• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 O CAMINHO SE FAZ AO CAMINHAR

3.1 Lugares

Nossa investigação ocorreu em contextos escolares na Educação Infantil, para tanto, delimitamos como campo de pesquisa os Centros Municipais de Educação Infantil20 do município de Caruaru, estado de Pernambuco.

A rede municipal de educação foi escolhida para delimitação dos lugares desta pesquisa, tendo em vista que de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96)21, em seu 29º artigo, define a Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade primordial o desenvolvimento integral das crianças até os cinco anos de idade, levando em consideração os aspectos físico, social, intelectual e psicológico. Dentre as instâncias federativas, a LDBEN determina que sejam os municípios os responsáveis pela oferta da Educação Infantil.

Dentre as redes municipais de educação da nossa região, escolhemos a rede do município de Caruaru, porque este município tem se consolidado como cidade-polo não só em relação a aspectos socioeconômicos, mas especialmente em relação ao desenvolvimento educacional, tanto relacionado à presença de instituições de ensino superior, quanto à

20 A partir de agora citados a partir das siglas: CMEI / CMEI’s. 21 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

presença de órgãos de gerenciamento da educação básica, e mais ainda, como polo para desenvolvimento de formações e projetos do Ministério da Educação.

Outro aspecto que levamos em consideração foi a organização do município no sentido de oferecer CMEI’s, onde a estrutura física é organizada para o atendimento específico às crianças de zero a cinco anos, com equipe direcionada especificamente para a gestão administrativa e pedagógica dessa etapa de ensino, equipe esta, composta por gestora, secretária e supervisora pedagógica.

De acordo com o relatório de dados preliminares retirados do Censo 2013 pela Gerência Geral de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação do Estado Pernambuco, a rede municipal de educação do município de Caruaru, apresentou os dados de matrícula em 2013 que seguem organizados na tabela abaixo.

TABELA 1 – Dados Preliminares de Matrículas 2013

Campo Sede Total Geral

Total na Ed. Infantil 1611 2816 4427

Creche 102 859 961 Pré-Escolar 1509 1957 3466 Total no Ens. Fundamental 7682 20530 28212 Anos Iniciais 5072 13795 18867 Anos Finais 2610 6735 9345

Total no Ens. Médio 0 0 0

Total na EJA 596 3194 3790

Total de Matrículas 9889 26540 36429

Fonte: Adaptado de “Matrícula por Modalidade de Ensino – Dados Preliminares 2013”22 (GGTI; GISA, 2014).

Os dados da tabela acima foram coletados a partir das cento e trinta e duas (132) escolas que compõem a rede municipal de educação da cidade de Caruaru. Desse total de escolas, noventa (90) estão localizadas no campo e quarenta e duas escolas na sede. Das quarenta e duas escolas localizadas na sede onze (11) são Centros Municipais de Educação Infantil, já nas escolas localizadas no campo, apenas duas (02) são CMEI’s.

22

Relatório emitido via intranet da Secretaria de Educação de Pernambuco, organizado pela Gerência Geral de Tecnologia da Informação (GGTI), e pela Gerência de Informação e Sistemas Aplicativos (GISA), fornecido pela Gerência Regional de Educação Agreste Centro Norte.

O quadro a seguir nos permite identificar os nomes dos treze CMEI’s de Caruaru, bem como observar bairros e comunidades em que estão localizados.

QUADRO 1 – Centros Municipais de Educação Infantil de Caruaru

CMEI LOCALIZAÇÃO

Babu Bairro João Mota

Cap. Heleno Cumaru Sítio Brejo Novo (Campo)

Érica Patrícia Bairro Santa Rosa

Flora Bezerra Bairro Salgado

Helena Martins Gomes Bairro Rosanópolis

Justina de Freitas Bairro Rendeiras

Leolpodina Queiroz de Lima Bairro Cedro

Professora Maria do Carmo Cabral Queiroz Bairro Centro

Professora Nerine Francisca de Carvalho Povoado Rafael de Fora (Campo)

Severina Maria do Carmo - Dona Biu Bairro Inocop

Tia Carminha Bairro Centenário

Tia Clarice Bairro Maurício de Nassau

Tia Malude Bairro Universitário

Fonte: Organizado pela autora através de dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Caruaru.

Pelo exposto, podemos verificar que a maioria dos CMEI’s está localizada na periferia da cidade, sendo dois CMEI’s localizados no campo, um no povoado Rafael de Dentro e o outro no Sítio Brejo Novo. Tendo em vista que a maior quantidade de escolas (132) está localizada no campo. Em relação à Educação Infantil ocorre o inverso: a maioria dos CMEI’s está localizada na sede do município.

