• Nenhum resultado encontrado

Acrónimos Sigla Significado

I. 2. Metodologia da investigação

Uma metodologia define-se antes dos seus objetivos, como um conjunto de regras ou princípios utilizados e seguindo uma lógica nas diversas ciências e estudos a investigar, segundo a opinião do Professor William Costa Rodrigues. Esta investigação de caráter qualitativo e intervencionista, que se pode assumir em várias formas, destacam-se prin- cipalmente, as recolhas e as pesquisas iconográficas, bibliográficas e casos de estudo. De acordo com ‪Norman K. Denzin‪ e Yvonna S. Lincoln‬, ‬‬‬‬

Nesse sentido, a abordagem metodológica baseou-se em estudos de filatelistas e con- tributos dos designers, para a elaboração da história do design do selo postal português. Relativamente à questão intervencionista, recorreu-se a um questionário3 dirigido a de-

signers e colecionadores portugueses para permitirem (re)qualificar a experiência no contexto da era do digital. Sendo que, esta abordagem divide-se em seis fases.

1.º Fase metodológica (livros):

Para a concretização deste projeto, iniciou-se com a pesquisa e levantamento das refe- rências bibliográficas pertinentes para a elaboração deste desenvolvimento através de livros e outras publicações pertinentes para o estudo.

2.º Fase metodológica (selos):

Principiou-se, pelo levantamento dos selos postais de designers e ateliers portugueses, do século XXI. Recorreu-se igualmente, às coleções dos livros dos CTT e à internet, que foram fotocopiados e catalogados por ordem alfabética e data de circulação. Na sua totalidade foram recolhidos e catalogados cerca de 538 selos, mais precisamente, 120 emissões4.

“A investigação qualitativa utiliza uma multiplicidade de métodos para abor- dar uma problemática de forma naturalista e interpretativa, ou seja estuda- se o problema em ambiente natural, procurando interpretar os fenómenos em termos do que eles significam para os sujeitos (...) utiliza uma variedade e materiais empíricos, que descrevem rotinas e significados nas vidas dos sujeitos” (Denzin; Lincoln, 1994, p. 105).

3-Ver anexo III pág. 189, neste contexto foram contatados quatro designers e oito ateliers de design e um colecionador,

e ainda, o diretor da filatelia dos CTT de Portugal. Infelizmente, apenas uma destas pessoas se mostrou disponível para participar nesta investigação (Mário Freitas - colecionador) e por este motivo o estudo apresenta algumas lacunas.

4Ver glossário pág. 161 - Emissão.

3.º Fase metodológica (análise da sintaxe visual):

Após vários aperfeiçoamentos das estratégias ao nível da pesquisa, constatou-se que existia uma falha na compreensão e auxilio a nível do design nos selos postais. Ori- ginando de imediato, a realização da revisão da literatura para a análise do objeto de estudo, recorrendo-se a referências de especialistas sobre a sintaxe visual.

4.º Fase metodológica (questionário):

Realizou-se um questionário cujo o conjunto de perguntas variou em número e em es- pecificidade em função das pessoas contactadas que envolveu, quatro designers e oito ateliers de design e um colecionador, e ainda, o diretor da filatelia dos CTT de Portugal. 5.º Fase metodológica (consulta e estudo):

Primeiramente foram recolhidos 34 selos onde foi realizada uma análise do ponto de vista do estudo das diferentes séries temáticas sobre os pontos turísticos da cidade do Porto.

6.º Fase metodológica (amostra para a realização do projeto prático):

Nesta fase, propôs-se a criação de selos postais em realidade aumentada, em que con- sistiu na apresentação de um modelo proposto. Nesse sentido, para o projeto, os selos postais caraterizam-se como símbolos iconográficos, que servem para reconhecer e legi- timar um país, neste caso, a cidade do Porto. Onde, através dos mesmos podemos ver a representação da cidade, associada ao texto e à imagem da cultura visual. Esta seleção foi criteriosamente selecionada, porque as imagens Torre dos Clérigos (fig. 118) e Ribeira do Porto (fig. 116) foram consideradas património mundial pela UNESCO. No que diz res- peito, à Casa e Fundação de Serralves (fig. 112), a mesma funciona como um ícone do design português a vários níveis.

I. 3. Objetivos

Tendo em conta a importância do selo e a realização do projeto de investigação, consi- derou-se como objetivo principal a análise da cultura visual do selo postal no contexto histórico e atual. Para esta análise, foi necessário identificar e caraterizar a estética, a forma e a técnica utilizada nos selos postais, relacionando a harmonia entre as formas, as cores e os processos utilizados para obter um determinado resultado.

Diacronicamente, o estudo abordou o século XXI, com inicio em 2001 até 2013. Após a análise recolhida, ciente da falta de tecnologia e inovação no selo postal, decidiu-se projetar um novo relacionado com os novos meios e avanços tecnológicos da socieda- de, mais concretamente através da tecnologia denominada por Realidade Aumentada. Tudo isto, consiste em encontrar uma solução atual com qualidade e com conhecimen- tos na área científica do Design e da Tecnologia. Foi então, que se desenvolveu uma série postal, em que o objetivo principal é a divulgação da riqueza e costumes da he- rança portuguesa, na categoria de turismo. Como se verifica nos dias de hoje, Portugal tem sido um dos países mais visitados ao longo dos anos, devido às suas praias, à sua arquitetura, à gastronomia, às tradições e costumes, sendo estes temas e enunciados fortes para serem aplicados aos selos postais. No entanto, para cumprir este objetivo foi necessário utilizar um programa5 para desenvolver este projeto.

O público-alvo que se pretende atingir contempla, os designers, os filatelistas e os utiliza- dores comuns do selo postal.

Neste sentido, o resultado deste estudo sintetiza-se nos seguintes objetivos:

- Pesquisa da definição e história do selo postal em contexto Internacional e Portugal; - A análise e reflexão da evolução do selo postal português, como contributo para o design nacional;

- Pesquisa e experimentação de novos métodos e técnicas básicas ligadas à tecnologia, de forma a que o projeto tenha uma base de conhecimentos suficientes, para a evolução contínua desta tecnologia;

- Inovar e fortalecer a imagem do selo postal, através da realidade aumentada em con- junto com o design, na tentativa de desenrolar uma narrativa dinâmica, diferente, artís- tica, interativa e inovadora.

Documentos relacionados