• Nenhum resultado encontrado

MASSA DE MODELAR

No documento LINGUAGEM DOS MATERIAIS (páginas 89-102)

Algumas massas, suas qualidades e aplicabilidade artística na educação e na

MASSA DE MODELAR

É muito indicada para o trabalho com crianças, mas isso não quer dizer que seja vedada com adultos, só não é muito usada porque não se presta a trabalhos de grandes proporções. Para trabalhos menores com peças pequenas, contas, botões como os da gravura acima que têm como finalização verniz colorido, bonequinhos, pode ser muito bem usada, pois, como todos os materiais usados na modelagem, é um canal de nossos conteúdos interiores.

No trabalho com idosos tem muita aceitação, principalmente por aqueles que estão em estado muito regredido, uma vez que nesta faixa etária há uma preferência por pequenos trabalhos, embora numerosos, do que por trabalhos grandes e difíceis de lidar. Além disso, a massa de modelar apresenta uma grande vantagem; por se prestar a tarefas pequenas, trabalha a coordenação motora fina muito importante e difícil de manter com o transcorrer do tempo no idoso.

Agora, vamos a uma receita caseira de massa de modelar:

1ª receita:

Material:

 2 xícaras e meia de maisena;  1 xícara de sal;

 meia xícara de água;  uma pitada de corante.

Modo de Fazer:

 Misturar todos os ingredientes;

 Levar a massa ao fogo em banho-maria até desprender da panela;

 Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.

Atenção: a massa não deve ser deixada para

secar ao sol. Ela se conserva por vários meses, independente de qualquer produto químico.

Este material trabalha a coordenação motora,

2ª receita:

Material:

 4 xícaras de farinha de trigo;  1 xícara de sal;

 1 e meia xícara de água;  1 colher de (chá) de óleo.

Confecção:

 Numa tigela, misturar todos os ingredientes, amassar bem até ficar boa para modelar;

 Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.

Atenção: Esta receita não precisa ir ao fogo.

Não seca ao sol, mas você pode colocar as peças modeladas numa forma e colocar em forno brando para assar.

Depois de assadas, é só pintar com tinta para artesanato ou tinta preparada por você.

ARGILA

É o material mais usado terapeuticamente na modelagem. A sensação de estar em contato com o barro pode ser muito gratificante ou não, ser até profundamente desagradável. A argila age como transformadora de um estado de desencontro para um estado de equilíbrio, podendo fazer aflorar conflitos internos indesejáveis. Por ser moldável, integra o indivíduo com o mundo que o cerca. Por ser fluida,

recebe projeções, mas ao ser manipulada libera tensões, fadigas, depressões, pois é sobretudo um material vivo e de ação calmante.

Externamente, trabalha a coordenação motora. Internamente, mobiliza sentimentos, emoções, para que possam ser conhecidas. Por isso, o trabalho com argila exige certa técnica:

 Após a preparação do espaço, oferecer ao paciente um pedaço de argila para que ele possa sentir a sua textura, como o material reage ao calor das mãos. Rolar a argila nas mãos, fechar os olhos, sentir a sua textura, deixá-la correr pela mesa, segurá-la outra vez, entre os dedos, relaxar, deixar fluir;

 Agora, o paciente estará pronto a começar o trabalho, quando usará apenas os dedos e, se precisar, água, podendo ser auxiliado nessa fase por uma esponja ligeiramente úmida dependendo da natureza do trabalho.

Como a argila é um material que entra em contato com o homem através da sensação, é necessário um período preparatório quando o material será manipulado de forma consciente proporcionando um encontro entre as mãos, o elemento e a psique. Esse tempo é muito importante para romper a inibição ou a rejeição inicial, para que o indivíduo se situe neste contato, observando se ele lhe é prazeroso, relaxante ou se existe uma rejeição a ele. Se houver uma desarmonia entre os dois, o contato não deve ser forçado. No seu lugar, pode-se oferecer qualquer outro material, massa de farinha de trigo, papel machê, biscuit ou massa de modelar, que irão preparando o caminho para mais tarde introduzir a argila.

Quer saber mais?

Os barros podem ser magros ou gordos. Magros são os que se partem com facilidade.

