• Nenhum resultado encontrado

Lista Resumida de Leituras obrigatórias Leitura #

No documento Química Ambiental (páginas 91-94)

Unidade IV Química e Poluição do Solo (25 hrs)

E) Conteúdo Iónico

XII. Lista Resumida de Leituras obrigatórias Leitura #

Poluição do ar e Reacções químicas na Atmosfera em “Comp-R-poluiçaodear” no CD acompanhante.

Resumo: Esta leitura proporciona principalmente uma discussão do problema de poluição do ar. Esta trata dos altos níveis típicos de fumaça e dióxido de enxofre que resultam da combustão de combustíveis fósseis que contêm enxofre. A principal ameaça para a poluição do ar provém de emissões do tráfego. Em todos os casos, excluindo piores situações, as fontes de poluente industrial e doméstico, em simultâneo com o seu impacto sobre a qualidade do ar, tendem a se manter estáveis ou melhorar com o passar do tempo. Porém, os problemas de poluição relacionados com o tráfico estão mundialmente aumentando.

Os principais poluentes produzidos ao nível industrial, doméstico e tráfego como: dióxido de enxofre, óxidos de nitrogénio, monóxido de carbono, partículas finas, ozono, micro poluentes tóxicos orgânicos, compostos orgânicos voláteis, etc. também estão proporcionados nesta fonte de leitura.

Razão: Esta leitura é escrita para lhe proporcionar uma discussão bastante detalhada sobre os principais poluentes do ar no ambiente e as várias reacções que estes poluentes sofrem. A leitura também proporciona a definição de chuva ácido e detalha como estes resultam. Discute a razão por que toda a água da chuva, até mesmo a água de chuva que provém de uma atmosfera não poluída é ácida.

Também se discute com detalhes a temperatura, pressão, e a variação da composição química das várias camadas da atmosfera.

Leitura #2

Natureza e Tipos de Poluentes da Água; “Comp-R-poluiçaoda água_edirectrizes WHO” no CD acompanhante.

Resumo: Esta leitura proporciona uma descrição dos principais poluentes da água. Com base na sua natureza, os principais poluentes da água são classificados como químicos, biológicos ou físicos que retiram a qualidade da água. Baseado no conjunto de perigos que eles apresentam, eles também são classificados em oito categorias: Produtos de Petróleo, Pesticidas e Herbicida, Metais Pesados, Desperdícios Perigosos, Excesso de matéria Orgânica, Sedimento, Organismos infecciosos e Poluentes térmicos. Uma breve discussão sobre cada uma das categorias pode ser vista nesta leitura.

A água, drenada pelas residências, centros de negócios e indústrias de uma comunidade depois de usada para vários propósitos é designada água residual. Inclui a água usada para lavar nossa roupa, nossa loiça, nossos alimentos como também água dos banheiros. Água residual não tratada é um potencial poluente para as superfícies, assim como para o solo e tem que ser tratada antes de ser liberta para os meios receptores.

Tratamento de água residual pode ser dividido em três categorias principais: • Purificação para uso doméstico

• Tratamento para aplicações industriais especializadas

• Tratamento para lhe tornar aceitável ao despejo ou à nova aplicação

Razão: Esta leitura proporciona-lhe definições da poluição de água e os parâmetros que descrevem a pureza da água. Apresenta breves descrições sobre a água residual e suas fontes, o método de tratamento da água residual antes de ser despejada no meio receptor. Um estudante de Química Ambiental deveria entender que a água para o consumo deve conter quantidades relativamente altas de alguns elementos (minerais) e nível de metais pesados e tóxico devem ser baixos. Também consta desta leitura, os limites de cada uma destas substâncias na água potável estabelecido pelo WHO.

Leitura #3

Dióxido de Carbono e Chuva Ácida, arquivo em pdf “Comp-R- acidezdaágua” no CD acompanhante.

Resumo: Água de superfície, água subterrânea ou água que existe em qualquer meio têm carácter ácido, neutro ou alcalino. A definição mais simples de acidez, pH, consta desta leitura. Neste caso, “acidez” está relacionada com a concentração de protões e o pH é definido como o logaritmo negativo de base 10 da concentração de iões hidrogénios na solução.

A dissolução do gás carbónico é conhecida como sendo a fonte mais comum da acidez da água. Este entra para a água através do equilíbrio atmosférico. O tratamento detalhado deste equilíbrio também consta da leitura.

O pH de uma corrente de água que não contém lodo será diferente daquela que contém lodo. Os valores de pH destes tipos de água podem ser calculados considerando os vários equilíbrios existentes na água. Nesta leitura há uma breve discussão sobre o cálculo de pH de tais correntes de água, aplicando a Lei de Henry.

A capacidade de uma corrente de água de neutralizar H+ é definida como sua alcalinidade.

É semelhante à capacidade tampão num meio alcalinidade mais alta, que é associado à habilidade de uma corrente de água de “ se saturar” em protões sem alterar o pH e é diferente de basicidade, que é directamente relacionada ao pH. Quanto mais alto for o pH, mais básico é a água.

Razão: O pH é um dos parâmetros que descreve a pureza da água. Porém, como estudante de química ambiental você precisa descrever as razões que estão por detrás do nível de acidez das correntes de água. Nesta condição, esta leitura é essencial, pois proporciona sumários, discussões claras sobre a principal fonte de acidez da água, o equilíbrio que existe nas correntes de água e que são responsáveis pela acidez desta. Também consta, de forma profunda, suficiente para o nível, a definição de alcalinidade que é um conceito importante para o entendimento dos efeitos da chuva ácida

Leitura #4

Química verde, Prevenindo a poluição, arquivo em pdf “QuímVerde” no CD acompanhante.

Resumo: A prevenção da poluição é indubitavelmente melhor que as medidas ou acções para remediar depois da poluição. A química verde é uma filosofia química que encoraja o processamento de produtos e processos que reduzem ou eliminam o uso e a geração de substâncias perigosas. É simplesmente declarado o uso de técnicas e metodologias químicas que reduzem ou eliminam o uso ou a geração de alimentos, produtos, subprodutos, solventes, reagente, etc., que são perigosos à saúde humana ou ambiental e maximizar a eficiência de qualquer escolha química.

A principal meta da Química Verde é reduzir e prevenir poluição na sua fonte. É assim, a química do futuro e a química de hoje.

Razão: Como estudante de química, você pode ser exigido a descrever o modo nobre para parar a poluição na sua fonte. Esta leitura proporciona-lhe algumas práticas amigas do ambiente, de síntese de algumas substâncias e outras práticas que não são amigas do ambiente e vice-versa. A leitura lhe dará uma perspicácia no empenho em relação à química para travar a poluição ambiental na sua fonte do que tentar procurar métodos para remediar depois da poluição.

No documento Química Ambiental (páginas 91-94)