• Nenhum resultado encontrado

Uma teoria por si só não é o conhecimento, ela permite o conhecimento. Uma teoria não é uma chegada, mas a possibilidade de uma partida. Ela não é uma solução, mas uma das formas de tratar de um problema. Nesse sentido, uma teoria só realiza seu papel cognitivo através da atividade mental do ser humano e, esta intervenção do sujeito cognoscente que dá ao termo método seu papel indispensável.

A metodologia utilizada caracteriza-se como Qualitativa; tende a destacar valores sociais das asserções de conhecimento. Na ótica da pesquisa qualitativa, a realidade é socialmente construída; não há realidade independente dos esforços mentais de criar e moldar. O que é investigado não é independente do processo de investigação, e os instrumentos são extensões do pesquisador em sua tentativa de construir ou dar forma à realidade. A verdade é questão de concordância em um contexto.

As questões são investigadas, na busca da compreensão do fenômeno social, focalizando significados e experiências, procurando a explicação interpretativa de uma realidade socialmente construída. A pesquisa qualitativa

considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o modelo proposto, isto é, um vinculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do mundo que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicos no processo de pesquisa qualitativa. Não requer uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para a coleta de dados e o pesquisador é o instrumento chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem (SILVA; MENEZES, 2000).

De cunho bibliográfico e teórico exploratória, esta pesquisa visa entender, em diferentes escalas de apreensão, as relações entre o ser humano e o meio e a relação de importância da qualificação dos Planos Diretores. Trata-se de um estudo teórico, de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de idéias sobre o tema – CTM - como ferramenta à elaboração e o cumprimento dos Planos Diretores.

Enquanto pesquisa bibliográfica, procura explicitar o problema a partir de referências teóricas publicadas em livros, artigos (fontes primárias e secundárias), mapas, fotos, manuscritos exigindo do pesquisador uma atitude/análise crítica destes,

buscando delinear com clareza o referencial teórico na elaboração do trabalho. Tem como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre o tema em questão, com o objetivo de permitir à pesquisadora “o reforço paralelo na análise de suas pesquisas ou manipulações de suas informações” (TRUJILLO, 1974, p. 230 apud LAKATOS, 2006).

E, enquanto pesquisa Teórica Exploratória “objetiva gerar conhecimentos novos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista; envolve verdades e interesses universais” (SILVA; MENEZES, 2000).

O método científico a ser utilizado busca afinar nossas percepções e nossa capacidade de manusear e compreender os fatos e informações, relacionando-as aos conhecimentos pré-existentes e questionando valores absolutos. Acreditamos que o procedimento científico deve estar contido no rigor e no cuidado com a apreciação das informações, na busca de aprofundar o conhecimento em relação ao objeto.

A metodologia adotada foi, portanto, uma estrutura orientadora da investigação e não uma seqüência lógica e rígida de atividades; a mesma foi baseada e sete etapas principais apresentadas a seguir.

• Etapa 1: Planejamento Conceitual. Foi a fase da busca pelo conhecimento, onde traçou-se as principais metas de pesquisa. Serviu como etapa norteadora para a elaboração dessa dissertação.

• Etapa 2: Resgate das experiências profissionais. Resgatou-se as informações e conhecimentos adquiridos durante o acompanhamento do processo de elaboração do Plano Diretor de Itajaí, entre os meses de julho/2005 e fevereiro/2006 como membro da equipe de apoio técnicos do Plano Diretor de Itajaí. Nesta etapa foi levantada uma grande quantidade de dados e informações sobre a temática em estudo, além de impressões e percepções do pesquisador quanto ao objeto de estudo e a problemática apresentada.

• Etapa 3: Demarcação e investigação do problema e dos referenciais teóricos utilizados. Etapa que correspondeu à elaboração de demarcações e ao estabelecimento do objeto a ser investigado e a consolidação dos referenciais teóricos principais da pesquisa. Realização de uma pesquisa dirigida, explorando as relações colocadas pelo problema da investigação,

com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre as principais temáticas relacionadas ao objeto: Cadastro Técnico Multifinalitário; SIG – Sistema de informações geográficas; Plano Diretor; Planejamento das cidades.

• Etapa 4: Análise documental tendo em vista o estudo da relação entre o CTM e Plano diretor, explicitando as características dos dados que dão confiabilidade à legislação em questão.

• Etapa 5: Trabalho de campo. Com a aplicação de questionário às principais prefeituras e com coleta de dados com os principais agentes envolvidos na construção do plano diretor, de forma a levantar suas percepções nas diversas cidades pesquisadas.

• Etapa 6: Análise reflexiva dos dados levantados de forma crítica e correlacionada para permitir a confirmação (ou não) da hipótese de trabalho da pesquisa. Correspondeu à organização das informações coletadas e verificação da consistência das mesmas e se elas responderam ou não as relações colocadas pelo problema de pesquisa.

• Etapa 7: Explanação dos resultados da investigação. Correspondeu à fase conclusiva com a redação da versão final da dissertação contendo o processo e os resultados da investigação. Faz parte dessa etapa também o desenvolvimento da proposta metodológica para utilização do CTM nas etapas que configuram um Plano Diretor.

O fluxograma a seguir apresenta esta estrutura de uma forma mais didática (Figura 1):

FIGURA 1 - Fluxograma das principais etapas da investigação Fonte: Desenvolvido pela autora.

Etapa 7 Etapa 6 5 Etapa 5 Etapa 4 Etapa 3

Etapa 2 Resgate das Experiências

Profissionais

Demarcação e investigação do problema e dos referenciais teóricos utilizados

Pesquisa Bibliográfica e

Revisão de literatura Definição dos procedimentos metodológicos

Análise Documental Trabalho de Campo

Análise Reflexiva dos dados levantados Explanação dos resultados da investigação

Planejamento Conceitual