• Nenhum resultado encontrado

LISTA PURA DE QUESTÕES DE BANCAS DIVERSAS

No documento AULA 9 POSSE E PROPRIEDADE (páginas 50-55)

1. (FGV – BESC – Advogado – 2004) A "cláusula constituti", aposta nas escrituras definitivas de compra e venda de imóveis:

(A) é mera formalidade, consagrada pelo uso dos tabeliães. (B) transmite o domínio, nas escrituras.

(C) é usada para transmitir e exercer posse em nome alheio.

(D) significa que o vendedor deve responder pela evicção de direito. (E) significa que o comprador deve indenizar o vendedor em caso de evicção.

2. (FUNRIO – PROCURADOR – PREFEITURA DE MARICÁ – 2007) A aquisição por acessão, pode se dar, EXCETO por:

(A) formação de ilhas

(B) avulsão, por abandono de álveo (C) plantações ou construções (D) usucapião

(E) aluvião

3. (CESGRANRIO - PROCURADOR JURÍDICO – Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu – FENIG - 2005) A aquisição da propriedade de bens móveis pode ocorrer nos seguintes casos:

(A) aluvião e avulsão.

(B) usucapião e álveo abandonado. (C) especificação e avulsão.

(D) ocupação e aluvião.

4. (NCE – ADVOGADO – ELETRONORTE – 2006) A propriedade imóvel poderá ser adquirida por usucapião preenchidos os seguintes requisitos:

(A) possuir como seu, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, independentemente de título e boa-fé ou outro requisito; (B) possuir como seu, por dez anos, sem interrupção, nem oposição, independentemente de título e boa-fé ou outro requisito;

(C) possuir como seu, por cinco anos, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, independentemente de outro requisito;

(D) possuir como sua, área em zona rural de até cinqüenta hectares, por dez anos ininterruptamente e sem oposição, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural;

(E) possuir como sua, área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por dez anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a putilizando-arutilizando-a suutilizando-a morutilizando-adiutilizando-a ou de suutilizando-a futilizando-amíliutilizando-a, desde que não sejutilizando-a proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

5. (CESGRANRIO - DIREITO - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES – 2008) Consiste o usucapião em uma das hipóteses de perda da propriedade, nos termos do artigo 1.275 do Código Civil (Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002). Acerca de tal instituto, pode-se afirmar:

I - não se admite usucapião sobre coisas móveis; II - não se admite usucapião de imóvel público;

III - pode o locatário que detenha a coisa de forma contínua e pacífica por 15 anos requerer a declaração, por usucapião, de sua propriedade sobre o imóvel;

IV- apenas se admite usucapião nas situações em que o possuidor da coisa a detenha a justo título.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) I, apenas.

(B) II, apenas. (C) I e IV, apenas.

(D) II e III, apenas. (E) I, II, III e IV.

6. (CESGRANRIO - DIREITO - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES – 2006) De acordo com as disposições sobre o instituto da propriedade no Código Civil em vigor, assinale a afirmação correta.

(A) As faculdades de usar, gozar e dispor são inerentes à propriedade sobre o bem, porém, é vedado ao proprietário reaver a coisa em poder do possuidor, ainda que ilegítimo, tendo em vista a autonomia da posse em relação à propriedade.

(B) O Código Civil de 2002 caracterizou-se pelo alargamento dos prazos de efetivação do usucapião, consagrando a fundamentabilidade do direito de propriedade previsto no art. 5º da Constituição Federal. (C) Adquire a propriedade sobre bem imóvel, independente de justo título e boa-fé, aquele que durante 20 anos ininterruptos possui o imóvel como se fosse seu.

(D) É nula de pleno direito a promessa de compra e venda de bem imóvel não levada a registro público junto à matrícula do imóvel.

(E) São defesos ao proprietário os atos sobre o bem que não lhe trazem qualquer comodidade ou utilidade, praticados com intuito de prejudicar outrem.

