• Nenhum resultado encontrado

4 METODOLOGIA

4.3 LOCAL DA PESQUISA

A pesquisa foi realizada com trabalhadores de duas empresas localizadas na região metropolitana de Salvador, sendo elas: 1) denominada de Empresa 1, localizada na Av. Industrial Urbana, no Bairro Industrial em Camaçari-Bahia, a qual é voltada para a fabricação de produtos cerâmicos não refratários para uso estrutural na construção; 2) Empresa 2, localizada na região metropolitana de Salvador, tendo como atividade a distribuição de Energia elétrica. As empresas foram escolhidas em função das diferenças existentes em seus processos de treinamento e qualificação dos técnicos da área de manutenção no “chão de fábrica”, identificando os processos de mobilização dos saberes e conhecimentos, identidade profissional e cultura profissional entre os técnicos das empresas.

Abrangeram 56 técnicos com formação escolar técnica de nível médio nas áreas de elétrica e mecânica industrial e que atuam na manutenção das empresas, sendo uma do ramo de cerâmicas e a outra do ramo de fornecimento de energia, no total de 48 técnicos pesquisados, sendo 30 técnicos da empresa 1 e 18 da empresa 2. Além dos pesquisados foram entrevistados sete técnicos, sendo 3 de empresas da área de projetos e 4 da área de manutenção ligados a empresa 2.

4.3.1 A Empresa 1- Revestimentos Cerâmicos

A empresa 1 embora esteja localizada em Dias d’Ávila/BA possui centros de distribuição nos estado da Bahia e de São Paulo, fabrica produtos cerâmicos não refratários. A empresa faz parte de um grupo nacional, sendo certificada pela NBR ISO 9001:2008 e integrante do PBQP (Programa Brasileiro de qualidade e Produtividade do Habitat). A empresa produz, na sua unidade em Dias D’Avila/BA, pisos e revestimentos cerâmicos esmaltados a partir dos insumos: argila especial, rocha, óxido de ferro, talco, caulim, feldspato, basalto e argila, alem de tintas e esmalte. Conta com um número de 235 (duzentos e trinta e cinco) funcionários alocados nas diversas etapas da produção.

A Empresa 1 produz cerca de 5.000.000 m2/mês de revestimentos cerâmicos, fabricados sob o processo de monoqueima, produzindo porcelanatos, monoporosas, complementos e peças especiais.

O processo de produção da cerâmica de revestimento é bastante automatizado, utilizando equipamentos de última geração, existindo paralelamente a participação dos diversos técnicos nas atividades de controle do processo, manutenção, inspeção da qualidade do produto acabado, armazenagem e expedição.

A linha de produção é formada pelos seguintes setores: armazenamento da matéria prima, pesagem da matéria prima segundo formulação específica por produto a ser produzido, moagem, preparação da massa, peneiramento (produção da barbotina), atomização da massa (secagem por calor), alimentação das prensas (massa seca a cinco por cento), secagem, esmaltação e ou decoração, queima, classificação manual e eletrônica, seleção automática pela classificação, embalagem automatizada, armazenamento e despacho do produto final.

Neste sistema produtivo existem quarenta técnicos de manutenção, sendo: 8 (oito) técnicos de elétrica; 23 (vinte e três) técnicos de mecânica; 5 (cinco) eletricistas que trabalham no horário administrativo e 4 (quatro) em regime de turno de oito horas.

Os eletricistas atendem a manutenção corretiva e preventiva de todos os setores da fábrica, o setor possui um coordenador responsável pela manutenção no período administrativo. Dos técnicos de mecânica que trabalham na fábrica, 15 (quinze) técnicos estão em regime administrativo em postos fixos e 8 (oito) em regime de turno, tendo o setor de manutenção um coordenador no turno administrativo.

