• Nenhum resultado encontrado

Toda a pesquisa requer um planejamento envolvendo a metodologia que foi utilizada para a sua fundamentação e comprovação da questão de estudo. Desta forma, a classificação da pesquisa contempla as categorias: quanto a natureza, quanto aos objetivos, quanto procedimentos e quanto a abordagem do problema.

3.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

Toda a pesquisa requer um planejamento envolvendo a metodologia que foi utilizada para a sua fundamentação e comprovação da questão de estudo. Desta forma, a classificação da pesquisa contempla as categorias: quanto a natureza, quanto aos objetivos, quanto procedimentos e quanto a abordagem do problema.

3.1.1 Pesquisa quanto à natureza

Quanto à natureza a pesquisa classifica-se como aplicada, com o intuito de gerar conhecimentos para aplicação prática voltados à solução de um problema específico da realidade.

De acordo com Barros e Lehfeld (2000, p. 78), a pesquisa aplicada tem como motivação a necessidade de produzir conhecimento para aplicação de seus resultados, com o objetivo de “contribuir para fins práticos, visando à solução mais ou menos imediata do problema encontrado na realidade”. Appolinário (2004, p. 152) salienta que pesquisas aplicadas têm o objetivo de “resolver problemas ou necessidades concretas e imediatas.”

3.1.2 Pesquisa quanto aos objetivos

Do ponto de vista dos seus objetivos o estudo possui característica descritiva que decorre do fato de que o estudo tem como finalidade verificar a viabilidade econômica e financeira de um empreendimento novo. Os estudos descritivos permitem identificar as diferentes formas dos fenômenos, sua ordenação, classificação, explicação das relações de causa e efeito dos mesmos, o que leva à obtenção de uma melhor compreensão do comportamento de vários fatores e elementos que influenciam determinado fenômeno (OLIVEIRA, 1997).

3.1.3 Pesquisa quanto aos procedimentos técnicos

Para verificar a criação de um centro de estética que se localizará no noroeste do estado do RS, utiliza-se como procedimento de pesquisa um estudo de caso, em virtude de que foi investigado um único grupo ou comunidade em termos da estrutura social, bem como foi buscado informações acerca de um problema o qual se busca uma resposta. Utiliza-se também o tipo de pesquisa documental pois foi utilizado livros, artigos, teses, entre outros para fundamentação teórica do estudo.

Fonseca (2002) menciona que o estudo de caso pode ser caracterizado como estudo de uma entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa, ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o como e o porquê de uma determinada situação que se supõe ser única em muitos aspectos, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico. O pesquisador não pretende intervir sobre o objeto a ser estudado, mas revelá-lo tal como ele o percebe (FONSECA, 2002).

Segundo Oliveira (2003) a pesquisa documental é uma forma de coleta de dados relacionada a documentos, que podem ser escritos ou não, definidos como fontes primárias. Já as fontes secundárias são: livros, revistas, jornais, publicações, avulsas e teses. Quanto a forma os documentos podem ser: manuscritos, impressos sem periodicidade, periódicos, microfilmes e vídeos; mapas, planos, documentos fotográficos, documentos magnéticos, informatizados.

3.1.4 Pesquisa quanto à abordagem

Em relação à abordagem, essa pesquisa se classifica como qualitativa, pois os dados pesquisados serão analisados com certa profundidade, e não serão utilizados instrumentos estatísticos tanto na coleta quanto no tratamento dos dados para verificar a viabilidade econômica e financeira.

Na pesquisa qualitativa, o cientista é ao mesmo tempo o sujeito e o objeto de suas pesquisas. O desenvolvimento da pesquisa é imprevisível. O conhecimento do pesquisador é parcial e limitado, e o objetivo da amostra é de produzir informações aprofundadas e ilustrativas: podendo ser ela pequena ou grande, o importa é que ela seja capaz de produzir novas informações.

3.2 COLETA DE DADOS

Nesta seção são apresentados os instrumentos de coletas de dados utilizados no estudo, os quais são fundamentais para coletar os dados que são organizados de forma estruturada visando alcançar os objetivos propostos, no intuito de responder a questão de pesquisa norteadora deste estudo.

Em relação aos procedimentos de coleta adotados neste estudo, tem-se uma pesquisa por meio da entrevista semiestruturada e que foi realizada com os envolvidos na criação e implantação da organização objeto de estudo. Minayo (2010) menciona que a entrevista semiestruturada se refere a uma conversa a dois, ou entre vários interlocutores, realizada por iniciativa do entrevistador, destinada a obter informações pertinentes para um objeto de pesquisa, e abordagem pelo entrevistador, de temas igualmente pertinentes tendo em vista este objetivo.

Também foi utilizada a análise documental, a qual agiliza o processo investigatório, neste caso é utilizada a pesquisa bibliográfica ou de fontes secundárias. Segundo Oliveira (2010) os livros formam o conjunto de publicações básicas para pesquisas científicas, sendo específicos de acordo com a linha de pesquisa e a utilização no projeto.

3.3 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

Depois de coletados os dados é preciso realizar a análise e interpretação dos mesmos, os quais estão estreitamente relacionados. O processo de análise dos dados objetiva a organização e sumarização dos dados de modo a permitir encontrar a respostas a questão de investigação. A interpretação tem a finalidade de dar sentido mais amplo as respostas, o que é feito mediante sua ligação a outros conhecimentos anteriormente obtidos (GIL, 2010).

O processo de análise dos dados envolve diversos procedimentos como a codificação das respostas e a tabulação dos dados. Para o estudo serão usadas planilhas estruturadas de modo a responder a questão de pesquisa. Este processo varia conforme o plano estabelecido para a pesquisa e pode ser dividido em três categorias: análise do conteúdo, análise descritiva ou análise estatística, e análise documental.

Neste sentido, as análises serão realizadas com base nos dados obtidos a partir da análise dos documentos e da entrevista semi-estruturada, os quais serão interpretadas através da organização destes em quadros e planilhas que permitam atingir os objetivos do estudo visando responder a questão de pesquisa.

Documentos relacionados