• Nenhum resultado encontrado

Local Impact Day

No documento STEP UP GUIA OFICIAL DO PROGRAMA (páginas 116-121)

Todos os programas Step Up devem ter um Local Impact Day. O objetivo do Local Impact Day é envolver o tema e associá-lo à realidade local da cidade anfitriã.

POR QUE: No CISV, trabalhamos com afinco para desenvolver os

acampamentos. Como diretores e membros da equipe de staff, nosso trabalho é tornar cada acampamento o mais eficaz e poderoso possível. Cada

acampamento do CISV trabalha para desenvolver atitudes, habilidades e conhecimentos e a maioria deles baseia-se em experiências vivenciadas dentro do acampamento. Pense quanto mais poderíamos ensinar aos

delegandos se eles pudessem se conectar com a realidade local que está além dos limites do acampamento.

QUANDO: O melhor momento para planejar um Impact Day é próximo ao final da primeira semana. Isso dá aos participantes a chance de se conhecerem e se sentirem confortáveis, mas ao mesmo tempo, é cedo o suficiente para que a troca de experiências possa ajudá-los a unir ainda mais o acampamento no retorno. Os delegandos terão tempo suficiente para aproveitar ao máximo suas experiências quando voltarem ao acampamento. Eles serão capazes de usar seus novos ASKs para aumentar o nível de seu próprio acampamento através de planejamento, discussão e liderança.

GUIA OFICIAL DE PROGRAMA DO CISV – STEP UP 117

questão que associe o tema à realidade do Chapter anfitrião. Identifique uma organização que tenha objetivos similares aos do CISV (LMO) e que possa ajudar a tornar essa uma excelente experiência e comece a planejar seu Local Impact Day.

AS FASES: Existem três fases simples para envolver o tema em nível local. Ajude os delegandos a DESCOBRIR como o tema se relaciona à realidade local. Desenvolva uma maior COMPREENSÃO do ideal local e como ele se relaciona às implicações globais do tema. Trabalhe com a LMO para CRIAR uma ponte mundial real entre o ambiente local e o ambiente global.

Exemplo: Em um acampamento em Detroit, Estados Unidos, os participantes aprenderam sobre agricultura urbana ao sujar as mãos em um programa local de recursos de jardinagem e aprenderam tudo o que os jardins urbanos e a micro agricultura podem fazer por uma cidade que quer se redefinir.

Exemplos de atividades:

DESCOBRIR:

Assista a um filme/vídeo que torne o tema acessível e real. Discuta o filme primeiro em pequenos grupos, depois com o grupo todo.

Crie uma atividade a ser liderada pelo staff que mostre aos participantes o que o tema significa no contexto local do seu acampamento. Em seguida, no grupo completo, peça que os participantes discutam se essa situação é similar ou diferente de sua própria realidade. Isso pode fazer com que os participantes pensem sobre o que está acontecendo logo ali na esquina e em todo o mundo.

Primeiro peça que cada participante escreva 3 formas que descrevam como o tema se apresenta em seu contexto local. Em seguida, em grupos de 3 a 5 pessoas, peça que os delegandos criem um grande pôster que irá

mostrar como suas ideias do tema podem ser diferentes e, ao mesmo tempo, similares. Finalmente, eles podem explicar as ideias ao grupo e deixá-las expostas no pôster.

ENTENDER:

Organize uma palestra associada ao tema, seguida de uma sessão de perguntas e respostas, com um especialista de uma organização com objetivos semelhantes aos dos CISV (LMO).

Em pequenos grupos e depois com o grupo completo, faça a facilitação das discussões sobre como podemos usar nossas ideias diferentes sobre o tema para criar um impacto nessa comunidade local durante o acampamento e na

GUIA OFICIAL DE PROGRAMA DO CISV – STEP UP 118

comunidade dos próprios participantes quando eles voltarem para casa. Divida os participantes em grupos e peça que eles criem uma atividade que

ensine outros grupos o que esse tema significa no local de onde eles vêm e em seu contexto local. Essas atividades podem ser usadas imediatamente ou mais tarde no acampamento. O objetivo é a reflexão e a compreensão dentro do grupo sobre a relevância do tema na sua região de origem.