A fábrica ainda tem em sua administração um gerente industrial que é o administrador da empresa, um gerente produção que é o segundo em comando e responde diretamente pela parte da produção industrial, um gerente de manutenção que responde pelo funcionamento e manutenção da produção e um gerente de qualidade que responde pela qualidade do produto final e dos serviços da fábrica.

A fábrica possui um gerente técnico responsável pelo desenvolvimento e conferência da qualidade do produto final e um gerente de esmalte que é responsável pela qualidade do esmalte e decoração do material produzido.

Nas empresas foram aplicados questionários aos técnicos de manutenção, objetivando a identificação da existência de uma cultura profissional técnica no chão de fábrica, dos processos de construção dos saberes profissionais, do papel institucional destes profissionais, da existência ou não de suas identidades profissionais e dos processos de reflexividade e recontextualização dos saberes em contexto de trabalho.

Além da aplicação de questionários, foram realizadas entrevistas com técnicos de manutenção, pretendendo identificar a compreensão dos métodos e práticas de manutenção implementadas, bem como, a identificação dos perfis profissionais e a identificação da existência ou não, de uma cultura profissional e seus saberes.

4.3.2 A Empresa 2- Fornecimento de energia elétrica

A empresa pesquisada é uma das maiores distribuidora de energia elétrica do Brasil, em volume de energia fornecida. É responsável pelo abastecimento de energia para vários estados do nordeste brasileiro. Atendendo a mais de 14 milhões de habitantes e mais de 5,2 milhões de clientes, residenciais, comerciais e industriais. Possui 14 mil colaboradores (entre empregados e terceirizados), distribuídos entre engenheiros, tecnólogos, técnicos, eletricistas, administradores e etc.

A empresa tem como atividade principal o fornecimento de energia elétrica em alta e baixa tensão, fornecendo energia para residências, indústrias, comércio, nas zonas urbanas e rurais. Possui um setor de treinamento para capacitação contínua de seus funcionários, nas diversas áreas do conhecimento, tanto técnica da área elétrica, quanto da área de administração, segurança do trabalho e qualidade.

Os técnicos estão divididos nos diversos setores e realizam serviços de: gestão; operação de subestação; manutenção de redes elétricas e subestação; projetos de redes; projetos de subestação; projetos de automação e etc. Os entrevistados estão divididos nas áreas de manutenção de subestação, manutenção de rede, projetos e operação.

O quadro abaixo apresenta um resumo comparativo do trabalho profissional dos técnicos das duas empresas pesquisadas. Comparativamente as duas áreas de atuação possuem objetos de trabalho diferenciados, sendo uma de produção de bens e a outra de serviços.

Os processos produtivos envolvidos são bastante diferenciados, a primeira tem uma produção realizada por batelada, cujo produto tem tempo de produção e prazo de entrega, a matéria prima é física e o produto é um bem material. A segunda empresa possui um processo de fornecimento contínuo de energia com prazo de fornecimento em tempo real, sendo que a matéria prima e o produto final é conceitual.

O quadro 06 apresenta uma comparação do trabalho técnico pesquisado entre as duas empresas pesquisadas.

Quadro 06- Comparação do trabalho técnico pesquisado entre as duas empresas pesquisadas

Trabalho na empresa 1 Trabalho na empresa 2

Objetivo do trabalho

-Produção de pisos e revestimentos -Fornecimento médio prazo

-Produção por batelada

-Serviço de distribuição de energia -Fornecimento contínuo

-Processamento contínuo Objeto do

trabalho

-Um produto de uso -Produção em série -Uso de matérias primas -Controle de produção Matéria prima física.

-Oferta de serviço -Serviço complexo -Oferta contínua

-Alto controle na oferta -Matéria prima conceitual Relação do

trabalhador com o objeto

-Produção em série

-Manipulação/controle/produção -Controle total da produção- controle direto do objeto produzido.

 Manutenção das maquinas e equipamentos, instalações para manter a produção.

-Oferta de energia-

controle/gestão/distribuição

-Controle total da distribuição- controle indireto do objeto distribuído.

