• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5. ANÁLISE DOS RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.1 Diretrizes para a elaboração da redação dissertativa-argumentativa de vesti bular da Fuvest e do Enem

5.1.2 Manual da Fuvest

Assim como no tópico anterior, teceremos breves reflexões sobre os princí- pios estruturantes da prova de redação do vestibular da Fuvest 2019. Antes, compete- nos citar o que a comissão organizadora informa esperar dos candidatos:

Espera-se que o candidato ao Concurso Vestibular FUVEST demonstre competência para leitura e compreensão de diferentes textos, em linguagens diversificadas; capa- cidade de expressão de seus conhecimentos, reflexões e pontos de vista nas dife- rentes normas de língua portuguesa; conhecimentos básicos nas áreas de Ciências Humanas, Biológicas e Exatas, bem como em língua estrangeira. Espera-se, em suma, que demonstre competência para compreender conceitos, situações e fenô- menos, nos referenciais próprios de cada área, além de utilizar esses conhecimentos para analisar e articular informações, resolver problemas e argumentar de forma co- erente a respeito das situações apresentadas.

Dessa forma, privilegia-se a apropriação de conhecimentos, informações e lingua- gens, além da capacidade de reflexão e investigação em situações que apresentem

dimensões prática, conceitual e sociocultural. O conhecimento esperado não se re- duz, portanto, à memorização de fatos, datas, fórmulas ou ao uso automatizado des- sas e outras informações ou técnicas específicas. (Fuvest, 2018, p. 43, grifos nossos)

Tratando das expectativas para o desempenho global dos vestibulandos em todas as provas nas duas fases de seu exame, a Fuvest sinaliza o perfil almejado dos aprovados. As habilidades esperadas desses estudantes, descritas na citação ante- rior, sintetizam uma formação ampla, multicultural e polivalente. A rejeição da mera memorização e da automatização de técnicas é um dado fundamental para nossa discussão dos resultados da análise de parte do nosso corpus.

Do mesmo manual do candidato da Fuvest 2019 (2019, p.32), transcrevemos parte específica referente à redação. Mais adiante, comentaremos brevemente esse material – como na seção anterior – à luz da fundamentação teórica sobre as opera- ções de justificação e negociação, descritas no primeiro capítulo.

Para essa parte da prova do primeiro dia são dedicadas atividades de capacitação da banca avaliadora, as quais incluem, da mesma forma que ocorrera com as ques- tões, não só uma seleção de textos que constituirão a amostra, mas também sua leitura, análise e discussão, com vistas ao levantamento das possibilidades de abor- dagem do tema.

Terminada a capacitação, cópias de cada redação, sem a identificação do candidato, são submetidas a dois avaliadores independentes.

Metodologia de avaliação da redação

A redação deverá ser, obrigatoriamente, uma dissertação de caráter argumentativo, na qual se espera que o candidato, visando sustentar um ponto de vista sobre o tema, demonstre capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões; argumentar de forma coerente e pertinente; articular eficientemente as partes do texto e expressar-se de modo claro, correto e adequado.

Os textos elaborados pelos candidatos serão avaliados quanto a três aspectos ou quesitos:

Verifica-se inicialmente se o texto configura-se [sic] como uma dissertação argumen- tativa e se atende ao tema proposto. Pressupõe-se, então, que o candidato demons- tre habilidade de compreender a proposta de redação e, quando esta contiver uma coletânea, que se revele capaz de ler e de relacionar adequadamente as ideias e informações dos textos que a integram. No que diz respeito ao desenvolvimento do tema, verifica-se, além da pertinência das informações e da efetiva progressão temá- tica, a capacidade crítico-argumentativa que a redação venha a revelar.

A paráfrase de elementos que compõem a proposta de redação não é um recurso recomendável para o desenvolvimento adequado do tema. Não se recomenda, tam- bém, que o texto produzido se configure como uma dissertação meramente exposi- tiva, isto é, que se limite a expor dados ou informações relativos ao tema, sem que se explicite um ponto de vista devidamente sustentado por uma argumentação con- sistente.

2 - Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto

Avaliam-se, conjuntamente, a coerência dos argumentos e das opiniões e a coesão textual, ou seja, a correta articulação das palavras, frases e parágrafos.

A coerência reflete a capacidade do candidato de relacionar os argumentos e orga- nizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, sua habilidade para o planejamento e a construção significativa do texto. Devem-se evitar contradi- ções entre frases ou parágrafos, falta de encadeamento das ideias, circularidade ou quebra da progressão argumentativa, uso de argumentação baseada apenas no senso comum e falta de conclusão ou conclusões que não decorram do que foi pre- viamente exposto.

Quanto à coesão, serão verificados, entre outros, o estabelecimento de relações se- mânticas entre partes do texto e o uso adequado de conectivos.

3 - Correção gramatical e adequação vocabular

Avaliam-se o domínio da norma-padrão escrita da língua portuguesa e a clareza na expressão das ideias. Serão examinados aspectos gramaticais como ortografia, mor- fologia, sintaxe e pontuação, e o emprego adequado e expressivo do vocabulário. Espera-se que o candidato revele competência para expor com precisão e concisão os argumentos selecionados para a defesa do ponto de vista adotado, evitando o uso de clichês ou frases feitas. Avalia-se, também, a seleção adequada do vocabulário, tendo em vista as peculiaridades do tipo de texto exigido. [itálicos nossos]

Ao esperar que o candidato vise “sustentar um ponto de vista sobre o tema” e desenvolva “um ponto de vista devidamente sustentado”, aspectos ou quesitos ante- riormente relacionados amparam explicitamente, na forma como se encontram redigi- dos, a noção de um texto argumentativo composto pela sustentação ou justificação. Por outro lado, há inicialmente menção a elementos que podem fomentar a operação da negociação (“leitura, análise e discussão, com vistas ao levantamento das possibi- lidades de abordagem do tema”). Temos de ser cautelosos e analisar se essas orien- tações estarão aliadas a uma proposta de redação aberta à controvérsia ou somente à defesa de um ponto de vista único (seção 5.2.2).

Esta seção contempla dez anos consecutivos e temas dos editais de exame do Enem e da Fuvest. Neste momento, optamos por uma análise descritiva e qualitativa das propostas de tema e enunciados para a redação. Foram transcritos os enunciados e os textos motivadores de cada prova. Na parte final do quadro, apresentamos a perspectiva de argumentação analisada como possível no texto escrito solicitado.