• Nenhum resultado encontrado

3 PERCURSO METODOLÓGICO

3.2 LOCAL E PARTICIPANTES DO ESTUDO

Palmeira das Missões está localizada na região norte do Estado do Rio Grande do Sul, distante aproximadamente 372 quilômetros da capital, Porto Alegre. A população estimada para 2019 é de 33.303 habitantes. Os municípios que fazem divisa com Palmeira das Missões são Novo Barreiro (4.164 habitantes); São Pedro das Missões (2.009 habitantes); Boa Vista das Missões (2.098 habitantes); Condor (6.753 habitantes); Santo Augusto (13.885 habitantes); Coronel Bicaco (7.327 habitantes); Santa Barbara do Sul (7.994 habitantes); São José das Missões (2.537 habitantes); Dois Irmãos das Missões (2.026 habitantes); e Chapada (9.269 habitantes). Panambi, o maior município vizinho, tem 43.667 habitantes e situa-se a 48 km de

Palmeira das Missões (IBGE cidades, 2019). Atualmente, o município faz parte da microrregião (009) de Carazinho e é integrante do Conselho de Desenvolvimento da Região da Produção (CONDEPRO) e da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP) (PALMEIRA DAS MISSÕES, 2015). A Figura 1, indica a localização geográfica do município.

Figura 1- Localização geográfica do município de Palmeira das Missões

Fonte: Google (2019)

A área territorial do município é de 1.419,430 km². De acordo com a classificação do IBGE (2017b), Palmeira das Missões é uma Região Geográfica Imediata, o que remete a regiões estruturados de forma que o centro urbano atenda às necessidades imediatas da população, ou seja, é na cidade que os moradores buscam por serviços como educação, saúde, consumo de bens, alimentação. Destaca-se, também, que a maior parte da população, cerca de 86%, reside no centro urbano da cidade. Em relação a alguns indicadores, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,737 (IBGE, 2010a). Em relação de domicílios, 30,9% apresentam esgotamento sanitário adequado. A renda média da população ocupada é de 2,4 salários mínimos (IBGE cidades, 2017) 4.

A pesquisa foi realizada em área urbana, com 29 interlocutores sendo 19 deles consumidores (identificados como Consumidor 1 a 19), oito proprietários de estabelecimentos de comercialização de alimentos, um representante5 local de política e uma profissional da

saúde. Pela natureza qualitativa da pesquisa, não houve preocupação com a representatividade numérica de participantes, mas com o aprofundamento da compreensão dos participantes em relação aos fenômenos estudados. No Quadro 1, estão descritas as características dos interlocutores consumidores.

4 Renda média equivale a 2,4 salários de acordo com o IBGE cidades (2017), para os moradores do município. 5 Optou-se por identificar o interlocutor como Representante local de política como garantia de anonimato.

Quadro 1 – Caracterização dos consumidores participantes da pesquisa, Palmeira das Missões, RS, 2019

Interlocutor Idade Ocupação Renda familiar Bairro

Moradia Arranjo familiar Consumidora 1 55 Aposentada e Empresária 10 salários Vila Velha

Casada, mora com o esposo

Tem uma funcionária em casa

Consumidora 2 55 Funcionária Pública

7 salários Centro Casada, mora com esposo, filha e irmão Consumidora 3 60 Funcionária pública aposentada 7 salários Vila Pinto

Casada, mora com esposo, filha e genro

Tem uma funcionária em casa

Consumidora 4 51 Empregada 1 salário Bairro

Fatima

Solteira, mora com a filha

Consumidora 5 39 Funcionária pública

7 salários Amaral Casada, mora com esposo e filha

Consumidor 6 35 Empregada 20 salários Centro Casada, mora com o

esposo e filho

Tem uma funcionária em casa

Consumidora 7 37 Funcionária Pública

+10 salários Centro Casada, mora com esposo e filhos

Tem duas funcionárias em casa

Consumidor 8 38 Autônomo e

produtor rural

+10 salários Centro Mora sozinho, não tem filhos

Consumidora 9 54 Autônoma 2 – 4 salários Vila

Pinto

Casada, mora com esposo

Consumidora 10 23 Empregada 2 – 4 salários Promorar

1

Solteira, mora com a mãe, irmão e sobrinhos

Consumidora 11 36 Empregada 2 – 4 salários São

Marcos

Casada, mora com esposo e filhos

Consumidora 12 48 Trabalho doméstico

1 salário Ex PBF

Batista Casada, mora com esposo, filhos, nora e neto

Consumidora 13 56 Empregada 1 salário Mutirão Divorciada, mora sozinha

Consumidora 14 55 Trabalho doméstico

2 – 4 salários Ouro verde

Casada, mora com esposo e filha

Consumidora 15 58 Aposentada e trabalho informal

Até 2 salários São Marcos

Divorciada, mora sozinha Filho fica em casa somente finais de semana

Consumidora 16 37 Empregada Até 2 salários Centro Casada, mora com esposo filhos, irmão