 Manutenção das maquinas e equipamentos, instalações para manter o fornecimento de energia.

Resultado do trabalho

-Bem material

-Pode ser avaliado quanto a qualidade/utilidade

-Independente do trabalhador

- O produto não é material

-Só pode ser medido indiretamente -Independente do trabalhador

Fonte: Adaptado pelo autor a partir de Tardiff, 2011,p.124

4.3.3 As categorias

Foram pesquisadas as seguintes categorias: identidades profissionais, cultura profissional, autonomia, reflexividade, conhecimento tácito e explícito, saberes profissionais, trabalho técnico profissional e trabalho profissional burocrático, estando essas categorias ligadas aos processos de formação da cultura profissional e as mobilizações dos conhecimentos e saberes em situação de trabalho.

4.3.4 Tratamento estatístico dos dados- Programas SPSS e Origin 6.0

O tratamento estatístico dos dados foi realizado pelo programa SPSS e pela interpretação de diagrama ternário gerado pelo programa Origin 6.0.

O SPSS permite a realização de análise qualitativa e quantitativa por meio de agrupamento dos dados por categorias. As questões do questionário foram subdivididas em um conjunto de informações que foram depois agrupadas pela intensidade. O SPSS Data

Editor é útil para fazer testes estatísticos, tais como os testes da correlação, multicolinearidade e de hipóteses; além disso, foi possível identificar a frequência dos dados.

A partir do programa estatístico foram calculadas as médias, medianas e a distribuição dos dados para o teste qui-quadrado, diante disso foi possível se identificar a tendência da variável de estudo.

O programa Origin 6.0 é utilizado em diversas áreas das ciências exatas para a construção de gráficos, favorecendo a interpretação quanto ao crescimento e decaimento de variáveis e ainda a identificação de áreas de concentração de dados. Sendo possível a análise de transformações físicas e/ou químicas de matérias primas em formulações de materiais ou simplesmente uma análise estatística do comportamento dos dados tabulados em função da concentração dos mesmos.

O diagrama ternário, construído no Origin 6.0, permite a visualização das áreas de concentração dos dados, possibilitando uma análise em função da região de localização e da inter-relação entre os eixos temáticos. Embora tenha aplicação direta na área das ciências exatas e de engenharia, esse modelo de diagrama foi aplicado na pesquisa por permitir uma análise por meio do fracionamento percentual em três direções, promovendo uma compreensão da ação estudada.

5 REVELAÇÕES E ANÁLISE DOS RESULTADOS

Este capítulo busca sistematizar as informações coletadas a partir das respostas dadas pelos trabalhadores das duas empresas pesquisadas, por intermédio dos questionários aplicados e das entrevistas realizadas, na procura de: 1) Dimensão A- Identificação dos profissionais; 2) Dimensão B- identificação da formação dos entrevistados; 3) Dimensão C- Caracterização do trabalho técnico pesquisado; 4) Dimensão D- Mobilização dos saberes profissionais; 5) Dimensão E- Características de agir do trabalho Profissional.

As dimensões de análise listadas acima serviram de base para o estudo da mobilização dos saberes e conhecimento dos profissionais técnicos, a partir da identificação e a compreensão dos conceitos de: recontextualização, reflexividade, saberes, identidade, cultura profissional, técnico profissional, trabalho profissional burocrático, etc.

Fundamentados nestes conceitos se investigou o uso do conhecimento e saberes profissional, conhecimento e saberes construídos a partir da educação formal, não-formal e informal, compreendendo a educação formal como aquela propiciada pelas escolas profissionais regulares, a não formal pelos cursos e treinamentos no chão de fábrica, treinamentos fora da ambiente de trabalho e ou outras situações de aprendizagens. Seja a aprendizagem informal a partir das interações, proporcionado pelas experiências do dia a dia, seja, no ambiente familiar e ou no convívio diário com os colegas no ambiente de trabalho.