• Nenhum resultado encontrado

4.Os MPAs no Brasil

MBA EXECUTIVO EM MARKETING Média de Idade 32 anos

Experiência Profissional 55% Diretores, Gerentes e Coordenadores, 15% analistas, 2% Auditores e Consultores e 28% Outros.

Sexo 56% Mulheres e 44% Homens

Formação Superior 32% Comunicação Social/Marketing, 29% Administração, 16% Engenharia e Sistemas; 4% Desenho Industrial, 18% Outros MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS

Média de Idade 31 anos

Experiência Profissional 34% Diretores, Gerentes e Coordenadores, 25% analistas, 8% Auditores e Consultores e 33% Outros.

Sexo 56% Mulheres e 44% Homens

Formação Superior 27% Administração, 26% Engenharia e Sistemas; 22% Economia, 15% Contabilidade, 10% outros

Fonte:Folders Ibmec, 2005

IMPACTOS NAS VIDAS PROFISSIONAIS VERSUS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS

O Ibmec não disponibiliza medidas oficiais com relação a impactos e expectativas dos alunos, mas os cursos desenvolvidos pela instituição estão presentes nos rankings de diversas revistas da área de negócios. A seguir serão expostas as visões das coordenações do curso sobre esta categoria.

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE

Durante a entrevista foi possível perceber que os alunos sofrem um choque muito grande quando optam por este curso. Os alunos são cobrados com relação à presença, desenvolvimento de trabalhos e provas. As normas do MEC para o desenvolvimento de cursos de pós-graduações strictu sensu são seguidas rigidamente.

Apesar de não possuir medidas oficiais para análise de impactos, o programa é considerado altamente impactante. Diversas vezes durante a entrevista, foi

discutido casos de sucesso, com retornos elevados para a carreira do aluno. Este sucesso poderia ser confirmado pela constante aparição do curso nos rankings especializados.

MBA

De acordo com o coordenador do MBA de Finanças, a expectativa do aluno deste curso é bem alta, pois o curso possui grande sucesso e renome no mercado. Segundo afirmou em depoimento:

A expectativa é alta e ela se mantém alta até o final. Por acaso no Rio, o IBMEC possui o melhor curso de finanças, de acordo com a Você S/A. Então a gente está sempre em linha com o que acontece. Eu sou meio rígido, pois fui aluno deste curso e suei meu diploma e, de certa maneira não dou mole. Não aceito que o aluno passe uma aula sem fazer nada. Todas as matérias têm provas e teste regulares, além de um trabalho final em grupo. Isto mantém o moral das pessoas, pois tem que ler ...tem que estudar. Existem engenheiros, por exemplo que fazem o curso, pois eles não sabem de finanças e assumiram cargos importantes, logo devem aprender.

O retorno para o aluno ocorre de várias formas, seja por promoções, seja utilizando modelos aprendidos em sala de aula na empresa. Segundo o coordenador, o retorno é líquido e certo, como exemplifica em seu depoimento:

Vou dar um exemplo pessoal: quando vim fazer um curso aqui fiz seis matérias no primeiro período e uma das matérias foi contabilidade. Fiz um trabalho que gerou uma promoção na ESSO, onde trabalhava na época. Eu vejo muita gente também mudando de emprego, porque entende mais do mercado do financeiro e vai migrando para outras áreas de trabalho. Ou às vezes, os alunos assumem trabalhos diferentes dos seus, como um engenheiro assumindo a gerência financeira. O custo do autodidatismo é muito alto, as pessoas são até capazes de fazer isso, mas você acaba estudando coisa que não precisava, já o curso te redireciona, otimiza seu tempo.

Além da aplicabilidade dos conceitos desenvolvidos nas aulas, o retorno também se dá por meio da troca de experiências entre alunos e professores, que possibilitam tanto a resolução de problemas quanto o desenvolvimento de futuros negócios.

PERFIL DO CURSO

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE

Os cursos de Mestrado do Ibmec têm como objetivos:

• Formação de alunos nas atividades de pesquisa aplicada;

• Capacitação de alunos para exercer funções de direção nas empresas nacionais e internacionais, assim como prestar serviços de consultorias;

• Motivar alunos a pesquisar soluções criativas e inovadoras para problemas da vida profissional;

• Fornecer aos alunos amplo conhecimento.

Os cursos são multidisciplinares em regime parcial ou integral, no qual aluno deve cumprir o mínimo de quatro disciplinas para o curso de Administração e três para o curso de Economia. Os alunos que optam por regime parcial devem cumprir, no mínimo, duas disciplinas. O grau de mestre é obtido quando os alunos completam os créditos das disciplinas com coeficiente de rendimento maior ou igual a 7.0.