Consumidores 17 28 Autonômos 2 – 4 salários Vista

alegre

Casados, moram com o filho

Consumidora 18 50 Trabalho doméstico

1 salário (BPC*) e PBF

Mutirão Casada, mora com esposo e netos

Consumidora 19 21 Trabalho informal

-1 salário PBF

Mutirão Solteira, mora com os filhos

Fonte: Pesquisa de campo. Palmeira das Missões, RS, 2019. *Benefício de Prestação Continuada.

A pesquisa iniciou pelos consumidores e a partir deles foram identificados quais os locais de comércio de alimentos seriam abordados. Para atingir diversidade de participantes na pesquisa, especialmente os consumidores, foram observadas algumas características para a escolha dos interlocutores: moradores de diferentes bairros (centro e periferia); titulares e não

titulares do Programa Bolsa Família (PBF); perfil socioeconômico (renda acima e abaixo da média da população do município). As entrevistas com os consumidores foram realizadas nas residências das pessoas ou nos locais de trabalho.

Inicialmente, foram contatados interlocutores em que já havia algum contato prévio ou foram contatadas pessoas que pudessem indicar possíveis participantes para a pesquisa. Os participantes também foram indicados por uma unidade de saúde. Após a realização dos primeiros contatos aplicou-se a técnica da Bola de neve ou Snowball (BERNARD, 2005), em que os primeiros interlocutores foram indicando outros participantes, podendo ser familiares, amigos ou vizinhos. As entrevistas foram realizadas até que se atingiu a saturação de dados de questões centrais, ou seja, quando as respostas passaram a se repetir não trazendo novas informações (FONTANELLA; RICAS; TURATO, 2010).

Em relação aos estabelecimentos que comercializam alimentos, foram indicados pelos consumidores por serem os locais onde realizam a compra dos alimentos. A partir disso, foram localizados os principais locais a serem contatados. Foram incluídos na pesquisa estabelecimentos no centro, bairros de perfil econômico alto, bairros de periferia, feira da agricultura do município e um ponto da feira de agricultores na rua. O contato com esses interlocutores ocorreu nos próprios estabelecimentos. Sendo assim, também foi possível realizar observações quanto ao espaço físico, disponibilidade e qualidade dos alimentos, movimentos de compras e a relação com os consumidores. Para análise, os estabelecimentos foram categorizados de acordo com o perfil e localização do bairro em categorias 1, 2 e 3.

Destaca-se que, quanto aos estabelecimentos, foram encontradas algumas limitações; inicialmente alguns locais receberam o convite para participar da pesquisa com certa desconfiança relacionado a uma possível fiscalização ou a alguma pesquisa de mercado para outros estabelecimentos da cidade. Nesse sentido, foi explicado que a pesquisa tinha fins acadêmicos. No entanto, um dos mercados indicados pelos consumidores (estabelecimento categoria 2) recusou-se a participar da pesquisa mesmo após contatos presenciais e ligação, de modo que o estabelecimento não foi incluído na pesquisa. No Quadro 2, são apresentadas características dos estabelecimentos que participaram da pesquisa.

Quadro 2 – Caracterização dos estabelecimentos e locais de comercialização dos alimentos em Palmeira das Missões, RS, 2019

Estabelecimentos de alimentos

Localização Tipo de mercado Tempo no

município (Aproximado)

Estabelecimento 1

Categoria 1

Centro/Avenida Regional, considerado um dos maiores mercados do município

7 anos

Estabelecimento 2

Categoria 1

Centro Mercado local 45 anos

Estabelecimento 3

Categoria 1

Centro Mercado/fruteira, mercado local/familiar

27 anos

Estabelecimento 4

Categoria 1

Vista Alegre/ Bairro Mercado local/Familiar 42 anos

Estabelecimento 5

Categoria 2

Bairro Fátima/bairro próximo à periferia

Mercado local 10 anos

Estabelecimento 6

Categoria 3

Mutirão/periferia Mercado local/familiar 22 anos

Estabelecimento 7

Feira fixa; entrevista com dois feirantes

Centro Feira dos agricultores familiares do município, localizada na Praça da Prefeitura do município

12 anos

Estabelecimento 8

Feira rua; entrevista com um feirante

Centro/avenida Ponto de uma família de agricultores em local diferente da feira

20 anos

Fonte: Pesquisa de campo, Palmeira das Missões, RS, 2019.