• Nenhum resultado encontrado

Medidas preventivas

No documento Diane Pacheco dissertacao (páginas 38-43)

2.1 Património

2.1.2 Medidas preventivas

Nas Recomendações sobre a Salvaguarda dos Conjuntos Históricos e da sua função na vida contemporânea, é referido que o urbanismo se tem vindo a desenvolver aceleradamente, provocando um aumento considerável de escala e de densidade de construções. A busca pela modernização pode levar a destruições e reconstruções irrefletidas ou inadequadas que provocam a perda do património. Outro perigo eminente da modernização nos conjuntos históricos, é originado pelas novas construções, para fazer frente a tais dilemas: Os arquitectos e os urbanistas deverão procurar que os principais ângulos de visão dos monumentos e dos conjuntos históricos, ou os pontos de vista obtidos a partir deles, não sejam destruídos, e que os referidos conjuntos se integrem harmoniosamente na vida contemporânea. (UNESCO, 1976, citado por Correia & Lopes, 2004, p.178)

Deste modo é de extrema urgência estabelecer certas medidas que protejam os conjuntos históricos da vida contemporânea. Para tal é necessário que as entidades municipais consigam identificar os riscos e estabeleçam medidas de prevenção contra os mesmos. Porém para que se possa identificar esses riscos contra o património, é necessário uma análise de vários profissionais nas mais distintas áreas.

Como apresenta a Carta sobre o Património Construído Vernáculo (1999), sendo que a mesma alude à importância de envolver as comunidades, os governos, os arquitetos, os urbanistas e diversos especialistas de outras áreas disciplinares. Sendo fundamental o desenvolvimento do trabalho de todos na decisão de implantação de medidas corretas para a proteção do património, face aos problemas atuais (ICOMOS, 1999, citado por Correia & Lopes, 2004).

39 O Concelho da Europa em 1975, nas Conclusões do Congresso sobre o Património Arquitectónico, referem que para que o mesmo sobreviva é necessário que o património seja apreciado pela sociedade, mas em especial pelas novas gerações, sendo necessário para o mesmo criar programas educativos. As Recomendações sobre a Salvaguarda dos Conjuntos Históricos e da sua função na vida contemporânea referem também a importância da:

Consciencialização para a necessidade de salvaguardar os conjuntos históricos deve ser encorajada pela educação escolar, extra - curricular e universitária, e divulgada através dos meios de comunicação, tais como os livros, a imprensa, a televisão, a rádio, o cinema e as exposições itinerantes. (UNESCO, 1976, citado por Correia & Lopes, 2004, p.187)

Também a convenção para a salvaguarda do património arquitectónico da Europa (1985), refere a importância da valorização da conservação do património construído, sendo que nesse sentido propõe:

Políticas de informação e de sensibilização, nomeadamente com o auxílio de técnicas modernas de difusão e de promoção, tendo, especificamente, como objetivo:

a) Despertar ou desenvolver a sensibilidade do público, a partir da idade escolar, para a protecção do património, qualidade do ambiente edificado e a expressão arquitectónica;

b) Realçar a unidade do património cultural e dos laços existentes entre a arquitectura, as artes, as tradições populares e modos de vida, à escala europeia, nacional ou regional. (Conselho da Europa, 1985, citado por Correia & Lopes, 2004, p.206)

A sensibilização é uma parte fundamental para a salvaguarda do património, como referido anteriormente nas cartas apresentadas, a consciencialização de toda a sociedade é necessária e de extrema importância, porém é fundamental que as novas gerações valorizem o património. Desta forma é

40

necessário que essa consciencialização comece a partir da educação escolar, pelos meios de educação e visitas de estudo ao património arquitetónico presente pelo menos nas suas cidades. É indispensável que as camadas mais jovens percebam a relação que existe entre as tradições populares, os modos de vida de antigas sociedades, sendo que as mesmas se encontram interligadas com a arquitetura. Percebendo que o património é o que diferencia umas culturas de outras.

Nas recomendações sobre a Salvaguarda dos Conjuntos Históricos e da sua função na vida contemporânea (1976), refere-se a importância de se realizar um estudo analítico, que venha a definir vários graus de intervenção definindo “aqueles que devem ser especialmente protegidos; os que devem conservar- se em determinadas condições, e aqueles que, em circunstâncias absolutamente excecionais e rigorosamente documentadas, podem ser demolidas” (UNESCO, 1976, citado por Correia & Lopes, 2004, p.182).

