• Nenhum resultado encontrado

MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO DO MOINTIAN

No documento JARDIM - CODIFICADOR MOINTIAN 1 (páginas 75-79)

A energia, irradiada a partir das aplicações, começa a atuar no desbloqueio dos chacras ou centros energéticos apropriados para o momento atual de nossa existência e evolução. As aplicações trazem à tona determinadas características nocivas arraigadas, reprimidas ou mal resolvidas, desde tempos imemoriais, para que possam ser transmutadas ou trabalhadas de forma consciente ou inconsciente, até que sejam eliminadas.

As características trabalhadas conscientemente são os vícios ou maus hábitos adquiridos e que sabemos da necessidade de transmutá- los, mas não temos força para fazê-lo. A energia preenche este quesito, servindo de catapulta para a vontade alcançar o alvo da mudança. As características trabalhadas inconscientemente são aquelas que transformam nossos modos de pensar e agir de forma lenta e gradual, quase imperceptível. Estas transformações podem se manifestar ou ser percebidas, por exemplo, no nosso modo de andar, indicando que uma nova postura foi tomada, causando benefício para o corpo físico. Podem ser percebidas pelos outros, pela forma de expressarmos sentimentos e palavras diferentes do habitual.

Quando a personalidade começa a ficar livre de emoções negativas, sentimentos de perda ou necessidades irreais, a expressão de quem verdadeiramente somos começa a despertar. O fluxo da alma, do ser espiritual, começa a manifestar-se. Este é um trabalho árduo pois, na mesma proporção que queremos fazer as mudanças dos aspectos sombrios, negativos, agora visíveis para nós, as cobranças do meio tornam-se mais fortes. É como se o mundo soubesse das nossas falhas. Se titubearmos neste ponto, o trabalho volta a uma escala inferior, um novo início e um tormento, que gera uma energia negativa mais poderosa, podendo desencadear processos doentios ou doenças graves.

No início da utilização consciente da energia muitos alunos ficam perdidos, como se não bastassem os momentos de introspecção para realizar um trabalho eficaz com a personalidade. Então perguntam: como começo a trabalhar? Por onde começo?

Fazendo um parêntese no trabalho fundamental com o MOINTIAN, sugiro, para os que iniciam o trabalho de autoconhecimento com tenacidade, que complementem a atuação da energia com uma análise dos traços da personalidade através das características apresentadas no

dia-a-dia. É preciso que vejas a ti mesmo, utilizando a imagem projetada de ti mesmo, analisando as reações e pensamentos ocorridos durante o dia. Em geral vão aparecer as coisas erradas que os outros fizeram ou disseram. Mas tenha certeza: tudo o que vires no outro é uma projeção daquilo que tu és! Trabalha com isto no início. Refletindo sobre os julgamentos que fazes, a respeito das reações, pensamentos e críticas que tenhas emitido aos outros, procura trabalhar sobre as características negativas encontradas.

Outra maneira de começar a compreender os defeitos e qualidades da personalidade é através de uma breve pesquisa sobre a influência zodiacal sob a qual nasceste. Verás que as qualidades a serem despertas ou os defeitos a serem superados estão presentes ali. Mas este é um trabalho inicial, para as pessoas que ainda estão sob a influência da personalidade, que iniciam o processo de autoconhecimento. Para os mais avançados, qualquer forma artificial de tentar controlar ou direcionar o trabalho interno será contrária ao verdadeiro contato com as Hierarquias.

Para os que estão no início, ainda centrados na personalidade, os signos influenciam, e por aí podem começar o trabalho de transmutar determinadas características nocivas, para a integração da personalidade de forma simples e segura. Depois, gradativamente recolhe-se as informações dos demais signos. Um por mês, podendo recorrer à meditação que alguns grupos, inspirados pela obra do Mestre Tibetano, Djwhal Khul, realizam, de analisarem-se a si mesmos e a toda a humanidade sob o efeito de cada uma das constelações zodiacais. É possível perceber as tendências de grande parte da população mundial com esta análise, pois estão focadas na personalidade, manifestando conceitos massificados.

Ao realizares esta avaliação de tendências da personalidade, é fundamental não te deixar influenciar pelas definições astrológicas ou zodiacais, concentrando-te nas tendências e pontos negativos de cada tipo de ser humano para sublimar esta influência e manifestar os aspectos positivos de todos de uma forma integrada. O ideal é manifestar uma síntese de todos os tipos humanos. Verifica apenas as características superficiais de cada signo.

