• Nenhum resultado encontrado

Lugares de evangelização e santificação

5. Perigos e Críticas ao Renovamento

1.5 Lugares de evangelização e santificação

Após analisarmos, no ponto anterior, a experiência do Espírito Santo e os seus Frutos que brotam da experiência e pertença ao Renovamento Carismático, fica a pergunta: quais são os lugares onde os cristãos se colocam para experienciarem e receberem os dons do Espírito Santo?

229 L.-J. SUENENS, A Renovação Carismática. Um novo Pentecostes? 173.

230 CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA, Preâmbulo dos Estatutos da Conferência Nacional do Renovamento Carismático Católico, 14 de Dezembro 2012, http://www.rcc.diocese-setubal.pt/2010/images/ stories/Estatutos_RCC/Estatutos_CN_ RCC.pdf, acedido a 12-2-2015.

101 Os lugares e os meios através dos quais os membros do Renovamento recebem os frutos do Espírito Santo são diversos e provêm de várias circunstâncias, a saber: “através da leitura bíblica, formações, encontros e retiros (que) leva ao gosto pela oração profunda, pessoal e comunitária; Contemplação e Louvor a Deus; Leitura assídua da Sagrada Escritura; Devoção ao Divino Espírito Santo e Maria Santíssima; Adoração de Jesus na Eucaristia” (doc. 1).

Por sua vez, do doc. 2 inferimos que nas assembleias nacionais e diocesanas existe uma grande “corrida ao sacramento da Reconciliação, num tempo em que este sacramento está a ser desvalorizado”.

Além disso, “estão implementadas várias atividades, não só viradas para quem já conhece o renovamento, mas para todos, assim como retiros, efusões do espírito e assembleias” (doc. 4).

O doc. 5 enumera diversas situações que possibilitam a santificação, tais como: “os comportamentos, corporais e espirituais, (que) não terão qualquer sentido se não forem expressão da alma e da vida, se não forem meios de relação com Deus e se não forem oração”.

A evangelização dá-se

“pela Palavra, pelo estudo, pela oração e, principalmente, pelo testemunho. Na nossa Diocese, para além das Assembleias e Grupos de Oração, o Movimento tem uma “Escola” que visa o aprofundamento da fé e da vida cristã. São encontros de estudo e aprofundamento… O Movimento evangeliza quando anuncia a Palavra, quando reza e celebra, quando intercede, quando estuda e aprofunda a Palavra e quando os seus membros são testemunhas vivas do Evangelho.

Para além destas propostas, o Movimento organiza “Seminários de Vida Nova no Espírito” que são momentos fortes, não só de aprofundamento da identidade cristã e da fé, mas autênticos veículos de evangelização e conversão”.

102

Por conseguinte, o doc. 6 refere que “a espiritualidade própria do R.C.C. é vivida nos Grupos de Oração, pelo que essa prática é vivida pelos próprios membros do Renovamento. A oração de louvor, o canto, os gestos, a invocação do Espírito Santo” são alguns dos momentos presentes na oração carismática que ajudam à santificação dos cristãos que estão familiarizados com o Renovamento Carismático. Com “a invocação do Espírito Santo; acontece também uma maior consciencialização da Sua presença e da Sua atuação em nós e nos outros”.

Quanto aos Grupos de Oração, eles “têm as portas abertas a todos os que neles queiram participar, algumas vezes, movidos pela curiosidade, outros se juntam e acabam por ter esse encontro rico e pessoal com Cristo e sobretudo com a Palavra de Deus, que é proferida, explicada e partilhada em cada reunião dos Grupos de Oração”.

Com efeito, o doc. 7 assevera que

“nos Grupos de Oração, os carismas vão aparecendo naturalmente como fruto da Oração, com o cuidado de respeitar o ritmo de caminhada de cada um. Nesta diocese, tem havido um investimento muito grande na formação e na pedagogia de acolhimento das pessoas que vão chegando aos grupos. Quer em cada G.O., quer nos Encontros Diocesanos tem sido feita formação com ensinamentos que preparam as pessoas para compreenderem e disponibilizarem-se a abrir o coração à ação do Espírito Santo”.

Deste modo, algo de fundamental está sendo trabalhado nesta diocese. Na verdade, os seus responsáveis notam

“com uma evidência muito grande que as pessoas que chegam aos G.O., muitas delas católicas desde sempre e cumpridoras dos “preceitos”, têm no R.C.C., o seu primeiro contato com a Bíblia. Conheciam a Palavra de Deus pelas leituras da Santa Missa, mas nunca tinham aberto a Bíblia, ou não sabiam utilizá-la. O mesmo acontece com o conhecimento e a experiência da presença do Espírito Santo e da Graça incomensurável dos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Quem frequenta assiduamente um G.O., participa na Santa Missa com o coração”.

103 A oração carismática realizada pelos grupos de oração, semanalmente, está, prévia e normalmente, esquematizada pelos seguintes momentos:

“cânticos alegres de entrada, de acolhimento, cânticos de interiorização, invocação do Espírito Santo, leitura da Palavra de Deus, partilha e louvor da Palavra lida, Orações de intercessão e ação de graças. Pode haver ensinamentos, testemunhos, etc., mas nunca são iguais, pois o Santo Espírito é muito criativo. A partilha e louvor da Palavra de Deus, as formações, os ensinamentos, os testemunhos, vão clarificando e evangelizando. A transformação na vida de cada um é, por si só, já evangelizadora”.

Existem, ainda, “os Seminários de Vida Nova no Espírito Santo, culminados nos retiros de Efusão do Espírito Santo, a total Consagração a Jesus por Maria, precedida de uma caminhada de reflexão, os Retiros Diocesanos e outros meios”.

Por fim, o doc. 10 defende que nos grupos de oração se faça

“oração de louvor; a oração de cura e libertação pelos irmãos que estejam doentes ou com problemas.

O R.C.C. constitui, na realidade, uma força evangélica de evangelização, pois pelos novos métodos de oração (de louvor, de alegria, de cura e de libertação), assim como pelo procurar descobrir os carismas nos irmãos e pôr esses carismas ao serviço dos outros, veio ao encontro do pedido do Papa João Paulo II, há cerca de vinte anos, de uma “Nova Evangelização” para a Igreja. Foi o R.C. que soube colocar em marcha, na medida do que é possível, os meios dessa “nova evangelização” e os pôr em prática. “Daí vem a sua força evangélica nas paróquias onde há grupos de oração deste movimento”.

Para além das habituais orações carismáticas, esta diocese assegura a

“formação para os seus elementos, quer nas Assembleias a nível Nacional, orientadas pelas diversas comunidades ligadas ao R.C., tais como: Comunidade Emanuel, Comunidade Cristo de Betânia, Comunidade Pneumavita, Comunidade Luz e Vida, Comunidade Canção Nova, Comunidade Aliança da Misericórdia e outras, quer pelo próprio RC na Assembleia interdiocesana em Fátima, quer nas assembleias diocesanas da diocese”.

104

Assim sendo, concluímos que o Renovamento Carismático coloca à disposição de todos os seus membros diversos momentos de oração, devoção, reflexão, estudo, partilha, formações, encontros e retiros que possibilitam que cada cristão possa experienciar a “força” do Espírito Santo de modo a crescer espiritual, intelectual e pessoalmente.