• Nenhum resultado encontrado

2.2 PRINCIPAIS TÓPICOS DO PCMAT

3.1.10 Máquinas Equipamentos e Ferramentas

 As máquinas e equipamentos utilizados na obra devem atender ao item 18.22 da NR 18, onde relaciona as exigências referente a máquinas, equipamentos e ferramentas diversa.

 As máquinas e os equipamentos elétricos deverão ser ligados em rede de energia elétrica com aterramento adequado.

 Todos os operadores de máquinas e equipamentos deverão receber instruções do mestre-de-obras e do técnico de segurança do trabalho sobre o método mais seguro para cada operação.

 Todo e qualquer equipamento deverá ser verificado no almoxarifado antes de seu uso, a fim de constatar o seu estado de funcionamento.

 A execução dos serviços programados para a construção implica em atividades de instalação de máquinas e equipamentos e na utilização dos mesmos e de ferramentas diversas de maneira apropriada a fim de evitar acidentes e doenças do trabalho.

 A instalação inadequada de máquinas e equipamentos e o mau uso de ferramentas podem ser evitados tomando-se algumas medidas preventivas, como por exemplo:

 Máquinas e equipamentos deverão ser operados por trabalhadores qualificados;  O operador de máquinas e equipamentos de grande porte deverá estar protegido das intempéries e da incidência de raios solares;

 Para qualificar os operadores deverá ser ministrado treinamento específico;  Máquinas e equipamentos deverão ter dispositivo de acionamento e parada, localizado de modo que seu funcionamento não venha acarretar riscos adicionais;

 Deverá ser realizadas manutenção, de acordo com as normas técnicas vigentes, dispensando-se especial atenção a freios, mecanismos de direção, cabos de tração e suspensão, sistemas elétricos e outros dispositivos de segurança;

 As inspeções deverão ser registradas em documentos específicos (livro próprio), constando as datas, falhas observadas, medidas corretivas adotadas e a indicação da pessoa, técnico ou empresa habilitada que as realizarem; e ou registrar no cronograma de manutenção de equipamento.

 Não utilizar ferramentas defeituosas, danificadas ou improvisadas;

Já quanto a acidentes relativos a impacto sofrido pela má utilização de máquinas, equipamentos e ferramentas diversas é necessário:

 Proteger as partes móveis dos motores, transmissões e partes perigosas das máquinas;

 Localizar as máquinas e equipamentos em locais iluminados;

 Os equipamentos pesados deverão ser operados observando-se as medidas específicas para cada tipo;

 Não portar ferramentas manuais nos bolsos;

 Proteger o gume ou ponta das ferramentas manuais, quando não estiverem em uso.

- Medidas Preventivas:

Todas as ferramentas elétricas manuais deverão ser providas de duplo isolamento nos cabos; todas extensões elétricas deverão possuir dupla isolação como exige a NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;

Os operadores destes equipamentos deverão conhecer as instruções de uso;

As ferramentas deverão ser inspecionadas periodicamente, de maneira que se cumpram as instruções de conservação do fabricante;

As ferramentas deverão estar armazenadas no almoxarifado da obra;

As ferramentas mais pesadas deverão estar localizadas nas prateleiras mais próximas do piso;

As ferramentas não podem ser retiradas das tomadas de eletricidade com um puxão brusco do cabo de alimentação;

As ferramentas sempre deverão ser utilizadas em posição estável;

O disco deverá ser montado dentro das especificações e deverá estar em bom estado, e possuir proteções coletivas adequadas;

É expressamente proibido utilizar disco de corte de madeira em serra mármore; Os locais de trabalho precisam estar limpos e em ordem;

As partes móveis dos equipamentos como correias e polias deverão ter proteções. Sempre que qualquer equipamento apresentar defeito, deve ser comunicado ao Técnico em Segurança ou Mestre da Obra.

- Equipamentos de Proteção Individual Indicados:  Luvas indicada para a atividade;  Óculos de Segurança;

 Protetor Auricular Tipo plug;  Capacete;

 Botina de Segurança e Uniforme de tamanho adequado

- Serra Circular de Bancada - Quando a utilização da Serra Circular, o local destinado para uso dela deverá ser livre da circulação de pessoas, portanto haverá um lugar fixo e isolado destinado para o uso dela.

Os riscos quando trabalhado com a Serra Circular de Bancada são muitos, podendo ser:

Ruptura do disco de corte;

Projeção de partículas e poeiras; Incêndios e queimaduras; Ruído excessivo;

Choques elétricos. - Medidas Preventivas:

Alguns cuidados no uso de Serras circulares, importantes são: trabalhar com a devida atenção; não cortar peças de madeira que contenham pregos; não trabalhar sozinho; utilizar empurradores para cortar peças pequenas; manter o disco de corte devidamente afiado, comunicando ao superior quando o mesmo estiver sem fio, ou danificado. Realizar o uso da coifa protetora do disco e cutelo divisor; Empurradores (para corte de cunhas); Caixa coletora de resíduos; Chave de ignição; Botoeira de Emergência; Aterramento elétrico da carcaça; Proteção das correias e polias de transmissão; Mesa nivelada e fixada em solo plano; Operador qualificado,

Cobertura da serra circular; Trabalho a Dois, Proteção de Lâmpadas da carpintaria. O local ocupado pela máquina deverá estar livre da circulação de pessoas; Instalação de extintor manual tipo ABC no posto de trabalho. Devem estar adequadas a NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

- Equipamentos de Proteção Individual Indicados:  Capacete;

 Botina de Segurança e Uniforme de tamanho adequado;

 Protetor Facial e/ou Óculos de Proteção contra projeção de partículas de madeira;  Protetor Auricular tipo Concha;

 Luva de Multitato ou similar. - Betoneira:

A betoneira é um equipamento que pode trazer vários riscos, podendo ser descargas elétricas; agarramento pelas partes móveis; tombamento, batidas e atropelamento quando da sua manutenção; ruído excessivo; projeção de partículas de massa nos olhos; corte esmagamento, perfuração; contato frequente com Cimento (alergia e dermatites).

