• Nenhum resultado encontrado

4.3 DESCRIÇÃO DO MÉTODO

4.3.3 Levantamento de Dados

I. Determinação do local de aplicação do instrumento de pesquisa

Para determinar os locais de aplicação do instrumento de pesquisa foi necessária a realização de vários estudos piloto a fim de identificar o local mais apropriado para a coleta de dados. Entre os possíveis locais para aplicação do mesmo tem-se: domicílios, postos de combustível, proximidades da estação de metrô, pontos de ônibus, áreas comerciais pertencentes à região investigada, etc.

Foi possível observar nos estudos piloto que nos pontos de ônibus em várias ocasiões, quando o entrevistado estava respondendo o seu questionário, o ônibus que ele estava aguardando se aproxima do ponto e o entrevistado acabava deixando a entrevista incompleta. Sendo assim, percebeu-se que essa não era uma alternativa adequada para aplicação do instrumento de pesquisa nos pontos de ônibus, uma vez que informações necessárias para atender os objetivos deste trabalho seriam perdidas.

Durante os testes realizados avaliou-se também a possibilidade de aplicação do instrumento de pesquisa nas áreas comerciais da cidade. No entanto, observou-se que há uma grande quantidade de pessoas circulando na região que não residem na mesma. Isso aumentaria consideravelmente o tempo necessário para aplicação do instrumento de pesquisa.

Como o questionário é extenso, a dificuldade encontrada nos postos de combustível foi com relação à formação de filas. Dificilmente os proprietários dos postos permitiriam a aplicação de um questionário que gere transtornos desse tipo ao estabelecimento.

Nas proximidades das estações de metrô, o grande inconveniente encontrado diz respeito à limitação na amostra uma vez que serão entrevistados somente aqueles que utilizam a estação de metrô, deixando de entrevistar potenciais usuários (ciclistas, motoristas e usuários de outros modos de transporte público coletivo).

Nos domicílios, constatou-se a existência das seguintes dificuldades: maior tempo para aplicação dos instrumentos de pesquisa em função do deslocamento de um endereço

84

para outro, necessidade de mais recursos materiais (GPS) e humanos (pesquisadores de campo), e limitação com relação ao horário de aplicação da entrevista. Como muitos residentes da área de estudo trabalham nos dias úteis, observou-se que seria mais sensato aplicá-lo nos finais de semana. Porém, atentando a essas limitações constatou-se que há maior possibilidade do entrevistado responder o instrumento de pesquisa completamente.

Conforme pode ser visto, cada um dos possíveis locais de aplicação do instrumento de pesquisa possui vantagens e desvantagens que devem ser ponderadas na escolha do melhor local para aplicação do instrumento de pesquisa. No entanto, como um dos objetivos da tese é identificar a demanda por estacionamento de bicicleta dos atuais e potenciais usuários, e para isso é necessária a aplicação do instrumento de pesquisa, os testes indicaram que as entrevistas nos domicílios seria a melhor maneira de conseguir que o entrevistado respondesse completamente a entrevista. Assim, a amostra abarcou usuários de todas as modalidades de transporte que mesmo não utilizando bicicleta para viagens do tipo casa-trabalho e casa-escola, são potenciais usuários de bicicleta

II. Identificação das residências a serem entrevistadas

Para isso, é necessário contar com o apoio de alguma companhia de abastecimento de água ou energia que forneça seu banco de dados contendo todos os endereços da área de influência da estação em estudo. Nem sempre essas companhias terão os endereços separados conforme a divisão utilizada pelo censo (setores censitários). O pesquisador, então, deve confrontar o endereço com um mapa do local a fim de verificar quais deles estão inseridos na área em estudo.

Para garantir que a partir da amostra seja possível fazer inferência para a população da área de estudo, sugere-se que a seleção das residências entrevistadas seja realizada aleatoriamente, por meio de sorteio, em que cada residência da área em estudo tenha uma chance conhecida e igual de ser sorteada. Espera-se, com isso, que os diferentes grupos sociais, as diferentes opiniões presentes no grupo ou características individuais estejam presentes aproximadamente nas mesmas proporções da população.

Cada residência localizada na área de influencia deve receber um número único. Caso o número sorteado seja igual ao número dado à residência, um morador dessa

85

residência precisa ser entrevistado. Deve ser gerada aleatoriamente a quantidade de endereço a ser visitado equivalente à amostra.

Como os moradores de uma mesma residência possuem características similares, sugere-se que em cada domicílio seja entrevistado somente um morador.

III. Determinação dos dias e horários de aplicação do instrumento de pesquisa

As visitas devem ser realizadas em horários adequados. Como grande parcela da população passa a maior parte dos dias úteis fora do domicílio devido a atividades como trabalho e escola, propõe-se a aplicação dos questionários no horário noturno. Outra opção sugerida é nos feriados e finais de semana entre as 9h00 e 18h00 uma vez que a chance de encontrar os moradores selecionados aleatoriamente em suas residências é maior. O pesquisador deve levar em consideração na escolha da melhor opção para aplicar o instrumento de pesquisa a segurança do local.

IV. Comunicação com o entrevistado – cartão postal

Investigações que priorizem a informação do entrevistado exige uma aproximação do pesquisador com os entrevistados para que se estabeleça um contato, uma relação de confiança (Spindola e Santos, 2003). Para tal, sugere-se o envio de um cartão postal contendo os objetivos, o período em que ocorrerá a pesquisa e o contato do coordenador da pesquisa, como por exemplo, telefone, e-mail ou endereço. O contato permite que o entrevistado possa esclarecer eventual dúvida inerente à pesquisa antes do pesquisador ir ao endereço sorteado.