CRIAR:

Saia do ambiente do acampamento e trabalhe com a LMO em um projeto ou atividade que mostre a interdependência das realidades locais e globais. Dependendo do tema, a atividade pode se relacionar a diferentes áreas de conteúdo educacional do CISV (seguem abaixo alguns exemplos).

DIREITOS HUMANOS

Trabalhar para uma organização e ajudá-la a organizar a distribuição igualitária de alimentos e água.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Construir ou cuidar de um jardim/horta local e ver em primeira mão o que a micro agricultura urbana ou localizada pode fazer por uma comunidade. CONFLITO E RESOLUÇÃO

Fazer contato com uma organização e explorar como combater a discriminação cultural/racial local ou o bullying

DIVERSIDADE

Fazer contato com um centro local de refugiados/imigrantes e explorar o tema com as pessoas de outros lugares do mundo.

Observação: As fases Descobrir, Entender e Criar podem ocorrer em qualquer sequência que melhor atenda suas necessidades.

Atividade do JB:

Quando possível, a equipe de staff do programa Step Up deve trabalhar de forma colaborativa com o Junior Branch local e realizar uma atividade do JB no

acampamento. O objetivo dessa atividade é que todos os JB tenham um papel ativo no programa Step Up.

Isso seria muito benéfico tanto para os participantes como para o JB local, visto que eles poderiam aproveitar a atmosfera positiva criada no acampamento e explorar o impacto que o CISV pode ter em seu dia a dia. Os participantes sairão

GUIA OFICIAL DE PROGRAMA DO CISV – STEP UP 119

do acampamento motivados para aplicar o conteúdo da atividade em sua região e tornarem-se agentes ativos de transformação. Além disso, quando voltarem para casa, eles irão encontrar o espaço adequado para se envolver e contribuir com o JB de sua região. Para finalizar a atividade, pode-se explicar qual é o trabalho do JB. Esse tópico será mais detalhado na seção a seguir.

Para que isso seja feito de maneira adequada, o Junior Branch da região onde o acampamento está sendo realizado deve entrar em contato com a diretoria da NA, com o comitê nacional de Step Up e com a equipe de staff do acampamento para garantir que todos saibam qual é a atividade que será realizada e o porquê dessa atividade. Isso deve ser feito de forma que não afete o funcionamento normal do programa, para que a atividade seja realizada da maneira mais tranquila possível. Após a atividade, espera-se que os participantes adquiram os seguintes aspectos: A

A A

ATITITITITTTTUUUDUDDESDESESES

A disposição de...

sentir-se parte de um movimento global. HABILIDADES

HABILIDADES HABILIDADES HABILIDADES

A capacidade de...

ser capaz de associar o Step Up ao Junior Branch e à sua vida CONHECIMENTO

Entender...

a dimensão local do CISV através do Junior Branch Junior Branch como um movimento global

o papel do CISV no mundo

saber quem contatar ao voltar para casa

Exemplo de atividade: Explorando o impacto:

Objetivos

Objetivos Objetivos Objetivos::::

Explorar o impacto que o CISV causa em nossa vida diária e como podemos criar um impacto positivo ao nosso redor.

Inspirar os participantes a aplicar, quando voltarem para casa, o que

aprenderam durante o acampamento e colaborar com seus Chapters durante o ano todo.

M MM

Matatateeeerrrriiiiaaaaiiiissss: Papel, caneta marcador, novelo (barbante ou lã). at Tempo TempoTempo Tempo: 1 hora Pr Pr Pr

Prepepeparaeparaaraaraçãoçãoçãoção: faça quatro sinais com as seguintes palavras em cada papel: impacto local / impacto internacional / impacto através do CISV / impacto sem ser através do CISV; apresentação de palestrante

GUIA OFICIAL DE PROGRAMA DO CISV – STEP UP 120

Atividade Atividade Atividade Atividade:

Dentro de um espaço definido, haverá quatro cantos sinalizados no chão: impacto local, impacto internacional, impacto através do CISV e impacto sem ser através do CISV.