- Medidas Preventivas:

Aterramento elétrico e Proteção das partes móveis; operador qualificado mediante curso ou experiência comprovada; revisão periódica das instalações elétricas por profissional qualificado; localização sob cobertura; área isolada com barreiras ou cancelas; botoeira de emergência; limpeza no final do expediente, colocando sempre um calço de suporte na caçamba e uso constante de EPI’s indicados para tal atividade.

- Equipamentos de Proteção Individual Indicados:  Óculos de segurança;

 Protetor auricular;  Luvas de látex;

 Máscara nos trabalhos com cal e cimento, Pff - 1.  Capacete,

 Uniforme,

 Calçado de Segurança;

- Vibrador de Concreto:

Com a utilização do vibrador de concreto na construção civil, pode-se identificar alguns riscos como descargas elétricas; projeção de partículas de massa nos olhos; contato frequente com cimento (alergia e dermatites); ruído excessivo; vibrações.

- Medidas Preventivas:

Algumas medidas preventivas são definidas, para redução dos riscos apontados, com fazer uso dos EPI's indicados, antes de ligar o vibrador deverá ser verificado se todas as ligações elétricas estarão feitas corretamente, a fim de evitar curto-circuito, falta de fase, aquecimento e queima de motores; a mangueira de alimentação de energia elétrica deverá estar protegida e em bom estado de conservação; o motor não deverá ser arrastado pelo mangote do vibrador nem puxado pelo cabo elétrico; antes de acoplar o vibrador ao motor, deverá ser verificado o seu sentido de rotação e se o flange e o acoplamento estarão perfeitamente limpos e o equipamento desligado; nunca deverão ser lubrificados; equipamento com dupla isolação; revisão periódica do equipamento; operação através de profissional qualificado e evitar exposição das partes elétricas com o concreto e contato com água.

 Capacete, uniforme,

 Calçado de Segurança( botinas ou Botas de Borracha);  Óculos de Proteção;

 Protetor Auricular;  Luvas de Látex; - Serra Policorte:

Uma ferramentas muito utilizada, sendo que apresenta vários riscos quando sua utilização não segue algumas medidas de proteção, os riscos mais frequentes são: ruptura do disco de corte; cortes e amputações nos membros superiores; projeção de partículas fagulhas; incêndios e queimaduras; ruído excessivo e descargas elétricas e choques elétricos.

- Medidas Preventivas:

Medidas preventivas a fim de evitar acidentes devem ser observados como: coifa protetora do disco; manter barras de aço bem fixadas ao efetuar o corte; caixa coletora de resíduos; chave de ignição; aterramento elétrico da carcaça; proteção das correias e polias de transmissão; botoeira de emergência; estar nivelada e fixada em solo plano; operador qualificado; uso constante dos EPI’s correspondentes; estar em local coberto; trabalho a dois; o local ocupado pela máquina deverá estar livre da circulação de pessoas; instalação de extintor manual tipo ABC no posto de trabalho e inspecionar o disco abrasivo, substituindo quando houver irregularidades;

- Equipamentos de Proteção Individual Indicados:  Máscara respiratória;

 Capacete;

 Botina de Segurança e Uniforme de tamanho adequado;

 Protetor Facial ou Óculos de Proteção contra projeção de fagulhas;  Protetor Auricular;

 Avental de Raspa;

 Luvas de Raspa ou Nitrilon;

- Rompedor de Concreto:

O rompedor de concreto também utilizado nesta construção, mas como qualquer outra ferramenta também apresenta riscos quando sua utilização é inadequada, podendo ser eles:

ruído excessivo; descargas elétricas e choques elétricos; vibração excessiva; projeção de partículas nos olhos e esmagamento dos membros inferiores.

- Medidas Preventivas:

As principais medidas preventivas para utilização desta ferramenta são: uso constante dos EPI’s correspondentes; trabalho a dois (turnos alternados) 15min. De pausa para 45 minutos de trabalho; operador qualificado; instalações elétricas devidamente protegidas; não fazer alavanca com a ponta do martelete, pois pode quebrar o mesmo;

- Equipamentos de Proteção Individual Indicados:  Luvas de Raspa ou Nitrilon;

 Óculos de Segurança ou Protetor Facial;  Abafador de ruído tipo concha e tipo plug;  Capacete;

 Botina de Segurança e Uniforme de tamanho adequado;

- Elevador de Cremalheira:

O elevador de cremalheira, utilizado para transporte de cargas, principais riscos na utilização desse equipamento são: descargas e choques elétricos e queda de materiais e pessoas; esmagamento corte.

- Medidas Preventivas:

Obedecer às especificações do fabricante para montagem, manutenção e desmontagem;

Manter no canteiro de obra o MANUAL DE ORIENTAÇÃO;

Intertravamento do sistema elétrico, evitando o funcionamento do equipamento quando alguma porta de acesso e porta de alguma cancela não estiverem devidamente fechadas.

Possuir freio de segurança automático para que ao ultrapassar a velocidade normal de descida seja interrompida a corrente assim evitando queda livre;

Sistema de fim de curso que impeça que a cabine ultrapasse a última parada superior ou inferior.

- Equipamentos de Proteção Individual Indicados:

 Abafador de ruído tipo concha e tipo plug;  Capacete;

 Botina de Segurança e Uniforme de tamanho adequado;

Documentos relacionados