7. (FCC - Pref. São Paulo/SP – Auditor Fiscal Tributário Municipal – 2007) O proprietário de um imóvel que planta árvores em seu terreno se tornará proprietário destas por

(A) acessão. (B) aluvião. (C) avulsão.

(D) especificação. (E) ocupação.

8. (FUNIVERSA – APEX - Consultor Pleno - 2006) Em relação as espécies de Usucapião, assinale a alternativa correta.

(A) Usucapião Ordinária e Extraordinária.

(B) Usucapião Ordinária, Especial Urbana ou Pró Moradia.

(C) Usucapião Extraordinária, Ordinária, Especial Urbana ou Pro moradia, Especial Rural ou Pro Labore.

(D) Usucapião Extraordinário, Ordinário e Pro Moradia. (E) Usucapião Especial Urbana ou Pro Moradia.

9. (FCC - Pref. São Paulo/SP – Auditor Fiscal Tributário Municipal – 2007) NÃO enseja a aquisição de propriedade de bem imóvel particular por usucapião, a posse contínua, ininterrupta e sem oposição, de

(A) qualquer bem imóvel, por 10 (dez) anos, com justo título e boa-fé. (B) qualquer bem imóvel, por 10 (dez) anos, independentemente de justo título e boa-fé.

(C) imóvel residencial do possuidor, por 10 (dez) anos, independentemente de justo título e boa-fé.

(D) imóvel urbano com até 250m2 (duzentos e cinqüenta metros quadrados) e que seja o único imóvel do possuidor, destinado a sua residência, por 5 (cinco) anos, independentemente de justo título e boa-fé.

(E) imóvel rural com até 50ha (cinqüenta hectares) e que seja o único imóvel do possuidor, destinado a sua residência e subsistência, por 5 (cinco) anos, independentemente de justo título e boa-fé.

10. (FCC - TRF 5ª - Analista Judiciário – Execução de Mandado – 2008) Adquire a propriedade de imóvel urbano com área de 500 metros quadrados, independentemente de título ou boa-fé, aquele que o possuir como seu e nele houver estabelecido a sua moradia habitual, sem interrupção, nem oposição, por, no mínimo,

(A) 5 anos. (B) 30 anos. (C) 20 anos.

(D) 15 anos. (E) 10 anos.

11. (FCC - CGJ/ES – Atividade Notarial e de Registro – 2007) Aquele que, não sendo proprietário de imóvel rural ou urbano, adquirirá a propriedade de área de terra em zona rural não superior a

(A) 30 hectares, que possua como sua, por no mínimo dez anos ininterruptos, sem oposição, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia.

(B) 30 hectares, que possua como sua, por no mínimo cinco anos ininterruptos, sem oposição, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia.

(C) 50 hectares, que possua como sua, por no mínimo cinco anos ininterruptos, sem oposição, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia.

(D) 50 hectares, que possua como sua, por no mínimo dez anos ininterruptos, sem oposição, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia.

(E) 100 hectares, que possua como sua, por no mínimo cinco anos ininterruptos, sem oposição, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia.

12. (CESGRANRIO – Procurador Jurídico – FENIG - 2005) A aquisição da propriedade de bens móveis pode ocorrer nos seguintes casos: (A) aluvião e avulsão.

(B) usucapião e álveo abandonado. (C) especificação e avulsão.

(D) ocupação e aluvião.

(E) ocupação e especificação.

13. (FCC - TCE-PB – Advogado – 2006) Paulo é proprietário de um sítio. Pedro é locatário desse imóvel. João é o caseiro. De acordo com o Código Civil brasileiro, Paulo, Pedro e João são considerados, respectivamente,

(A) possuidor direto, possuidor indireto e detentor. (B) possuidor indireto, possuidor direto e detentor. (C) possuidor indireto, detentor e possuidor direto. (D) possuidor direto, detentor e possuidor indireto. (E) detentor, possuidor indireto e possuidor direto.

GABARITO

1 C 2 D 3 E 4 A 5 B 6 E 7 A 8 C 9 B 10 E

No documento AULA 9 POSSE E PROPRIEDADE (páginas 50-55)

Documentos relacionados