• Nenhum resultado encontrado

MATERIAL E MÉTODO 1 – Aspectos Metodológicos Preliminares

No documento Download/Open (páginas 43-47)

Nesta dissertação são desenvolvidas as seguintes modalidades de pesquisa:

Descritiva, segundo Gil (1996, p. 46):

As pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. São inúmeros os estudos que podem ser classificados sob este título e uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Outras pesquisas deste tipo são as que se propõem a estudar o nível de atendimento dos órgãos públicos de uma comunidade. São incluídas neste grupo as pesquisas que têm por objetivo levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população.

Levantamento, segundo Gil (1996, p. 56):

(...) caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Basicamente, procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes ao dados coletados.

• Bibliográfica, “é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.” (GIL, 1996, p. 48).

• Estudo de Caso, de acordo com Martins (1994, p. 28) o estudo de caso “dedica-se a estudos intensivos do passado, presente e de interações ambientais de uma (ou algumas) unidade social: indivíduo, grupo, instituição, comunidade”. Neste trabalho, a empresa escolhida para o estudo de caso foi a Eletronuclear Eletrobrás Termonuclear S. A, situada em Mambucaba, na cidade de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.

• Pesquisa Documental, segundo Gil (1996, p. 51) a pesquisa documental “vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa.” Podem constituir-se de: “documentos conservados em arquivos de órgãos públicos, relatórios de pesquisa, tabelas estatísticas...”.

• Realizada também pesquisa pela internet no site da empresa:

<http://www.eletronuclear.gov.br/sys/interna.asp?IdSecao=696&secao_mae=5>.

3.1.1 - Métodos de pesquisa aplicados

Indutivo: “este método parte do particular e coloca a generalização como um produto posterior do trabalho de coleta de dados particulares” (MARTINS, 1994, p. 27).

Hipotético-dedutivo: “que se inicia pela percepção de uma lacuna nos conhecimentos acerca da qual formula hipóteses e, pelo processo inferência dedutiva, testa a predição da ocorrência de fenômenos abrangidos pela hipótese”. (LAKATOS & MARCONI 2001, p. 106).

Observacional: “os métodos observacionais são procedimentos empíricos de natureza sensorial” (MARTINS 1994, p. 27).

Bibliográfico: “Trata-se de estudo para conhecer as contribuições científicas sobre determinado assunto” (MARTINS 1994, p. 28).

Método Estudo de Casos: “dedica-se a estudos intensivos do passado, presente e de interações ambientais de uma (ou alguma) unidade social” (MARTINS 1994, p. 28).

Estatístico: Segundo Martins

(...) são empregados para obter, organizar, analisar e apresentar certos dados numéricos de fatos, fenômenos ou problemas que ocorrem nas sociedades, comunidades humanas, nas culturas, eventos políticos, no comportamento individual ou mundo físico e biológico de modo geral.

3.1.2 - Técnicas de investigação

Entrevistas: “pode ser entendida como a técnica que envolve duas pessoas numa situação ‘face a face’ e em que uma delas formula questões e a outra responde.” (GIL, 1996, p. 90). Nesta dissertação, as técnicas de entrevista foram aplicadas com os profissionais responsáveis pelos setores de comunicação da Empresa Eletronuclear Eletrobrás Termonuclear S. A.: assessoria de comunicação da presidência, assessoria de imprensa da presidência, setor de inserção regional, todos na sede da empresa no centro do Rio de Janeiro e com o centro de informações da empresa em Mambucaba, RJ.

Questionário: Segundo Gil (1996, p. 90), “entende-se um conjunto de questões que são respondidas por escrito pelo pesquisado.” Neste estudo os questionários foram respondidos por um grupo de 8 alunos durante visita técnica ao Centro de Informações da Empresa Eletronuclear Eletrobrás Termonuclear S. A em Mambucaba.

Roteiro de Entrevistas: “pode ser definido como a técnica de coleta de dados em que o pesquisador formula questões previamente elaboradas e anota as respostas.” (GIL, 1996, p. 90). Os roteiros de entrevistas utilizados nesta dissertação foram aplicados com a comunidade próxima à empresa: 15 moradores do Frade, 15 da Vila Histórica de Mambucaba, 20 do Perequê e 37 de Angra dos Reis, com 10 esposas dos colaboradores da organização, sendo 5 da Vila Residencial de Mambucaba e 5 da Vila Operária e com 97 colaboradores da empresa em suas residências, nas 3 vilas da empresa: Residencial de Mambucaba, Operária e Praia Brava.

A amostra foi selecionada da seguinte forma:

Para verificar como se dá o programa de visita do Centro de Informações de Mambucaba,

foi agendada uma visita técnica dos alunos do Curso de Graduação em Comunicação Social do UBM. Aproveitando a participação destes 8 acadêmicos foi aplicado no início e final da visita um questionário que preencheram com suas respostas.

As esposas foram entrevistadas em ruas distintas e aleatoriamente, 5 em cada vila da empresa, em dias diferentes nas residências dos colaboradores. No caso dos colaboradores por

totalizarem 69 entrevistas, alguns foram abordados na mesma rua, porém com uma distância aproximada de no mínimo 04 casas.

A comunidade foi entrevistada in loco. Em Angra dos Reis nas principais ruas do centro da cidade e em alguns bairros próximos ao centro. Já as demais comunidades como Perequê, Vila Histórica e Frade as entrevistas foram feitas de rua em rua, abordando as pessoas que passavam ou as que estavam na porta de suas residências.

3.2 – Estudo de caso

Sobre a Empresa Eletronuclear Eletrobrás Termonuclear SA

3.3 – Amostras

Durante o processo de estudo de caso foram entrevistados os profissionais da empresa responsáveis pelos setores de comunicação: assessoria de comunicação da presidência, assessoria de imprensa da presidência, setor de inserção regional, todos na sede da empresa no centro do Rio de Janeiro e com o centro de informações da empresa em Mambucaba, Angra dos Reis, RJ.

Foram ouvidos por meio de questionários 8 alunos durante visita técnica ao Centro de Informações da Empresa Eletronuclear Eletrobrás Termonuclear S. A. em Mambucaba e aplicados roteiros de entrevistas junto à comunidade próxima a empresa, totalizando 87 pessoas: 15 moradores do Frade, 15 da Vila Histórica de Mambucaba, 20 do Perequê e 37 de Angra dos Reis, com 15 esposas dos colaboradores da organização, sendo 5 da Vila Residencial de Mambucaba, 5 da Vila de Praia Brava e 5 da Vila Operária e com 69 colaboradores da empresa em suas residências: 23 da Vila Residencial, 17 da Vila da Praia Brava e 29 da Vila Operária.

No documento Download/Open (páginas 43-47)