• Nenhum resultado encontrado

Teoria X – Suposições ultrapassadas sobre as pessoas no trabalho

2 MÉTODO DA PESQUISA

A pesquisa teve uma abordagem quantitativa, pois as notas que atribuídas à cada assertiva pelos respondentes foram tratadas estatisticamente. Quanto à pesquisa quantitativa, Lima (2004, p. 26) lembra que “[...] corresponde a uma abordagem do fenômeno investigado envolvendo a realização de uma pesquisa de campo, na qual a coleta de dados é feita por meio de aplicação de questionário e/ou formulário junto à população alvo da pesquisa.”

Quanto ao procedimento, a pesquisa é um estudo de campo. “O investigador, na pesquisa de campo, assume o papel de observador e explorador, coletando diretamente os dados no local em que se deram ou surgiram os fenômenos.” (BARROS, LEHFELD, 2000, p. 75). Para isso, o pesquisador deve estar ciente que “[...] deve coletar os materiais de forma sistematizada, registrá-los, selecioná-los e organizá-los sem qualquer tipo de manipulação, sem experimentação.” (LIMA, 2004, p. 51).

Pode-se enquadrá-la também na categoria de observação direta intensiva, pois é “[...] orientada por objetivos previamente fixados, planejada, sistematizada e registrada, implicando a formulação de um plano de pesquisa.” (LIMA, 2004, p. 99). A pesquisa pode ser classificada também como um estudo de caso, pois “[...] envolve a realização de exercícios sistematizados de descrição e de análise da unidade de estudo considerada, utilizando, para isto, diferentes fontes de evidência, com o objetivo de compreendê-la internamente, de acordo com seus próprios termos.” (LIMA, 2004, p. 31). Tal procedimento metodológico foi adotado em função da empresa escolhida ser uma organização brasileira de grande porte.

3.1 Universo da investigação

A pesquisa foi realizada na Companhia Hering S.A., na unidade matriz de Blumenau (SC). A Hering é uma das maiores indústrias têxteis do país, atuando no setor de vestuário, com mais de 130 anos de tradição. Foi eleita em 2010 a empresa do ano pela Revista Exame.

A história da Companhia Hering começou quando dois imigrantes alemães iniciaram a produção de malha numa pequena empresa chamada de

Trikotwaren Fabrik Gebrueder Hering, localizada onde atualmente é o

centro da cidade de Blumenau (SC). Em 1893, em função da expansão das suas atividades, a empresa desloca-se ao bairro Bom Retiro, instalando-se onde atualmente ainda funciona a matriz da empresa. Em 1929 a empresa é

transformada em sociedade anônima e passa a denominar-se Companhia Hering S.A., razão social que mantém até hoje.

A Hering sempre foi sinônimo de camisetas, tendo fabricado e vendido um número impressionante de peças ao longo de sua história, o que a tornou a maior malharia da América Latina já nos anos 1960. Há alguns anos a empresa reposicionou seu produto no mercado e passou a trabalhar com marcas próprias, como a PUC, Dzarm, Hering Kids e a marca principal, Hering.

Além deste histórico e de todas as características da empresa, que elevam o grau de importância da pesquisa, a Companhia Hering S.A. foi selecionada pelo fato de apresentar algumas características que facilitam e viabilizam o estudo da gestão do conhecimento:

a) possui programas de treinamento e desenvolvimento do capital humano;

b) possui um sistema da qualidade implantado e atuante;

c) foi premiada e reconhecida por suas atuações em termos de qualidade e gestão de recursos humanos.

Na Companhia Hering S.A., a pesquisa foi realizada com os gestores que estão ligados à supervisão/gerência da área de produção, treinamento e desenvolvimento humano e engenharia de produtos, totalizando dez participantes. A participação destes profissionais na pesquisa é amparada pela perspectiva de Haguette (1992, p. 96), que argumenta que “A escolha dos entrevistados não pode ser aleatória, ou seja, não pode obedecer aos parâmetros da amostragem probabilística.”

3.2 Coleta de dados

O instrumento de coleta de dados utilizado nesta pesquisa está relacionado à ferramenta de diagnóstico das relações complexas na Administração da Produção. Este instrumento irá permitir que seja elaborado um diagnóstico organizacional com base nas relações complexas entre os treze elementos constitutivos (descritos no item 2.6.1.1) e os cinco objetivos de desempenho (descritos no item 2.6.1.2). O cruzamento entre os elementos constitutivos e os objetivos de desempenho resultou na formação de 65 assertivas, visando avaliar cada elemento constitutivo em relação aos objetivos de desempenho, através de quadros compostos por assertivas que foram analisadas e respondidas por integrantes da organização devidamente selecionados para a pesquisa.

Estas assertivas estão distribuídas em treze quadros, havendo um quadro para cada elemento constitutivo. Cada quadro contém cinco

assertivas, sendo que cada assertiva foi construída em função da relação que o elemento constitutivo do quadro tem para com cada um dos objetivos de desempenho. Haverá um campo onde está descrito o elemento constitutivo correspondente ao quadro, bem como um campo para conceituar o elemento constitutivo. As assertivas têm como objetivo principal identificar o grau de influência de cada elemento constitutivo em cada objetivo de desempenho. Assim, a relação entre os treze elementos constitutivos e os cinco objetivos de desempenho originou sessenta e cinco assertivas, que permitem avaliar como cada elemento constitutivo contribuiu para o alcance dos objetivos de desempenho nas organizações.

Cada assertiva recebeu uma resposta, que consistirá numa nota de 1 a 5, obedecendo à escala Likert. Esta escala busca identificar o nível de concordância do participante da pesquisa em relação a uma determinada afirmação. Assim, os conceitos de 1 a 5 foram conceituados da seguinte maneira: a) 1: péssimo b) 2: ruim c) 3: indiferente d) 4: bom e) 5: ótimo

O quadro 28 é um exemplo de quadro de análise com as assertivas, com os cenários e com o campo para as notas a serem dadas pelos participantes da pesquisa. O instrumento de coleta de dados completo, com todos os quadros de análise, encontra-se no Apêndice A deste relatório. QUADRO 28: Quadro de análise com os cenários.

ELEMENTO

Documentos relacionados