• Nenhum resultado encontrado

MEDIDAS CORPORAIS DE VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLSTEIN FRISIA E SUA RELAÇÃO COM A DIMENSÃO DOS

3.2.2 Medidas biométricas

A biometria é um meio de investigação directa e um método de estudo seletivo, em que as mensurações apresentam grande valor prático, já que o exame pormenorizado dos indivíduos em relação às medidas, atendendo à proporcionalidade das diferentes partes do corpo, proporciona informações importantes para a caraterização do animal, (Leal, 1994).

Assim, a biometria é um método muito importante para as atividades de prática de campo e de investigação científica, sendo um dos seus ramos a zoometria, que consiste no estudo das medidas dos animais. As determinações biométricas são um método de grande valor na prática zootécnica por quanto constituem um meio de investigação, da direção e intensidade da variação biológica, a partir de dados estatisticamente válidos. O

82 grande interesse que possuem as medidas no animal vivo, acentua a necessidade de desenvolvimento de estudos biométricos (Sanchez et al., 1992).

Conhecer um animal consiste em identificar o seu valor atual, assim como o seu potencial. O estudo zootécnico baseia-se pois na capacidade de apreciação do animal e saber reconhecer as suas aptidões produtivas. A conformação exprime o tipo de animal e define nele, a solidez da constituição, o equilíbrio de formas e desenvolvimento muscular podendo, em certa medida, determinar o seu valor produtivo. Martins (1982), afirma que as medidas realizadas nos animais vivos aumentam a precisão das avaliações de conformação, constituindo, em zootecnia, um instrumento para determinar as dimensões dos animais e caraterizar, assim, morfologicamente as suas regiões anatómicas.

O estudo poderá ocorrer num animal isolado, na análise conjunta de uma população ou baseado na comparação de um indivíduo relativamente à população onde se encontra (Cuenca, 1949).

O interesse do conhecimento da forma dos animais aplica-se não só na sua distinção como, também, na sua expressão de funcionalidade. A zoometria, integrando o estudo de medidas do animal (totais ou regionais), bastante úteis para estabelecer índices, aborda um conjunto de referências morfológicas que completam a descrição étnica dos animais. Estas referências tomadas como medidas realizadas em diferentes partes do corpo ajudam a uma descrição objetiva da conformação, como refere Soltner (1985).

As medidas podem ter diversos objetivos, como o de estabelecer a escala de crescimento, a resenha individual do animal, deduzir o valor médio de uma raça, relacionar medidas com o peso, determinar a harmonia das formas de um animal ou ainda, estabelecer índices entre as várias medidas. Assim, as medidas biométricas, como meio de investigação direta poderão determinar não só a continuidade como, também, influenciar a preservação e melhoramento da raça, constituindo, pois, um método de estudo seletivo.

Os dados obtidos destas medições permitem, pois, além do agrupamento em conjuntos subespecíficos, deduzir proporções que, por sua vez, indicam aptidões, apontando o interesse de correlações em carateres interessantes de produção e de intensificação da sua utilização. Poderão ainda, traduzir fenotipicamente, adaptações a diferentes sistemas de produção e obter, por análise parcial de algumas medidas determinados índices de produção (Leal, 1994).

A seleção praticada atualmente, valoriza muito o tamanho corporal, pois está diretamente relacionado com o peso do animal, porém o tamanho, do qual o peso é um dos melhores indicadores, afeta os custos de produção e a eficiência biológica e económica dos efetivos. Para além disso, o tamanho está diretamente relacionado com a estrutura corporal, harmonia e equilíbrio dos animais que, juntamente com outras caraterísticas

83 fisiológicas, actuam diretamente sobre os mecanismos de adaptabilidade ao meio ambiente (Peters, 1993).

Dentro da apreciação individual, os detalhes relativos à biometria ocupam um papel bastante importante, com ênfase para medidas de altura principalmente, mas também de comprimento, largura e perímetro, bases seguras para a elaboração de índices (Cuenca, 1949).

O estudo biométrico de populações tem-se baseado em medidas utilizadas nos bovinos de carne, que variam segundo os autores e os objetivos da apreciação. Geralmente oscilam entre 6 e 10 medidas mas, caso a medida seja única, normalmente refere-se à altura à cernelha, à altura à garupa ou ao perímetro torácico (Sanchez et al., 1992). Segundo este autor as medidas mais analisadas são de largura e profundidade do peito, comprimento do tronco e perímetro da canela.

Em bovinos de leite, é comum a utilização da altura à cernelha e do peso corporal como método para avaliar o crescimento do esqueleto (Hoffman, 1997). Mas as mensurações do corpo e as caraterísticas de conformação poderiam ser utilizadas como preditores indiretos do peso do corpo (Heinrichs et al., 1992). Na relação entre as mensurações e a aptidão reprodutiva da fêmea, é de salientar a importante repercussão económica entre os problemas reprodutivos e a sua relação com as mensurações da pélvis, já que uma maior dimensão da garupa relaciona-se positivamente com maior facilidade de parto (Vollema et al., 1998).

Em vacas Holstein-Frísia (Figura 3.2), o comprimento médio do focinho à base da cauda varia entre 243 a 252 cm, enquanto o comprimento escapulo-isquial ronda os 180 cm (Bayram et al., 2006).

