• Nenhum resultado encontrado

Linha do Tempo da Mitologia Cthulhiana

No documento Um Sussurro Nas Trevas RPG (páginas 109-111)

Essa é uma linha do tempo dos eventos relacionados aos Grandes Antigos, aos Mitos de Cthulhu. Os eventos REAIS podem ser lidos em livros de história ou na Wikipédia. Nesse artigo teremos apenas os eventos relacionados aos Mitos de Cthulhu.

4,5 bilhões de anos atrás: a Terra é gelada, e Cthugha e seus servos Vampiros de Fogo chegam trazendo calor intenso, o que modifica a temperatura e os continentes começam a emergir.

2 bilhões de anos atrás: as Coisas Antigas chegam na Terra. Elas estabelecem sua primeira cidade submarina, no oceano antártico. Usando o material orgânico obtido no fundo do oceano, eles criam o primeiro Shoggoth, que o Livro de Eibon denomina de Ubbo-Sathla, para gerar seus servos Shoggoths. Alguns estudiosos acreditam que a criação de Ubbo-Sathla altera a transição da vida terrena de organismos anaeróbicos simples a complexas vidas respirando oxigênio respirando a vida. Assim, Ubbo-Sathla, em certo sentido, é a origem da vida na Terra como a conhecemos.

1 bilhão de anos atrás: as Coisas Antigas fazem uma trégua com Cthulhu e começam a trabalhar na superfície de uma cidade na Antártida Equatorial. 850 milhões de anos atrás: a Lua é formada a partir da separação de um pedaço da Terra. A catástrofe resultante mergulha R'lyeh no fundo do oceano, fazendo com que Cthulhu e sua cria fiquem em estado de dormência. Nos próximos 300 milhões de anos, as cidades das Coisas Antigas se deterioram, por causa das marés produzidas pela Lua.

750 milhões de anos atrás: os Pólipos Voadores vêm do Espaço para a Terra. Habitando sobre a massa de terra que se tornará a Austrália, eles constroem cidades de basalto. Encontram uma espécie de vegetal de grande porte, em forma de cone, e usam como alimento.

500 milhões de anos atrás: as Coisas Antigas constroem cidades onde será a África e a América do Sul, com postos avançados onde seria a Inglaterra.

485 milhões de anos atrás: As mentes da Grande Raça de Yith viajam no tempo e no espaço, e habitam os corpos cônicos das criaturas australianas. Esses Yithianos subjugam rapidamente os Pólipos Voadores, surpreendendo-os e aprisionando-os nos subterrâneos abobadados. Os Yithianos constroem cidades acima das prisões dos Pólipos.

450 milhões de anos atrás: os antigos fazem uma série de pesquisas e testes envolvendo biologia e genética, criando os seres vertebrados e outras formas de vida. 350 milhões de anos atrás: a formação da Pangeia cria o arquipélago de Mu, inclusive as ilhas K’naa Ponape, Yhe e R’lyeh. Grande Cthulhu e suas crias viajam para a Terra, vindos da estrela Xoth. Começa a guerra dele com as Coisas Antigas.

300 milhões de anos atrás: Cthugha e seus Vampiros de Fogo fogem da Terra, após um cataclismo. Alguns dos Grandes Antigos ficam aprisionados na Terra. 115 milhões de anos atrás: A civilização do Povo Serpente surge de forma fabulosa (criada por Yig, o pai das serpentes), na área de terra entre as atuai Europa e África, no atual Mar Mediterrâneo. Uma raça paralela de homens serpentes vai para o oriente, fundando a Cidade Sem Nome. As duas raças ofídicas podem ou não ser relacionadas. Estudiosos divergem quanto, a saber, se uma ou ambas são a primeira raça consciente a surgir na Terra, ou se elas são originárias de outro mundo.

150 milhões de anos atrás: Os Shoggots se revoltam contra as Coisas Antigas. Embora estas vençam, a guerra provoca uma extinção, pois a perda da raça de servos ocasiona o declínio da raça.

160 milhões de anos atrás: os Mi-Go (os fungos de Yuggoth) vem para a Terra, e estabelecem a sua colônia nas Montanhas Apalaches. Eles começam uma guerra contra as Coisas Antigas restantes na América do Sul e na África, mas como a desintegração da Pangéia, os centros das duas culturas se afastam, e diminuem as hostilidades.

150 milhões de anos atrás: as Coisas Antigas e os Yithianos travam uma grande guerra na faixa de terra entre a África e a Austrália.

70 milhões de anos atrás: a civilização do Povo Serpente começa a declinar, possivelmente devido às mesmas catástrofes climáticas e mudanças que matam dinossauros.

50 milhões de anos atrás: os Yithianos abandonam seus corpos cônicos e passam a habitar outros corpos, no futuro, muito tempo depois da extinção da humanidade. Com os Yithianos fora, os Pólipos Voadores fogem de suas prisões e exterminam os vegetais cônicos que eram usados como corpos pelos Yithianos.

5 milhões de anos atrás: as Coisas Antigas remanescem em duas cidades terrestres, uma na Antártida e outra na América do Sul. Sendo o planeta muito gelado, elas constroem sua cidade final, no oceano antártico. Se quaisquer das raças permanecem vivas no presente, esse é o local dos remanescentes. 3 milhões de anos atrás: pré-humanos na Groenlândia (referida em textos antigos como Hiperbórea) formam uma civilização primitiva, e idolatram Tsathogghua e suas Crias Sem Forma.

1,7 milhões de anos atrás: glaciação avançada extermina os pré-humanos na Groenlândia.

750.000 anos atrás: as semimísticas civilizações da Hiperbórea e Mhu-Thulan (na Groenlândia) são destruídas pela glaciação.

163.000 anos atrás: o continente de Mu, no oceano pacífico, naufraga, de acordo com alguns estudiosos. Outros alegam que foi muito depois.

10.000 anos atrás: lenda do rei bárbaro Kull, que governou o continente Thuriano, seguido pelo povo de Atlântida, Lemúria e Thuria, de acordo com alguns estudiosos.

11.000 anos atrás: adoradores dos Mythos levantam Acheron e Stygia nas atuais Europa Ocidental e África. 14.000 a 12.000 anos atrás: imersão de Mu, último continente do pacífico, de acordo com o Coronel James Churchward.

12.000 anos atrás: lendária civilização Hiboriana floresce. Reinado de Conan da Aquilônia.

11.500 anos atrás: outro cataclismo na Terra destrói as civilizações existentes, inclusive o restante dos atlantes ainda vivos.

3.300 anos atrás: Yog-Sothoth é liberto de sua prisão terrestre.

No documento Um Sussurro Nas Trevas RPG (páginas 109-111)