• Nenhum resultado encontrado

QUEM É NEYMAR DA SILVA SANTOS JÚNIOR?

Neymar da Silva Santos Júnior, popularmente conhecido como Neymar Júnior, filho de ex-jogador de futebol profissional, nasceu em 5 de fevereiro de 1992.

Desde muito cedo, orientado pelo pai, o jogador desenvolveu “intimidade com a bola” e, aos seis anos, enquanto seu pai disputava uma partida de futebol, um olheiro59 percebeu suas habilidades, como a agilidade e a rapidez enquanto brincava, o que fez despertar o interesse do observador. Após percorrer diversas quadras de futsal da Baixada santista, foi visto jogar por Zito e Lima, dois ex-jogadores do clube santista, e aos 12 anos, os ex-atletas o levaram para atuar no Santos Futebol Clube, em uma categoria de base que seria criada e permitiria que o atleta pudesse jogar.

À medida que os anos passaram, Neymar avançava de categoria e em 2009 foi escalado para atuar no time principal do clube, com apenas 17 anos, em uma partida válida pelo Campeonato Paulista. Seu primeiro título como jogador profissional aconteceu em 2010. Um ano após sua estreia, consagrou-se campeão paulista. Nesse mesmo período, o Brasil e o mundo presenciaram a geração dos Meninos da Vila, liderada por Robinho, Neymar, André e Paulo Henrique Ganso. Os jogadores encantavam os torcedores dentro e fora dos estádios com o futebol-arte, conforme apresentado anteriormente como um estilo de jogar futebol baseado em belas jogadas, características que já estavam esquecidas por muitos amantes do futebol. Há muitos anos não se presenciava um futebol com a qualidade que esse grupo proporcionava: dribles desconcertantes, jogadas rápidas, gols memoráveis marcaram essa era.

Em 2010, com 18 anos, Neymar foi convocado pela primeira vez para atuar diante da Seleção Brasileira principal. A estreia em um amistoso contra os Estados

59Profissão conhecida atualmente como Observador Técnico, ou ainda captador, é o responsável por descobrir novos talentos no futebol e projetá-los para jogar em grandes clubes. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2015/05/como-funciona-o-trabalho-de-um-observador- tecnico-ge-explica.html>. Acesso em: 20 dez. 2018.

Unidos foi marcada com um gol do atleta, correspondendo às expectativas dos torcedores. No ano seguinte, conquistou mais um feito histórico em sua carreira: o título de Campeão Sul-Americano, com a Seleção Brasileira de base.

Neymar tem características específicas em seu futebol: jogadas rápidas, dribles e velocidade com a bola, deixando facilmente seus adversários “perdidos” em campo. Consagrou-se o maior artilheiro do Santos, após a era Pelé, com 138 gols em 230 jogos, além de ter contribuído com o clube na conquista de diversos títulos.

Em 2013, o atleta deixou o clube santista e passou a atuar diante do Futebol Clube Barcelona, ao lado de atletas já consagrados no futebol europeu, como Lionel Messi, Gerard Piqué, Andrés Iniesta, entre outros. Neymar ganhou seu espaço no time principal em pouco tempo, sendo uma peça fundamental para as conquistas do clube catalão, assim chamado o time do Barcelona pelos seus torcedores.

A incrível trajetória do jogador ainda contou com sua primeira convocação para a Copa do Mundo de Futebol em 2014, edição que teve como sede o seu país de origem, o Brasil. A sua estreia foi marcada com dois gols do atual camisa 10 da Seleção, diante da Croácia. Apesar da boa atuação na Seleção, em uma partida contra a Colômbia Neymar sofreu uma lesão causada pelo jogador Zúñiga e fraturou uma vértebra. Por conta disso, ficou fora do jogo contra a Alemanha, que eliminou o Brasil com um placar que nem mesmo os torcedores mais pessimistas imaginavam, como foi apresentado anteriormente (o memorável 7 a 1).

