• Nenhum resultado encontrado

MARKETING E RELAÇÕES PÚBLICAS

No documento Relatório e Contas do BCA 2020 (páginas 46-49)

9. OUTRAS ATIVIDADES

9.3. MARKETING E RELAÇÕES PÚBLICAS

No decurso de 2020 o BCA desenvolveu a sua atividade tendo como foco principal a manutenção do seu posicionamento no mercado, o acompanhamento das necessidades dos seus clientes e dos restantes stakeholders e o reforço da sua atuação no âmbito da responsabilidade social.

Neste sentido foram desenvolvidos várias atividades em diferentes âmbitos.

PATROCÍNIOS E SOLIDARIEDADE

Foram realizadas várias ações de modo a reforçar a solidariedade, considerada um dos eixos em que assenta o posicionamento histórico do Banco. Essas ações destinaram-se a apoiar as instituições de solidariedade social bem como as famílias mais impactadas pelos efeitos da pandemia Covid-19.

Entre elas destacamos os donativos concedidos às Câmaras Municipais da Boa Vista e da Praia em resposta ao apelo feito por estas duas edilidades aquando da entrada em vigor do Estado de Emergência, sendo que os referidos donativos reverteram-se a favor das famílias mais carenciadas.

Na qualidade de parceiro dos Bancos de Sangue dos vários Hospitais do país, no final do ano, o BCA, como já é hábito, promoveu através dos seus colaboradores, mais uma iniciativa de doação voluntária de sangue ao Hospital Central “Dr. Agostinho Neto”.

AMBIENTE

Relativamente ao Projeto “Menos Mais”, prosseguiu-se com a realização de ações internas de sensibilização para a poupança de energia e da água, bem como para o uso racional do plástico e do papel.

No Dia Mundial do Ambiente realçou-se a importância da preservação dos recursos naturais através de

uma demonstração de trabalhos de reciclagem feitos pelos Colaboradores do Banco.

46 CAMPANHAS

Considerando os desafios que este ano atípico nos colocou e acreditando que a marca BCA deve assumir o papel de inspirar e sensibilizar as pessoas, um dos objetivos das iniciativas levadas a cabo durante o ano de 2020 foi demonstrar que o nosso papel vai além da atividade comercial. De entre outras iniciativas, destacam-se as seguintes campanhas:

ATUALIZAÇÃO DE DADOS

Continuou em curso, ao longo de 2020 a Campanha de atualização de Dados, tendo o Banco aproveitado o período de confinamento, em que muitos clientes encontravam-se em casa, desta feita com ações mais direcionadas, permitindo aos Clientes atualizarem os seus dados à distância, com posterior entrega dos documentos comprovativos (originais ou cópias autenticadas) nos balcões.

Ainda neste âmbito estiveram disponíveis nas Agências atendedores exclusivos para apoiar os clientes na atualização dos respetivos dados a fim de proporcionar um atendimento especializado, além de uma equipa do Contact Center com total disponibilidade para atender os clientes através do telefone ou do correio-electrónico.

SMS TOKEN

No âmbito projeto da área de Canais Eletrónicos de implementação do SMS Token – uma credencial de segurança complementar às credenciais que existiam para o Cliente efetuar operações no internet

banking – foi laçada uma campanha junto dos Clientes BCADirecto visando a atualização dos seus

contactos, tendo esta progredido, a partir de setembro, à medida que os clientes foram aderindo a esta nova funcionalidade, para uma comunicação mais voltada para as características e a forma de funcionamento do SMS Token.

COVID-19

Não obstante o contexto difícil, as Instituições Financeiras foram chamadas a manterem-se abertas durante o período de confinamento, tendo o BCA delineado um Plano de Contingência, com várias medidas destinadas a garantir a segurança dos Colaboradores e dos Clientes, consciente do seu papel no desenvolvimento da economia enquanto Banco líder do mercado.

Foi ainda aprovado um Plano de Comunicação com o objetivo de estabelecer ações e procedimentos

de comunicação a serem implementados, desde as Unidades Centrais até à Rede Comercial, em todas

as fases da pandemia, dirigido tanto aos Clientes como os Colaboradores.

47

A Campanha “Quando você se Cuida, Cuida de Todos Nós”

O propósito desta campanha foi a sensibilização das pessoas para a prevenção e para a proteção de si próprias, das suas famílias e do meio em que habitam, tendo sido materializada num conjunto de medidas de natureza preventiva, e sido transmitida em vários órgãos de comunicação social e nos canais de comunicação do Banco, tais como:

O apelo aos clientes para privilegiarem o uso dos canais digitais na realização operações bancárias, demonstrando as vantagens do uso dos canais digitais;

O ajustamento do horário de funcionamento das Agências e do processo de atendimento;

O alargamento do prazo de validade dos Cartões de crédito e de débito, com o objetivo de evitar a deslocação dos Clientes às Agências;

A concessão da isenção no pagamento da comissão de transferências interbancárias efetuadas via BCADirecto;

O incentivo aos clientes a aderirem ao BCADirecto e aos Cartões;

Ação de formação aos Colaboradores sobre medidas preventivas dentro e fora do local de trabalho;

Afixação de cartazes informativos sobre as medidas preventivas nas instalações do Banco em vários pontos de circulação tanto dos Colaboradores como dos Clientes.

Outra iniciativa despoletada pela necessidade de apoiar os clientes devido à pandemia, foi o apoio às estruturas comerciais na agilização da informação sobre a Moratória, e a disponibilização aos Clientes, no site do Banco, de um conjunto de Perguntas e Respostas Frequentes sobre a Moratória além de um Formulário de Pedido de Adesão à Moratória, para os Clientes preencherem e enviarem através do email das Agências.

A Linha de Crédito COVID-19 com garantia do Estado foi protocolada entre o Governo, o BCA e outros Bancos comerciais com o objetivo de apoiar a tesouraria das empresas afetadas pela pandemia da Covid-19 tendo o BCA liderado o ranking de concessões de crédito no âmbito desta linha.

OUTROS PRODUTOS LANÇADOS

Em linha com as orientações definidas para a área do crédito imobiliário, foi lançado o Crédito BCA

Imóveis, visando reforçar as soluções de financiamento para a aquisição de imóveis.

48

No documento Relatório e Contas do BCA 2020 (páginas 46-49)

Documentos relacionados