• Nenhum resultado encontrado

Vale destacar que sete coleções trouxeram as orientações ao professor integradas ao exemplar do livro do aluno, discutindo pontualmente algumas atividades e trazendo orientações gerais em relação ao trabalho pedagógico com Matemática na Educação Infantil. Em duas coleções o manual do professor foi disponibilizado em separado e apenas uma coleção (Coleção 8) não apresentou nenhum tipo de orientação ao professor. Assim, em relação a este item a Coleção 8 não será analisada.

Quanto à abordagem dada ao trabalho com classificação, agrupamos as orientações observadas no manual do professor em função dos objetivos das mesmas. Assim, foram criadas as seguintes categorias: 1. Apresenta o objetivo da atividade; 2. Apresenta encaminhamentos que precedem a realização da atividade; 3. Orienta sobre os materiais necessários para a atividade; 4. Explica como as crianças podem ser organizadas; 5. Explica como deve proceder a atividade; 6. Sugere atividades complementares; 7. Apresenta orientações para avaliação do desempenho das crianças. A Tabela 4, a seguir, mostra as orientações observadas no manual do professor.

Tabela 4: orientações observadas no manual do professor Orientações observadas Col. 1 Col. 2 Col. 3 Col. 4 Col. 5 Col. 6 Col. 7 Col. 8 Col. 9 Col. 10

1. Apresenta o objetivo da atividade - X - - - X X

Não p o ss u i m an u al d o p ro fess o r - X 2. Apresenta encaminhamentos que

precedem a realização da atividade

X X - X X X - - X

3. Orienta sobre os materiais necessários para a atividade

X X X X X X - - X

4. Explica como as crianças podem ser organizadas

X X - X X X - - X

5. Explica como deve proceder a atividade

X X X X X X - - X

6. Sugere atividades complementares X - X X - X - X X 7. Apresenta orientações para

avaliação do desempenho das crianças

- - X - - - X X X

De modo geral, todas as coleções que possuíam manual do professor apresentaram orientações em relação às atividades propostas. Entretanto, apenas uma coleção (Coleção 10) analisada apresentou todas as orientações que as demais apresentaram. A seguir, iniciaremos a análise de cada um dos aspectos observados apresentando alguns exemplos.

1. Apresenta o objetivo da atividade

Quanto aos objetivos, verificamos que apenas quatro coleções (Coleções 2, 6, 7 e 10) apresentavam os objetivos das atividades propostas. Nas Coleções 2, 6 e 10, os objetivos eram apresentados em cada uma das atividades propostas em todos os volumes. Possibilitando ao professor maior compreensão quanto à exploração da atividade e avaliação dos resultados alcançados. Já na Coleção 7, apenas algumas atividades em cada unidade disponibilizavam essa informação. A seguir, apresentaremos um exemplo deste tipo de orientação.

Figura 9: objetivos de uma atividade de Classificação

Conforme ilustra o exemplo acima, os objetivos apresentados nas atividades estavam comumente associados à Classificação com finalidade de comparar objetos e colocá-los em uma mesma classe ou em classes distintas considerando suas características ou função.

2. Apresenta encaminhamentos que precedem a realização da atividade

Identificamos encaminhamentos que precediam a realização das atividades propostas em seis coleções (Coleções 1, 2, 4, 5, 6 e 10). As orientações destacavam desde os recursos que seriam necessários para a realização da atividade até o passo-a-passo do planejamento da atividade. No exemplo a seguir, destacamos um trecho da orientação repassada ao professor tendo em vista a preparação para a realização da atividade.

Figura 10: encaminhamentos que precedem a realização de uma atividade de Classificação (Fonte: Coleção 10, Vol. 1) Ainda em relação a este item, verificamos nas Coleções 4 e 10 que as orientações repassadas serviam como modelo para a realização da atividade posteriormente proposta no livro do aluno, uma vez que os procedimentos eram idênticos, com discretas modificações apenas em relação aos recursos e ao contexto em que a atividade aparecia.

3. Orienta sobre os materiais necessários para a atividade

Verificamos que sete coleções apresentaram orientações sobre os materiais necessários para a realização das atividades propostas. Destacando os recursos materiais e algumas vezes o espaço físico mais adequado.

4. Explica como as crianças podem ser organizadas

Observamos a predominância de atividades com proposta de realização individual, apesar de muitas vezes demandarem uma discussão coletiva anterior à sua realização. Nas atividades em grupo, percebemos a preocupação, especialmente na Coleção 6, em orientar o

professor para os conflitos que pudessem surgir na negociação entre as crianças na definição dos grupos tendo em vista a escolha do critério de classificação.

5. Explica como deve proceder a atividade

Foram observadas em sete coleções orientações específicas quanto à realização das atividades propostas em sala de aula. Na maioria delas, as orientações remetiam à necessidade de análise e busca de contiguidade na organização dos objetos, estabelecendo relações comparativas entre eles.

Vale destacar, que em apenas duas coleções (Coleção 3 e 6) o professor era orientado a lançar questionamentos e explorar as atividades propostas de modo que as crianças também pudessem criar os critérios de Classificação. Observamos, nestas coleções, a preocupação com a socialização das estratégias utilizadas na formação dos grupos pelas crianças, oportunizando a discussão acerca das diferentes possibilidades de classificação para os mesmos objetos. A seguir, apresentamos um exemplo desse tipo de orientação.

Figura 11: orientação de como proceder a atividade

(Fonte: Coleção 6, Vol. 2)

Observamos ainda na Coleção 6 a preocupação de que todos os objetos a serem classificados fossem conhecidos pelas crianças, não apenas em relação às características físicas, mas também em relação à sua função.

As Coleções 7 e 9 que não discutiam a resolução das atividades propostas, disponibilizavam apenas a resposta das atividades.

6. Sugere atividades complementares

Em relação a este item, observamos que seis coleções (Coleções 1, 3, 4, 6, 9 e 10) propunham atividades completares de classificação.

Notou-se que mesmo as atividades complementares sugeridas em alguns manuais como situações diferentes, muitas vezes com a utilização de materiais alternativos ou

modificação do contexto, possuíam a mesma abordagem em relação ao raciocínio empregado pela criança na realização dos agrupamentos das que eram propostas no interior dos volumes. Assim, algumas coleções traziam várias atividades, mas muito semelhantes do ponto de vista conceitual.

7. Apresenta orientações para avaliação do desempenho das crianças

Quatro coleções apresentaram orientações para avaliação do desempenho da criança nas tarefas de Classificação, uma delas trazia sugestões de indicadores que norteavam a avaliação pelo professor, “tem procedimentos para classificar de acordo com um ou mais atributos” – Coleção 3, Vol. 3, e apontava diferentes perspectivas de compreensão e acompanhamento do desempenho da criança nas situações de Classificação. Entretanto, em todas as coleções as orientações e indicadores (quando esta possuía) para avaliação do desempenho da criança eram as mesmas em todos os volumes, desconsiderando o intenso processo de aprendizagem apresentado pela criança ao longo dos anos.

No item seguinte, iniciaremos a análise dos tipos de atividades de classificação identificadas nas coleções, com foco na apreciação do contexto em que as situações são propostas, na lógica empregada pela criança na sua resolução, e se são coerentes ou não com as orientações teórico-metodológicas discutidas no referencial deste estudo.