Em relação às matrículas referentes aos CMEI’s a tabela a seguir nos mostra os dados distinguindo as matrículas em CMEI’s localizados no campo e localizados na sede. Em relação à distinção entre as matrículas da Educação Infantil em CMEI’s e em Escolas Municipais, a distribuição se dá da seguinte forma: dois mil oitocentos e quatro (2804) em Escolas Municipais e mil seiscentos e vinte e três (1623) nos CMEI’s.

TABELA 2 – Dados Preliminares de Matrícula nos CMEI’s 2013

Campo Sede Total Geral

Total na Ed. Infantil em toda rede municipal

1611 2816 4427 Creche em CMEI’s 102 859 961 Pré-Escolar em CMEI’s 124 538 662 Total de Matrículas CMEI’s 226 1397 1623

Fonte: Adaptado de “Matrícula por Modalidade de Ensino – Dados Preliminares 2013’ (GGTI; GISA, 2014).

A tabela 2 revela que o atendimento às crianças na Educação Infantil se dá majoritariamente em escolas e não nos Centros Municipais de Educação Infantil. No que concerne ao atendimento nos CMEI’s, em termos percentuais, os CMEI’s campo atenderam, em 2013, 14,02% das crianças da Educação Infantil no campo, já na sede o percentual subiu para 49,60% das crianças. No geral, das 4.427 (quatro mil, quatrocentos e vinte e sete) crianças atendidas na Educação Infantil da rede municipal de Caruaru em 2013, 36,66% foram atendidas pelos CMEI’s.

Inicialmente os lugares delimitados para coleta de dados foram dois CMEI’s que se destacassem na vivência da temática, e que seriam indicados pela Secretaria de Educação. Como a Secretaria não teve como indicar partindo desse critério, sugerimos que indicassem por localização e porte: em relação à localização que atendessem diversas comunidades; quanto ao porte de médio ou grande porte. A Secretaria indicou os CMEI’s, usando também outro critério que sempre utiliza que é o de não enviar pessoas para realização de pesquisa ou estágio em CMEI’s e escolas que já estão com outras pessoas realizando esse tipo de atividade. Dessa forma, a Secretaria levou em consideração o porte dos centros, mas também a ausência de pesquisadoras e estagiárias no período da pesquisa. Assim, nos encaminharam a um CMEI de médio e outro de grande porte, que passamos agora a situar.

O CMEI de médio porte atendia a cento e quatro (104) crianças oriundas de dois bairros, as crianças eram distribuídas em cinco turmas. Em relação à estrutura física, o CMEI conta com cinco salas de aulas (sendo uma delas improvisada num espaço menor que as demais), uma sala de vídeo, uma brinquedoteca, cozinha, banheiros para as crianças e um banheiro para os adultos, secretaria, sala de gestão, horta, pátio com área coberta e área

descoberta. Os nomes dos CMEI’s não serão identificados, assim, nos referiremos a este como CMEI Cecília Meireles.

O segundo CMEI pesquisado é um dos maiores do município, atendendo a duzentos e vinte e uma (221) crianças, distribuídas em nove turmas. Sua estrutura é composta por oito salas de aulas, cozinha, refeitório, secretaria, sala de gestão, sala de repouso, banheiros externos para as crianças maiores, banheiros nas salas das crianças menores, pátio com área coberta, área descoberta com balanços, banheiro para os adultos, lavanderia e sala de professoras. Este será o CMEI Ana Maria Machado.

Como explicitado no nosso problema de pesquisa, nossa intenção foi pesquisar as turmas com crianças de quatro e cinco anos, que na rede são nomeadas por Pré I e Pré II. A escolha dessa faixa etária se deu por compreendermos que entre as turmas de creche (0 a 3 anos) e de pré-escola (4 a 5 anos), há uma diferença na natureza das atividades desenvolvidas. Na creche, as atividades são mais relacionadas com o desenvolvimento da autonomia e coordenação motora, já na pré-escola, há uma sistematização maior nas atividades quanto à variação de conteúdos.

No decorrer do caminho descobrimos que a Secretaria de Educação sugere um tema central para o ano letivo e quatro temas para serem trabalhados nas unidades, sendo o tema anual de 2013: “Educação e direitos humanos, uma parceria pelo fortalecimento da vida”. Os temas para as quatro unidades foram: 1. A solidariedade movendo a economia; 2. A democracia como garantia de direitos; 3. Um mundo de todos para todos; 4. Respeito às diferenças e valorização da diversidade.

Como chegamos ao campo na quarta unidade, e constatamos que o tema da mesma apresentava estreita relação com o nosso problema de pesquisa, nos perguntamos como a rede teria se organizado para trabalhar com a temática. Então, a partir desse questionamento, expandimos o campo de pesquisa para os outros CMEI’s do município, dessa forma, com exceção de um, por não atender crianças de quatro e cinco, estivemos nos outros doze CMEI’s do município, sendo que a travessia percorrida neles se diferencia como descreveremos na próxima seção.