tem o conhecimento de determinada coisa, não adiantará falar com ela sobre tal coisa. Como você vai falar sobre o voo de uma espaçonave rumo a Marte com uma pessoa que só conhece um carro de passeio e no máximo a divisa do Estado em que ela vive!

Como você pode esperar compreensão e comunhão de ideias sobre a vida em outros planetas e em outras galáxias com uma pessoa que não acredita nem mesmo que a Terra seja redonda! Certamente, se você for tentar explicar ou falar para esta pessoa sobre uma viagem espacial que você intenta fazer para Marte ela, incrédula, irá te chamar de louco varrido e irá criticar as suas ideias.

Astronauta troca ideias com astronauta, e ambos se entenderão, porque estão falando uma mesma linguagem. Um poeta fala sobre poesia para almas poéticas, e ambos se entenderão.

Um coração cheio de amor, fala de amor a outro coração que sabe identificar o amor, pois quem não sabe o que o amor jamais o reconhecerá em qualquer pessoa ou qualquer coisa que veja em sua vida, porque tal coração é duro como as pedras e seco como os desertos da terra.

Eu gosto das pessoas doces, daquelas que provocam em mim sorrisos de felicidade. Não existe coisa mais linda do que estar rodeado de pessoas iluminadas que dividem a luz delas com você e te ajuda a sair das trevas da tristeza.

Ás vezes nos agarramos a sonhos muito altos para sairmos de um pântano depressivo e solitário, porque a gente precisa se agarrar ao que nos faz bem para podermos ver a luz e voltar a ter a alegria de viver. É triste ver pessoas que varrem a vida dos outros com críticas e pensamentos negativos. Há pessoas que buscam o tempo todo em você alguma coisa que elas possam usar para te fazer se sentir inferior e humilhado, são pessoas extremamente más que não conseguem amar nem a si mesmas, de suas bocas escorre veneno de áspide.

Eu gosto de pessoas que me fazem bem, e eu as elejo sim, como minha família, e isso é uma escolha minha, sou eu quem escolho quem eu quero do meu lado.

Referências

Documentos relacionados

No Anexo VI, a Administradora Judicial disponibiliza uma planilha comparativa entre o valor projetado e o valor realizado para o período, que aponta um valor desembolsado de

É importante mencionar que os resultados apresentados nos quadros anteriores refletem os impactos para cada cenário projetado sobre uma posição estática da carteira para os dias 31

Na América Latina a expectativa de vida é de 73,9 anos, segundo dados da Divisão de População das Nações Unidas, portanto, maior que a do Brasil.. Os continentes com

Apoio financeiro e não financeiro aos projetos socioeducativos dos estabelecimentos de educação pré -escolar da rede pública e solidária e do ensino básico e secundário da

„ Metabo Quick: permite a mudança rápida entre buchas de percussão SDS-Plus e buchas de aperto rápido para furar em madeira e metal.. „ 2 velocidades: para furar com precisão

3 — Constituem objectivos prioritários das áreas de intervenção específica a realização de acções para a recu- peração dos habitats naturais e da paisagem, a manutenção

novas artes da vida (e da morte): qualidade de vida, nova era, biomímese.. The

Para a realização da análise fatorial, utilizaram-se 37 variáveis (Tabela 1) produzidas para o estudo, o que inclui dados presentes no ambiente pedonal de três bairros da cidade