• Nenhum resultado encontrado

Módulo de Visualização das Interações nos Grupos

5. FACIO: uma proposta para a comunicação integrada e on-line

5.4. Módulo de Visualização das Interações nos Grupos

Para melhor compreensão, o diagrama de casos de uso deste módulo está novamente apresentado na figura 19: Interações no grupo Visualizar Interações de Grupo Escolher Modo de Visualização Filtrar interações Tocar conversa Participante Tema é equivalente a Grupo «extends» «extends» «extends» «herda»

A ação de tocar conversa é um tipo específico de filtro em que os parâmetros são selecionados visualmente

Visualizar Integrantes Visualizar Threads (Forum) Etruturar Mapa de Integrantes «extends» «herda» Visualizar Threads (Temporal) «herda» «herda» «herda» Importar e Exportar Interações «extends» Outras Ferramentas Iniciar Conversa Síncrona «extends» Visualizar Notas Visualizar por Metáforas «extends»

5.4.1. Visualizar interações do grupo

O ponto de partida deste módulo é a visualização das interações, onde o usuário alimenta a sua percepção de como as discussões dos temas e as conversas entre os integrantes estão sendo realizadas.

Da mesma forma que a Visualização de Temas é um caso de uso “pai” que é especializado na visualização por pastas ou por mapa, também a visualização das interações no grupo tem suas especializações e extensões.

Dentre as atividades que podem se desencadeadas a partir da percepção das interações, pode-se prever:

a) escolher um enfoque diferente para visualizar as interações;

b) filtrar as informações para visualizar as mensagens de uma conversa específica;

c) visualizar anotações que foram realizadas em mensagens ou conversas; d) iniciar a manipulação de mensagens, por meio da leitura e envio de mensagens assíncronas ou ao iniciar uma mensagem síncrona;

e) importar ou exportar mensagens para, assim, permitir a integração com outras ferramentas de comunicação.

As funções relacionadas acima são melhor explicadas nos tópicos a seguir: 5.4.2. Escolher modo de visualização das interações

Assim como a visão de temas tem uma forma de escolher o modo de visualização, nas interações também ocorre assim. O usuário escolhe, com base em uma lista, qual o modo de visualização das interações: com ênfase nos integrantes, com ênfase nas “threads” (formato fórum) ou com ênfase na “threads” (formato temporal).

5.4.3. Visualizar interações com ênfase nos integrantes

Esta especialização da forma como as interações são visualizadas enfatiza a estrutura dos integrantes. Por meio da codificação de cores e espessura das linhas é possível perceber a intensidade e o caráter reservado das conversas.

Pela ênfase na relação entre os participantes por meio das conversas, a organização de subgrupos e de aspectos sociais são mais perceptíveis. Um esboço desta visão está mostrado na figura 20.

Figura 20 – Visualização das interações com ênfase na estrutura de integrantes 5.4.4. Estruturar mapa de integrantes

Da mesma forma que o mapa de temas pode ser rearranjado, a estrutura dos grupos também permite uma construção própria do usuário ou um arranjo cooperativo que o grupo pode estabelecer. As mesmas funções de desenho: selecionar, arrastar e “zoom” são previstas nesta função.

Também para as interações, esta opção de desenhar a estrutura do grupo é habilitada ou desabilitada pelo mediador do grupo.

5.4.5. Visualizar interações com ênfase nas “threads” em forma de fórum

Esta visão das interações é a comumente encontrada nos fóruns de discussões. Cada nova resposta é “pendurada” na mensagem que ela respondeu e, assim, consegue-se

ter uma noção do encademaneto (‘threads”) de comunicação realizadas a partir de certa mensagem.

5.4.6. Visualizar interações com ênfase nas threads em forma temporal

Também o conceito de threads é ênfase neste modo de visualização, mas além disso ele permite claramente ver quem emitiu a mensagem e em que tempo. Assim, esta é uma visão que permite unir os dois enfoques das estruturas anteriores: a estrutura de interações entre os participantes e as “threads” disparadas a partir de uma mensagem. Além disso, o tempo em que a conversa está se desenrolando é facilmente perceptível. A figura 21 ilustra uma visão deste modo. Nela apresenta-se uma discussão iniciada pelo participante “Crediné”, a respeito do assunto “interação”. Um dia depois, “Joelma” respondeu positivamente à pergunta. “Jaime” respondeu três dias depois, citando “Rogers”. E, assim, o encadeamento das mensagens foi seguindo. Vale destacar que os ícones sinalizam os atos de discurso durante a conversa.

Figura 21 – Visualização das interações em modo thread temporal 5.4.7. Visualizar interações por metáforas

Nesta parte, os recursos de visualização das informações podem ser expandidos da visão gráfica dos tipos de dados, em grafos ou em tabelas, para uma visualização que passa a ter um significado mapeado em outro “mini-mundo”.

Para ilustrar isso, imagine que a visão das mensagens do fórum utilize a metáfora de uma planta, como é feito na ferramenta “eTree” (), onde cada galho é um tema ou uma “thread” e cada mensagem é uma folha. A partir do momento em que as mensagens forem enviadas e as interações forem crescendo, o galho vai sendo preenchido pelas folhas, isto é, as novas mensagens. A visualização das interações ocorre por meio de um desenho de uma planta na tela do sistema.

Outra idéia ainda nessa “linguagem” metafórica, é quanto à cor. Por exemplo, as mensagens mais antigas podem ter uma cor verde escura para simbolizar “folhas velhas”, já as mensagens mais recentes podem ser menores e em cor verde clara, como se tivessem brotado a pouco tempo, são as “folhas novas”.

Enfim, isso ilustra a funcionalidade de visualizar as interações a partir de uma metáfora. 5.4.8. Filtrar interações

Nesta função o usuário por meio de filtros, seleciona quais as mensagens são relevantes para sua visualização.

Em síntese os parâmetros permitem filtrar:

a) os participantes envolvidos nas mensagens;

b) o período: data de início e fim, em que as mensagens ocorreram; c) um texto que esteja contido na mensagem.

5.4.9. Tocar a conversa

A função “tocar a conversa” é uma variante da forma como os filtros podem ser inseridos. Ao invés de editar os parâmetros, o usuário pode selecionar participantes ou ligações entres eles e solicitar que a conversa entre eles seja listada. As mensagens são então listas em uma forma tabular.

5.4.10. Importar e exportar as interações

Esta função permite recuperar para o sistema um conjunto de mensagens que foi realizado em outra ferramenta de comunicação: correio eletrônico, ferramentas de mensagens instantâneas e afins.

Também nesta função, um conjunto de mensagens realizadas no sistema podem ser exportadas para serem aproveitadas nestas outras ferramentas.

A ferramenta já permite, por si só, integrar conversas assíncronas e síncronas de maneira ortogonal. Com essas funções de importação e exportação, o propósito é agregar uma outra faceta de integração, neste caso com outras ferramentas que também tratam mensagens.

Documentos relacionados