• Nenhum resultado encontrado

4 DIFERENÇA ENTRE OS MODELOS DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA MOODLE E

4.2.3 Módulos em ATutor

Na plataforma os módulos são armazenados no diretório mods, os mesmos são armazenados em subdiretórios mods/core. Segue abaixo uma lista dos módulos mais importantes utilizados no sistema:

Module.php: Usado para conectar componentes dos módulos dos elementos de navegação, como: ferramentas de ícones, guias de navegação, menus de navegação e administrador, gerenciamento de cursos e ferramentas de alunos.

Module.xml: Usado para exibir informações sobre o modulo ates de serem instalados. Install.php: é o modulo utilizado quando a plataforma é instalada, para executar todos os módulos relacionados a instalação.

Unistall.php: Utilizado para remover o modulo do sistema.

Backup.php: Usado para fazer backup e restaurar o conteúdo do curso. Delete.php: Usado parado quando o conteúdo de um campo for removido.

Cron.php: Serve para executar comandos relacionados com o modulo de intervalos especificados.

Module.sql : é nesse modulo que usamos para adicionar tabelas e/ou modificar dados no bando de dados .

Modulo galeria: Nesse modulo é possível que os alunos compartilhem fotos. Os instrutores e os administradores podem gerenciar as fotos do curso.

Marratech Module(Board): É um ambiente colaborativo de comunicação web. Streaming de vídeo com qualidade de voz, além de um quadro iterativo. Ate cinco pessoas podem participar, falar, ver.

Web Calendar Módulo: Oferece uma série completa de horários para o desenvolvimento de cada individuo, grupo, e todo o sistema, entre outras funcionalidades.

Modulo AcessForAll IMS e ISSO FDIS 24751: Fornece autores os meios de adicionar novos tipos de pacotes de conteúdo.

Modulo de Rastreamento livro notas ( livro de notas): Disponível como um módulo extra para ATutor foi totalmente integrado no ATutor tornando-se um modulo padrão.

Oferece também recursos como: FAQ, glossário, mapa do site, e bate-papo, enviar e- mail, fóruns, grupos, uploader de arquivos, exportar e importar arquivos

4.3 Diferença entre as plataformas Moodle e ATutor

Com ajuda da tabela 01 podemos fazer uma análise entre as plataformas Moodle e ATutor. Ambos são compatíveis nos ambientes Linux/Windows/Unix aonde foram projetados em PHP com o intuito de utilizar MySQL como banco de dados. As duas tecnologias tem uma interface amigáveis fáceis e flexíveis, eficientes e compatíveis. Por serem considerados ambientes AVA, um modelo de software livre, com códigos abertos, são considerados GNU isso quer dizer que não podemos criar e modificar, desde que concorde em fornecer a fonte para os outros. Não removendo nem modificando a licença original e os direitos autorais. Possui um design modular, com entrada de texto de um editor HTML.

Oferecem uma série de ferramentas para o curso online chamadas de modular que em comum possuem: fóruns, chats, glossário, questionário, wiki, aulas, etc. Atende a um suporte padrão chamado de SCORM, permitindo que designers reutilizem conteúdos de outras plataformas podendo exportar e importar para outra plataforma e vice versa. As plataformas podem ser encontradas em mais de 30 línguas diferente, inclusive português.

Portanto comparando essas características não podemos dizer qual é a melhor, para escolher uma plataforma basta que o desenvolvedor leve em considerações as características que ele procura e melhor se encaixaria no projeto, na hora da decisão deve-se ter uma definição clara dos objetivos do curso online e os serviços que escolheu para implementar. Então, precisa-se explorar formas de implementa-las, dada sua adequação, escopo, instalações, usuários, produção, claro, pessoal necessário e equipamentos disponíveis.

A plataforma Moodle se destaca dentre as principais características não somente a adaptabilidade e a usabilidade, todavia por não possuir custo na aquisição de licenças, e por poder ser usada em qualquer sistema operacional como já falamos. Além de possuir uma aparência mais amigável, interface mais atualizada comparada ao ATutor, isso devido ao fato de tornar uma das mais populares plataformas de AVA códigos abertos. Com isso, muitas pessoas do mundo todo utilizam essa plataforma, fazendo com que Moodle crescesse rapidamente, mais do que esperado, pois devido ao padrão SCORM, quanto mais pessoas utilizarem a plataforma e compartilharem os códigos de design modular, maior a plataforma vai ficar com a importação e exportação dos códigos de outros desenvolvedores, deixando como consequência a plataforma mais atualizada comparada às outras.