Tornou-se, ainda, o único jogador na história a marcar gols na final da Champions League e Libertadores da América, duas das maiores competições de futebol internacional e consagrar-se campeão dos dois eventos. Ficou entre os três melhores jogadores do mundo, no prêmio “Bola de Ouro”60. Seu prestígio continuava em alta, apesar de seu futebol ter perdido o rendimento que um dia já tivera. Em 2017 deixou o Barcelona para vestir a camisa do PSG (Paris Saint-Germain)61, se tornando a transferência mais cara da história do futebol. A venda do seu passe para o PSG foi

60Premiação oferecida pela FIFA que elege os melhores jogadores de futebol do mundo no ano, nas categorias masculina e feminina. Disponível em: <https://www.fifa.com>. Acesso: em 22 out. 2018. 61Paris Saint-Germain Football Club, também conhecido pela sigla PSG, tem sede em Paris, na

França. Foi fundado no dia 12 de agosto de 1970, mandante no Estádio Parc des Princes. Desde seu surgimento, a missão era clara: ganhar títulos e a sala de troféus não o deixa mentir. Disponível em: <https://www.campeoesdofutebol.com.br/paris_saint_germain.html>. Acesso em: 22 out. 2018.

de €222 milhões, o que movimentou de maneira atípica o mercado esportivo/financeiro.

Em 2018, o jogador foi novamente convocado para atuar com a Seleção Brasileira, na Rússia. Os torcedores novamente depositaram todas suas “fichas” no jogador, acreditando que ele seria o personagem principal da Copa e do sonhado título brasileiro. Mas não foi o que aconteceu. Neymar saiu da Copa como a decepção brasileira, pois não mostrou o futebol que jogara um dia. Nem mesmo contribuiu de forma satisfatória com a equipe e a consequência veio com a eliminação do Brasil nas quartas de finais da competição contra a Bélgica.

Após esse episódio, os jornalistas de todo o mundo, os jogadores e os críticos não hesitaram em procurar “motivos” para a má atuação do jogador mais caro da história, em um momento tão decisivo como a Copa do Mundo. Alguns questionaram seu comportamento imaturo, sua necessidade de “estrelismo” diante do mundo, com o corte de cabelo diferenciado, com as poses durante as cobranças de faltas, com as encenações exageradas durante o contato com os jogadores adversários. Enfim, todas as suas ações repercutiam, referenciando seu mau desempenho dentro das quatro linhas do campo.

O mesmo aconteceu com o ídolo Ronaldinho, na Copa do Mundo de 1998, após a derrota da Seleção Brasileira diante da França, conforme destaca Borelli (2001)62. O jogador era visto com frequência estampando as capas de jornais e noticiários de televisão por seu talento nos campos de futebol. Com as expectativas de vitórias, e a “decepção” das derrotas, de ídolo passou rapidamente a ser visto como um “homem comum”.

Durante o desenvolvimento desta monografia, Neymar se envolveu em mais uma polêmica. Poucos dias antes da estreia da Seleção Brasileira na Copa América, sediada no Brasil, o jogador foi acusado pelo crime de estupro, em Paris, cidade onde reside atualmente.

A acusação foi feita por uma jovem que relata ter conhecido o atleta através de redes sociais. Teria viajado para Paris a fim de conhecer o jogador. Porém, segundo

62 BORELLI, Viviane. Cobertura midiática de acontecimentos esportivos: uma breve revisão de estudos. Disponível em:

<http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/69091043172603617173111127019307506949.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2019.

ela, no dia em que chegou à cidade, Neymar teria praticado o ato sexual sem seu consentimento. A polêmica tomou conta dos noticiários em todo o mundo. Até o momento, a informação que se sabe é que a jovem não possui provas suficientes para incriminar o jogador.

Neymar ficou sabendo da acusação enquanto estava concentrado com a Seleção Brasileira na Granja Comary, no Rio de Janeiro, local definido como centro de treinamento da Seleção. Apesar das especulações, o jogador e o técnico garantiram que esse fato não vai afastá-lo dos jogos já programados. O jogador continuou com os treinamentos e chegou até mesmo a iniciar um jogo amistoso contra a Seleção do Qatar, mas um rompimento no ligamento do tornozelo direito o tirou da Copa América.