• Nenhum resultado encontrado

3.1 Problema de pesquisa

Ao analisar os manuais para a elaboração da redação de vestibular da Fuvest e do Enem e as respectivas propostas temáticas para as provas, é possível identificar parâmetros consistentes com a expectativa de uso das operações argumentativas de justificação e de negociação? Quais seriam eles?

3.2 Objetivos

- Descrever as diretrizes para a elaboração da redação dissertativa-argumen- tativa de vestibular presentes nos manuais da Fuvest e do Enem;

- Sumarizar similaridades e diferenças nas diretrizes para a elaboração da redação dissertativa-argumentativa de vestibular nos manuais da Fuvest e do Enem;

- Identificar e categorizar, na descrição dos referidos parâmetros, elementos textuais que reportem os tipos de operações argumentativas;

- Analisar a potencialidade para a justificação e para a negociação oferecida pelos temas de redação da Fuvest e do Enem nos últimos 10 anos.

Identificar a presença desses tipos ou níveis de operações argumentativas que fazem parte da produção do texto dissertativo-argumentativo requerido nas dire- trizes presentes nos manuais de dois dos principais sistemas de seleção para o ensino superior no Brasil, poderá auxiliar-nos a construir uma compreensão mais ampla a respeito das metas e das condições para seu ensino e aprendizado. Poderá igual- mente nos servir de ponto de partida para estudos futuros a respeito da produção textual argumentativa em estudantes brasileiros de diferentes faixas etárias e de es- colarização, à semelhança dos estudos realizados com estudantes franceses, tendo em conta a teoria das operações argumentativas, bem como as semelhanças e dife- renças formativas e dos sistemas de ingresso no ensino superior nos dois países. Os estudos de Golder a respeito da elaboração verbal e textual por estudantes de dife- rentes faixas de escolarização (e com idade de 4 a 17 anos) e os estudos sobre a

produção de textos dissertativos argumentativos por estudantes brasileiros (com o en- sino médio concluído ou prestes a tanto), abordados na apresentação do referencial teórico desta dissertação, nortearão essa análise. Posteriormente, em termos da dis- cussão sobre as implicações educacionais dos resultados deste estudo, poderá ser cogitado que tipos de interação dialógica por escrito podem favorecer o desenvolvi- mento das habilidades argumentativas, bem como para nortear o planejamento de situações de ensino-aprendizagem promotoras da explicitação e ampliação destas, conforme as metas curriculares.

CAPÍTULO 4. MÉTODO

Para contemplar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de natu- reza documental, que consistiu na escolha e organização da base de dados, na orga- nização da mesma para a realização da análise e da discussão dos resultados.

4.1 Base documental

Escolhemos como fonte de material dois dos exames vestibulares com maior número de inscritos ou representatividade no Brasil. O primeiro, o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), contou com 5,1 milhões de inscritos em 2018 segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),30 vinculado ao Ministério da Educação e responsável pelo exame. Realizado inicial- mente em 1998, o Enem tinha como intuito avaliar a qualidade do ensino médio bra- sileiro. Nos anos seguintes, os resultados passaram a ser adotados como critério de avaliação para o ingresso em universidades federais e estudais do país de acordo com suas próprias diretrizes, que podem substituir integralmente ou não o próprio vestibular na admissão de alunos. O formato atual do exame, distribuído em dois dias de provas num total de 180 questões objetivas e uma proposta de redação, foi esta- belecido na edição de 2009, quando passou a ser produzido um manual específico para a produção de texto. Desse material, nós nos ocuparemos adiante.

Já o segundo exame brasileiro com o maior número de inscritos, o da Funda- ção Universitária para o Vestibular (Fuvest), seleciona desde 1977 estudantes para ingresso na Universidade de São Paulo (USP) em duas fases. Outras duas instituições contaram com o mesmo processo: a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (entre 1988 e 2016) e a Academia de Polícia Militar do Barro Branco (entre 1996 e 2010). No concurso para ingresso em 2019, mais de 117 mil candidatos inscritos disputavam 8.317 vagas nos cursos de graduação da USP. O manual da

30 Dados disponíveis em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/edi-

cao-do-enem-2019-registra-a-menor-queda-no-numero-de-inscritos-dos-ultimos-4-anos/21206. Acesso em 31.01.2020.

Fuvest apresenta aos candidatos informações gerais e específicas sobre provas, da- tas e carreiras. As orientações sobre a prova de redação encontram-se nesse manual.

O corpus sobre o qual são realizadas as análises conforme os objetivos deste estudo são:

- Manual específico para a redação do Enem; - Manual do candidato para a Fuvest;

- Temas de redação do Enem e da Fuvest nos últimos 10 anos (para as pro- vas aplicadas entre novembro de 2009 e janeiro de 2019).

4.2 Procedimentos de sistematização e análise do corpus

Os manuais e temas de redação tanto da Fuvest quanto do Enem foram aces- sados e transferidos dos sites oficiais das instituições que organizam esses exames,31 em outubro de 2019. Optou-se, dessa forma, por examinar as edições cujos processos seletivos estavam até então finalizados: Enem 2018 e a Fuvest 2019.32

O conteúdo dos dois manuais foi analisado buscando-se identificar trechos que indiquem diretrizes para o uso de operações argumentativas na produção dos textos para, posteriormente, classificá-los nas subcategorias: justificação e negocia-

ção, de acordo com as definições de Golder (1996), descritas no referencial teórico

deste projeto. Tendo sido mapeados esses indicadores de operações argumentativas, estes foram analisados a fim de alimentar a discussão tendo em conta o problema e os objetivos desta dissertação de mestrado.

As listas de temas para a prova de redação dos últimos dez anos, propostas pelo Enem e pela Fuvest, foram organizadas em quadros, por sistemas de exame e em ordem cronológica para posterior análise do potencial uso das operações argu- mentativas, tendo em conta a apresentação do tema da redação e a dos textos moti- vadores que acompanham cada tema proposto.

Em seguida, foram analisadas as semelhanças e diferenças entre as propos- tas dos dois sistemas de exame para posterior discussão desses resultados.

31 Sites consultados: https://www.fuvest.br e https://enem.inep.gov.br.

32 As duas provas do Enem, incluindo a de redação, têm sido aplicadas em fins de semana consecuti-

vos do mês de novembro de cada ano; já as da Fuvest, nos meses de dezembro (1ª fase) e janeiro (2ª fase, que inclui a de redação), razão pela qual é nomeada pelo ano projetado para o ingresso na facul- dade. No nosso caso em estudo, portanto, os exames Enem 2018 e Fuvest 2019 serviam como refe- rência para a admissão de estudantes no mesmo período: o ano letivo de 2019.