A Carta de Cracóvia (2000), menciona que tal estudo deve estar ligado à pesquisa pluridisciplinar:

Sobre materiais e tecnologias usadas na construção, reparação e no restauro do património edificado. A intervenção escolhida deve respeitar a função original e assegurar a compatibilidade com os materiais, as estruturas e os valores arquitectónicos existentes. (…) Deve estimular-se o conhecimento dos materiais e técnicas tradicionais de construção, bem como a sua apropriada manutenção no contexto da sociedade contemporânea, considerando-as componentes importantes do património cultural. (Carta de Cracóvia, 2000, citado por Correia & Lopes, 2004, p.293)

Deste modo os planos de salvaguardas só deverão ser constituídos após a realização de estudos científicos realizados por equipas pluridisciplinares compostas por:

- especialistas em conservação e restauro, incluído historiadores de arte;

- arquitectos e urbanistas;

41 - ecologistas e arquitectos paisagistas;

- especialistas em saúde pública e segurança social, e, em geral, por todos os especialistas em disciplinas relacionadas com a proteção e valorização dos conjuntos históricos. (UNESCO, 1976, citado por Correia & Lopes, 2004, p.179)

Para se poder intervir no património arquitetónico é essencial a determinação dos graus de intervenção, porém os mesmos só podem ser estabelecidos após um estudo baseado em várias áreas como foi referido anteriormente. Uma vez que só deste modo a caracterização dos mesmos se encontra mais correta e completa.

Relativamente ao objetivo de conservar os valores culturais e arquitetónicos, as entidades responsáveis devem estabelecer “programas de formação para apoiar as comunidades a preservar os métodos e os materiais tradicionais de construção, bem como as respectivas técnicas e ofícios” (ICOMOS, 1999, citado por Correia & Lopes, 2004, p. 285). É relevante referir que a conservação integrada permite a introdução de arquitetura contemporânea nos conjuntos históricos, porém a mesma deverá respeitar o local onde se insere, tal como “as proporções, as formas e as escalas existentes e devem utilizar materiais existentes” (Conselho da Europa, 1975, citado por Correia & Lopes, 2004, p.158).

Na conservação do património arquitetónico é essencial a manutenção e a reparação do edificado, sendo que constituem uma parte fundamental do processo de conservação a longo prazo. Porém estas ações devem ser baseadas em vários procedimentos, que podem incluir o estudo de materiais tradicionais ou novos, estudos estruturais, devem ser estudados também significados históricos, socioculturais, entre outros. A Carta de Cracóvia (2000) reforça a ideia, mencionando que são necessárias “investigações prévias, testes, inspecções, controlos, acompanhamento dos trabalhos e do seu comportamento pós realização” (Cracóvia, 2000, citado por Correia e Lopes, 2004, p. 290).

O conceito de conservação dá importância à utilização de materiais e métodos antigos utilizados por certa comunidade, porém devido à evolução da arquitetura o mesmo pode também permitir a utilização de arquitetura

42

contemporânea, sendo que a mesma tem a obrigação de se adaptar ao local onde é inserida.

O Conselho da Europa nas Conclusões sobre o Património Arquitectonico Europeu (1977) e no Apelo de Granada sobre a Arquitectura Rural e Ordenamento do Território (1999), expõem a necessidade da realização de inventários relativamente aos edifícios, dos conjuntos e sítios com valor patrimonial, uma vez que os mesmos servirão como base de trabalho realista à conservação. As entidades responsáveis deverão compromete-se “em caso de ameaças dos referidos bens, a preparar, com possível brevidade, documentação adequadas” (Conselho da Europa, 1977, citado por Correia & Lopes, 2004, p. 206).

Os inventários em questão podem ser de distintos géneros, tais como:

Uma lista sumária dos sítios naturais e construídos que apresentem um interesse genérico ou um inventário mais pormenorizado compreendendo um triplo objectivo:

- levantamento dos dados demográficos e sócio-económicos, ao nível municipal ou regional, abrangendo: população (estrutura e composição), estruturas económicas, caracterização das actividades (emprego, rendimento);

- levantamento dos sítios compreendendo, quer, a descrição física, quer a análise de estrutura histórica da paisagem;

- levantamento das edificações, realizado com apoio de fichas individuais, com a descrição pormenorizada do objecto, uma apreciação da arquitectura, seus valores históricos e estéticos, estado de conservação, relação com o meio envolvente. (Conselho da Europa, 1977, citado por Correia & Lopes, 2004, p. 187)

A realização de inventários é um elemento importante para o registo e proteção do património, sendo também uma base de trabalho de interesse. Deste modo seria de grande interesse que todas as entidades responsáveis os realizassem.

43

No documento Diane Pacheco dissertacao (páginas 38-43)

Documentos relacionados