• Nenhum resultado encontrado

4.4 Acessibilidade ao Empreendimento

4.4.2 Macroacessibilidade

A macroacessibilidade compreende a facilidade de alcançar o espaço e chegar a construções e equipamentos urbanos desejados. É função da abrangência espacial e da operação do sistema viário e do sistema de transporte coletivo. Considera os tempos de espera do veículo, viagem no veículo e transferência entre veículos durante a viagem (BRUTON, 1979).

4.4.2.1 Principais Vias de Acesso

A principal via de acesso ao empreendimento é a MG-010, classificada como Via de Ligação Regional, que tem como função principal a ligação com municípios vizinhos, além de ser a principal rota de acesso de Belo Horizonte à Cidade Administrativa e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

Conforme apresentado na Figura 7, na área de influência do empreendimento ainda destacam- se as seguintes vias de acesso: Avenida Doutor Ari Teixeira, Avenida 1 e Rua Afonso Pena.

37

Figura 7: Principais Vias de Acesso do Entorno do Empreendimento.

A seguir são apresentadas as principais características das vias de acesso à área do empreendimento.

 MG-010

A MG-010 é uma rodovia estadual de Minas Gerais, classificada como via de ligação regional. Sua extensão total é de 307,9 quilômetros, mas apenas 112,9 quilômetros (37%) de sua malha possue pavimentação. Seu percurso inicia em Belo Horizonte e termina no município de Rio Vermelho. Desde a construção do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, no município de Confins, a MG-010 tem sido uma estrada de vital importância para a RMBH. Em meados de 2005 o poder público lançou o projeto linha verde, que consiste na criação de um corredor moderno para o aeroporto de Confins.

38 No trecho analisado a via opera em mão dupla, com duas faixas por sentido e largura aproximada média da pista de rolamento de 42 metros. Conforme evidenciado na Figura 8 e na Figura 9 observou-se presença de canteiro central, sinalização horizontal e vertical existente, condição de pavimentação satisfatória (sem depressões), proibição de estacionamento em ambos os lados da via e presença de via marginal operando em mão única com uma faixa de tráfego, em ambas as pistas.

Figura 8: MG-010 - Sentido Lagoa Santa. Figura 9: MG-010 - Sentido Belo Horizonte.

 Av. Dr. Ari Teixeira:

A Av. Dr. Ari Teixeira é classificada como via coletora e opera em mão dupla com uma faixa de tráfego por sentido. No trecho analisado a via tem largura aproximada média da pista de rolamento de 6,5 metros, inexistência de canteiro central, observou-se ainda sinalização horizontal e vertical existente, condição de pavimentação satisfatória (sem depressões) e proibição de estacionamento em ambos os lados da via, conforme apresentado na Figura 10 e na Figura 11.

39

Figura 10: Av. Dr. Ari Teixeira - Sentido Distrito Industrial. Figura 11: Av. Dr. Ari Teixeira - Sentido Sede de Vespasiano.

 Rua Afonso Pena:

A Rua Afonso Pena é classificada como via coletora e opera em mão dupla com uma faixa de tráfego por sentido. No trecho analisado a via tem largura aproximada média da pista de rolamento de 5,3 metros, inexistência de canteiro central, observou-se ainda sinalização horizontal e vertical existente, condição de pavimentação satisfatória (sem depressões) e proibição de estacionamento em ambos os lados da via. A Figura 12 e a Figura 13 apresentam trechos analisados da Rua Afonso Pena.

Figura 12: Rua Afonso Pena (1). Figura 13: Rua Afonso Pena (2).

 Avenida 1:

A Avenida 1 é classificada como via local e opera em mão dupla com duas faixas de tráfego por sentido. No trecho analisado a via tem largura aproximada média da pista de rolamento de 13,0 metros, inexistência de canteiro central e presença de ciclovia, conforme evidenciado naFigura 14. Observou-se ainda sinalização horizontal e vertical existente, condição de

40 pavimentação satisfatória (sem depressões) e proibição de estacionamento em ambos os lados da via, conforme apresenta a Figura 15.

Figura 14: Avenida 1 (1). Figura 15: Avenida 1 (2).

4.4.2.2 Rotas de Acesso Viário

As principais rotas para acesso de veículos foram definidas considerando a configuração espacial e funcional do entorno do empreendimento, além da localização dos acessos previstos. Tomou-se como premissa que as rotas de acesso ao empreendimento têm como possibilidade de pontos de origem e destino, a MG-010 (nos sentidos de Belo Horizonte e Lagoa Santa), além da Rua Afonso Pena que propicia o acesso a sede do município de Vespasiano.

Foram definidas três principais rotas, conforme descritas a seguir:  Rotas de Chegada:

 Rota 1: (...) >> MG-010 - Sentido Norte (Belo Horizonte - Lagoa Santa) >> Reserva Vales de Minas;

 Rota 2: (...) >> MG-010 - Sentido Sul (Lagoa Santa - Belo Horizonte) >> Avenida Doutor Ari Teixeira >> Avenida 1 >> Reserva Vales de Minas;

 Rota 3: (...) >> Rua Afonso Pena >> Avenida Doutor Ari Teixeira >> Avenida 1 >> Reserva Vales de Minas.

41 A Figura 16 apresenta, sob uma perspectiva macro, as rotas descritas. É possível observar com maior detalhamento o acesso de chegada ao empreendimento através da MG-010 e da Avenida 1.

Figura 16: Rotas de Chegada ao Empreendimento.

 Rotas de Saída:

 Rota 1: (...) >> Reserva Vales de Minas >> Avenida 1 >> Avenida Doutor Ari Teixeira >> MG-010 - Sentido Sul (Lagoa Santa - Belo Horizonte) >> (...);  Rota 2: (...) >> Reserva Vales de Minas >> Avenida 1 >> Avenida Doutor Ari

42  Rota 3: (...) >> Reserva Vales de Minas >> Avenida 1 >> Avenida Doutor Ari

Teixeira >> Rua Afonso Pena >> (...).

A Figura 17 apresenta, sob uma perspectiva macro, as rotas descritas. É possível observar com maior detalhamento o acesso de saída do empreendimento através da Avenida 1.

Figura 17: Rotas de Saída do Empreendimento.

As rotas apresentadas constituem a macroacessibilidade do empreendimento e contemplam as principais vias de acesso utilizadas, desta forma, as rotas de chegada e saída possuem, respectivamente, pontos de início e fim de trajeto no empreendimento sem especificar o acesso interno utilizado, sendo que, devido à sua dimensão, serão projetados diversos acessos nas vias internas.

43

Documentos relacionados