Gordos são os que possuem

maleabilidade e plasticidade, tornando o trabalho muito agradável.

Indicação terapêutica: é um veículo de

comunicação verbal, indicado para pessoas emocionalmente muito regredidas e com dificuldade de comunicação, transformando-se, então, a argila em um diálogo através dos sentidos.

ARGILA

Formada pela alteração de certas rochas, como as que têm feldspato, a argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens. Apresenta-se nas cores branca e vermelha. A

argila é uma família de minerais filossilicáticos

hidratados, aluminosos de baixa cristalinidade e diminutas dimensões (partículas menores do que 1/256 mm ou 4 µm (microns) de diâmetro), como a caolinita, esmectita, montmorillonita, illitas. Apresentam-se geralmente estáveis, nas condições termodinâmicas e geoquímicas da superfície terrestre ou de crosta rasa.

No solo a fração de argila, componente comum das lamas ou barro, como são conhecidos popularmente, é constituída de minerais desse grupo das argilas aos quais agregam-se hidróxidos coloidais floculados e diversos outros componentes cristalinos ou amorfos.

O termo argila, também, é usado na classificação granulométrica de partículas.

Como este você irá encontrar muitos outros sites interessantes para trocar informações conosco nos nossos futuros encontros.

Procure outros tão ou mais interessantes.

Agora, quero deixar umas sugestões de atividades para trabalhar não só com argila, mas com qualquer tipo de massa.

Ao trabalhar com modelagem, você pode sugerir alguns tipos de atividades de acordo com os objetivos que tiver em mente. Desenvolver a criatividade, a atenção através da cópia de um modelo sugerido por você, a coordenação motora em se tratando de crianças, idosos ou pessoas com qualquer tipo de perda ou deficiência, a concentração pela complexidade da tarefa ou qualquer outro problema não relacionado aqui.

Então, vamos a algumas sugestões:

 Tema Livre:

É dada a argila para seu paciente ou aluno, que irá entrar em contato com ela através de uma manipulação consciente e ao mesmo tempo relaxante, quando os dois, indivíduo e massa, se tornarão um só. Daí surgirá o tema, vindo do seu interior e se fazendo presente em uma forma tridimensional. Dessa produção poderá surgir um material que deverá ser aprofundado.

 Tema Proposto:

Você sugere um tema de acordo com a necessidade do momento, criando uma oportunidade para a elaboração de um conteúdo significativo para seu paciente ou aluno. Por exemplo, um sentimento

Para pesquisar A constituição da argila. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

abstrato como superproteção, amor, beleza, vindo de um fato, de uma imagem ou de um texto e pede que ele seja expresso na argila.

Ao modelá-lo, o individuo estará trabalhando a si mesmo.

 Tema Escolhido pelo próprio paciente:

Nessa sugestão é o paciente quem escolhe o tema, seja através de peças já prontas, de imagens mostradas ou mesmo de temas sugeridos.

O trabalho pronto poderá ser desdobrado em outros, utilizando o mesmo material ou substituindo-o por outro, de acordo com a meta a ser atingida.

Como você pode ver, os caminhos são muitos. Agora é a sua vez.

Estas são as minhas sugestões de trabalho: O que nos conta a argila:

Na argila, repetimos os mesmos gestos dos nossos ancestrais da pré-história, uma vez que trabalhamos com o mesmo material, usando os mesmos instrumentos - as mãos.

Há aí um forte vínculo passado / presente e que continuará no futuro mostrando que os conteúdos são os mesmos, o que varia é a cultura.

... A consciência individual é tudo menos uma tabula rasa, ou seja, um lençol branco, mas é influenciada no mais alto grau por predisposições herdadas. Abrange a vida psíquica de nossos ancestrais, retroagindo até os primórdios mais remotos...

(Jung, C.W. VII p.\283)

TRISTEZA

Isso nos faz entender que, como o corpo herda uma estrutura que determina uma forma geral, a mente é, também, estruturada por fatores herdados da espécie.

