• Nenhum resultado encontrado

3.1 ASPECTOS GERAIS DA PESQUISA

A pesquisa foi realizada na Instituição Financeira Banco do Brasil, que é um dos maiores Bancos da América Latina, com agências em todo o território brasileiro e algumas agências no exterior. Empresa de economia mista, atuando no mercado financeiro há 200 anos. O estudo de caso do presente trabalho foi determinado em três prédios administrativos do Banco do Brasil - Edifícios Sede I, II e III, situados no setor bancário sul em Brasília.

Os três prédios fazem parte da primeira fase do Programa Coleta Seletiva implantado no BB em junho de 2008. Considerando-se a quantidade de municípios em que o BB atua e o contingente de funcionários, estabeleceu-se a estratégia de implantação do Programa Coleta Seletiva em quatro etapas, de acordo com o número de funcionários instalados por prédios. A primeira fase e única até o momento implantada englobou prédios administrativos de Brasília e do Rio de Janeiro, com mais de 1000 funcionários. Os três prédios que são objeto desta pesquisa fazem parte da primeira fase do Programa Coleta Seletiva. Embora o edifício sede II não possua mais de 1000 funcionários do BB instalados (apenas 62), ele comporta funcionários terceirizados de empresas coligadas ao Banco do Brasil, entre elas: Cassi, BBtur, BBprevidência. Além disso, esse prédio faz parte do complexo administrativo em que os resíduos gerados são coletados e depositados no mesmo local para encaminhamento às cooperativas, empresa recicladora ou serviço de limpeza urbana. Na segunda fase, serão contemplados os prédios com 300 a 1000 funcionários; na terceira fase, prédios com 100 a 300 funcionários e por fim, na quarta fase prédios com menos de 100 funcionários.

As etapas de obtenção dos dados adotados nesta pesquisa foram: ações preliminares para a coleta seletiva (diagnóstico), implantação da coleta

seletiva, determinação do tamanho da amostra, Elaboração e aplicação dos questionários, Monitoramento da coleta seletiva, Elaboração de proposta de estrutura de SGA.

3.2 AÇÕES PRELIMINARES PARA IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA

Para a implantação do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos (Coleta Seletiva) nos prédios administrativos do Banco do Brasil em 05 de junho de 20088, foi necessário que a pesquisadora e a Diretoria em que trabalha - Relações com Funcionários e Responsabilidade Socioambiental, articulassem, coordenassem e desenvolvessem em conjunto com as Diretorias: Logística, Gestão de Pessoas, Marketing, e Tecnologia, diversas ações: Elaboração de treinamento presencial (Oficina de Ecoeficiência); Adaptação do sistema tecnológico; Definição de compra de coletores (licitação); Definição de critérios e credenciamento de cooperativas; Desenvolvimento de mecanismos de sustentabilidade para os Comitês de cidadania; Sensibilização de funcionário e terceirizados de serviços de limpeza; Elaboração de Plano de comunicação e Elaboração e definição de normas.

Foi necessária, também, a realização de um diagnóstico dos resíduos sólidos gerados nos três prédios administrativos. Para tanto, foi contratada uma empresa especializada na área para a caracterização qualiquantitativa dos resíduos sólidos.

3.3 IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA

A implantação da Coleta Seletiva (Gestão de Resíduos Sólidos) nos três prédios administrativos foi realizada em 05 de junho de 2008. A escolha dessa data teve sua justificativa por ser considerado mundialmente o dia do

Meio Ambiente. Os três prédios fazem parte de um complexo de edifícios situados no mesmo setor em Brasília (DF) – Setor Bancário Sul. Neste complexo estão presentes todas as Diretorias, Vice-presidências e Presidência da Instituição Financeira objeto do estudo de caso.

3.4 DETERMINAÇÃO DO TAMANHO DA AMOSTRA

Os três prédios administrativos do BB escolhidos têm em seu quadro de funcionários um universo de 3.912 empregados efetivos (ver tabela 3.1).

Tabela 3.1 Quantidade de funcionários nos prédios administrativos

Prédios Administrativos Quantidade de funcionários

Ed. Sede I (DF) 1.887

Ed. Sede II (DF) 62

Ed. Sede III (DF) 1.963

Total 3.912

Fonte: Funcionários (Arquivo Mestre Banco do Brasil – setembro/2007)

Nesta pesquisa, para cálculo da amostra decidiu-se pela fórmula sugerida por Richardson e colaboradores (1999), chamada de amostragem aleatória simples, conforme representado na equação 1.0:

(Equação 1.0)

Sendo n, o tamanho da amostra; N, o tamanho da população; σ, o nível de confiança; p, a proporção das características pesquisadas no universo 50 (por definição); q, a proporção do universo que não possui as características pesquisadas (1- p) e por fim, E , o erro de estimação permitido.

3.5 ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS

Como instrumento de coleta dos dados foi utilizado um questionário estruturado pela pesquisadora, constituído de roteiro de perguntas, preenchido pelos respondentes.

Na elaboração do questionário teve-se a preocupação de analisar o nível de conhecimento e de comprometimento que o funcionário do BB possui para com a questão ambiental, especificamente diante da implantação do Programa de Coleta Seletiva (gerenciamento de resíduos sólidos) recentemente realizada nesses prédios.

O questionário foi estruturado com sete questões gerais sobre o perfil dos funcionários e sete questões sobre a atuação e percepção dos funcionários quanto à implantação do Programa de Coleta Seletiva nos prédios administrativos em que trabalham.

Os questionários foram encaminhados a todo universo de funcionários dos três prédios administrativos, via e-mail interno da Instituição, chamado informalmente de “Notes” e encaminhado à pesquisadora pela mesma via.

3.6 MONITORAMENTO DA COLETA SELETIVA

O monitoramento da quantidade de papel resultante da coleta seletiva foi realizado por meio de planilhas preenchidas pela empresa de resíduos recicláveis que recebe as aparas brancas de primeira geradas nos três prédios. Nessas planilhas constam o período da coleta e a quantidade em kg recebida de papel.

Foi realizado também observação dos coletores, contêineres e caçambas que acondicionam todos os resíduos gerados na instituição. Concomitantemente, foi feito um acompanhamento diário do número de

contêineres preenchidos com resíduos e entrevista para confirmação do quantitativo com o funcionário responsável pelo processo de coleta interna e externa.

Para padronizar o quantitativo de resíduos no presente contexto de coleta seletiva optou-se por uma descrição em base volumétrica, sendo considerado um contêiner igual a 1,0 m3 de volume útil e uma caçamba igual a 7,0 m3 de volume útil. Esse procedimento foi estabelecido devido à diversidade dos resíduos gerados nos edifícios administrativos do BB (com diferentes densidades específicas).

3.7 ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE ESTRUTURA SGA

A elaboração da proposta do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) foi baseada no descrito na Norma ISO 14001, em pesquisa bibliográfica e documental realizadas no desenvolvimento do trabalho.

As normas de gestão ambiental têm por finalidade subsidiar as organizações com elementos de um sistema de gestão ambiental (SGA) eficaz, que possam ser integrados a outros requisitos de gestão, e auxiliá-las a alcançar seus objetivos ambientais e econômicos.

Documentos relacionados