Nessa rápida atividade, as pessoas terão a chance de compartilhar o impacto que tiveram no passado. Elas podem contar qualquer coisa– o objetivo do exercício é explorar e validar formas de causar impacto, independentemente da forma ou magnitude dessas ações. Portanto, quem quiser começar irá pegar o novelo, levantar-se e dizer (por exemplo): “Eu tive impacto na vida de muitas crianças porque sou professor”. A pessoa também terá que escolher um lugar onde se posicionar no “espectro do impacto”: local / internacional / através do CISV / sem ser através do CISV – e todo o espaço entre esses cantos. Quando a próxima pessoa se levantar para falar, o participante anterior irá segurar um pedaço de fio do novelo e passar o novelo para o próximo que irá falar. No final, cada grupo terá ouvido diversas maneiras de causar impacto e terá tecido uma grande rede de impacto! Feito isso, os participantes se reúnem em um grande grupo e assistem a apresentação de um palestrante. Essa apresentação terá várias fotos, no estilo “zoom”. Zoom é um álbum de fotos que começa mostrando um desenho e, ao virar as páginas, você vê que o desenho anterior é parte de algo maior (como se você fosse se afastando (zoom out) daquele desenho a cada página). O palestrante irá mostra esse efeito com impacto!

Por exemplo:

Imagem de duas mãos dadas: impacto:

impacto: impacto:

impacto: ajudar um amigo

Imagem de duas pessoas dando as mãos e segurando pincéis na outra mão: impacto

impacto impacto

impacto: serviço comunitário, pessoas pintando uma escola

Imagem de duas pessoas pintando uma escola e um grupo de 8 ou 9 pessoas próximas a elas fazendo um protesto pedindo mais verbas para as escolas:

impacto impacto impacto

impacto: manifestações públicas

Imagem de um mapa da cidade, com uma escola, um hospital, uma fábrica, um prédio comercial e um prédio de um órgão governamental:

impacto impacto impacto

impacto: criação de políticas públicas

Imagem de uma área com muitas cidades e torres de telefonia / fios / computadores: impacto

impacto impacto

impacto: mídia / campanhas de conscientização Imagem do globo:

impacto impacto impacto

GUIA OFICIAL DE PROGRAMA DO CISV – STEP UP 121

Fechamento Fechamento Fechamento Fechamento:

Peça que cada um pense, por um minuto, como se sentiu e expresse esse

sentimento em três palavras. Compartilhe com o grupo. Alguém gostaria de falar sobre outros impactos que observou nos últimos dias durante o acampamento? Como você se sente sobre o impacto que já está sentindo como grupo no acampamento? O que você vê/espera do papel do JB em seu dia a dia? Atividade sugerida

Atividade sugerida Atividade sugerida

Atividade sugerida: : : : Apresentação doApresentação doApresentação doApresentação do impacto do impacto do impacto do JBimpacto do JBJBJB nos últimos anosnos últimos anosnos últimos anosnos últimos anos

Cada instrutor e JB do país anfitrião irá receber um vídeo com fotos que apresentam diferentes formas como o Junior Branch causou impacto nos últimos anos, tanto em nível local como internacional. Aqui estão alguns exemplos de impacto internacional: atividades do Peace One Day, projeto Human Arrows, IJBC. Esse pode ser o ponto de partida para atividades futuras, mas queremos que vocês usem essa apresentação para transmitir aos participantes a ideia de que o que eles vivenciaram durante essas semanas pode ser desenvolvimento através de outros programas e ambientes dentro do CISV, como é o caso do seu JB local.

No documento STEP UP GUIA OFICIAL DO PROGRAMA (páginas 116-121)

Documentos relacionados