A argila, como é ligada ao nosso cotidiano, é o material onde os nossos afetos e emoções se expressam de forma mais espontânea, tornando-se, dessa forma, uma das principais técnicas terapêuticas, uma vez que torna tridimensional uma ideia, uma imagem uma emoção.

Por ser a argila símbolo de nascimento, de vida e de morte, é um material familiar ao indivíduo, o que facilita a espontaneidade da manipulação e de verbalização dos conteúdos interiores e exteriores, uma vez que atual fortemente na psique do indivíduo. O simples toque da mão a modela, mas de maneira que qualquer outro toque reformula o trabalho, levando o indivíduo a encontrar facilmente a forma que procurava.

Ao trabalharmos com a argila, entramos em contato com os quatro elementos (terra, água, fogo e ar) o que é muito importante, pois nos leva a um contato direto com a natureza, o que nos põe em contato com o mundo, passando a nos sentirmos realmente parte dele, ao mesmo tempo em que damos um mergulho dentro de nós mesmos.

“E Deus tomando do barro criou o homem”, (Gênese)... e o homem tomando do barro o imitou criando a forma.

Este é um material rico, cuja manipulação é importante em vários tipos de disciplinas. É usado como auxiliar na psicologia, na terapia ocupacional, na fisioterapia, na arteterapia e na psicopedagogia,

atuando sempre com muita eficiência e alcançando os objetivos propostos.

Pelo que você pode observar até agora,quando se fala em modelagem, surge de imediato a ideia de argila, o que é muito justo dado as propriedades que ela contém, e o simbolismo que expressa. Porém existem muitos outros materiais que podem ser usados com ótimos resultados, uma vez que a técnica de modelagem é em si bastante terapêutica atuando nas sensações físicas e viscerais, como também no sentimento e na cognição. Exige atenção e concentração para que a criação surja do nada para um objeto tridimensional, podendo esse projeto ser livre ou dirigido.

Tem um caráter ordenador através da sensação que nos leva a construir, a organizar espontaneamente, sem precisar lançar mão de uma metodologia racional.

Como material, usam-se as mãos para expressar os estados da alma.

Então, vamos começar, mas ainda voltaremos à argila.

EXERCÍCIO 1

Sobre as massas, assinale a alternativa mais correta:

( A ) As massas são flexíveis e, por isso, transformáveis;

( B ) O contato com as massas faz aflorar sensações interiores;

( C ) Permite desenvolver a criatividade;

( D ) Na manipulação da massa, as mãos ficam encarregadas de expressar emoções;

( E ) TRA.

EXERCÍCIO 2

Assinale a alternativa correta:

( A ) As massas caseiras são bem recebidas nos trabalhos com idosos;

( B ) O trabalho com papel machê desde a sua confecção é indicado no trabalho com crianças hiperativas;

( C ) A manipulação do biscuit é limpa e agradável, por isso, facilita o trabalho com pessoas acamadas; ( D ) A argila é o material mais usado terapeuticamente

na modelagem; ( E ) TRA.

EXERCÍCIO 3

Escolha uma técnica que você usaria para trabalhar com:

Idoso - Não esquecendo de acrescentar o objetivo.

____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

Criança - Também sem esquecer o objetivo.

____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

EXERCÍCIO 4

Escolha um material utilizado na modelagem e crie uma atividade para adulto.

____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

RESUMO

Vimos até agora:

 Os materiais para a modelagem, sua utilização e seus benefícios na saúde e na educação;

 A história da utilização dos materiais para a modelagem fazendo uma correlação com a trajetória do homem;

 Analogia entre as atividades desenvolvidas em sala de aula e na saúde;

 A importância da descoberta dos materiais para a modelagem para a arte tanto na saúde quanto na educação;

 As diferentes modalidades e técnicas referentes aos materiais para a modelagem com suas indicações de trabalhos em arte;

 Os materiais para modelagem e seus benefícios tanto na saúde como na aprendizagem;

 Os diferentes materiais alternativos:  A massa biscuit;

 A massa de modelar/plastilina;  A massa caseira;

 O papier marché;  A argila;

 Acrescentando sugestões sobre sua utilização

.

Os materiais duros

No documento LINGUAGEM DOS MATERIAIS (páginas 89-102)

Documentos relacionados