• Nenhum resultado encontrado

Nível 6 Gestão Estratégica da Qualidade

2.3 Dinâmica da Melhoria Contínua

2.3.2 Melhoria contínua como processo – Ciclo PDCA

A melhoria contínua expressa a busca permanente por melhoramento e está relacionada à capacidade de resolução de problemas por meio de pequenos passos, alta freqüência e ciclos curtos de mudança.

Melhoria Contínua começa com um problema ou, mais precisamente, com o reconhecimento de que existe algum tipo de problema. Quando não existem problemas, não existe potencial de melhoramento. Na empresa, o problema é qualquer coisa que causa inconveniente às pessoas que vêem a seguir, quer sejam as pessoas do processo seguinte ou os clientes finais (IMAI, 1994, p. 149).

Trata-se de uma abordagem orientada para o processo, pois, segundo Imai (1996), são os processos que precisam ser aperfeiçoados para que os resultados melhorem. Shiba et al. (1997) reforça que tal abordagem refere-se à percepção de que os resultados provêm do processo, da formação de um processo para produzir resultados desejados, da implementação do processo de maneira que se possa, posteriormente, compreender por que ele produziu os resultados e, então, inserir esta descoberta de volta ao processo para aperfeiçoá-lo.

De acordo com Garvin (2002), ao considerar as organizações como estruturas adaptativas e solucionadoras de problemas, as deduções de eficácia são tomadas não a partir de medidas estáticas de resultados, mas com base nos processos que a organização utiliza para abordar problema.

Os critérios orientados para o processo exigem uma perspectiva em longo prazo sendo dirigidos para mudança comportamentais, na qual, segundo Garvin (2002), o sucesso organizacional passa a ser medido em termos de adaptabilidade e flexibilidade. Por outro lado, os critérios orientados para o resultado são mais diretos e em curto prazo. De acordo com Imai (1994), a concepção orientada para o processo preenche a lacuna entre processo e

resultado, entre as finalidades e os meios, entre as metas e as medidas, proporcionando a visão do quadro total (Figura 2.3).

Figura 2.3 Diferença entre os critérios orientados para o processo e os critérios orientados para o resultado. Fonte: Imai (1994)

Nessa concepção, Shiba et al. (1997) expressa que qualquer atividade pode ser melhorada, se sistematicamente a melhoria for planejada, formando ciclos de mudança compostos por: compreensão da prática atual, planejamento de soluções, implementação, análise dos resultados e de suas causas (Figura 2.4).

Os ciclos de mudança são causados pela alternância de momentos de ruptura (mudança para níveis melhores) e de controle (aderência) nos padrões de desempenho. Essas duas ações, complementares entre si e partes do mesmo ciclo, são vitais para a sobrevivência de qualquer empresa na medida em que possibilitam à organização implementar mudanças e perpetuá-las ao longo do tempo (SHIBA et al., 1997).

Os impactos cumulativos no desempenho da organização são causados pelas melhorias sistemáticas e iterativas do processo (SHIBA et al., 1997). Essas melhorias constituem o ciclo, desenvolvido por Walter Shewhart em 1920 e popularizado por W. Edwards Demig, denominado de PDCA (Plan, Do, Check, Act) usado para melhorar (ruptura) e manter (aderência) os padrões de desempenho (Figura 2.5), sendo composto por quatro fases: (1) planejamento, estabelecimento do alvo para melhoria e elaboração do plano de ação; (2) execução, implementação o plano; (3) verificação, fase que determina se a implementação proporcionou a melhoria esperada; (4) ação, realização e padronização de novos procedimentos para recorrência do problema original ou estabelecimento de metas para novas melhorias (IMAI, 1994, 1996; CAMPOS, 1992). O ciclo PDCA é o veiculo para continuidade da melhoria e um dos conceitos mais importantes do processo. Segundo Shiba et al. (1997), trata-se de um sistema para realizar melhorias contínuas a fim de atingir o alvo ou níveis melhores de desempenho cada vez maiores, sendo representado por um círculo para indicar a natureza contínua da melhoria.

O ciclo PDCA é uma série de atividades com o objetivo de melhoramento. Ele começa com o estudo da situação atual, durante o qual os dados são reunidos para uso na formulação de um plano de melhoramento. Uma vez, que esse plano tenha sido finalizado, ele é implantado. Depois disso, a implantação é verificada para ver se ela realizou o melhoramento previsto. Quando a experiência tem sucesso, é tomada uma medida final, como a padronização metodológica, para assegurar que os novos métodos introduzidos sejam praticados continuamente para manter o melhoramento. (IMAI, 1994, p.53).

No entanto, especificamente, há uma variação do ciclo PDCA, na fase de manutenção. Anteriormente à fase de melhoria, é necessário estabilizar o processo atual, definindo, portanto, o ciclo SDCA (Standardize, Do, Check, Act), o qual se refere à primeira fase do ciclo como padronização (IMAI, 1996). O PDCA de melhorias modifica o SDCA, colocando o ciclo para manter em novo patamar de desempenho (CAMPOS, 1995) (Figura 2.5). Assim, o PDCA é compreendido como um processo pelo qual novos padrões são fixados apenas para serem desafiados, revisados e substituídos por padrões novos e melhores, constituindo-se numa ferramenta essencial para a realização de melhoramento e a garantia de que os benefícios deste continuem (IMAI, 1994). Segundo Imai (1994), “não pode haver

melhoramentos onde não existem padrões”, ou seja, a estratégia da melhoria contínua é um desafio contínuo aos padrões existentes. Para a melhoria contínua, os padrões existem apenas para serem substituídos por padrões melhores.

Figura 2.5 Alternância dos ciclos PDCA e SDCA. Fonte: Shiba et al. (1997)

A melhoria sistemática refere-se a um processo estruturado de resolução de problemas. Envolve identificação das causas, escolha, planejamento e padronização da solução. Subdivide-se em: controle do processo, melhoria reativa e melhoria pró-ativa. A melhoria iterativa diz respeito ao processo de realimentação da melhoria, ou seja, constituí-se na repetição do ciclo de melhorias até que a solução ótima seja encontrada. Esse ciclo de melhorias sistemáticas e iterativas constitui o ciclo PDCA (SHIBA et al., 1997).

Figura 2.6 Conceito de Melhoria Contínua baseado na conjugação dos ciclos de Manutenção e Melhorias. Fonte: Campos (1992)

Partindo do ciclo PDCA (SHIBA et al., 1997), somando-se a descrição das tipologias de mudanças (LIMA; BRESSAN, 2003) pode-se dizer que existem três estratégias básicas de melhoria contínua: manutenção da performance atual, melhoramento incremental dos processos existentes e transformação ou mudança nos processos (Bessant et al., 2001). Segundo Imai (1994), o melhoramento incremental é realizado no status quo, como resultado de esforços contínuos. A inovação, por sua vez, envolve um melhoramento drástico no status quo, como resultado de um grande investimento em nova tecnologia.