• Nenhum resultado encontrado

O método OO-H (Object-Oriented Hypermedia) [Gómez 03] propõe o desenvolvimento de uma aplicação Web através de um conjunto de artefatos de projeto integrados, onde estrutura, comportamento, e apresentação são peças básicas que devem ser apropriadamente combinadas para se obter um correto produto final de software.

2.8.1 Descrição da Abordagem

O método OO-H consiste na construção das visões de navegação e de apresentação para complementar a visão funcional tradicional baseada em UML. A visão de navegação estende o modelo conceitual com características de navegação hipermídia. A visão de apresentação trata os elementos relacionados ao comportamento e a aparência de interfaces com o usuário.

A visão de navegação é descrita através de diagramas de acesso navegacional e a visão de apresentação é descrita pelo diagrama de apresentação abstrata. Ambos os diagramas capturam informações de projeto relacionadas a interfaces com o usuário com o auxílio de um conjunto de padrões, definidos em um catálogo de padrões de interface. A abordagem propõe ainda uma ferramenta CASE para automatizar o processo de desenvolvimento.

Visão de Navegação

O modelo de navegação é capturado por meio de um ou mais diagramas de acesso navegacional (NAD). O projetista deve construir NADs para as diferentes visões do sistema e pelo menos um NAD para cada perfil de usuário identificado. Este diagrama é baseado nos seguintes construtores: classes de navegação, destinos de navegação, links, e coleções.

As classes de navegação são classes de domínio de negócio enriquecidas com atributos e visibilidade de métodos de acordo com as permissões de acesso de usuários e requisitos de navegação. Os destinos de navegação agrupam os elementos do modelo que colaboram no atendimento de cada requisito navegacional dos usuários. Os links de navegação definem os caminhos navegacionais que os usuários podem seguir através do sistema, eles podem ter um padrão de navegação e um conjunto de filtros de navegação associados, que juntos fornecem a informação adicional requerida para construção do modelo navegacional. As coleções são estruturas hierárquicas definidas nas classes e destinos navegacionais, elas fornecem aos usuários novos meios de acesso à informação.

Visão de Apresentação

A visão de apresentação é representada por diagramas de apresentação abstrata (APD). Inicialmente, é criado um APD padrão, que reflete a estrutura de página abstrata da interface com o usuário e que pode ser derivado automaticamente de um diagrama de acesso navegacional. Um APD padrão representa a estrutura simples de uma interface com o usuário, apenas com a localização e estilos para cada informação ou item de interação, e que precisa ser refinada para ser usada na aplicação final. Além disso, ele serve como um protótipo para validar se os requisitos de usuários foram capturados corretamente.

O processo continua com o refinamento do APD padrão que consiste na modificação da estrutura desse diagrama, através da aplicação de padrões de interface capturados no catálogo. As mudanças introduzidas no APD padrão, para que sejam aplicados padrões de interface, são descritas por meio de regras de transformação, expressas em sintaxe OCL, associadas a suas possíveis implementações.

Catálogo de Padrões de Interface

Os padrões incluídos no catálogo oferecem alternativas de soluções para problemas hipermídia bem conhecidos, considerando o ponto de vista dos usuários. Além disso, o uso de padrões permite a escolha da alternativa mais adequada entre um conjunto de alternativas de implementação, dependendo do domínio da aplicação e da experiência do projetista.

As principais categorias de padrões são: (1) padrões de informação – referentes à comunicação do contexto da informação aos usuários; (2) padrões de interação – envolvem aspectos da comunicação entre o usuário e o sistema, relacionados à funcionalidade e à navegação; e (3) padrões de evolução do esquema do usuário – tratam de características estruturais avançadas, como apresentar duas ou mais visões simultâneas da informação.

Ferramenta VisualWADE

A ferramenta VisualWADE [OO-H 03] fornece um ambiente operacional que dá suporte a todos os aspectos metodológicos do método OO-H. Esta ferramenta visa simplificar o projeto e a implementação de aplicações Web, fornecendo mecanismos apropriados para a elaboração de modelos definidos no método OO-H. Além disso, esta ferramenta visa gerar códigos-fonte relacionados a interfaces com o usuário, a partir de diagramas de apresentação abstrata.

2.8.2 Considerações sobre os critérios para Comparação

A seguir são apresentadas as considerações, para o contexto do método OO-H, sobre os critérios utilizados para comparação entre os trabalhos relacionados e o método WE4UIV.

a) Utilização de UML: o método OO-H não utiliza UML para representação dos artefatos propostos. Os modelos de navegação e de apresentação são descritos, respectivamente, pelos diagramas de acesso navegacional e de apresentação abstrata, elementos de modelagem próprios da abordagem.

b) Interação com a Visão Funcional: o método OO-H considera que as visões de navegação e de apresentação complementam a visão funcional no processo de construção de aplicações Web. Entretanto, nos artefatos propostos não é definida interação explícita entre elementos de navegação/interface com os usuários com elementos funcionais.

c) Utilização de Componentes: no método OO-H, a visão de apresentação representada pelo diagrama de apresentação abstrata descreve os elementos que integram as interfaces com o usuário, entretanto, não faz referência a componentes concretos pertencentes a bibliotecas.

d) Utilização de Técnicas relacionadas à Usabilidade: o método OO-H utiliza um catálogo de padrões de interface com o usuário para fornecer soluções para problemas hipermídia que são efetivamente utilizadas no refinamento da visão de apresentação.

e) Especificação de Grupos de Usuários: o método OO-H não define etapa para especificação de grupos de usuários.

f) Forma de Transformação de Modelos: o método OO-H define meios para construção do modelo de implementação (código fonte) a partir dos artefatos de projeto, com auxílio de uma ferramenta de desenvolvimento.

g) Tratamento de Aspectos Hipermídia/Hipertexto: o método OO-H não define etapa para tratamento da porção hipermídia/hipertexto do sistema.

h) Suporte por Ferramenta de Desenvolvimento: o processo de desenvolvimento definido no método OO-H é apoiado por uma ferramenta chamada VisualWADE.