O curso exige o cumprimento das seguintes disciplinas obrigatórias: Administração – Teorias de Administração, Métodos Quantitativos, Comportamento Organizacional, Metodologia da Pesquisa e Dissertação de Mestrado; Economia – Econometria, Macroeconomia, Métodos Quantitativos em Economia e Microeconomia. A relação de disciplinas eletivas está dividida em seis áreas: Docência e Gestão de Ensino Superior; Marketing e Estratégia; Economia Empresarial; Finanças e Controladoria; Gestão de Pessoas e Governança Corporativa e Sistemas de Informação e Apoio à Decisão.

O Mestrado Profissionalizante em Administração possui uma visão sistêmica que abrange um Módulo Instrumental e um Módulo de Pesquisa. O mestrado oferece a possibilidade de escolha entre as seguintes linhas de pesquisa: Apoio à Decisão, Controladoria, Docência de Administração, Estratégia, Finanças, Gestão de Pessoas, Governança Corporativa, Logística, Marketing, Tecnologia de Informação.

Conforme assegurou o coordenador em entrevista, o curso oferece uma forte base teórica generalista e após o ciclo básico (Módulo Instrumental), o aluno optará pela sua área afim (Módulo de Pesquisa), orientado por um dos professores da casa.

MBA

Os cursos de MBAs Executivos do Ibmec são reconhecidos pelo mercado e classificados como os melhores cursos na área por diversas revistas de negócios.

Os cursos oferecidos funcionam segundo um sistema de créditos, com grande flexibilidade de dias e horas. Assim como a Coppead, estes cursos permitem a permanência do aluno nas suas respectivas atividades profissionais. Uma das exigências do curso é a experiência profissional na área que será desenvolvida a pós-graduação.

Os cursos são divididos em MBA Executivo em Gestão de Negócios, MBA Executivo em Marketing e MBA Executivo em Finanças.

MBA Executivo em Gestão de Negócios

O MBA em Gestão possui uma abordagem generalista, com o objetivo de desenvolver a visão estratégica. O curso também possibilita o contato com outros profissionais da área.

As disciplinas estão divididas em dois módulos: o Core e Áreas de Interesse. As disciplinas do Core são obrigatórias: Atividades de Integração, Gestão de Marketing, Custos e Controle Gerencial, Gestão Financeira, Métodos Quantitativos, Negociação, Estratégia Empresarial, Gerência de Operações – Manufatura e Serviços. A Área de Interesse possui as seguintes subdivisões: Corporativa - Economia Empresarial, Comportamento Organizacional e Governança Corporativa; Estratégia – Economia Empresarial, Jogo de Negócios, Tecnologia de Informação; Projetos – Gerência de Projetos, Análise de Projetos; Interesse Geral – Fusões e Aquisições, Avaliação de Investimentos, Estratégia Financeira, Fundamentos de

Finanças, Comunicação Empresarial, Empreendedorismo, Metodologia da Pesquisa, Orientação para o Trabalho Final, Ambiente Legal de Negócios.

Os alunos devem cumprir atividades de integração e cursar 14 créditos do Core. As demais disciplinas são eletivas e devem ser escolhidas segundo as áreas de interesse do aluno, devendo cursar no mínimo oito créditos (quatro créditos na Área de Interesse e quatro créditos em qualquer programa de MBA do Ibmec). O curso tem duração de 414 horas e 23 créditos.

MBA Executivo em Marketing

O MBA em Marketing tem como objetivo atender profissionais que desejem trabalhar nas áreas de relacionamento, planejamento, produto e distribuição. Assim como os outros MBAs da instituição, este curso permite troca entre alunos.

Assim como o MBA de Gestão, este curso é dividido em dois módulos, o Core e o Módulo Áreas de Interesses e Eletivas. As disciplinas do Core são obrigatórias: Atividades de Integração, Gestão de Marketing, Gestão Financeira, Métodos Quantitativos, Negociação, Estratégia Empresarial, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado. As disciplinas das Áreas de Interesse são: Comunicação Integrada de Marketing, Planejamento e Previsão de Vendas, Gerência de Marcas e Produtos, Marketing de Serviços e Relacionamento, CRM e Novas Tecnologias de Relacionamento, Inteligência de Marketing, Gerência de Preços, Marketing on line, Marketing de Varejo, Marketing Social, Canais de Distribuição, Criatividade, Metodologia da Pesquisa, Orientação para o trabalho final.

O aluno deverá, como no MBA de Gestão, cursar 14 créditos do módulo Core e oito créditos do outro módulo, sendo quatro créditos no MBA de Marketing e quatro créditos em qualquer outro curso de MBA. A carga horária do curso é de 414 horas e 23 créditos.

Como percebemos pela análise das disciplinas, o curso possui matérias básicas de gestão e foco bem específico. As disciplinas de Metodologia pertencem ao módulo das Áreas de Interesse e eletivas, ou seja, é dada menor importância ao

rigor científico e maior atenção ao desenvolvimento de assuntos específicos da área de Marketing.

