• Nenhum resultado encontrado

Mesa-redonda veiculada no programa Seleção SporTV

5.3 O ATLETA CONSIDERADO UM HERÓI

6.1.2 Mesa-redonda veiculada no programa Seleção SporTV

O programa Seleção Copa foi ao ar no dia 20 de junho de 2018, pelo canal SporTV. O programa do formato mesa-redonda reúne especialistas no assunto, neste

caso, de futebol, para debater o tema. Essa edição do programa teve a participação de Dejan Petkovic, mais conhecido com Pet. Ele é ex-jogador de grandes clubes como Flamengo, Fluminense, Vitória, Real Madrid, além de comentarista do programa; Alex Escobar, comentarista esportivo; Ricardo LuisPozzi Rodrigues, conhecido por Ricardinho, que faz parte atualmente do quadro de comentaristas do canal SporTV, é ex-jogador e técnico de futebol; Marcelo Guilhermino Barreto, popularmente chamado por Marcelo Barreto, comentarista do programa; André Rizek, jornalista, comentarista e apresentador do canal SporTV.

A decupagem consiste em três minutos do programa65. A partir de 15” até 2’ 06” e do período entre 2’28” até 4’38” do vídeo disponibilizado na internet.

Figura 2 - Disposição dos comentaristas durante a mesa-redonda

Fonte:Youtube

15” – Marcelo (plano geral): “A gente sempre comparou a Argentina do Messi, com Portugal de Cristiano Ronaldo. Ele “bota” o Brasil no pacote” (Marcelo fala olhando para Petkovic, Escobar e Ricardinho e, às vezes, olha rapidamente para o computador em sua frente, enquanto André olha fixamente para o computador. Ao terminar a afirmação, Ricardinho muda de posição).

Petkovic (meio primeiro plano, divide a cena com Escobar): “Ajudando quem?

Neymar?” (apoiado na bancada).

65Programa Seleção Copa veiculado no canal SporTV. Disponível em:

Marcelo: (continua essa imagem em meio primeiro plano, onde Pet divide a cena com Escobar): “Quem é que ajuda mais o seu craque?”

Escobar e Ricardinho afirmam: “O Brasil ajuda Neymar” (todos concordam com a afirmação).

Petkovic (meio primeiro plano, divide a cena com Escobar): “Jogadores?” Marcelo (plano geral): “É que como ele fez essa pergunta aqui, eu achei que já “tava” “pintando” uma dúvida sobre isso, mas não né? (Todos interagem com a pergunta, enquanto André fica com os braços cruzados, em silêncio)”.

Todos concordam, afirmando que não há dúvidas, enquanto Ricardinho complementa: “Muito mais”.

Petkovic: “Acho que muito, muito mais” (se referindo ao fato de o Brasil ajudar mais Neymar em relação aos demais jogadores citados).

Ricardinho: “Neymar tem mais ajuda do que o Messi e o Cristiano Ronaldo” (abre os braços para gesticular sobre a bancada).

André interrompe, dizendo: “Eu tenho uma terceira dúvida”.

Petkovic (plano geral de outro ângulo, mostrando todos os integrantes com o nome do programa em uma tela, ao fundo, alternando com meio primeiro plano): “E isso complica, porque aí “bota” favoritismo. Neymar quer ser comparado com Cristiano Ronaldo, com Messi, tendo maior ajuda de seus companheiros, como outros que têm. Tem que render mais” (Pet dá ênfase na comparação de Neymar com os demais jogadores e, com as mãos, realiza movimentos, colocando uma ao lado da outra na mesma altura, no ar, como se uma das mãos representasse Neymar e a outra equivalesse ao Cristiano Ronaldo e ao Messi, comparando os níveis entre os atletas). André: “Tenho uma terceira dúvida: não é uma certa crueldade colocar o Neymar num patamar do Messi, do Cristiano Ronaldo?” (Todos olham atentos para André, enquanto o comentarista fala, utilizando uma mão para indicar o quão alto é o patamar de Messi e Cristiano Ronaldo).

Petkovic: “É normal, a gente quer que ele chegue”. André: “Ele pode chegar, mas ainda, mas, né...”

Marcelo interrompe André (plano geral da bancada, alternando com meio primeiro plano de Marcelo e André): “Você não acha que quando a gente faz isso, a gente respeita uma perspectiva temporal, tipo assim, o Messi e o Cristiano Ronaldo vão, daqui a algum momento, eles vão entrar na fase descendente da carreira, com

Neymar, ainda no topo. Então, a gente fica achando que o próximo cara do alto nível assim pode ser Neymar.”

