• Nenhum resultado encontrado

O método ADM (Ariadne Development Method) [Díaz 05] objetiva especificar e avaliar aplicações Web com grande número de usuários com diferentes privilégios de acesso às informações.

2.10.1 Descrição da Abordagem

O método ADM é composto pelas seguintes etapas: (1) projeto conceitual, que foca na identificação de tipos de componentes abstratos, relacionamentos, e funções; (2) projeto detalhado, que visa especificar as características do sistema, processos e comportamentos em nível de projeto; e (3) avaliação, que se preocupa com o uso de protótipos para avaliação da usabilidade do sistema em termos de critérios bem definidos.

Projeto Conceitual

A etapa de projeto conceitual consiste das seguintes atividades: definição da estrutura lógica,

estudo dos serviços do sistema, modelagem de usuários, e definição da política de segurança.

A atividade definição da estrutura lógica visa definir os relacionamentos estruturais existentes no domínio da aplicação por meio do diagrama estrutural. O diagrama estrutural inclui os nós abstratos do sistema e seus relacionamentos. Os nós abstratos podem ser simples, como uma mensagem, ou compostos, como uma página Web; estes últimos são conectados aos seus componentes (nós simples ou compostos) por meio de relacionamentos de agregação e generalização.

A atividade estudo dos serviços do sistema visa descrever os principais serviços da aplicação através do diagrama de navegação, que apresente as opções navegacionais oferecidas, e das especificações funcionais que descrevem informações referentes a outros serviços. O diagrama de navegação especifica os caminhos e as ferramentas navegacionais oferecidas aos usuários. As especificações funcionais consistem de uma série de descrições de processos do sistema (ex: mecanismos de comunicação entre os usuários).

A atividade modelagem de usuários consiste em descrever a estrutura de usuários do sistema por meio de diagramas de usuários. Esta atividade visa fornecer base para a definição de políticas de segurança, e tornar possível a construção de apresentações dependentes de usuários, bem como hiperdocumentos personalizados.

A atividade definição de políticas de segurança visa descrever quais ações são permitidas para cada papel, através do catálogo de categorização que descreve o conjunto de papéis (perfis) e de tabelas de acesso que definem o direito de acesso de cada papel a funcionalidades e conteúdos do sistema.

Projeto Detalhado

A etapa de projeto detalhado consiste das seguintes atividades: identificação de instâncias,

especificação de funções, e especificação de instâncias.

A atividade de identificação de instâncias consiste na criação do diagrama de instâncias de nós que descreve as instâncias dos elementos descritos no diagrama estrutural. As instâncias podem ser de nós simples ou compostos. O uso de instâncias possibilita que as estruturas possam ser replicadas e reusadas em diferentes contextos.

Na atividade de especificação de funções, os artefatos diagrama de navegação e especificações funcionais são detalhados. No primeiro caso, são descritas estruturas de acesso para cada ferramenta de navegação visando determinar qual tipo de navegação auxilia sua implementação. No segundo caso, cada função é detalhada em nível de projeto.

Na atividade de especificação de instâncias, todos os nós e conteúdos da aplicação são detalhados com o objetivo de obter informações mais precisas que possam ajudar a criar um protótipo e até mesmo automatizar parcialmente o processo.

Avaliação

A etapa de avaliação consiste nas atividades de desenvolvimento de protótipos e avaliação. A atividade de desenvolvimento de protótipos consiste na criação de protótipos através de uma abordagem incremental, onde o primeiro protótipo é uma interface bastante simples com poucas funções implementadas e, à medida que o projeto iterativo evolui, mais serviços são adicionados.

Na atividade de avaliação, o primeiro passo é a criação do documento de avaliação que contém: o objetivo e método de avaliação, o perfil dos avaliadores, os dados a serem coletados, as tarefas, os mecanismos de coleta, e o planejamento da avaliação. Após a realização da avaliação, os resultados são analisados e são derivadas conclusões para melhorar a usabilidade do sistema.

2.10.2 Considerações sobre os critérios para Comparação

A seguir são apresentadas as considerações, para o contexto do método ADM, sobre os critérios utilizados para comparação entre os trabalhos relacionados e o método WE4UIV.

a) Utilização de UML: o método ADM não utiliza UML para representação dos artefatos propostos. Os elementos de modelagem utilizados são próprios da abordagem ADM, tais como os diagramas: estrutural, navegação, usuários, e instâncias de nós.

b) Interação com a Visão Funcional: o método ADM não define interação explícita entre elementos de navegação/interface com os usuários com elementos funcionais.

c) Utilização de Componentes: o método ADM propõe uma atividade em nível de projeto para criação do Diagrama de Instâncias de Nós que agrupa os objetos simples e compostos de uma página Web, entretanto, não faz referência a componentes concretos pertencentes a bibliotecas.

d) Utilização de Técnicas relacionadas à Usabilidade: o método ADM define uma etapa de Avaliação que utiliza protótipos para especificação de interfaces com o usuário através de uma abordagem incremental, bem como propõe um documento de avaliação que visa coletar informações e derivar ações para melhoria da usabilidade do sistema.

e) Especificação de Grupos de Usuários: o método ADM define o artefato Diagrama de Usuários, que visa descrever os grupos de usuários do sistema, de modo a fornecer uma base para a definição de políticas de segurança.

f) Forma de Transformação de Modelos: o método ADM não define meios nem regras para transformação entre os modelos propostos.

g) Tratamento de Aspectos Hipermídia/Hipertexto: o método ADM não define atividade para tratamento da porção hipermídia/hipertexto do sistema.

h) Suporte por Ferramenta de Desenvolvimento: o método ADM não aponta ferramenta para auxiliar a realização das atividades definidas pela abordagem.