Destacam-se também ferramentas do tipo calendário, aonde nesse módulo apresenta a agenda da disciplina, por exemplo, testes, sessões de chat, exercícios, entre outras. Outra ferramenta interessante também é a Atividade Recente, que apresenta as ultimas atividades realizadas desde o ultimo acesso (login), como informações sobre novos alunos, novas mensagens no fórum, etc. A inclusão desse relatório das atividades é efetuada de uma forma automática. Sempre que define uma nova atividade, esta passa a fazer parte da lista. Capaz de ativar, facilitar a visualizações de todas as atividades do curso online.

Já a plataforma ATutor em relação ao Moodle se destaca pelo fato de ser o primeiro LCMS totalmente compatível com as especificações da acessibilidade. Essa plataforma incluí uma série de características projetadas para assegurar que o conteúdo é acessível a todos os potenciais utilizadores, incluindo aqueles com conexões de internet lenta, navegadores mais antigos e as pessoas com deficiência audiovisual para acessar as tecnologias web. Portanto, ATutor é a primeira plataforma que levou a serio a acessibilidade se destacando nesse sentido. Destacando-se também em outras características funcionais conhecidas como módulos tais quais: Marratech Module (Board) que é um de comunicação web com qualidade de voz, ou seja, é possível que até cinco pessoas possam participar desde quadro iterativo, através da fala e da Web Cam. Outro módulo importante é o modulo Multi-Arquivo Uploader: Permite que os instrutores e autores de conteúdo possam fazer o upload de múltiplos arquivos em uma vez só

Entende-se que para um bom resultado em sites EAD, alguns aspectos da usabilidade tem que ser levado em consideração. Em ambas as plataformas mostra-se o mesmo conteúdo para todos os alunos. Desta forma não é possível acompanhar o processo de aprendizagem de cada aluno, mostrando as aulas, atividades, etc., que melhor atenderia perfil do aluno e desempenho. Era preciso um módulo que permita exibir o conteúdo de um curso para o perfil que cada estudante (por exemplo, alto, médio e baixo). Esse perfil seria determinado de acordo com critérios definidos pelo professor de história e desempenho dos alunos. Isto é, necessário porque se consideram que os processos de aprendizagem podem variar de acordo com a capacidade de cada aluno. Pois, um aluno com um bom desempenho certamente irá requerer um processo diferente de aprendizagem do que um aluno que tem um perfil baixo e vice-versa. Como consequência, um conteúdo utilizado por um aluno deve ser diferente do que usado por outro e vice versa.

Então, segundo a tabela 01 as duas plataformas AVA são parecidas, visto que Moodle por ser mais popular e ter uma comunidade de usuários cada vez maior, abertos a participação dos códigos. Fez com que o produto crescesse de uma forma rápida e inesperada em u m

período curto de tempo melhorando o desenvolvimento de módulos e recursos adicionais. Todavia, se o seu foco é atingir todos os tipos de usuário incluindo pessoas com deficiência a plataforma ATutor se encaixaria perfeitamente, pois é a primeira LCMS totalmente compatível com as especificações da acessibilidade da W3C. As duas plataformas são simples e fáceis permitindo que o usuário entenda claramente o funcionamento e objetivo da página. Ajuda a facilitar a comunicação entre alunos e professores, especialmente fora do horário escolar. Para usar basta instalar um servidor web, que acesse qualquer browser padrão que suporte PHP e suporte banco de dados variados, em destaque MySQL. Instalando as plataformas muito rapidamente os educadores podem montar, redistribuir o conteúdo programático instrucional e conduzir seus cursos online. Para decidir qual plataforma usar basta na hora do projeto colocar os objetivos do site em EAD claramente para saber qual plataforma melhor se adequa ao projeto. As duas tem um valor muito importante uma interface leve, eficiente e compatível.

Tabela 01 – Diferença entre os modelos EAD

Plataforma Moodle Atutor

Ambiente Unix, Linux, Windows, Mac OS Linux , Unix , Solaris . Banco de

dados

MySQL, PHP, Apache MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase

ou qualquer outra acessível via ODBC. PHP , Apache , MySQL Browser

Microsoft Internet Explorer , Mozilla Firefox entre outras

Microsoft Internet Explorer , Mozilla Firefox , Opera , Netscape

Padrão SCORM SCORM

Sistema de

Aprendizagem LCMS LCMS

Designer Amigável, fáceis e flexíveis Fáceis e flexíveis

Técnicas IHC Usabilidade Usabilidade , acessibilidade

Módulos

Fóruns , tarefas, chat, enquete, questionário, wiki, glossário

fóruns, glossário , wiki, blogs, mensagens, groupware, correio eletrônico, download de arquivo (file store), mapa do site, faq Línguas 75 línguas traduzidas 30 línguas traduzidas

Licença GNU GNU

5 APLICAÇÕES DOS TESTES DE USABILIDADE

Documentos relacionados