MBA Executivo em Finanças

O curso de Finanças é um dos programas mais antigos do Brasil, sendo desenvolvido no ano de 1985. De acordo com o coordenador da área:

Foi o primeiro MBA na localidade, executivo, quer dizer, que o aluno poderia estudar a noite. Falamos então de um programa que tem 20 anos ou mais, já formou bastante gente. Ele foi a plataforma que gerou o MBA de gestão, a própria faculdade surgiu daqui com vários professores que iniciaram a dar aulas no MBA de Finanças. Foi a plataforma onde tudo surgiu. A vocação da instituição para o ensino surgiu a partir do MBA de Finanças.

O próprio coordenador do curso saiu de uma das primeiras turmas do MBA em Finanças. Segundo ele, um curso de tradição e renome no estado do Rio.

O curso tem como objetivo a capacitação de profissionais em todas as áreas da gestão financeira. Segundo o coordenador:

Na realidade, existiam na época cursos específicos de economia e administração, mas não tinha nada voltado para finanças, com foco específico. O curso foi criado especificamente para atender o pessoal da bolsa de valores, profissionais desta área.

Os cursos começaram como MBAs, e depois geraram a faculdade e o mestrado acadêmico e profissionalizante...O objetivo do programa é capacitar o participante a conhecer todo instrumental de técnicas financeiras, análises financeiras, para atuar em corretoras, bolsa de valores ou no corporate finance, como controller, por exemplo

Assim como os outros cursos do Ibmec, ele possui os módulos Core e Áreas de Interesse. Como comenta o coordenador:

O curso possui um módulo básico sempre com muita ênfase em métodos quantitativos, que é área especifica e, depois ele subdivide em uma área que a gente chama de coorporativa, mercado ou ainda, uma área chamada gerencial. Este módulo básico dura 70% do curso. A pessoa que passa por este processo saberá mais do que boa parte do mercado. É aí que discutimos estatística aplicada ao risco, matemática financeira, derivativos. Na parte específica, o aluno aprende ferramentas para trabalhar com estratégias para operações financeiras. O curso é menos conceitual e mais prático.

As disciplinas do módulo básico são: Atividades de Integração, Matemática Financeira , Contabilidade Financeira e Gerencial, Estatística Aplicada, Economia Empresarial, Fundamentos de Finanças, Avaliação de Investimentos, Introdução ao Mercado de Derivativos, Estratégia Financeira de Empresas. As disciplinas do outro módulo são subdivididas em Corporate - Administração de Capital de Giro, Fusões e Aquisições, Planejamento Tributário, Governança Corporativa, Finanças Internacionais, Project Finance em Mercados Emergentes, Investimentos em Privite Equity, Análise Macroeconômica, Gerência de Operações; Mercado – Cambio Regimes e Normas, Carteiras Administradas, Mercados de Renda Fixa, Estratégias Utilizando Derivativos, Análise Técnica e Otimização de Indicadores, Investimentos Internacionais, Tópicos Especiais em Finanças; Gerencial – Negociação, Empreendedorismo, Gestão de Marketing, Comportamento Organizacional, Estratégia Empresarial, Ambiente Legal de Negócios, Comunicação empresarial, Jogos de Negócios.

Os alunos seguem as mesmas determinações com relação à carga horária. Este curso não possui a disciplina de metodologia. O coordenador afirmou que é utilizada a metodologia de caso em todas as disciplinas, com desenvolvimento de trabalhos aplicados. De acordo com o coordenador :

O MBA é um curso eminentemente prático. No sentido que vou apresentar as ferramentas, eu não vou discutir um modelo. O objetivo é saber usar bem as ferramentas e saber interpretar os dados, a partir de uma base de dados real. E não ficar pensando nos porquês.

ENFOQUE DO CURSO

De acordo com os entrevistados, os cursos possuem enfoques bastante diferenciados.

No Mestrado Profissionalizante, o programa procura equilibrar os enfoques instrumental, analítico e crítico. O aluno aprende a utilizar ferramentas e a refletir sobre elas. No entanto, o MBA, como afirma o coordenador, é um curso eminentemente prático, com um enfoque mais analítico ou instrumental:

Na realidade é um perfil mais analítico, mais operacional, podemos até criticar alguma coisa, mas não o modelo em si, vou criticar o resultado que o modelo gerou. E no mestrado, mesmo profissionalizante, tem uma proposta crítica de modelos...

O aluno que sai do MBA está preparado para sair daqui e trabalhar diretamente com tudo que aprendeu aqui, transformando-se em um excelente operador, gerente. Um aluno que sai do mestrado profissionalizante, ele estará propondo novos modelos e novas soluções

COMENTÁRIOS ADICIONAIS SOBRE DIFERENÇAS E SIMILARIDADES NOS CURSOS DE MBA E