• Nenhum resultado encontrado

2.3 A construção e validação de materiais pedagógicos para o ensino da Matemática,

2.3.4 Os materiais pedagógicos no 1.º Ciclo do Ensino Básico

2.3.4.1 Material pedagógico construído para abordar o conceito de fração

O primeiro material pedagógico construído para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, inspirado nos princípios do Método de Singapura, denomina-se “Discos fracionários” e enquadra-se no tema “Frações”, destinado a alunos do 3.º ano de escolaridade. No entanto, com as devidas adaptações, este material poderá ser utilizado noutros anos de escolaridade, no contexto do centeúdo explorado. Este material foi construído juntamente com a parceira pedagógica no decorrer da intervenção coadjuvada no Estágio Pedagógico II. No quadro

Discos fracionários

………

João Abreu e Carolina Coelho

Experiências de aprendizagem

………

Representar as frações com modelos geométricos de área; Completar o todo dada uma fração;

Comparar frações;

Explorar frações equivalentes.

seguinte (quadro 22) ilustramos a ficha técnica do material. Este material pode ser usado no contexto de um leque vasto de atividades, razão pela qual optámos pela apresentação apenas de uma ficha técnica.

Quadro 22: Ficha técnica do material “Discos fracionários”.

Atendendo aos conteúdos do 3.º ano relativos às frações, elencámos possíveis experiências de aprendizagem que podem ser potencialidades com este material. Baseámo-nos na abordagem de Singapura para as primeiras explorações do tema “Frações”, que se centram na importância de identificar em quantas partes iguais o todo está dividido e quantas dessas partes se está a considerar. Já os tópicos “completar o todo”, “comparar frações” e “explorar frações equivalentes” são fundamentais para o futuro trabalho com a adição e subtração de frações (Santos & Teixeira, 2015a).

Iniciámos o processo de construção com a escolha do suporte físico e com a elaboração de um esboço em papel representando a possível estrutura e organização do material. Este esboço foi apresentado aos orientadores do estágio e deste Relatório à professora cooperante, tendo-se já neste momento discutido as caraterísticas base, tais como, as dimensões dos discos, a resistência do material e a sua arrumação e transporte.

Nesta sequência, procedemos à elaboração do primeiro protótipo e da ficha técnica para acompanhar o material pedagógico, que era constituído por onze discos fracionários, construídos com cartolinas coloridas e plastificados. No verso de cada uma das partes destes discos aplicámos ímanes, de modo a poder utilizá-los num quadro magnético. As dimensões destas peças foram definidas de acordo com as dimensões do quadro, garantindo a visibilidade em toda a sala.

No contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico foi-nos mais difícil realizar processos de micro-avaliação (Nieveen, 2010), pois a correta implementação do material requeria contextualização prévia aos conteúdos em abordagem.

Assim, passámos diretamente à análise do material pela professora cooperante e pela colega de estágio. Também aqui se solicitou o preenchimento da checklist já conhecida. Neste processo com algumas caraterísticas daquilo que Nieveen (2010) designa por screening procurámos conhecer melhor a relevância, a consistência e a potencial praticabilidade do nosso material. No quadro 23 constam as apreciações da educadora cooperante e da colega de estágio.

Quadro 23: Registo de observação feita pela professora cooperante e pela parceira

pedagógica ao material "Discos fracionários”.

Atividade: Discos fracionários

Caraterísticas dos recursos didáticos eficazes (Adaptado de Correia, 1995)

Caraterísticas: Explicação: Classificação

Sim Não Às vezes*

Exatidão - Atualidade Representa corretamente os factos e/ou conceitos explorados. 2

2 *Observações:

Finalidade - Utilidade

Facilita a aquisição/compreensão de conhecimentos de acordo com os objetivos projetados.

2 2 2 *Observações:

Adequação - Compreensão Está adequado ao nível de compreensão dos alunos. 2

2 *Observações:

Interesse - Aplicabilidade

Desperta o interesse das crianças, mantendo sempre os pontos de relacionamento com o assunto a tratar.

2 2

*Observações:

Apresentação - Simplicidade

Obedece a princípios de perceção e estética de modo a facilitar a sua utilização e compreensão.

