• Nenhum resultado encontrado

A metodologia aborda os métodos utilizados na realização do estudo, as técnicas de pesquisa e procedimentos técnicos.

3.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

A seguir são expostas as formas de classificação da pesquisa, com seus relativos conceitos. Gil (2010), explica que a classificação da pesquisa é muito importante, já que possui uma organização melhor e com isso os leitores irão compreender a forma da pesquisa.

3.1.1 Quanto à sua natureza

Quanto a natureza o método de pesquisa utilizado é a pesquisa aplicada, em razão de procurar solucionar um problema real, para Vergara (2013, p. 42), “a pesquisa aplicada é fundamentalmente motivada pela necessidade de resolver problemas concretos, mais imediatos, ou não”.

Nesse sentido a pesquisa foi realizada em três áreas de uma empresa rural, mediante a existência de um problema, buscando informações que foram analisadas, direcionando para a solução do problema.

3.1.2 Quanto à sua abordagem

Quanto à abordagem, o estudo se classifica como pesquisa qualitativa, segundo Beuren et al., (2004, p. 92), “na pesquisa qualitativa concebem-se análises mais profundas em relação ao fenômeno que esta sendo estudado. A abordagem qualitativa visa destacar características não observadas por meio de um estudo quantitativo, haja vista a superficialidade deste último”.

Este estudo se classifica como qualitativo, por descrever, sintetizar em planilhas no excel os dados e informações disponibilizadas pelo proprietário da empresa rural, dispensando o uso de ferramentas estatísticas, os quais foram selecionados, interpretados e analisados para disponibilizar as informações obtidas.

3.1.3 Quanto aos seus objetivos

Quanto aos objetivos a pesquisa pode ser classificada de três formas: exploratória explicativa e descritiva, para esta pesquisa será utilizado à pesquisa descritiva. Para Gil (2010, p. 27), “as pesquisas descritivas têm como objetivo a descrição das características de determinada população. Podem ser levadas também com a finalidade de identificar possíveis relações entre variáveis”.

Nesse sentido Beuren et al., (2004), comenta que a pesquisa descritiva é um estudo intermediário das pesquisas explicativas e exploratórias, pois não é profunda quanto a primeira e nem tão preliminar quanto a segunda.

Neste estudo de análise dos custos em três áreas de uma propriedade rural, inicialmente foi necessário descrever os processos da cultura da soja, para posteriormente analisar e estruturar os sistemas de custos.

3.1.4 Quanto aos procedimentos técnicos

Quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa se classifica como: documental, bibliográfica e estudo de caso.

Conforme Gil (2010, p. 30), “a pesquisa documental vale-se de toda sorte de documentos elaborados com finalidades diversas, tais como assentamento, autorização, comunicação e etc”. Beuren et al., (2004, p. 134), explica ainda que “a coleta de dados por meio da pesquisa documental ou de fontes primárias é aquela que trabalha com informações quem não receberam tratamento analítico”.

Para Vergara (2013, p. 43), a pesquisa bibliográfica como é “o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. Fornece instrumental e analítico para qualquer outro tipo de pesquisa, mas também pode esgotar-se em si mesma”.

A pesquisa bibliográfica tem como finalidade “colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferências seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, querem publicadas, quer gravadas” (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 183).

Com relação ao estudo de caso Vergara (2013, p. 44), destaca que “é o circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como pessoa, família, produto, empresa, órgão público, comunidade ou mesmo país”.

Na mesma visão Gil (2010, p. 37), define como “o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento”.

O presente estudo utilizou-se dos seguintes procedimentos técnicos, pesquisa bibliográfica, onde se buscou o embasamento em livros e materiais complementares, artigos científicos, revista e internet. Também é documental em função de analisar documentos, notas fiscais de compra, que são necessários para o levantamento dos dados que posteriormente foram sistematizados, analisados e transformados em informações para os gestores da propriedade que é o caso em estudo.

3.2 COLETA DE DADOS

Conforme Vergara (2013, p. 51), “na coleta de dados, o leitor deve ser informado como você pretende obter os dados de que precisa para responder ao problema. Não se esqueça, portanto, de correlacionar os objetivos aos meios para alcança-los, bem como de justificar a adequação de um a outro”.

Nesse sentido a coleta de dados foi realizada por intermédio de entrevistas não formais com o proprietário da empresa rural, além de análise de documentos como, por exemplo, notas fiscais de compra de insumos, venda de grãos e de manutenção e compra de maquinários.

3.2.1 Instrumentos de coleta de dados

Os instrumentos de coleta de dados utilizados para a pesquisa foram: a observação sistemática, entrevista informal e análise documental. Sobre a observação sistemática Beuren et al., (2004, p. 129), explica:

A observação sistemática é usada em pesquisas que requerem a descrição mais detalhada e precisa dos fenômenos ou testes de hipóteses. Na técnica de coleta de dados, presume-se que o pesquisador saiba exatamente quais informações são relevantes para atingir os objetivos propostos.

Em relação à entrevista informal Vergara (2013, p. 52), afirma que “é uma “conversa jogada fora”, mas tem um objetivo específico: coletar os dados de que você necessita”. Neste sentido Marconi e Lakatos (2003, p. 197), menciona que “o entrevistador tem liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção que considere adequada. É uma forma de

explorar mais amplamente uma questão. Em geral, as perguntas são abertas e podem ser respondidas dentro de uma conversação informal”.

Desta forma, foi de grande importância a realização da entrevista informal, da observação sistemática e análise documental, visto que proporcionaram as informações e dados necessários para a realização da pesquisa.

3.3 ANALISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

Com relação a análise e interpretação dos dados, primeiramente realizou-se o entendimento da base teórica e bibliográfica e posteriormente foi feita a análise por meio de planilhas elaboradas com os dados fornecidos pelo proprietário nas entrevistas, após os devidos cálculos foi elaborado a sistematização do estudo com a devida conclusão e as recomendações.

Documentos relacionados