Figura 3.2 Ilustração das dimensões de uma vaca da raça Holstein Frísia (cm)

Pela pesquisa bibliográfica efetuada, constatamos que são escassos os estudos biométricos em raças de aptidão leiteira e por isso decidiu-se incluir no quadro 3.1 referências de medidas da raça Minhota, que sendo principalmente explorada na vertente cárnica, ainda existem atualmente algumas vacas na região Norte de Portugal, em

84 sistemas de minifúndio, que recorrem às salas coletivas de ordenha mecânica para valorização da produção de leite da raça.

Quadro 3.1 Medidas biométricas de raças de aptidão leiteira (média±DP em cm)

Medidas McDowell et al.

(1954)

Batra e Touchberry

(1974) Araújo (2005)

Raça Jersey Guernsey Minhota

N 193 15 503

Altura à cernelha 123,29±0,20 128,0 130,52±0,21

Altura a meio dorso - - 129,67±0,21

Altura à garupa 123,45±0,21 - 133,07±0,21 Profundidade do peito 65,91±0,16 69,0 69,90±0,17 Comp. do tronco 125,74±0,10 153,0 165,58±0,43 Comp. da garupa 42,89±0,14 - 53,97±0,13 Comp. da cabeça 46,01±0,12 - 48,26±0,13 Largura da cabeça 21,41±0,06 - - Largura do peito 38,27±0,20 - 45,15±0,23 Largura bi-iliaca 47,67±0,17 - 49,61±0,17 Largura bi-isquiática 29,01±0,15 - - Perímetro da canela - - 20,12±0,06 Perímetro torácico 171,01±0,53 185,0 189,85±0,49 3.2.3 Índices biométricos

Os índices, entendem-se como a relação entre duas dimensões lineares, que procuram expressar valores concretos na realização de um diagnóstico racial ou nos estados somáticos predisponentes de determinadas funcionalidades (Almeida,1987). São igualmente, medidas estatísticas obtidas a partir de medidas lineares idealizadas para medir as diferenças na magnitude de um grupo de variáveis selecionadas.

Os índices etnológicos (corporal e torácico) expressam o valor das variações heteromórficas nos animais, formando a base de um dos elementos de juízo da classificação racial baroniana. Estes índices consideram as proporções e a relação corporal entre as dimensões de largura e comprimento no individuo (Sánchez et al., 1992). Tanto o índice corporal como o torácico mantêm o seu valor em função da idade, chegando inclusive a diminuir quando os animais alcançam idades nas quais expressam o seu perímetro torácico máximo, o que indica que o crescimento do animal em comprimento é proporcionalmente menor do que o seu perímetro torácico para essa idade.

O índice corporal expressa a compaticidade do animal, ou seja traduz a proporção do corpo, e é tanto mais elevado quanto mais o comprimento do corpo se aproxima do perímetro torácico e vice-versa, tratando-se respetivamente, de animais longilíneos ou brevilíneos. O índice é muito variável para as raças indefinidas, considerando-se que nos biótipos de aptidão creatófora o valor é de 64 a 70 e nos de aptidão galactófora

85 apresentam valores de 78 a 88. O índice torácico por sua vez, é um índice muito utilizado na caraterização do tipo de animal. Assim, o valor deste índice oscila entre 80 e 90 para animais de aptidão carne e entre 60 e 75 para os animais de aptidão leite, assumindo valores superiores a 90 para os animais de tipo brevilíneos e entre 86 e 88 para biótipos do tipo mediolíneo e inferior a 85 para os biótipos longilíneos. Os índices funcionais, no seu conjunto, servem para valorizar a aptidão láctea ou creatófora, expressando numericamente a proporcionalidade dos grandes metacarpianos com a capacidade torácica, apreciada tanto pelo seu perímetro como pelo diâmetro ao nível das costelas (Soltner, 1985).

Estes índices são úteis por fornecerem informação sobre o desenvolvimento esquelético relacionando-o com o volume do animal. O índice pelviano transversal permite avaliar a maior ou menor facilidade de parto nos animais e o índice dáctilo-torácico é o que melhor representa a finura do esqueleto do animal, devendo nas condições ideais aproximar-se do valor 10 (Queinnec e Darre, 1971).

A seleção de alguns índices, servirá para analisar a conformação de um animal atendendo à proporcionalidade e harmonia entre as diversas regiões corporais (Cantalapiedra, 2003; Araújo et al., 2004).

Não se tendo encontrado qualquer referência a índices biométricos na raça Holstein Frísia apresentam-se os valores observados para algumas raças autótones da região Norte de Portugal (Quadro 3.2).

Quadro 3.2 Índices biométricos de raças autótones da região Norte de Portugal (cm)

Índices Brito (2002) Brito (2002) Alves (1993) Araújo (2005)

Raça Arouquesa Barrosã Maronesa Minhota

N 28 42 147 503 Corporal 81,0 83,0 83,3 87,36 Torácico 54,0 57,0 61,1 64,61 Pélvico - - 99,4 91,99 Pélvico transversal - - - 38,00 Pélvico longitudinal - - 40,5 41,36

Profundidade relativa do peito 53,0 55,0 61,9 53,57

Corporal de vantagem 85,0 81,0 - 79,01

Dáctilo-torácico 12,0 12,0 11,3 10,61

Dáctilo-costal - - 44,0 45,03

Espessura relativa da canela 17,0 17,0 - 15,41