2 2 Observações:

Com base nestas apreciações entendemos não proceder a ajustes no material. Contudo, as características cientifico-pedagógicas do material foram novamente apreciadas e discutidas com os orientadores do Relatório de Estágio, numa lógica que pretendeu aproximar-se dos propósitos visados por com a expert appraisal. No que diz respeito às metodologias de Singapura, constatámos também a adequação deste material de modo a estimular as experiências de aprendizagem destacadas na sua ficha técnica.

Neste contexto, procedemos à implementação do material na nossa sala do 1.º Ciclo do Ensino Básico, como um primeiro momento de testagem (try-out) (Nieveen, 2010). A atividade de exploração das frações com recurso aos discos fracionários surgiu como complemento da exploração de diferentes representações das frações através da utilização de materiais concretos, nomeadamente, bolos e legos, e do registo pictórico das representações das frações abordadas no caderno individual. Assim, utilizamos os discos fracionários para representar no quadro negro as diferentes frações. O quadro 24 apresenta o registo do desempenho destas crianças na atividade descrita acima.

Quadro 24: Registo de observação do desempenho com o material “Discos fracionários”. Desempenho na Atividade

A criança executa apenas com a intervenção prevista do adulto. X A criança executa com muita intervenção do adulto através de explicações repetidas e

adicionais.

A criança não executa independentemente da mediação do adulto

O material serviu propósitos de:

Introdução 22 alunos

Consolidação

Aquisição Adquirido 22 alunos

Em aquisição Não cumpriu os objetivos

Importa salientar que este material serviu para introduzir a temática das frações, sendo que durante a primeira implementação do mesmo pudemos observar que as crianças realizaram a dinâmica das atividade sem dificuldades a apontar. Além disso, em muitas outras ocasiões socorremo-nos deste material para ilustrar situações e contextos semelhantes àqueles anteriormente trabalhados, de modo a esclarecer dúvidas e a promover a consolidação de conhecimentos.

Este trabalho constituiu uma primeira fase de implementação do material, prosseguindo-se para uma testagem mais alargada, com propósitos aproximados aos que Nieveen (2010) atribui ao try-out. Assim, o material percorreu as outras duas salas do 3.º ano da escola onde desenvolvemos o nosso Estágio, sendo implementado pelas respetivas professoras titulares. Também no contexto do 1.º CEB realizámos uma reunião preparatória com as professoras, apresentando/contextualizando o material e a respetiva ficha técnica, bem como os procedimentos de registo de informação na checklist. O quadro 25 apresenta as apreciações das duas professoras que participaram nesta testagem.

Quadro 25: Registo de observação feita pelas professoras do 3.º ano ao material "Discos

fracionários".

Atividade: Discos fracionários Nível: 3.º ano de escolaridade

Caraterísticas dos recursos didáticos eficazes (Adaptado de Correia, 1995)

Caraterísticas: Explicação: Classificação

Sim Não Às vezes*

Exatidão - Atualidade Representa corretamente os factos e/ou conceitos explorados. 2

2 *Observações:

Finalidade - Utilidade

Facilita a aquisição/compreensão de conhecimentos de acordo com os objetivos projetados.

2 2 2 *Observações:

Adequação - Compreensão Está adequado ao nível de compreensão dos alunos. 2

2 *Observações:

Interesse - Aplicabilidade

Desperta o interesse das crianças, mantendo sempre os pontos de relacionamento com o assunto a tratar.

2 2 *Observações:

Apresentação - Simplicidade

Obedece a princípios de perceção e estética de modo a facilitar a sua utilização e compreensão.

2 2 Observações:

Desempenho na Atividade

A criança executa apenas com a intervenção prevista do adulto. 2 A criança executa com muita intervenção do adulto através de explicações repetidas e adicionais.

A criança não executa independentemente da mediação do adulto

O material serviu propósitos de:

Introdução

Consolidação 2

Aquisição Adquirido 2

Em aquisição Não cumpriu os objetivos

Dispositivo de conversões

………

João Abreu

A partir dos dados recolhidos, constatámos que este material pedagógico foi facilmente implementado, permitindo-nos avaliá-lo positivamente quanto à praticabilidade (real). Verificámos, ainda, que este material promoveu as aprendizagens pretendidas, relativas às frações, cumprindo propósitos de consolidação de conhecimentos.

Neste enquadramento, consideramos também fundamental a testagem deste material num contexto mais alargado (noutras escolas e/ou noutros anos de escolaridade), por forma a verificar e melhor garantir a sua eficácia.

2.3.4.2 Material pedagógico construído para abordar as unidades de