É comum que as pessoas influenciadas pelas características conhecidas de seu signo afirmem que não podem corrigir hábitos ou ser diferentes porque faz parte de seu carma expressarem-se sempre de um

mesmo jeito. Obter informações sobre a personalidade deve servir para impulsionar a manifestação de características positivas e não para gerar acomodação ou prisão a uma personalidade ainda incompleta e não trabalhada. Perdem-se muitos buscadores nesta equivocada concepção.

Com este trabalho de transmutação consciente, em vez de abrires centros de energia ou chacras que não necessitam da tua concentração, trabalharás para vencer os aspectos negativos da personalidade que entravam o desenvolvimento. Este é o trabalho inicial com a personalidade, com a mente, não com o emocional, nem com o físico etérico, ou com energias desconhecidas. Cada vez que vences ou superas uma qualidade negativa, abrem-se os pontos energéticos relacionados a ela. Por exemplo: se o plexo é o ponto que precisa ser trabalhado, podes manifestar emoções descontroladas e, fisicamente, uma dieta em desequilíbrio. Quando este trabalho de percepção, controle e aplicação da energia mental, juntamente com as aplicações do MOINTIAN, para superar esta tendência é eficaz, há uma abertura deste ponto e o problema será resolvido. Basta identificar a característica, fazendo o trabalho de autoconhecimento. As aplicações facilitam as rupturas com padrões de desarmonia.

A concentração ou estimulação artificial de determinado chacra ou centro energético, por achares conveniente, por ambição espiritual, ou por curiosidade, desperta as características deste centro, as quais são positivas e negativas ao mesmo tempo. Ao abrirem-se, eles apresentam suas qualidades positivas, como as sensações de sutilização ou de aumento do fluxo de energia, e as negativas, como os problemas, doenças e memórias guardados no ponto que foi estimulado. Na mesma proporção que o nível de consciência ou vibratório aumenta, aumenta o nível de limpeza ou transmutação interna. Ocorre o trabalho com traumas e experiências desta ou de encarnações passadas.

Quando se trabalha o caráter, na construção e integração da personalidade, para despertar os atributos da alma, a mente tem papel predominante. Este cuidado em manifestar o ideal superior desperta natural e gradativamente as qualidades dos centros energéticos ou pontos do corpo que irradiam e recebem a energia do ambiente. O fator mais importante é o domínio e a transmutação das características nocivas ou inferiores da personalidade. Quanto mais aprofundamos o conhecimento de nossas reações, pensamentos e sentimentos, passamos

a compreender mais profundamente aos outros e, por conseqüência, atingimos patamares superiores.

Ao limparmos gradativamente determinadas atitudes, sentimentos e ações negativas, deixamos um padrão de consciência e entramos em outro. Uma energia superior desce ao nosso mundo, manifesta-se em nossa vida. Um padrão superior está disponível. Todas as energias necessárias estarão assim despertas, abertas. A energia interna, manifestada através de nossas necessidades e do nosso padrão de consciência, neste trabalho consciente, é forçada a subir, a sutilizar-se, sendo impulsionada para cima através da pressão exercida pelo fluxo superior, o qual toma conta de seu espaço em nosso ser. A energia interna vai sendo substituída de forma natural. É na medida da abertura da consciência para o alto que a energia superior desce e preenche, comprimindo e expulsando aquelas manifestações inferiores. O triângulo inferior encontra o superior. É assim que funciona o trabalho com a consciência. Trabalha primeiro com as características aparentes, com os problemas desta encarnação. A entrega a este trabalho, para a aquisição de um patamar de consciência mais elevado ou em ressonância com os anseios da própria alma, eleva a manifestação física, despertando naturalmente as qualidades de energias e centros energéticos que estejas apto a assimilar.

Observa o quadro VI.

As formas externas ou artificiais de despertar espiritual, ou seja, técnicas baseadas na massificação de conceitos chamados esotéricos, funcionam como uma hipnose, mascaram determinadas qualidades negativas, mas não transformam realmente. Não trabalham em conjunto com a alma. No máximo, deslocam para uma camada subconsciente um problema que a personalidade deveria enfrentar e superar.

As posições do MOINTIAN auxiliam a liberar um conjunto de fatores que podem estar bloqueando o desenvolvimento. Trazem as qualidades espirituais para a consciência, sem muita ênfase na localização dos pontos onde a energia penetra mais, quando aplicamos, mas no conjunto dos corpos da personalidade.

A partir deste ponto, entramos na aplicação da energia despertada com as iniciações do MOINTIAN.

No documento JARDIM - CODIFICADOR MOINTIAN 1 (páginas 75-79)