• Nenhum resultado encontrado

5 Metodologia

5.2 Metodologia adotada

- Objetivos

O presente estudo tem como objetivo geral a aplicação e análise do modelo de negócio de Osterwalder (2004) a duas instituições sem fins lucrativos, que apresentam um impacto socialmente inovador.

Pretende-se ainda através da análise dos modelos de negócio dos estudos de caso, descrever e identificar de forma detalhada e comparativa, os pontos fortes e os pontos fracos dos dois modelos socialmente inovadores.

- Método, pertinência, desenho de investigação

O presente estudo é de ordem qualitativa, uma vez que, tem a finalidade de descrever uma descoberta ou evento, e vai ao encontro do objetivo desta investigação, que é descobrir o funcionamento interno das IPSS’s enquanto modelo de negócio. Além disso o estudo de caso permite, “que os investigadores retenham as características holísticas e significativas dos eventos da vida real (…) e é usado em muitas situações, para contribuir ao nosso conhecimento dos fenómenos individuais, grupais, organizacionais, sociais, políticos e relacionados” (Yin, 2010, p. 24).

Segundo Fortin (1996, pp. 52,53) tendo presente que o objetivo do estudo é caracterizar um fenómeno, e dada a escassez de trabalhos publicados no contexto português sobre IPSS’s, este estudo é descrito como de nível I, exploratório-descritivo.

A pertinência deste estudo deve-se ao facto de em Portugal, não existirem estudos que tenham como premissa analisar o modelo de negócio instituído em organizações sem fins lucrativos e que sejam simultaneamente detentoras de características socialmente inovadoras, bem como perceber como é que a equipa de trabalho através do seu modelo de negócio, desenvolve neste tipo de instituições, os processos de inovação social. A ontologia de modelo de negócio de Osterwalder (2004) foi utilizada de forma adaptada, através do mapeamento previamente referido, como metodologia para descrição e análise comparativa dos dois modelos de negócio socialmente inovadores.

84

- Procedimentos para a realização do estudo

Inicialmente a investigadora recorreu à revisão da literatura para investigar os conceitos de Inovação social, Instituição particular de solidariedade social e Modelo de negócio. Estes conceitos foram explorados por forma a que, a investigadora pudesse construir um guião de entrevista e uma proposta de análise SWOT, com vista a analisar os Modelos de Negócio que seriam alvo de estudo. Após estabelecimento do contato com duas IPSS’s, que se mostraram logo interessadas e disponíveis em serem alvo deste estudo, a investigadora procedeu à recolha de dados, através da realização de entrevistas e da solicitação de documentos técnicos. Estes dados foram solicitados aos principais responsáveis pela instituição, uma vez que, no entender da investigadora os mesmos tinham mais competências técnicas e conhecimento sobre as mesmas.

- Objeto de estudo

O objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste na análise de dois estudos de caso - O Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro e a Santa Casa da Misericórdia de Estarreja.

- Técnicas de recolha e tratamento de dados

Com vista a conhecer os modelos de negócio em realidades socialmente inovadoras, foram primeiramente solicitados alguns dados às IPSS’s que foram alvo de estudo, nomeadamente - regulamentos internos, estatutos, organogramas conceptuais, serviços/produtos disponíveis, plano de atividades anual, mensalidade praticada ou tabela de comparticipações, acordos de cooperação com os parceiros, normas e regras, entre outros - com o intuito de obter algumas informações relevantes para a estruturação do seu MN, posteriormente os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas aos vários responsáveis das equipas técnicas das instituições em análise, pois a investigadora concluiu que era o mecanismo mais adequado para alcançar os objetivos previamente definidos. Tendo presente os Manuais da Qualidade da Segurança Social, o estudo de Pereira (2011) e a Ontologia do Modelo de negócio de Osterwalder (2004), a investigadora construiu um guião de apoio à realização da entrevista, para a então recolha dos dados necessários. O guião permite conduzir de forma organizada e estruturada a entrevista, com vista a obter os dados necessários para a construção do modelo de negócio de cada uma das organizações. Além disso, esta adaptação das questões teve em conta as instruções relativas às dinâmicas organizacionais das instituições particulares de solidariedade social, para que todas as questões necessárias incidissem de forma global em todas as áreas de negócio e prestassem todas as informações necessárias para a elaboração mais fidedigna e credível dos

85 modelos de negócio em estudo. O guião de entrevista é composto por questões mistas, a maioria de resposta aberta, contendo ainda questões para ordenar por grau de importância.

A investigadora optou por realizar mais do que uma entrevista aos principais responsáveis da instituição para que os dados obtidos tivessem um maior grau de credibilidade e de validação, aquando da sua análise. É ainda importante frisar que por questões éticas, foi referido aos entrevistados que a entrevista era confidencial e só para fins académicos. As entrevistas foram posteriormente transcritas e analisadas em tabela de forma comparativa, e analisadas da mesma forma do que no estudo de Pereira (2011), (que se baseia em Yin (2005)) através de relatórios individuais e de um relatório de transcaso.

Além disso, nos relatórios individuais a investigadora optou por efetuar uma analise SWOT, ao adaptar a análise SWOT proposta por Osterwalder & Pigneur (2011), com o desígnio de fazer uma análise crítica dos dados obtidos, que permitiram analisar os dois modelos de negócio em estudo, tendo em conta os pontos fortes, os pontos fracos as oportunidades e as ameaças.

87