Os cartões devem ser enviados oito dias antes da aplicação do instrumento de pesquisa, pois os serviços postais demandam tempo para entregá-los. Se o pesquisador enviar os cartões postais próximo da data de visita, pode ocorrer das visitas aos domicílios ocorrerem antes do cartão postar chegar à residência. Com isso, o envio do cartão postal perderia sua função.

86

V. Ordenação e divisão dos endereços entre os pesquisadores de campo

Os endereços sorteados devem ser colocados em ordem de proximidade a fim de que os pesquisadores se desloquem o mínimo possível até os demais endereços a serem visitados. Para isso, sugere-se que todos os endereços sorteados sejam marcados em um mapa (e.g. Google Earth), pois assim é possível ordená-los de acordo com a proximidade entre eles. Cidades que possuem uma sequência lógica nos endereços não precisam de mapa para ordená-los. Seguindo essa sequência lógica é possível ordenar os endereços conforme a distância entre eles.

Após a ordenação dos endereços, recomenda-se dividi-los em grupos de 15. Assim, a área fica dividida em setores e cada grupo contendo dois pesquisadores fica responsável por estes 15 endereços. Caso algum grupo consiga terminar de aplicar as entrevistas, ele pode começar a aplicação das outras 15 entrevistas. Para tal, os pesquisadores devem se dirigir a um ponto de apoio localizado na região em estudo onde está o coordenador da pesquisa para entregar o material referente às entrevistas já aplicadas e pegar o novo grupo a ser visitado.

VI. Aplicação do instrumento de pesquisa

Diante da importância e complexidade da realização de pesquisas de campo, sua implementação requer um planejamento que assegure eficiência a fim de obter dados confiáveis. Sendo assim, com vistas à aplicação do instrumento corretamente, sugere-se antes de sua aplicação, realizar um treinamento com os pesquisadores de campo para minimizar erros, garantir uma coleta padronizada de dados e orientar esses pesquisadores quanto à maneira de agir diante de imprevistos. O preenchimento correto da entrevista é fundamental para que os objetivos da pesquisa sejam alcançados.

Esse treinamento deve ser realizado em duas etapas. A primeira consiste em um encontro presencial entre o coordenador e os pesquisadores de campo, onde é apresentado pelo coordenador da pesquisa o objetivo da mesma, a forma de abordagem do entrevistado, o procedimento a ser adotado na condução da entrevista e no registro de respostas e a forma de encerramento da pesquisa. Nesse momento são sanadas todas as dúvidas dos pesquisadores de campo.

87

O coordenador/supervisor da pesquisa deve entregar a cada pesquisador de campo (responsável direto pela coleta de dados em campo) o número de seu telefone e o endereço de um ponto de apoio, pois diante de alguma necessidade os pesquisadores de campo podem entrar em contato com o coordenador/supervisor da pesquisa. Além disso, esse contato pode auxiliar no esclarecimento de eventuais dúvidas ou problemas que surgirem durante a pesquisa.

A segunda etapa do treinamento consiste na leitura do manual contendo as mesmas informações mencionadas na primeira etapa do treinamento. Assim, os pesquisadores de campo terão, mais uma vez a oportunidade de rever a forma de condução da entrevista nos domicílios sorteados. Esse manual (Apêndice 2) deve ser lido pelo pesquisador de campo e levado durante a entrevista, pois pode auxiliar na aplicação do instrumento de pesquisa.

Os pesquisadores de campo devem se deslocar nos dias selecionados para aplicação do instrumento de pesquisa, até cada um dos locais especificados para visita e proceder conforme sugerido no manual.

Nos dias de aplicação da pesquisa, o coordenador/supervisor deve ficar disponível no ponto de apoio para distribuir e recolher o material (entrevistas contendo os endereços a serem visitados, coletes, crachás, prancheta, lápis, caneta e borracha) utilizado na pesquisa e verificar o andamento da pesquisa, solucionando problemas e dúvidas dos pesquisadores de campo. Além disso, após o final de cada grupo de entrevistas, o pesquisador de campo deve-se dirigir até o ponto de apoio para que o coordenador verifique se os questionários foram preenchidos corretamente (espaços destinados à resposta, respostas condizentes com as perguntas, etc.). A partir dessa checagem, pode ser necessário que o supervisor intervenha, corrigindo eventuais erros e evitando que o mesmo persista nos dias subsequentes à pesquisa.

Conforme mencionado no instrumento de pesquisa, as entrevistas devem ser realizadas nos endereços sorteados. No entanto, caso não exista morador no momento da entrevista neste endereço, recomenda-se entrevistar um morador com idade entre 15 e 60 anos do primeiro domicílio à direita do sorteado que se dispuser a participar da pesquisa.

88

VII. Recursos Envolvidos

A fim de diminuir o tempo necessário para abarcar todos os endereços sorteados para visita e facilitar a localização dos endereços a serem visitados, sugere-se que os pesquisadores contem com o apoio de GPSs (Global Positioning System) e automóveis. No entanto, nem sempre há disponibilidade de recursos que permitem o uso desses instrumentos.

No que concerne aos recursos humanos, isso vai depender da disponibilidade de recursos financeiros envolvidos e do tempo necessário para abarcar toda amostra.