• Nenhum resultado encontrado

PERCURSO METODOLÓGICO

3. RESULTADOS ENCONTRADOS

3.5 Mas o que é criatividade e onde está o sujeito criativo que buscamos?

Para esta análise, assumimos a concepção de Mitjáns Martínez (1997) de que a criatividade é um processo complexo da subjetividade humana em que na possibilidade de produzir algo novo valioso,estão implicados uma configuração de processos subjetivos tanto da personalidade quanto do sujeito psicológico. Para Mitjáns Martínez, a saúde é um fenômeno complexo onde a subjetividade aparece de diferentes formas.

significado que aparecem e se configuram de diferentes formas no sujeito, indívíduo concreto, portador de personalidade, ativo, interativo, consciente e emocional.”

A psicologia humanista ( Maslow,1982, May,1982 e Rogers,1990) faz a inter-relação entre a criatividade e a saúde, neste aspecto, segundo Mitjáns Martínez, a criatividade é considerada um fenômeno complexo da integridade da personalidade, expressão de saúde psíquica. Na dimensão da subjetividade humana, é que vamos compreender o papel da criatividade expresso nos depoimentos desses sujeitos:

Acho que é criar de uma forma diferente, acho que quando você fez algo que consegue atingir mais do que você esperava.

É Liberdade de imaginação, é voar... . (Crisântemo)

Criatividade não falta ao professor. Usamos as artes para realizar atividades. (Gardênia)

Eu acho que quando a gente valoriza a auto estima dele ( do aluno) direciona para o lado da saúde por que ele se sente bem, tá bem com ele mesmo, ele vai ter mais cuidado, mais atenção, criatividade... Vai pensar: como eu posso fazer isso de uma forma diferente? Eu acho que ele vai estar bem e vai buscar a saúde, buscar a saúde de uma forma criativa, por que se não tiver criatividade com as condições que eles tem de vida...(Begônia)

Alguns professores demonstram em seus depoimentos poucos indícios de recursos personológicos que regulam o comportamento criativo, tais como: motivação, autodeterminação, capacidades cognitivas diversas, especialmente as de tipo criativo, autovaloração adequada, segurança, questionamento, reflexão e elaboração personalizadas, capacidade para estruturar o campo de ação e tomar decisões, capacidade para propor-se metas e projetos capacidade volitiva para

orientação intencional do comportamento, flexibilidade, audácia. ( Mitjáns Martinéz, 1997,p.14)

É um termo bastante complicado criatividade, né? A gente fala, criar tem que ser algo inusitado, algo, né, e eu acho que tem a ver com alguma produção individual que sofre interferência do meio, de suas experiências.(Genciana)

Quanto mais verdadeiro qualquer assunto [melhor], as vezes a gente quer falar de um tema, mas fala tão superficialmente, que não chama a atenção dele [ do educando], agora quando a gente mostra, que a gente leva até cartazes, painel, que mostra mesmo como é que são as coisas, saúde... ah tá.. fumar faz mal. Que fumar faz mal todo mundo sabe, mas mostrar ali o que acontece, o que faz mal para saúde e como, o que é que acontece com a pessoa que fuma, é muito mais interessante, eu acho que é bem por aí, tem que ser mais realista, mostrar o que está acontecendo , não sei se respondo sua pergunta, que eu acho que até surgiu da minha cabeça a pergunta mas eu acho que é por aí. (reflexão sobre o que seriam ações criativas em saúde) é por que eu fui falando e esqueci até o norte da pergunta... (Estrelícia)

Dando liberdade para se expressar, criar e direciono até chegar aos meus objetivos. (Crisântemo)

Ao relatarem as atividades desenvolvidas no cotidiano da escola, podemos destacar algumas que nós consideraríamos interessantes e que podem despertar o interesse dos educandos:

Com a turma da 2ª série, folder movimentação e saúde, dia da saúde e prevenção e reunião com os pais. O acesso a leitura , tudo é caro, há necessidade de material. Mas as crianças produziram um folder que foi construído coletivamente, um livrinho. Os professores pesquisam, recolhem material , há feira do troca-troca. A orientação é dada nas frentes de trabalho com as famílias, abordamos as síndromes relacionadas com a saúde mental: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, o Transtorno obssessivo compulsivo, condutas atípicas. (Camélia)

Montamos um livrinho desde o nascimento, cartão de vacinas, importância do lazer, da alimentação, da higiene, da saúde mental e social. Na montagem do material educativo, a criança pesquisa e produz seus textos, desenha, usa recorte e colagem. Usamos muitas revistas, jornais, pesquisas na internet. As crianças tem informática o trabalho é interdisciplinar.(Orquídea)

No entanto há uma ausência do foco intencional sobre o desenvolvimento da criatividade, quando associam a criatividade à produção de atividades em contexto adverso, de escassez, ou quando definem a criatividade como imaginação criativa :

Criatividade é liberdade de expressão e ação, é o que a gente faz todo dia na sala de aula e ainda você consegue produzir coisas diferentes, maravilhosas. (Gérbera) É o respaldo do nosso trabalho cotidiano, trabalhar com pouco recurso financeiro. Antes, era transmitir conhecimentos, agora abriu novos caminhos. (Gérbera)

Criatividade eu vejo como a capacidade que nós seres humanos temos de elaborar ate um exercício mental para expor, dizer alguma coisa...(Crisântemo)

Não podemos afirmar que entre os entrevistados não há sujeitos criativos, mas percebemos em grande parte dos educadores, a ausência de um importante elemento personológico facilitador da criatividade: a motivação.

Embora alguns professores façam a auto-análise que de os baixos salários e as precárias condições de trabalho em algumas das escolas, não sejam motivo justificado para sua falta de motivação, ainda assim relatam desânimo e estresse com o trabalho desenvolvido e relatam estresse e pressão no cotidiano da escola.

Também não encontramos maiores evidencias de que os professores utilizam a problematização para desenvolver o pensamento, mesmo entre os professores que trabalham com a pedagogia de projetos .