André interrompe e complementa (meio primeiro plano de Marcelo e André e, em seguida, surgem imagens de Neymar em campo, brigando pela bola, fazendo belas jogadas e caindo nos gramados): “Eu tenho uma opinião mais conservadora, eu acho que Neymar “tá” no “bolo aí” de grandes jogadores, junto com Salah, eu gosto muito do De Bruyne, junto com o Mbappé pra ser esse terceiro. Eu acho que o terceiro lugar do futebol mundial ainda está vago. Porque o Messi e o Cristiano Ronaldo simplesmente dominaram os últimos dez anos da premiação de Melhor do Mundo. Ou é um ou é o outro e colocar qualquer um desses caras num patamar, no degrau do Messi, do Cristiano Ronaldo, eu acho que ainda é cedo.”

Escobar (meio primeiro plano com Pet, Escobar e Ricardinho): “Eu não sei se até o Neymar já se considera assim também. Não sei. Vocês já ouviram Neymar falar? Não, eu...” (dirige a pergunta a Petkovic).

Marcelo interrompe: “Mas ele tem o projeto né?”

2’06” – Escobar (plano geral dos comentaristas): “Então, eu já ouvi falar do projeto”.

2’28” - Petkovic interrompe Marcelo (plano geral da bancada, mas quando o jogador fala de Neymar, o plano muda para meio primeiro plano com Pet, Escobar e Ricardinho): “E nessa Copa, em cima dos outros que estão citados, o Salah sei lá, De Bruyne, qualquer outro, agora, acho que essa Copa pode fazer um trampolim pra Neymar”.

Marcelo (plano geral): “Concordo, pra Salah já não foi né?”

Petkovic (plano geral): “Salah infelizmente a lesão tirou, o que a gente não quer que aconteça aqui né?!”

Marcelo interrompe (plano geral): “Não é quem é menos ajudado pelo time, Salah ganha de goleada”.

Escobar (plano geral): “E isso ajuda muito na hora”.

Petkovic (plano geral): “Aí ele é o primeiro lugar, que é o menos ajudado”. André (plano geral): “Mas a Champions fez né, a Champions elevou Salah a outro patamar”.

Marcelo (plano geral): “Mas assim, a galera desse “bolo” aí só tem um lugar pra eles, que é o terceiro, o que “tá” em disputa hoje é o terceiro. O primeiro e o segundo...

eles ficam lá, revezando entre eles; então, alguém tem que assumir o terceiro e ficar esperando esses caras piorarem um pouquinho que seja”.

André interrompe: “Perfeito”.

Após, Marcelo continua: “Pra poder assumir, por isso que eu acho que tem uma certa perspectiva temporal aí, com o tempo vai acontecer, não precisa superar os dois agora.”

Ricardinho interrompe: “Eu acho que o Neymar...”

Petkovic interrompe (meio primeiro plano de Pet, Escobar e Ricardinho): “Precisa sim, eu gostaria muito, nessa Copa, vai ser artilheiro, semi-artilheiro e supera mesmo” (Petkovic bate na bancada para destacar seu pensamento).

Ricardinho (plano geral e meio primeiro plano somente nele): “Neymar é o terceiro, eu acho que ele é o terceiro, desses hoje, ele é o terceiro eu acho que ele tem repertório vasto, independentemente do tempo que ele ficou fora, desse primeiro jogo da Copa. Eu acho que ele é um jogador decisivo, ele tem muitas qualidades, ele já provou isso em várias oportunidades: no Barcelona, na Seleção, enfim, agora, no Paris Saint-Germain onde ele está. Acho que o Salah é um bom jogador, fez uma temporada boa, mas quero esperar a próxima de novo pra ver se ele continua com essa performance dele. Essa temporada ele foi bem né?”

André interrompe: “Foi muito acima da coisa né?

Ricardinho continua: “Outras temporadas ele não foi tão bem como essa né, mudou de clube, então eu acho que quando a gente vai analisar um jogador, não só pelo histórico né, mas pelo presente e por tudo aquilo que ele produziu e que pode produzir. Às vezes, a gente tem uma pequena, um diagnóstico prematuro de determinado jogador, não que ele não seja bom, mas a gente tem que esperar e, às vezes, é pro lado bom e às vezes pro ruim também. Às vezes o jogador vai um jogo mal e a gente fala: “pô”, esse jogador aqui não dá, “cê” vê, ele não decide, ele não vai. Aí, no jogo seguinte ele resolve. Então, a gente tem que ter um pouquinho de equilíbrio nesse momento, mas acho o Neymar o terceiro dessa lista aí” (enquanto Ricardinho fala de Neymar, os demais integrantes do programa concordam com o comentarista).