• Nenhum resultado encontrado

5. APLICAÇÃO DO MÉTODO: O CASO DA ESTAÇÃO DE METRÔ TERMINAL

5.2 APLICAÇÃO DO MÉTODO

5.2.3 Levantamento de dados

I. Determinação do local de aplicação do instrumento de pesquisa

A entrevista foi aplicada nos endereços sorteados, uma vez que o tamanho da mesma inviabilizava sua aplicação nos postos de combustível e nos pontos de ônibus. A aplicação do instrumento de pesquisa na estação de metrô também foi descartada, pois a amostra ficaria restrita apenas aos usuários desse modal, o que não seria representativo de toda população.

II . Identificação das residências a serem entrevistadas

A partir do banco de dados contendo todos os endereços dos domicílios da cidade de Samambaia disponibilizados pela CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal), pode-se identificar por comparação com um mapa da região, aqueles que pertenciam à área de influência da estação em estudo.

Em seguida, partiu-se para a seleção das residências a serem entrevistadas. Com auxílio do Software Microsoft Excel, todas as residências foram numeradas e, por meio da função ALEATORIOENTRE presente nesse software foi gerado aleatoriamente um número. A residência que possuir o número igual ao sorteado foi selecionada para aplicação do instrumento da pesquisa. Desta forma, foram sorteados 348 endereços para visita.

Como os moradores de uma mesma residência possuem características similares, em cada domicílio foi entrevistado somente um morador, totalizando assim, 348 entrevistas, normalmente aquele que atendia ao chamado da equipe de pesquisadores.

III. Determinação dos dias e horários de aplicação do instrumento de pesquisa

O instrumento de pesquisa foi aplicado nas seguintes datas: 19/05/2012, 20/05/2012, 26/05/2012, 27/05/2012, 02/06/2012 e 03/06/2012. Conforme se pode observar, optou-se pelos finais de semana devido à disponibilidade dos pesquisadores e a

110

facilidade de acesso aos entrevistados que trabalham e/ou estudam fora dos domicílios selecionados para entrevista durante os dias úteis. As pesquisas foram realizadas no período das 9h00 e 18h00, com intervalo para almoço. Optou-se por esse horário por considerar esse período propício para realização das entrevistas – maior chance de encontrar morador nos domicílios e evitar incômodos.

IV. Comunicação com o entrevistado – cartão postal

Para cada residência selecionada na entrevista, foi enviado um cartão postal a fim de esclarecer os objetivos da pesquisa e estabelecer um primeiro contato com o domicílio. Neste cartão, conforme se pode observar no Apêndice 05, ainda havia um contato, por meio do qual o morador da residência poderia esclarecer qualquer dúvida referente à pesquisa.

O cartão postal foi enviado oito dias antes do início da aplicação do instrumento de pesquisa, o que permitiu uma maior aproximação entre os pesquisadores e os entrevistados.

V. Ordenação e divisão dos endereços entre os pesquisadores de campo

No caso da área de influência da estação de metrô Terminal Samambaia, como a cidade possui uma sequência lógica nos endereços, a ordenação dos mesmos conforme sua proximidade foi uma tarefa simples. Após essa ordenação, os endereços a serem visitados foram divididos em grupos contendo cada um 15 domicílios. Dois pesquisadores de campo ficaram responsáveis por cada grupo. Ao término da aplicação de um grupo de entrevistas, os pesquisadores se dirigiam ao ponto de apoio à pesquisa localizado na área de influência para entregar o material referente às entrevistas já aplicadas e pegar um novo grupo a ser visitado com o coordenador da pesquisa.

111

VI. Aplicação do instrumento de pesquisa

A fim de obter resultados confiáveis, os pesquisadores envolvidos na aplicação do instrumento de pesquisa receberam um treinamento da coordenadora/supervisora da pesquisa composto por duas etapas. Na primeira etapa ocorreu um encontro presencial entre o coordenador e os pesquisadores de campo, onde foi apresentada pela coordenadora da pesquisa o objetivo da mesma, a forma de abordagem do entrevistado, o procedimento a ser adotado na condução da entrevista e no registro de respostas e a forma de encerramento da pesquisa. Durante esse treinamento, os pesquisadores de campo puderam sanar dúvidas no que tange à aplicação do instrumento de pesquisa.

A coordenadora/supervisora da pesquisa entregou para cada pesquisador de campo (responsável direto pela coleta de dados em campo) o número de seu telefone e o endereço do ponto de apoio localizado na área de influencia da estação Terminal Samambaia. Isso permitiu que os pesquisadores de campo entrassem em contato com o coordenador/supervisor da pesquisa quando sentissem necessidade, auxiliando, por exemplo, no esclarecimento de eventuais dúvidas ou problemas que surgirem durante a pesquisa.

Para a segunda etapa do treinamento, os pesquisadores de campo receberam um manual contendo as mesmas informações transmitidas na primeira fase. Isso serviu como um reforço na forma de condução da entrevista. Os pesquisadores de campo, ao lerem esse manual, puderam esclarecer alguma dúvida que surgiu após a primeira fase do treinamento. Além disso, foi recomendado que pesquisadores de campo levassem esse material durante as entrevistas, pois ele pode auxiliar na aplicação do instrumento de pesquisa.

Nos dias 19/05/2012, 20/05/2012, 26/05/2012, 27/05/2012, 02/06/2012 e 03/06/2012 os pesquisadores de campo se deslocaram até o ponto de apoio localizado em Samambaia as 9h00 para receber o material necessário à realização da pesquisa (entrevistas contendo os endereços a serem visitados, coletes, crachás, prancheta, lápis, caneta e borracha).

A coordenadora/supervisora da pesquisa ficou no ponto de apoio verificando o andamento da pesquisa, solucionando problemas e sanando dúvidas dos pesquisadores de campo. Além disso, a coordenadora ficou aguardando os pesquisadores de campo no ponto

112

de apoio para verificar se as entrevistas foram preenchidas corretamente (espaços destinados à resposta, respostas condizentes com as perguntas, etc.). Caso a coordenadora verificasse falhas no mesmo, as instruções de preenchimento do questionário eram repassadas e as eventuais dúvidas dos pesquisadores eram sanadas.

O número de domicílios visitados por cada entrevistador variou em função da disponibilidade de cada um em participar da pesquisa.

Conforme mencionado no instrumento de pesquisa, as entrevistas foram realizadas nos endereços sorteados. No entanto, quando não havia morador no momento da visita neste endereço, entrevistou-se um morador com idade entre 15 e 60 anos do primeiro domicílio à direita do sorteado que se dispôs a participar da pesquisa.

VII. Recursos Envolvidos

A fim de diminuir o tempo necessário para abarcar todos os endereços sorteados para visita e facilitar a localização dos endereços visitados utilizou-se GPSs (Global

Positioning System) e automóveis.

No que diz respeito aos recursos humanos, a pesquisa contou com a colaboração dos dez alunos e ex-alunos do Programa de Pós Graduação em Transporte da Universidade de Brasília dispostos a participar da pesquisa e de quatro alunos do curso de Transporte Urbano do Instituto Federal de Goiás.